Otimização de PBMs impacta fidelização de clientes

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Otimização de PBMs impacta fidelização de clientes

A fidelização de clientes é um dos grandes objetivos de qualquer lojista, principalmente em um setor tão competitivo como  o varejo farmacêutico. Para tanto, o melhor uso dos Programas de Benefícios de Medicamentos (PBMs) podem desempenhar um papel importantíssimo. Mas quando bem utilizados.

“A jornada de compra por meio dos PBMs é onerosa, por isso precisávamos de uma solução para torná-la mais fluída para o consumidor final”, analisa Oscar Basto Jr., diretor de unidade B2B2C da InterPlayers.

Com o auxílio da Procfit, a companhia criou, há tres anos, o Varejo 4.0, uma solução que integra diversos programas de benefício em uma única interface, atuando integrada ao sistema do varejista.

Atendimento mais rápido ajuda na fidelização de clientes

Um dos principais entraves quando ao assunto é o uso de PBMs é a velocidade no atendimento. O balconista precisa checar condições de compra daquele produto em diferentes softwares para chegar à oferta mais vantajosa para o cliente.

Mas há quem já sinta os primeiros resultados do uso de uma plataforma integrada. “ A Drogaria São Paulo implantou a solução logo no início e o tempo médio do atendimento caiu de oito para dois minutos”, conta o executivo.

“Com o consumidor se identificando apenas uma vez, o atendente consegue checar qual PBM oferece a melhor vantagem e também quais outras oportunidades estão disponíveis, como descontos progressivos na compra de mais itens. Isso muda a experiência de compra”, comenta Igor Grava, diretor de desenvolvimento da Procfit.

Cadastro simplificado

Outra dor diz respeito ao cadastro, em que cada PBM solicita informações específicas sobre o cliente, o que gerava uma maior dificuldade no atendimento e comprometia segurança da informação.

“Antigamente, o balconista precisava pegar todos os dados do consumidor para fazer o cadastro, sendo que muitas informações sequer eram utilizadas. Agora, o sistema mostra apenas o que é de fato necessário, agilizando o processo”, aponta Basto Jr.

Plataforma cresceu em 2023

De acordo com o diretor da InterPlayers, 2023 foi um ano muito positivo para o Varejo 4.0, que viu o número de redes que adotaram a solução crescer de 12 para 27.

Morte por melanoma atinge 30% das pessoas com pele negra

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pele negra

A pele negra tem maior tendência a desenvolver casos mais graves de melanoma, de acordo com uma pesquisa divulgada na revista norte-americana Archives of Dermatology. Segundo o DataSus, 30% das mortes por melanoma foram em pessoas pretas e pardas, um dado preocupante visto que 88% da população brasileira não faz o uso diário de protetor solar.

As causas para esse problema passam pelo mito de que a pele negra não precisa de proteção solar, pela falta de protetores pensados para todos os tons e tipos de pele e pela lacuna de diversidade dentro da dermatologia. Em levantamento feito pelo Demand Space Afro.Br, cerca de 17% das pessoas negras buscam soluções e representatividade para pele mais retinta e cabelo crespo.

A pele negra também tem maior propensão de desenvolver hiperpigmentação, distúrbio responsável pelo aparecimento de manchas escuras na pele por conta da alta produção de melanina.

De acordo com a dermatologista Julia Rocha, o aparecimento de manchas causadas pela exposição ao sol é uma queixa comum entre as mulheres negras. “Hoje em dia a gente tem comprovação de que, por exemplo, a radiação ultravioleta A e a radiação da luz visível são desencadeadores das manchas na pele negra”, relata a profissional, que destaca ainda a necessidade de se promover uma educação solar disruptiva.

É mito de que a pele negra não precisa de proteção

“Apesar de, menos do que antes, ainda percebo esse mito de que a pele negra não precisa de protetor solar. No meu ponto de vista, mito se desfaz com ciência. E todas as ações são necessárias quando pensamos em formas de promover uma educação solar disruptiva quanto aos conceitos previamente pensados. Ter o embasamento científico como aliado permite a reunião de dados suficientemente relevantes para desconstruir crenças”, destaca.

Foi pensando nesta realidade que o Grupo L’Oréal no Brasil está lançando o programa “Dermatologia + Inclusiva”, que tem como objetivo expandir as pesquisas e trazer mais informações sobre pele, couro & fibra capilar de pessoas negras.

