Unidade de negócios do Grupo Geolab dedicada à saúde ocular, a Gbio Farmacêutica iniciou as operações na segunda quinzena de janeiro. Atualmente, a linha de saúde ocular responde por 5% dos negócios do grupo e ocupa a 10ª posição no mercado de produtos oftalmológicos. Para 2023, a empresa projeta uma participação de 10% dos negócios do grupo e almeja figurar entre as top 3 do segmento em até três anos.
O pontapé inicial da nova empresa ocorreu após a conclusão, no fim de 2021, do Site 2 da Geolab. A planta localizada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás, contou com investimentos em torno de R$ 300 milhões. Com 10 mil m² dedicados a produção de colírios, a Gbio tem uma capacidade mensal de fabricação de 3 milhões de unidades/mês, podendo expandir para 5 milhões/mês.
Gbio prevê cinco novos produtos até o fim de 2024
Com 12 produtos no portfólio de saúde ocular, a Gbio terá outras marcas para lançar até fim do ano e a meta é chegar a 24 até 2028. Na segunda quinzena de janeiro, a farmacêutica também deu início a ações de visitação médica. “A Gbio tem no seu DNA a ciência e a inovação com um novo olhar para oftalmologia. Trabalhamos com um diferencial que une qualidade e principalmente acesso, com produtos que são até 50% mais econômicos em relação a outros medicamentos prescritos atualmente”, afirma Vagner Nogueira, diretor comercial e de marketing da Gbio.
Com uma equipe formada por 90 pessoas, a empresa visita cerca de 85% dos oftalmologistas do Brasil. “Os produtos Gbio estão disponíveis em todas redes e farmácias independentes, e nesses dois meses de trabalho já conseguimos visualizar um salto no volume em demanda. Alguns produtos saíram de 500 para 2.500 unidades vendidas”, acrescenta o executivo.
Hoje, um grande destaque no portfólio da companhia é a linha para o tratamento do glaucoma, composto por seis marcas – Alphabrin, Bimagan, Travoptic, Visoptic, Xalanoft e Xaloftal. Entre essas marcas, dois produtos são de cadeia fria; “Lançarmos um portfólio bem completo para o glaucoma e colocamos no mercado quatro marcas da classe dos análogos das prostaglandinas, um grande diferencial no mercado e em nosso negócio”, ressalta Nogueira. A Gbio também conta com portfólio de antibiótico (Duodex e Zobilar), anti-inflamatórios (Optilar) e Hiluropt, lágrima artificial sem conservante de hialuronato de sódio 1,5% em frasco multidose.
Presença nacional
A Gbio já está presente em todo o território nacional, com foco em vendas diretas para grande redes e também no médio varejo regional, por meio de distribuidores nacionais
Além de treinamentos internos para capacitar a equipe de propagandistas acerca dos medicamentos e suas indicações terapêuticas, a divisão de saúde ocular também replica esse conhecimento para os farmacêuticos e equipes de balcão nos PDVs visitados.
Novos trainees na Johnson & Johnson podem ganhar remuneração de R$ 7,5 mil. A farmacêutica acaba de abrir essa oportunidade para jovens talentos atuarem na área de finanças, como parte do seu programa internacional de liderança Finance Leadership Development (FLDP).
As inscrições vigoram até o dia 24 de março e podem ser feitas aqui. O programa desafiará os candidatos a assimilar atividades contábeis e de análise financeira, além de desenvolver habilidades de liderança, gestão de riscos e trabalho em equipe.
O programa funciona no modelo job rotation, com uma rotação de seis meses e duas de 12 meses. Por meio desse sistema, os trainees poderão ter contato com as mais diferentes áreas da companhia, incluindo vendas, marketing, supply chain, projetos e tesouraria.
Benefícios para os trainees na Johnson & Johnson
Além do salário inicial de R$ 7,5 mil, os trainees na Johnson & Johnson terão direito a vale-transporte ou estacionamento, refeitório local, programa de assistência ao empregado, Gympass, assistência médica e odontológica, bônus anual, previdência privada e dois dias de trabalho em home office.
Para participar do programa é necessário ter graduação concluída entre junho de 2021 e junho de 2023, seja de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Os candidatos precisam ter inglês avançado e disponibilidade para trabalhar presencialmente nas cidades de São Paulo ou São José dos Campos.
Já pensou em trocar alimentos ricos em carboidratos por fontes de proteínas e gorduras boas? Então você já pensou em fazer uma dieta low carb, ou seja, com baixa ingestão desses nutrientes.
