Jony Sousa e Ivan Coimbra, presidente e diretor executivo da Abradilan. Foto: Ana Claudia Nagao
A Abradilan Conexão Farma permanecerá no Expo Center Norte em 2024, mas ocupando espaço maior e com a grade ampliada de conteúdos – que já somam 30 horas na edição deste ano.
O anúncio partiu de Jony Sousa, presidente da entidade, que também acaba de instituir o prêmio Abradilan Fornecedor do Ano. A iniciativa visa a reconhecer o desempenho da indústria farmacêutica por meio de quatro categorias – genéricos, similares, medicamentos de marca e produtos de consumo, além de uma especial para o melhor laboratório do ano.
“Muito além de um reconhecimento em celebração aos 25 anos da Abradilan, trata-se de um projeto para incentivar o engajamento da indústria. Precisamos cada vez mais do apoio das farmacêuticas para estimular nosso mercado horizontalizado, de forma a empoderar os empreendedores e agregar valor ao consumidor por meio da diversificação do mix”, avalia.
Abradilan já soma 5 milhões de unidades distribuídas ao varejo
Sousa ainda trouxe números relevantes sobre a movimentação atual da Abradilan, que congrega em torno de 160 distribuidoras de 75 grupos econômicos. “São quase 50 mil entregas diárias que viabilizamos para o pequeno e médio varejo, o que representa cerca de 5 milhões de unidades comercializadas diariamente”, ressalta.
A cobertura atual da entidade já chega a 95% das farmácias brasileiras. “Muito além de darmos suporte aos PDVs em assuntos como oferta de crédito, estamos procurando levar mais tecnologias e ferramentas de gestão ao varejista. E isso torna ainda mais necessário o estreitamento das parcerias tanto como laboratórios como com empresas de serviços”, contextualiza.
Jiovanni Coelho abre a sessão de painéis com análise sobre mudanças na carga tributária sobre medicamentos
Os preços de medicamentos sofrerão profundo impacto em 2023, com aumentos que podem chegar a quase 6% em razão de mudanças na carga tributária. E gestores do setor farmacêutico vêm encontrando dificuldades para adequar seus negócios a esse novo cenário.
O alerta partiu do especialista em pricing e tributação Jiovanni Coelho, da Simtax, que abriu a sessão de painéis do Abradilan Conexão Farma nesta terça-feira, dia 14 de março.
Preços de medicamentos terão impacto em 12 estados
Segundo ele, o mês de março teve início com mudanças significativas na tributação do ICMS em 12 estados, impactando os preços de medicamentos. O peso dos impostos já começou a ser realidade no fim do ano passado, no estado do Espírito Santo. Já o Rio Grande do Sul alterou a alíquota em 1º de janeiro e outros dez estados aprovaram a alta do imposto. Como resultado, os preços de medicamentos devem ser majorados em 5,6% a 5,95%.
Estados
ICMS atual
ICMS novo
Data da mudança
Acre
17%
19%
01/04/2023
Alagoas
17%
19%
01/04/2023
Amazonas
18%
20%
01/04/2023
Bahia
18%
19%
22/03/2023
Maranhão
18%
20%
01/04/2023
Pará
17%
19%
16/03/2023
Paraná
18%
19%
13/03/2023
Piauí
18%
21%
08/03/2023
Rio Grande do Norte
18%
20%
01/04 até 31/12/23
Roraima
17 %
20%
30/03/2023
Sergipe
18%
22%
20/03/2023
Tocantins
18%
20%
01/04/2023
“Vamos pegar o exemplo do estado de São Paulo, que teve uma mudança tributária de PMPF e que também tem a regra de MVA. Os gestores têm que aprender a fazer esse cálculo, uma vez que se trata de uma matemática que define qual é a lucratividade que a farmácia vai conseguir ter no seu negócio”, explica o executivo.
Para ele, quem não souber tirar o máximo proveito dessa matemática tende a perder lucratividade e espaço frente a concorrência. “Temos vários medicamentos, com o mesmo princípio ativo e número de comprimidos, da mesma categoria, que estão com preços e tributações diferentes, o que impacta no lucro das farmácias”, adverte.
Darcio Zarpellon é o novo CFO da Fresenius Kabi Brasil, empresa alemã especializada na produção de medicamentos e equipamentos clínicos. Ele tem mais de 30 anos de atuação profissional, integrando o setor farmacêutico desde 2019.
Seu currículo inclui cargos de liderança em grandes empresas como Atlas Copco, Grupo Honda e Zodiac. Teve sua última posição como controller LATAM da Blau, onde permaneceu nos últimos três anos.
É bacharel em ciências contábeis pela Universidade São Judas Tadeu, com MBA em controladoria pela FIPECAFI.
Divulgação: Agência Estadual de Notícias do Paraná
A farmacêutica coreana Green Cross, com base em Seul, aventou interesse em iniciar operações no mercado brasileiro. A companhia, inclusive, recebeu nesta segunda-feira (dia 13) uma comitiva liderada pelo governo do Paraná, que realiza uma missão internacional no gigante asiático.
Segundo informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná, a Green Cross tem quase 60 anos de atuação e faturamento anual de US$ 1,5 bilhão. É especializada na produção de medicamentos, mas também foca nos mercados de testes, vacinas e insumos. Responde, por exemplo, por 80% do mercado de plasma e por 50% das vacinas contra a gripe fornecidas na Coreia do Sul.
Paraná seria principal candidato a receber farmacêutica coreana
O grupo estuda iniciar investimentos no país por meio de joint ventures com farmacêuticas brasileiras. E o objetivo principal seria implementar uma planta para produção de testes diagnósticos e medicamentos genéricos. E o Paraná já se firma como principal candidato a receber essa fábrica.
“Estamos em posição privilegiada no mapa, próximo aos maiores mercados consumidores da América do Sul, e com uma infraestrutura de qualidade, um verdadeiro corredor logístico que permite acessar com facilidade os grandes centros”, avalia o governador Ratinho Junior.
O estado também conta com a qualificação técnica, respaldada pela existência de sete universidades estaduais. “Além disso, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) tem grande expertise na produção de medicamentos, o que contribui para que o Estado seja um dos polos farmacêuticos do Brasil”, complementa.
Entre os produtos fabricados pela Green Cross estão testes rápidos para Covid-19, influenza e chikungunya. A companhia também foi a primeira a desenvolver uma vacina contra a febre hemorrágica e o segundo imunizante do mundo contra varicela. Além disso, fabrica medicamentos para doenças raras, como hemofilia.
Nesta segunda-feira, dia 13, o auditório da ESPM Tech foi placo da 71ª edição da Retail Farma Brasil, workshop que debateu a transformação digital do autosserviço no varejo farmacêutico. Após um período de eventos online por conta da pandemia, esta edição marcou a retomada do formato presencial.
Para Paulo Gomes, vice-presidente de Relacionamento com o Mercado da Retail Farma Brasil trata-se de um marco significativo uma vez que o evento retorna à sua casa original, que é o Núcleo de Varejo da ESPM. E para permitir que o maior número participantes do Brasil pudessem ter acesso às apresentações, a transmissão online foi mantida com sucesso.
“Tivemos participantes do Grupo Tapajós, das Farmácias São João, da Drogaria Araujo, da Farmácia Indiana, Drogaria Venancio, Panvel, Clamed e Farmácia Vale Verde nos prestigiando, o que nos mostra que o formato híbrido é um caminho sem volta. Inclusive tivemos a participação de colaboradores da Grupo DPSP e da RaiaDrogasil que optaram por assistir online para se manterem seus escritórios”, ressalta Gomes. A relevância dos temas também atraiu participantes do Peru, Argentina e Uruguai.