A dieta é simples, basta trocar alimentos como macarrão, pães e tapioca, por outros como abate, azeite e nozes, por exemplo. Essas substituições aumentam a ingestão de fibras, gorduras boas e proteínas, o que favorece o emagrecimento.
Tudo muito bom, tudo muito bem, mas, atenção: não comece qualquer dieta sem antes consultar um profissional da saúde. O nutricionista, por exemplo, poderá formular um cardápio específico para você, visando suas necessidades diárias de nutrientes.
Agora, que já demos um panorama geral sobre esse tipo de dieta, vamos mergulhar de vez na vida low carb?
Quais os benefícios da dieta low carb?
Dentre os benefícios notados ao reduzir o consumo de proteínas, dando preferência a outros nutrientes estão:
Aumento do colesterol bom
Combate a retenção de líquidos
Controle dos níveis de açúcar no sangue
Diminuição do colesterol ruim e triglicerídeos
Maior saciedade
Perca de peso
Regulação do intestino
Voltamos a destacar isso: os benefícios só serão possíveis caso você realize a dieta com o acompanhamento de um profissional da saúde, que determinará as quantidades ideais de cada nutriente para o bom funcionamento de seu corpo.
Dieta low carb não é só não comer pão
Não basta parar de comer carboidratos para dizer que está seguindo uma alimentação low carb. O importante é entender quais carboidratos precisam ser retirados e quais aqueles que podem seguir em sua alimentação.
Você deve retirar da sua dieta os carboidratos simples, como os presentes no açúcar, doces, farinha de trigo branca e refrigerantes. Você pode seguir comendo aqueles alimentos com carboidratos complexos, como aveia, arroz, macarrão e pão.
O profissional da saúde pode opinar também pela retirado de alguns carboidratos complexos, dependo das necessidades do paciente.
Quantos carboidratos comemos por dia?
Diariamente, costumamos consumir, em média, 250 gramas de carboidratos, caso não façamos nenhum tipo de restrição. A ideia da dieta low carb é reduzir esse total para 130 gramas por dia.
Outro cuidado a ser tomado é que essa diminuição na ingestão seja gradual. Isso porque seu organismo está acostumado a “funcionar” com uma carga X de carboidratos. Quando esse total é reduzido para um número Y de maneira abrupta, você pode sentir alguns incômodos como:
Alterações de humor
Dor de cabeça
Tontura
Dieta low carb do jeito certo
Como já dissemos, low carb não é só tirar carboidratos da dieta a torto e a direito. Para os melhores resultados, é importante seguir alguns “mantras” tradicionais da nutrição.
O primeiro deles é descentralizar as refeições. O ideal é que sejam cinco durante o dia: três principais (café da manhã, almoço e janta) e dois lanches intermediários.
Esses lanches devem ser pequenos e tem como função diminuir a sensação de fome entres as refeições principais. Abaixo vamos detalhar um pouco de como é um cardápio de baixo carboidrato.
Café da manhã e lanches
Durante a dieta low carb, no café da manhã e nos lanches durante o dia, você deve investir na presença de alimentos como:
Abacate
Castanhas
Coco
Ovos
Queijos
Almoço e jantar
Uma pequena quantidade de carboidratos é permitida nas refeições principais da tarde e da noite. Além deles, você deve ingerir também alimentos como:
Azeite
Fontes de proteína (como carnes, por exemplo)
Salada (cozida ou crua)
O que tá liberado comer?
Durante a dieta, os alimentos que você pode comer sem medo são:
Café e chás sem açúcar
Carnes brancas: sem pele (exemplos – frango e peru)
Para uma menor ingestão de carboidratos, você pode substituir o leite por versões similares, como bebida vegetal de coco ou amêndoas.
Bônus: o ideal é beber de dois a três litros de água por dia.
Alguns alimentos não estão totalmente proibidos na dieta low carb, mas devem ser consumidos com parcimônia e mediante a certeza de que as taxas de carboidrato diárias não estão sendo superadas. São eles:
Abóbora
Aipim
Arroz integral
Batata
Batata-doce
Feijão
Inhame
Lentilha
Você não pode comer
A sua dieta será prejudicada caso você ingira alimentos ricos em carboidratos, principalmente aqueles simples. Exemplos de alimentos proibidos são:
Açúcar
Alimentos industrializados
Ameixa
Bacon
Batata frita
Bebidas alcoólicas
Bolachas
Bolos
Centeio
Cevada
Damasco
Embutidos
Geleias
Linguiça
Margarinas
Panquecas
Pão
Pizza
Refrigerante
Sorvetes
Sucos de fruta
Torradas
Tortas
Trigo
Uva passa
Como saber a quantidade de carboidratos dos alimentos
Se na dieta low carb é importante saber a quantidade de carboidratos presente em cada alimento, como ter acesso a essa informação? Uma maneira simples e muitas vezes eficaz é checar a tabela nutricional presente no rótulo dos alimentos.
Além disso, existem aplicativos que fazem as contas da quantidade de carboidratos presentes em uma determinada porção do alimento pesquisado. Existem também tabelas como a INSA e TACO que contam com a composição de diversos alimentos.
Quem não pode fazer a dieta low carb?
Alguns públicos não podem fazer esse tipo de dieta. Grávidas e lactantes, por exemplo. Crianças e adolescentes, por estarem em fase de crescimento, também não devem realiza-la.
Pacientes com problemas no fígado ou rins devem igualmente evitar essas restrições alimentares.
Conhecer a dieta cetogênica é comum, mas, entender seu funcionamento e limites, já é para poucos. Essa dieta é uma “irmã” mais rígida da dieta low carb, ou seja, segue basicamente os mesmos “mandamentos”: baixo carboidrato e altas quantidades de proteínas e gorduras boas.
A principal diferença entre elas é que a cetogênica seria mais “drástica”, ou seja, permite um valor ainda menor de carboidratos na sua alimentação regular.
Tudo muito bom, tudo muito bem, o conceito você já sabe. Mas, na hora de montar o cardápio mesmo, quem entra e quem sai? Bora lá, conhecer mais sobre essa prática?
Quem entra e quem sai: os alimentos permitidos na dieta cetogênica
Antes de cogitar uma dieta cetogênica, é essencial o acompanhamento de um profissional da saúde, como um médico ou um nutricionista.
Isso porque cada organismo é único. Ou seja, as vezes, o meu funciona bem com um valor X de carboidratos por dia. Já você necessita do dobro ou da metade para render nas atividades diárias.
Outro ponto que reforça a necessidade de acompanhamento é que, quando você corta os carboidratos, a ingestão de outros nutrientes, como ácido fólico, fibras e vitamina C, também cai. O profissional poderá então indicar a necessidade de suplementações durante a dieta cetogênica.
Agora, vamos mergulhar no mundo com poucos carboidratos e destrinchar que alimentos você pode e quais você não pode ter no seu cardápio.
Esses podem
Abaixo, elencaremos alguns alimentos que você pode manter na sua rotina durante a dieta:
Abacate
Abobrinha
Aipo
Alface
Amêndoas
Amendoim
Amora
Avelã
Azeite de oliva
Azeitona
Brócolis
Carnes (bovina, frango, peixe ou suína)
Castanha do Pará
Castanhas
Cebola
Cereja
Coco
Couve
Couve-flor
Creme de leite
Embutidos artesanais (bacon, chouriço e presunto)
Espinafre
Framboesa
Iogurte natural (sem açúcar)
Leite de amêndoas
Leite de coco
Maionese
Manteiga
Manteiga de amendoim e pastas como as de castanha de caju e amêndoas
Morango
Mostarda
Nozes
Pepino
Queijos
Sementes (Chia, Gergelim, Girassol e Linhaça)
Apesar de essa não ser uma lista completa, nem definitiva, sobre os alimentos permitidos durante uma dieta cetogênica, com essas sugestões já dá para montar um belo de um cardápio sem enjoar dos pratos.
Esses não podem
Agora, vamos aos alimentos que você deve evitar, aqueles que serão proibidos no seu dia a dia.
Açúcar
Amido de milho
Arroz
Aveia
Banana
Batata
Batata doce
Bebidas alcóolicas
Biscoitos
Bolos
Caramelo
Cereais
Chocolate
Doces
Ervilha
Farinha de trigo
Feijão
Grão de bico
Lasanha
Lentilha
Leite de vaca
Macarrão
Pão
Pizza
Soja
Sorvetes
Sucos ou sucos com leites
Torrada
Quantas refeições fazer durante a dieta cetogênica?
Agora que você já sabe o que pode ou não pode comer, chegou a hora de determinar quando. Como essa dieta versa apenas sobre consumir menos carboidratos, não há um limite mínimo ou máximo de refeições durante o dia.
Como cada organismo possui seu funcionamento próprio, vai da pessoa, acompanhada pela opinião de um profissional da saúde, determinar quantas vezes irá comer no dia.
Posso seguir a dieta cetogênica por quanto tempo
Especialistas apontam que essa é uma dieta que deve ser seguida por no mínimo um mês e por no máximo três. Lembre- se que o médico ou nutricionista que acompanha seu caso irá poder apontar com mais exatidão a duração da sua alimentação cetogênica.