O próximo evento está programado para maio e a grade de programação ainda está sendo definida. “Esses temas são muito ricos para serem finalizados em um único workshop. O tempo realmente foi o principal inimigo, então eu acho que nós nos sentimos na obrigação de fazer um novo evento sobre transformação digital e quem sabe um ou dois a mais ainda esse ano”, explica o executivo.
A transformação digital no autosserviço
A pós-pandemia mostrou que o varejo não é mais o mesmo, principalmente no que se refere às práticas digitais que envolvem o cana farma. “O workshop foi uma oportunidade de apresentar não só os dados estratégicos da IQVIA, como para perceber indicador muito importante, relacionado à mudança no relacionamento com o trade farmacêutico, essa mixagem entre os canais que define a forma como o consumidor quer se relacionar, dentro da sua própria conveniência e satisfação pessoal”, explica o professor Rogério Lima, vice-presidente de Consultoria e Conteúdo da Retail Farma Brasil.
Foto: Panorama Farmacêutico
E o tema sobre gestão de categorias é mais do que central em qualquer discussão sobre varejo farmacêutico. E foi exatamente o quer atraiu a parceria com a Herbarium. “Já estamos há quatro anos atuando junto com a Retail Farma Brasil e vemos o quanto a gestão de categoria é importante para o nosso segmento e essa parceria contribui para nos aproximar e consolidar nosso trabalho no canal”, explica o diretor comercial Renato Gonçalves.
Foto: Panorama Farmacêutico
Patrocinadora estreante nos eventos da Retail Farma Brasil, a Baldoni busca ampliar sua aproximação com o canal farma. A empresa, especializada em mel e própolis, já com conta com 12 SKUs nas farmácias do Grupo DPSP e na Raia Drogasil. “Estamos apresentando nosso Extrato de Própolis, um mel fortificado que é um lançamento de inovação mundial na qual estamos requerendo a patente. É um produto que agrega valor ao sortimento da farmácia”, ressalta o CEO Daniel Augusto Cavalcante.
Já para Nilson Ribeiro, diretor executivo da Abrafad, tudo o que se fala sobre transformação digital no varejo é relevante para contribuir nas estratégias das nossas redes associadas. “Trata-se de um movimento que não tem retorno, então nós estamos muito confiantes de que possamos tirar daqui muitas ideias e propostas para apresentar ao varejo independente”, resume o executivo.
Nos próximos dias vamos detalhar os principais insights que os varejistas devem considerar para implementar a transformação digital do autosserviço no varejo farmacêutico. Fiquem de olho.
O reajuste de medicamentos para 2023 deve chegar a 5,6%, em linha com a inflação medida pelo IPCA. A estimativa é do Sindusfarma. A partir de 31 de março, esse percentual já estará embutido em mais de 13 mil apresentações de remédios à venda nas farmácias.
Para chegar a esse cálculo, o Sindusfarma considera os índices acumulados de inflação entre março do ano passado e fevereiro deste ano.
“É importante o consumidor pesquisar as melhores ofertas de medicamentos nas farmácias e drogarias. Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preço podem demorar meses ou nem acontecer”, comentou o presidente executivo da entidade, Nelson Mussolini, em entrevista ao Valor Econômico.
Fatores X, Y e Z impactarão reajuste de medicamentos?
Ainda de acordo com a entidade, os outros fatores utilizados para projetar o reajuste de medicamentos não terão impacto sobre os preços neste ano. Entre esses indicadores estão o X e Y, que avaliam a produtividade da indústria farmacêutica e os custos para fabricar os medicamentos. Já o fator Z analisa a concorrência conforme o grau de concentração do remédio.
A decisão sobre os novos preços de medicamentos ainda depende de publicação por parte da CMED. Mas segundo uma análise histórica do Sindusfarma, o reajuste ficou abaixo da inflação ao longo da última década. Enquanto o IPCA acumulado do período totalizou 90,24%, os preços dos remédios tiveram elevação de 76,79%.
Aumento de impostos se somará ao reajuste de medicamentos
O reajuste de medicamentos, processo controlado pelo governo, já faz parte da realidade do setor. O que não estava no roteiro, porém, era o pacotaço tributário dos impostos que pode gerar um efeito cascata nos preços dos remédios.
Estimativas do setor apontam que os aumentos podem chegar a impressionantes 6,86% graças à elevação nas alíquotas do ICMS em 12 estados. Em uma clara tentativa de compensar perdas tributárias, especialmente com combustíveis, os seguintes governos estaduais publicaram leis e decretos que instituíram a ampliação do imposto em 1% a 3%. São eles o Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins.
As novas alíquotas entrarão em vigor entre março e abril deste ano, período que coincide com o reajuste anual de medicamentos. A mudança mais chamativa acontecerá em Sergipe, cujo ICMS saltará de 18% para 22%. Já Piauí e Roraima elevarão o tributo em três pontos percentuais.
Uma análise do consultor Jiovanni Coelho revela o efeito cascata do preço de medicamentos, que tem início na indústria farmacêutica. “Na prática, o preço de fábrica nos laboratórios terá uma alta que oscilará de 1,23% a 6,86%. Já o incremento na arrecadação dos estados irá variar de 3,8% a 21,1%”, destaca.
A Abrafarma também prepara o envio de ofícios aos secretários da Fazenda dos 12 estados e também ao Confaz. “Além disso, vamos defender o tema em reuniões com o governo federal”, antecipa Sergio Mena Barreto, CEO da entidade.
“A gasolina ganhou status de bem essencial, enquanto persiste o ônus sobre medicamentos. Essa é uma miopia inacreditável. Em nenhum lugar do mundo esse insumo para circulação de veículos está acima da saúde. Com tal atitude, os governadores desses estados demonstram que não há compromisso algum de sua gestão com os mais pobres. A população já convive com uma das maiores cargas tributárias do mundo, em torno de 36% o que compromete sobretudo o orçamento das famílias mais pobres”, aponta.
Reginaldo Arcuri, presidente do Grupo FarmaBrasil, adverte para outro problema. “Haverá grandes efeitos operacionais e administrativos para as empresas, pois deverão ser feitos ajustes e publicações de novas alíquotas de precificação junto à CMED, além de todo o desafio de sistemas e impactos correlatos em ICMS-ST e DIFAL. Inclusive, o setor não terá tempo hábil para mudanças na publicação da Lista de Preços em Revistas, que é a base de cálculo do ICMS-ST para alguns estados”, relata.
Segundo o dirigente, o fato de cada estado ter uma data diferente de início da nova alíquota faz com que seja necessário um ajuste no sistema a cada dia, incluindo ordens de vendas e cadastros dos clientes.
Executivo com experiência tanto na indústria como no varejo, Nilton Janino assume a diretoria comercial do grupo com um objetivo claro – incrementar o rol de parcerias com indústrias e distribuidoras para melhorar as condições competitivas das farmácias independentes.
“Recrutamos um executivo com experiência em grandes laboratórios, como BMS, GSK, Nova Química, Novartis e Medlevensohn, assim como uma trajetória de sucesso no Grupo Mutilfarma e a passagem à frente da gestão de novos negócios do Sincofarma”, ressalta o diretor executivo Nilson Ribeiro (foto acima).
Ao lado de Douglas Marques da Silva, que iniciou atuação na Abrafad em outubro como diretor de operações e trade marketing, Janino terá como meta ajudar a entidade a alcançar R$ 6 bilhões em volume de negócios. O objetivo é somar 5,6 mil PDVs até o fim do ano. Hoje, o montante já é superior a 5 mil.