A 17ª Abradilan Conexão Farma marcou a estreia de um projeto para ampliar a visibilidade da indústria farmacêutica.
O Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano anunciou os vencedores da primeira edição, que reconheceu os melhores fornecedores segundo o ponto de vista dos empresários e gestores do atacado farmacêutico. A definição dos critérios e tabulação dos resultados da premiação ficaram a cargo da FIA-USP, representada pelo consultor e professor Nelson Barrizzelli.
As distribuidoras associadas tiveram a oportunidade de indicar três empresas em quatro categorias – genéricos, similares, medicamentos de marca e produtos de consumo. Em seguida, atribuíram notas de 1 a 5 para o desempenho de cada uma delas, com base em resultado de vendas, tempo de entrega, atendimento da força de vendas, investimentos em ações de trade e rentabilidade.
Ganharam o troféu as farmacêuticas que mais somaram pontos em cada quesito e a dona do maior escore recebeu o título de Fornecedor do Ano.
“Muito além de um reconhecimento em celebração aos 25 anos da Abradilan, trata-se de um projeto para incentivar o engajamento da indústria. Precisamos cada vez mais do apoio das farmacêuticas para estimular nosso mercado horizontalizado, de forma a empoderar os empreendedores e agregar valor ao consumidor por meio da diversificação do mix”, avalia Jony Sousa, presidente da Abradilan.
Vencedoras do prêmio da Abradilan
Ex-presidentes da Abradilan realizaram a entrega dos prêmios aos executivos dos laboratórios. A Hypera Pharma foi a grande vencedora ao arrebatar quatro dos cinco troféus, incluindo o de Fornecedor do Ano. Ganhou na categoria medicamentos de marca com a Hypera e, por meio da Neo Química, conquistou a chancela de melhor fabricante de genéricos, similares e produtos de consumo. Já a Farmax foi eleita a melhor fornecedora de produtos de consumo.
Confira abaixo imagens da premiação e os finalistas em cada categoria:
1. PRODUTOS DE CONSUMO (Finalistas: CCM, Essity e Farmax – vencedora)
Ronaldo Ribeiro e Rodolfo Alegri, da Farmax, receberam o prêmio das mãos de Sergio Souza, ex-presidente da Abradilan
2. GENÉRICOS (Finalistas: EMS, Germed e Neo Química – vencedora)
Marcio José recebeu o prêmio das mãos do ex-presidente Vinicius Andrade
3. SIMILARES (Finalistas: EMS, Legrand e Neo Química – vencedora)
Marcio José recebeu o prêmio das mãos do ex-presidente Juliano Vinhal
4. MEDICAMENTOS DE MARCA (Finalistas: Hypera – vencedora, Merck e Zambon)
Marcio José recebeu o prêmio das mãos do ex-presidente Aclair Machado
5. FORNECEDOR DO ANO
Dona da maior pontuação geral, a Neo Química levou o trio Patrícia Martins, Antonio Ricardo e Marcio José para receber o troféu, entregue pelo ex-presidente Francisco Chagas
O corpo produz líquido pleural em pequenas quantidades para lubrificar as superfícies da pleura, que é o tecido fino que reveste a cavidade torácica e envolve os pulmões. O derrame pleural é um acúmulo anormal e excessivo desse líquido.
Existem dois tipos de derrame pleural:
O derrame pleural transudativo é causado pelo vazamento de líquido no espaço pleural. Isso ocorre devido ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos ou a uma baixa contagem de proteínas no sangue. A insuficiência cardíaca é a causa mais comum.
O derrame exsudativo é causado por vasos sanguíneos ou vasos linfáticos bloqueados, inflamação, infecção, lesão pulmonar ou tumores.
Os fatores de risco para o derrame pleural podem incluir:
Fumo e ingestão de bebida alcoólica, pois podem causar doenças cardíacas, pulmonares e hepáticas, que podem levar ao derrame pleural
Histórico de qualquer contato com amianto
Sintomas
Os sintomas podem incluir:
Dor no peito geralmente uma dor aguda que piora com tosse ou respirações profundas
A remoção do líquido (toracocentese) pode ser feita se houver muito líquido e estiver causando pressão no peito, falta de ar ou baixo nível de oxigênio. Isso permite que o pulmão se expanda, facilitando a respiração.
A causa do acúmulo de fluido também deve ser tratada:
Se for devido à insuficiência cardíaca, você pode receber diuréticos (pílulas de água) e outros medicamentos para tratar o problema.