A responsabilidade no exercício da nova função é mais desafiadora porque Janino (foto abaixo) entra para substituir Fernando Ribeiro, que esteve à frente da Abrafad, juntamente com o diretor-executivo Nilson Ribeiro. Foi o primeiro passo de crescimento da federação, partindo de 1,2 mil PDVs em 2017 para 5 mil em 2022.
Divulgação: Abrafad
Abrafad mira crescimento em outras regiões do país
Hoje, lembra Janino, a associação mantém 44% dos negócios na região Sudeste, 34% no Nordeste e 19% no Sul. A nossa oportunidade é crescer nos mercados do Centro-Oeste e Norte. Mostrando conhecimento e experiência, fala diretamente com interlocutores para que entendam o nosso modelo. E, claro, também queremos consolidar onde já nos fazemos presentes de maneira mais ostensiva, ajudando a promover bons negócios entre as associadas com a indústria e distribuidores”, comenta.
Segundo Janino, esse trabalho de estar próximo ao associado, na companhia de Douglas Silva, é fundamental para as pretensões de crescimento da Abrafad. “Temos a visão e entendemos as dores dos associados. Em nosso modelo de visão presente, precisamos pensar em novos modelos para atração do shopper às lojas. Precisamos de uma entrada definitiva no segmento online, de HB e dar mais atenção para os cenários em evidência, porém, pouco explorados, e avaliarmos a atenção farmacêutica, oferecendo serviços diferentes para atender a população, além de vender somente medicamentos”, argumenta.
Abrafad quer vitaminar também seu Encontro de Negócios
A diretoria da Abrafad também aposta no incremento do Encontro de Negócios, que foi criado no final de 2021 com o objetivo de ampliar o relacionamento entre as redes associadas, as distribuidoras e as indústrias. “Mais do que networking, a ideia é que ele gere negócios entre os participantes. Não pensamos em números, mas na qualidade do encontro, onde o varejo e a indústria possam discutir projetos de trade e estabelecer metas de resultados para os seus negócios”, diz Janino.
Em 2023, o primeiro encontro está marcado para ocorrer entre os dias 9 e 11 de maio. Já a edição do segundo semestre deve acontecer entre os dias 17 e 19,
A 17ª Abradilan Conexão Farma inicia os trabalhos nesta terça-feira, dia 14, com a projeção de um duplo recorde, a começar pela presença esperada de 20 mil visitantes para os três dias de feira no Expo Center Norte (São Paulo-SP).
O volume de expositores também é o maior de uma edição. Serão 140 empresas ao todo, incluindo indústrias farmacêuticas e de higiene e beleza, bem como fornecedores de serviços para os PDVs, software houses, consultorias, empresas de contabilidade, treinamento e mobiliário.
A programação tem início com um painel na manhã de hoje, restrito a convidados e associados e que coloca lado a lado todos os atores da cadeia – atacado, indústria, grande varejo e farmácias associativistas, além de consultorias. Já a programação aberta terá como primeiro alvo das discussões as mudanças que impactam a tributação sobre medicamentos.
Vinícius Dall’Ovo, gerente executivo: olhar atento a inovações para o PDV
“Teremos em torno de sete apresentações simultâneas por dia, além de uma palestra multiarena para até 300 participantes. Serão 30 horas de conteúdo que trazem luz a temas como gestão, marketing, categorias, precificação e e-commerce”, comenta Vinícius Dall’Ovo, gerente executivo da Abradilan.
Convidados de outros segmentos também integram a agenda na sessão Conexão Aberta, que acontecerá sempre nos fins de tarde na Plenária Cantareira. É o caso de Joel Jota, treinador de alta performance e ex-nadador da seleção brasileira.
Feira da Abradilan conecta líderes de mercado
Líderes dos maiores players do canal farmacêutico referendam a relevância da feira da Abradilan e destacam suas perspectivas para o evento. “O Conexão Farma tem se fortalecido a cada edição e se consolidou como o grande ponto de encontro do segmento, contemplando negócios, capacitação, amplo newtworking e confraternização”, observa Kal Rodrigues, diretor comercial e de marketing da Geolab.
“São inúmeras as oportunidades de intensificação das relações comerciais e de relacionamento vivenciadas em momentos como este. Neste ano, inclusive, teremos uma estrutura com 12 salas de reuniões”, pontua o vice-presidente do Grupo NC, Marcus Sanchez.
Área de exposição da Abradilan traz inovações para o PDV
Em paralelo às palestras, a área de exposição dará vazão a novas tecnologias com potencial para incorporação imediata aos PDVs, por meio do espaço Farmácia do Futuro. Em uma área total de 120 m², contará com ativações de check-out, tótens de led e um local destinado a fornecedores de produtos, bem como uma parte específica sobre serviços de saúde.
Time da CopaPharma. A indústria farmacêutica paranaense estreia operações e reuniu parceiros e fornecedores para um jantar pré-Abradilan
Walace Siffert (Drogaria Venancio), Cassyano Correr (Clinicarx), Serafim Branco Neto (Abrafarma), Francisco Rodrigues (Abrafarma) e Rodrigo Moura (Clinicarx) conferindo as principais novidades da feira
Jiovanni Coelho abre a sessão de painéis com análise sobre mudanças na carga tributária sobre medicamentos
Shelida Barsella, diretora de trade marketing da Hypera Pharma. Indústria farmacêutica traz insights sobre potencial da venda de bem-estar nas farmácias
Edimilson de Souza e Mayla Capana dupla da MontaFarma expõe novas soluções de mobiliário para os PDVs
Jony Sousa, presidente da Abradilan, conduz a abertura oficial do evento foco no fechamento de novos negócios nesta edição
Joel Jota, ex-nadador da seleção brasileira e treinador de alta performance, ressalta a importância do exemplo, da disciplina e do treinamento como caminhos para o sucesso empresarial
Kelson Matos (Gerente Regional CO/Norte), Fernando Ferdinandi (CEO) e Erik Moreira (Gerente Regional Sudeste) – Maxinutri
Kal Rodrigues (Diretor Comercial) e Thiago Chiari (Gerente Nacional de Vendas) foco em novas ações de venda para a Geolab
Luiz Bernardo, Marina Caldeira e Ademar Faveri, da A2F, apresentam seus lançamentos no evento
Equipe da A2F em peso no evento da Abradilan
Juarez Rodrigues e Edu Rocha da Unifabra, Marcos Consoli (Gemada), Marcelo Guidugli, Thaiane Abreu e Valdemir Skirgaila da Procfit e Alexandre Maeoka da Farmácias Nissei
Varejo e indústria se confraternizando Leonardo Belfort (Rede Soma), Mercio Nogueira Castro (Biolab), Paulo Ribeiro (Rede Soma), Luiz Teixeira (Biolab), Marcelo Frade e Roberto Frade (Rede Soma)
O alto escalão da Hertz Rogério Mercês, Thiers Carvalho, Alessandro Nieto, Amaraí Furtado (AmFarma Consultory), Karla Vilar, Arthur Hertz e Juliana Guiel
Thiago D’Avila, Carlos Vitoriano e Edmilson Varejão, da Proffer, fechando bons negócios na feira
Jony Sousa e Ivan Coimbra, presidente e diretor executivo da Abradilan
Olegário Araújo, cofundador da Inteligência 360, falou sobre tendências de consumo e o impacto no sortimento
Palestra da Montafarma sobre a jornada de compras nas farmácias. Alessandra Lima falou sobre como alavancar resultados por meio de um layout inteligente
Caue Nascimento, diretor executivo do Grupo NC, abre o primeiro painel do segundo dia da feira
Atacado, consultorias e grande varejo integrados: Rodrigo Ahmed (Venancio), Ivan Coimbra (Abradilan), Cesar Bentim (IQVIA), Renato Porto (Abrafarma), Armando Ahmed (Venancio), Francisco Celso Nogueira (Abrafarma) e Oscar Yazbek Filho (Abafarma)
Guilherme Maradei, CEO da Natulab: feira como vitrine para divulgar ampliação de portfólio de suplementos e fitoterápicos