Se for devido a uma infecção, serão administrados antibióticos. Às vezes, é necessário tratamento adicional.
Se for por motivo de câncer, doença hepática ou doença renal, o tratamento deve ser direcionado para essas condições.
Em pessoas com câncer ou infecção, o derrame geralmente é tratado com um tubo torácico para drenar o fluido e tratar sua causa.
Mais uma responsabilidade para Lygia Imbelloni na Merck. A diretora da unidade de negócios para fertilidade também assume o braço de neuroimunologia da farmacêutica.
Desde 2002 ela acumula posições de liderança em grandes empresas do setor farmacêutico. Foi gerente e diretora da Ferring Pharmaceuticals por 13 anos, além de ter passagens por Biolab, Cristália e Organon.
Médica de formação, tem ainda MBA em marketing e pós-graduação em administração de negócios pela Fundação Getulio Vargas. Contempla mais quatro especializações no currículo e também é embaixadora no Brasil do grupo Women in Leadership – organização internacional sem fins lucrativos que atua em favor do desenvolvimento da carreira e da liderança feminina.
A Black Friday impulsionou o-commerce das farmácias, com um crescimento de 38,3% em relação ao mês anterior, firmando o varejo digital como um canal importante de crescimento dentro do varejo total. E, embora as regiões Sul e Sudeste possuam os estados com maior penetração, o Nordeste se destaca em crescimento, com 4,9% no quarto trimestre de 2022, superando a região Sul (4,6%).
Nos últimos 12 meses referentes a dezembro de 2022, a região Sudeste apresentou R$ 5,7 Bilhões em vendas no canal digital, crescimento de 37,1% e representando 61,8% das vendas totais no canal.
Região
Vendas
Crescimento
% de representação
Sudeste
R$ 5,7 bilhões
37,1%
61,8%
Sul
R$ 1,5 bilhão
33,8%
16,3%
Nordeste
R$ 1,3 bilhão
63,8%
14,5%
Centro-Oeste
R$ 478 milhões
54%
5,2%
Norte
R$ 205 milhões
54,5%
2,2%
Categorias de maior valor agregado se destacam no varejo digital
Segundo Bentim, as categorias do autosserviço e medicamentos prescrição no varejo digital têm sua diferença pautada pela escolha de um portfólio com maior valor agregado. “As categorias com melhor penetração no varejo digital são dermocosméticos (18,1%); higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (8,4%); e saúde masculina (12,6%)”, ressalta o executivo.
Autosserviço
Varejo total
Varejo digital
Tratamentos dermatológicos
2,6%
1,4%
Nutricosméticos
0,4%
0,7%
Cuidados ao paciente
12,0%
7,2%
Alimentos e bebidas
1,7%
1,7%
Saúde sexual e saúde masculina
1,9%
4,0%
Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos
19,7%
28,0%
Cuidado bebê/ infantil
12,0%
14,5%
OTC
40,5%
21,6%
Dermocosméticos
6,5%
20,1%
Conveniência
2,7%
1,0%
Prescrição
Varejo total
Varejo digital
RX trade
8,1%
2,8%
RX promovido
61,1%
73,2%
RX genérico
30,8%
24,1%
Importância e crescimento das categorias no varejo digital
Vilson Schvartzman ao lado do CEO da Viveo, Leonardo Byrro. Divulgação: Viveo
Integrante do ecossistema da Viveo, a Mafra Hospitalar anuncia um reposicionamento de marca e passa a se chamar Mafra. A estratégia contempla ainda a unificação das operações de seis empresas do grupo, com foco no mercado de medicamentos de especialidades.
A Mafra, agora, integra em uma única companhia as empresas Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa. O chamado canal institucional, que aglutina hospitais, clínicas e farmácias de especialidades e movimenta em torno de R$ 70 bilhões ao ano, é o principal alvo dessa iniciativa.
As empresas sob o guarda-chuva da Mafra fizeram parte do intenso ritmo de aquisições da Viveo nos últimos três anos. Só a compra dessas corporações envolveu investimentos totais de R$ 1,5 bilhão. No ano passado, essa divisão de negócios gerou R$ 7,8 bilhões em receita bruta.
“Embora não descartemos eventuais aquisições futuras, o foco agora é padronizar as operações e simplificar o conceito de distribuição, facilitando a sinergia com fornecedores e clientes”, explica Vilson Schvartzman, vice-presidente comercial de distribuição e operações logísticas da Viveo.
Operação da Mafra com menos CDs, mas maior capacidade
Como parte desse movimento, a companhia iniciou a implementação de um CRM único e adequando a estrutura de todos os seus 20 centros de distribuição, 100% padronizada e automatizada por meio do sistema de gerenciamento Warehouse Management System (WMS). “A ideia é ter menos CDs. Porém, seriam complexos mais robustos e com maior capacidade, a exemplo do que estamos fazendo no centro de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, que soma 7,2 mil posições-pallets”, destaca.
A ampliação do CD de Jaboatão dos Guararapes (PE), com previsão de término no primeiro semestre e 8 mil posições-pallets ao todo, também vai ao encontro dessa proposta. “E toda a operação terá frota própria, justamente no intuito de manter o compromisso de entrega em até 24 horas nas capitais e 48 horas nas demais localidades. É uma busca por capilaridade, mais fluidez logística e maior proximidade com nossos mais de 10 mil clientes ativos”, acredita Schvartzman.
Juntamente com o reposicionamento, a Mafra inicia também sua incursão no mercado de nutrição enteral. “Estamos falando de um segmento de R$ 80 bilhões, mas muito pulverizado na distribuição e formado basicamente por empresas familiares. E como a produção é concentrada em grandes multinacionais, elas precisam se cercar de parceiros com mais facilidade para se enquadrar nas suas políticas de compliance”, contextualiza o executivo.
“Nos posicionamos cada vez mais como uma one stop shop da distribuição, uma vez que passamos a ser a única companhia capaz de atender todos os segmentos da saúde, incluindo oncologia, especialidades, materiais descartáveis e produtos técnicos”, conclui.
Nos corredores do Expo Center Norte, palco da 17ª edição da feira da Abradilan, uma prioridade era visível. Distribuidoras, varejistas e a indústria farmacêutica buscavam acelerar o fechamento de novos contratos, para atenuar os efeitos de um cenário econômico desafiador.
A feira reúne 140 expositores e se estende até quinta-feira (dia 16). E você pode conferir nesse link os principais flashes do evento.
A relevância da Abradilan Conexão Farma como canal de negócios se justifica pelos números da IQVIA. Depois do crescimento de 14,7% nas vendas do mercado farmacêutico em 2022, a performance do setor desacelerou em janeiro e fevereiro e a alta não superou um dígito. A perspectiva é de uma evolução máxima de 10% em 2023, diante do peso da inflação e dos juros sobre o custo da cadeia.
“A feira ocupa um espaço estratégico no calendário. Por estarmos no mês que antecede o reajuste de medicamentos, esse é o momento certo para firmar grandes acordos comerciais”, destaca Geraldo Monteiro, diretor executivo da Rede Integração Farma, central de negócios com presença em 17 estados e no Distrito Federal.
E a missão do atacado farmacêutico ganha relevância nesse contexto, a julgar por indicadores trazidos pelo presidente da Abradilan, Jony Sousa. “As 157 distribuidoras que integram a entidade viabilizam quase 50 mil entregas diárias para o pequeno e médio varejo, o que representa cerca de 5 milhões de unidades comercializadas diariamente”, revela.
Feira da Abradilan reforça parceria setorial
Em torno de 65% do fluxo de venda nas farmácias passa pelas distribuidoras, que ainda assumem o papel de fomentadores financeiros dos varejistas. “Com o maior rigor dos bancos na concessão de crédito, cada vez mais o atacado vem absorvendo o custo do estoque dos PDVs. É uma pressão intensa que impõe muita parceria e eficiência operacional”, avalia Monteiro.
Álvaro Silveira Junior, sócio da Linkmed, endossa essa análise. “O arrocho dos bancos na concessão de crédito, aliado à crise de imagem no varejo por conta do caso Americanas, cria um ambiente mais desafiador. Mesmo assim, projetamos aumentar a receita em até 10% este ano, mas mantendo o foco nas regiões onde mantemos operações”, prevê. A distribuidora atende 1,2 mil lojas no Distrito Federal e em Goiás.
A estratégia de marcar posição em território já conhecido parece ser a tônica do atacado nesse contexto. A Rio Drog´s, presente em 3,6 mil farmácias no estado do Rio de Janeiro, aposta em um incremento médio de 20% de olho no mercado fluminense – onde atuam cerca de 7 mil PDVs farmacêuticos.
“Temos que considerar que o início de 2022 trouxe um boom nas vendas em função da variante ômicron, o que influenciou na comparação com esses dois primeiros meses. Mas a partir de abril, esperamos que o cenário se estabilize”, comenta o diretor Bruno Freire.