Vinicius Andrade, presidente da Orgafarma (ao centro), ao lado de Nelson Barrrizelli e Régis Ramos, da FIA-USP
Ex-presidentes da Abradilan entregaram troféus às farmacêuticas ganhadoras do primeiro Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano
Grazi Massafera prestigiando o estande da Maxinutri
Marcio José (Hypera Pharma) recebe Prêmio Abradilan Fornecedor do Ano das mãos de Aclair Machado, diretor da Medsul e ex-presidente da Abradilan
Marcus Cordeiro, Sérgio Vianna e Leandro Curado, da Farmacon, participando pela primeira vez com estande e como patrocinadora do evento
Joonho Kim, José Artur Chaves, Vinicius Pereira e Fabiano Queiroz, da Eco Diagnóstica, apresentam as opções de testes rápidos para farmácias
Palestra de Ricardo Couto Moraes, cardiologista do Hospital Sírio Libanês, aborda a transformação digital na indústria farmacêutica
A especialista em marketing no varejo, Luciana Motta, fala sobre os 6 Ps do marketing – a promoção além do preço
Marcelo Correa, presidente da Mate Leão, apresenta o potencial da linha de chás nas farmácias
Palestra de Zica Assis ensina a transformar situações adversas em ingredientes para o crescimento e sucesso profissional
Todeschini, da T-Health Consultoria, e Newton Veloso, da AboutMe, conferem as novidades da feira
Giovanni Oliveira, CEO da Farma Ventures, em busca de soluções disruptivas para o varejo
A meta da Chicco é crescer ainda mais no varejo farma em 2023. Aqui a equipe: Marcelo Oliveira, Hajla H. Halidar e Maicon F. Veske.
Érico Costa e Bruno Gomes de Souza promovendo as marcas: Fiona, Lillo e Nuk, da Newell.
Equipe do Grupo Geolab: Fabio Plaine, Isis Dornelas e Vagner Nogueira (diretor da Gbio, divisão da farmacêutica focada em saúde ocular)
Hertz apresenta sua marca reposicionada e até o Garfield entrou na onda
Reunimos a equipe comercial da Katiguá com a presença do embaixador da marca, Márcio Garcia
Gotardo, Tatiana, Michele, Levioni, Jean, Fernanda, Suellen, Ana, Danila e Irece. Super equipe do Grupo Boticário apresentando as novidades de seu portfólio
Terceiro dia de feira, mas pode chamar de primeiro. Mais de 20 mil visitantes em busca de novos negócio com cerca de 140 expositores
Mapas de calor medem comportamento do consumidor na Farmácia do Futuro
Farmácia do Futuro é o espaço criado pela Abradilan Conexão Farma para expor novas tecnologias em favor de um PDV mais moderno e intuitivo
Mais de 30 horas de conteúdo de capacitação, atualização e conhecimento para os profissionais da distribuição, do varejo e da indústria farmacêutica
Associativismo da Febrafar dispõe de espaços exclusivos para networking e reuniões táticas com potencias parceiros e fornecedores
Com mais de 5 mil PDVs, Abrafad também conta com uma área para relacionamento
Equipe da Rede Soma marca presença no estande da Abrafad. Associativismo estreitando parcerias na feira
Time completo da Pharlab estreitando relacionamento na feira
Grupo Total em busca de novos parceiros da indústria para farmácias de SP: Milton Reis, Jair Beloube, Samuel Pires e André Tomazeli
Área exclusiva da Abradilan estimula integração e ainda reúne sala de videocast com convidados especiais
Geraldo Monteiro, gestor executivo da Rede Integração Farma, prestigiando a Feira da Abradilan 2023
Três executivos top do Aché Fernando Costa, Elizangela Kioko e Kleber de Faria