Associativismo ganha visibilidade na feira da Abradilan
A procura por novos negócios na feira da Abradilan revela o crescente protagonismo das farmácias associativistas como canais de relacionamento com as distribuidoras regionais, cuja cobertura atinge 95% dos municípios brasileiros.
Para José Lúcio Alves, vice-presidente da Entrefarma (MG) e que ocupa o mesmo cargo na Febrafar, essa parceria sólida entre associativismo e atacado ajuda a abrir portas para novas possibilidades de negócio. “Com margens mais estreitas, o caminho é ampliar o olhar sobre medicamentos de curva A e B. Os produtos Rx propagados, com maior valor agregado, podem representar uma boa saída nesse panorama”, pontua.
Alves aproveita para enaltecer o evento como fonte de acesso à informação. A programação da Abradilan Conexão Farma totaliza 30 horas de conteúdo em três arenas simultâneas e no auditório principal. “O conhecimento permite um monitoramento mais efetivo das transações e da realidade setorial”, conclui.
Confira alguns registros do Abradilan Conexão Farma 2023:
Atacado, consultorias e grande varejo integrados: Rodrigo Ahmed (Venancio), Ivan Coimbra (Abradilan), Cesar Bentim (IQVIA), Renato Porto (Abrafarma), Armando Ahmed (Venancio), Francisco Celso Nogueira (Abrafarma) e Oscar Yazbek Filho (Abafarma)
Caue Nascimento, diretor executivo do Grupo NC, abre o primeiro painel do segundo dia da feira
Jony Sousa e Ivan Coimbra, presidente e diretor executivo da Abradilan
Olegário Araújo, cofundador da Inteligência 360, falou sobre tendências de consumo e o impacto no sortimento
Palestra da Montafarma sobre a jornada de compras nas farmácias. Alessandra Lima falou sobre como alavancar resultados por meio de um layout inteligente
Thiago D’Avila, Carlos Vitoriano e Edmilson Varejão, da Proffer, fechando bons negócios na feira
O alto escalão da Hertz Rogério Mercês, Thiers Carvalho, Alessandro Nieto, Amaraí Furtado (AmFarma Consultory), Karla Vilar, Arthur Hertz e Juliana Guiel
Varejo e indústria se confraternizando Leonardo Belfort (Rede Soma), Mercio Nogueira Castro (Biolab), Paulo Ribeiro (Rede Soma), Luiz Teixeira (Biolab), Marcelo Frade e Roberto Frade (Rede Soma)
Juarez Rodrigues e Edu Rocha da Unifabra, Marcos Consoli (Gemada), Marcelo Guidugli, Thaiane Abreu e Valdemir Skirgaila da Procfit e Alexandre Maeoka da Farmácias Nissei
Equipe da A2F em peso no evento da Abradilan
Luiz Bernardo, Marina Caldeira e Ademar Faveri, da A2F, apresentam seus lançamentos no evento
Kal Rodrigues (Diretor Comercial) e Thiago Chiari (Gerente Nacional de Vendas) foco em novas ações de venda para a Geolab
Kelson Matos (Gerente Regional CO/Norte), Fernando Ferdinandi (CEO) e Erik Moreira (Gerente Regional Sudeste) – Maxinutri
Joel Jota, ex-nadador da seleção brasileira e treinador de alta performance, ressalta a importância do exemplo, da disciplina e do treinamento como caminhos para o sucesso empresarial
Jony Sousa, presidente da Abradilan, conduz a abertura oficial do evento foco no fechamento de novos negócios nesta edição
Edimilson de Souza e Mayla Capana dupla da MontaFarma expõe novas soluções de mobiliário para os PDVs
Shelida Barsella, diretora de trade marketing da Hypera Pharma. Indústria farmacêutica traz insights sobre potencial da venda de bem-estar nas farmácias
Jiovanni Coelho abre a sessão de painéis com análise sobre mudanças na carga tributária sobre medicamentos
Walace Siffert (Drogaria Venancio), Cassyano Correr (Clinicarx), Serafim Branco Neto (Abrafarma), Francisco Rodrigues (Abrafarma) e Rodrigo Moura (Clinicarx) conferindo as principais novidades da feira
Time da CopaPharma. A indústria farmacêutica paranaense estreia operações e reuniu parceiros e fornecedores para um jantar pré-Abradilan
Guilherme Maradei, CEO da Natulab: feira como vitrine para divulgar ampliação de portfólio de suplementos e fitoterápicos
Vinicius Andrade, presidente da Orgafarma (ao centro), ao lado de Nelson Barrrizelli e Régis Ramos, da FIA-USP