Programação de palestras encerrou com chave de ouro, com apresentação de João Branco, do Mc Donalds, sobre a importância de colocar o cliente no centro
Silvia Osso (Retail Farma) e Fernando Ferreira (SaveCash) reencontro de amigos
Trio comercial da Nutriex Márcia Oliveira, Ana Laura Nascimento e Isabel Cristina
Fabrícia Felix, da Dr. Pentinho, comemorando o sucesso do lançamento da Escova Polvo
Fábio Omatsu, Eduardo Teixeira e Jaime Costa Filho, equipe comercial da Dental Clean
Dariano Mendonça e Paulo Costa, da Apisnutri
Linha do tempo expõe a trajetória da Abradilan desde 1998
Tatiana Ribeiro e Nilson Ribeiro, da Abrafad, em reunião de amigos do associativismo, com Gilvanio Rodrigues, da Rede Universal Farma, e Elifas, da Rede Multti
Uma nova vacina contra a gripe passa a estar disponível a pacientes brasileiros. O imunizante quadrivalente de alta dose é da farmacêutica Sanofi. As informações são do portal UOL.
A vacina tem indicação para pessoas a partir de 60 anos de idade, com foco na prevenção da doença causada por cepas da influenza A e B.
Sua dosagem apresenta quatro vezes mais antígeno. Além disso, a resposta imune é superior nos casos de gripe entre a população idosa. A comercialização tem início em abril, inicialmente no canal privado.
Vacina contra a gripe demora 14 anos para chegar ao Brasil
São 14 anos de espera para essa vacina contra a gripe chegar à população brasileira. A primeira aprovação ocorreu nos Estados Unidos em 2009. A chancela da FDA foi possível a partir de um estudo clínico randomizado com cerca de 32 mil pacientes acima de 65 anos envolveu o mercado norte-americano e também o Canadá.
Nessa pesquisa, o imunizante teve eficácia 24,2% superior à da vacina com dose padrão. Também reduziu complicações sérias, diminuindo em 27% os índices de hospitalização por pneumonia e em 18% as internações por eventos cardiorrespiratórios.
O farmacêutico responsável por aplicar medicação errada em um bebê de dois anos, que morreu no município goiano de Formosa, pode sofrer cassação do registro profissional.
É o que aponta uma análise preliminar do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO. Segundo o diretor-secretário da entidade, Daniel Jesus, uma apuração em andamento está apurando se a venda do medicamento partiu de um atendente, do balconista ou do próprio farmacêutico. Mas a responsabilidade técnica, independentemente das conclusões, é do profissional farmacêutico e caberia a ele o treinamento adequado dos demais funcionários.
O dirigente também ressalta que a confusão das embalagens que provocou a entrega do medicamento errado foi fruto da inexperiência do profissional. “A receita estava legível, então não dava para errar”, declarou Jesus, em entrevista ao jornal O Popular.
Ainda segundo ele, uma apuração do conselho detectou que a farmácia envolvida no caso contava com um farmacêutico disponível em apenas 75% das fiscalizações efetuadas nos últimos dois anos.
Entenda o caso que pode cassar farmacêutico
O caso envolvendo o farmacêutico ocorreu no último dia 5 de março. O bebê Ravi Lorenzo morreu na madrugada após suspeita de ingerir um colírio que teria sido vendido por engano. De acordo com a Polícia Civil, a família procurava atendimento para solucionar um problema de saúde decorrente de enjoo e vômito.
O avô da criança comprou o medicamento e, ao saber da piora no quadro do bebê, solicitou uma foto do remédio. A farmácia vem colaborando com as investigações e se dispôs a bancar custos do velório do bebê.