Ex-presidentes da Abradilan entregaram troféus às farmacêuticas ganhadoras do primeiro Prêmio Abradilan Fornecedores do Ano
Grazi Massafera prestigiando o estande da Maxinutri
Marcio José (Hypera Pharma) recebe Prêmio Abradilan Fornecedor do Ano das mãos de Aclair Machado, diretor da Medsul e ex-presidente da Abradilan
Marcus Cordeiro, Sérgio Vianna e Leandro Curado, da Farmacon, participando pela primeira vez com estande e como patrocinadora do evento
Joonho Kim, José Artur Chaves, Vinicius Pereira e Fabiano Queiroz, da Eco Diagnóstica, apresentam as opções de testes rápidos para farmácias
Palestra de Ricardo Couto Moraes, cardiologista do Hospital Sírio Libanês, aborda a transformação digital na indústria farmacêutica
A especialista em marketing no varejo, Luciana Motta, fala sobre os 6 Ps do marketing – a promoção além do preço
Marcelo Correa, presidente da Mate Leão, apresenta o potencial da linha de chás nas farmácias
Palestra de Zica Assis ensina a transformar situações adversas em ingredientes para o crescimento e sucesso profissional
Todeschini, da T-Health Consultoria, e Newton Veloso, da AboutMe, conferem as novidades da feira
Giovanni Oliveira, CEO da Farma Ventures, em busca de soluções disruptivas para o varejo
A meta da Chicco é crescer ainda mais no varejo farma em 2023. Aqui a equipe: Marcelo Oliveira, Hajla H. Halidar e Maicon F. Veske.
Érico Costa e Bruno Gomes de Souza promovendo as marcas: Fiona, Lillo e Nuk, da Newell.
Equipe do Grupo Geolab: Fabio Plaine, Isis Dornelas e Vagner Nogueira (diretor da Gbio, divisão da farmacêutica focada em saúde ocular)
Hertz apresenta sua marca reposicionada e até o Garfield entrou na onda
Reunimos a equipe comercial da Katiguá com a presença do embaixador da marca, Márcio Garcia
Gotardo, Tatiana, Michele, Levioni, Jean, Fernanda, Suellen, Ana, Danila e Irece. Super equipe do Grupo Boticário apresentando as novidades de seu portfólio
Terceiro dia de feira, mas pode chamar de primeiro. Mais de 20 mil visitantes em busca de novos negócio com cerca de 140 expositores
Mapas de calor medem comportamento do consumidor na Farmácia do Futuro
Farmácia do Futuro é o espaço criado pela Abradilan Conexão Farma para expor novas tecnologias em favor de um PDV mais moderno e intuitivo
Mais de 30 horas de conteúdo de capacitação, atualização e conhecimento para os profissionais da distribuição, do varejo e da indústria farmacêutica
Associativismo da Febrafar dispõe de espaços exclusivos para networking e reuniões táticas com potencias parceiros e fornecedores
Com mais de 5 mil PDVs, Abrafad também conta com uma área para relacionamento
Equipe da Rede Soma marca presença no estande da Abrafad. Associativismo estreitando parcerias na feira
Time completo da Pharlab estreitando relacionamento na feira
Grupo Total em busca de novos parceiros da indústria para farmácias de SP: Milton Reis, Jair Beloube, Samuel Pires e André Tomazeli
Área exclusiva da Abradilan estimula integração e ainda reúne sala de videocast com convidados especiais
Geraldo Monteiro, gestor executivo da Rede Integração Farma, prestigiando a Feira da Abradilan 2023
Três executivos top do Aché Fernando Costa, Elizangela Kioko e Kleber de Faria
Programação de palestras encerrou com chave de ouro, com apresentação de João Branco, do Mc Donalds, sobre a importância de colocar o cliente no centro
Silvia Osso (Retail Farma) e Fernando Ferreira (SaveCash) reencontro de amigos
Trio comercial da Nutriex Márcia Oliveira, Ana Laura Nascimento e Isabel Cristina
Fabrícia Felix, da Dr. Pentinho, comemorando o sucesso do lançamento da Escova Polvo
Fábio Omatsu, Eduardo Teixeira e Jaime Costa Filho, equipe comercial da Dental Clean
Dariano Mendonça e Paulo Costa, da Apisnutri
Linha do tempo expõe a trajetória da Abradilan desde 1998
Tatiana Ribeiro e Nilson Ribeiro, da Abrafad, em reunião de amigos do associativismo, com Gilvanio Rodrigues, da Rede Universal Farma, e Elifas, da Rede Multti