A companhia também lançou o edital para o Prêmio Dermatologia + Inclusiva, cuja intenção é reconhecer e estimular ações de pesquisas realizadas no Brasil que contribuam para o avanço do estudo da pele, couro & fibra capilar de pessoas negras em quatro territórios: fotoproteção e hiperpigmentação, acne, barreira da pele, couro e fibra capilar. A premiação, com valor total de R$ 200 mil, será concedida por meio de quatro prêmios individuais de R$ 50 mil.

Além disso, o Grupo L’Oréal no Brasil também anunciou que vai patrocinar a adesão de trinta dermatologistas brasileiros à Skin Of Color Society (SOCS), uma organização profissional internacional que promove a conscientização e a excelência na dermatologia de peles e cabelos de pessoas não brancas por meio de pesquisa, educação, orientação e Advocacy.

A área de medicina dermatológica ainda sofre com brechas de conhecimento científico e clínico sobre questões específicas da pele negra. Segundo pesquisa do Grupo L’Oréal, 44% dos dermatologistas se sentem parcialmente ou pouco preparados para diagnosticar e tratar todos os tipos e tons de pele e cabelos, o que torna a parceria fundamental para o avanço da dermatologia de peles e cabelos de pessoas não brancas com objetivos mútuos de alcançar equidade na saúde e excelência no atendimento aos pacientes no Brasil.

Amplie vendas em farmácias nas datas de fim de ano

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Como ampliar vendas em farmácias nas datas de fim de ano?

As vendas em farmácias nas datas de fim de ano podem despertar nos consumidores o desejo de comprar mais. Para o comércio em geral, especialmente o varejo farmacêutico, a ocasião representa um gatilho oportuno para ampliar vendas e melhorar a jornada do cliente.

Adote um espírito natalino – farmácias podem aproveitar as festividades para planejar uma decoração temática no espaço da loja. Os clientes se deixam envolver por esse clima e são levados a comprar por impulso ou conveniência. Invista em uma boa iluminação, principalmente no período da noite, e em uma trilha musical agradável aos ouvidos, mas tome cuidado com a poluição sonora do ambiente

Faça promoções de final de ano – combine com fornecedores parceiros os produtos que podem ser oferecidos em kits promocionais. Com exceção, claro, de medicamentos, há muitas categorias no mix do canal farma que podem se tornar excelentes presentes de Natal, a exemplo de dermocosméticos e kits de perfumaria

Construa uma estratégia para atingir os resultados esperados – ter um objetivo para a sua promoção é o primeiro passo. Caso o estoque de determinado produto esteja alto, é sinal de que o preço pode ser reduzido e, assim, elevar as vendas

Conceda descontos progressivos – essa é outra estratégia eficaz já que quanto mais itens forem colocados na cesta de compras, maiores serão os descontos. Para clientes mais antigos, a dica é reforçar a fidelização com chamadas mais atrativas. Para os que conhecem sua farmácia há pouco tempo, basta oferecer um percentual para quem acaba de fazer o cadastro na base de dados

Estabeleça uma data-limite para as promoções – alguns empreendedores costumam estendê-las até janeiro, enquanto outros as limitam a um período mais curto. Essa decisão depende, mais uma vez, do objetivo da ação. Independente do prazo, analise de forma contínua os resultados e aperfeiçoe pontos que precisam de melhorias

Realize sorteios de Natal – nas compras a partir de determinado valor, forneça um cupom para participar de um sorteio a ser realizado exatamente no dia 24 de dezembro ou até a véspera do réveillon

Dessa forma, os clientes serão estimulados a comprar mais itens para atingir o limite preestabelecido. E a farmácia poderá obter ganhos em relação a diversos indicadores do negócio, incluindo liquidação do estoque de produtos, principalmente aqueles há muito tempo sem demanda, destaque em meio à concorrência e fidelização

Crie temáticas nas redes sociais – adote uma identidade visual temática com fotos de perfil e postagens alusivas ao período. Os produtos em promoção devem ser divulgados por meio de imagens que sejam facilmente identificadas como comemorativas. Cada canal de comunicação digital merece estratégias diferenciadas. As funcionalidades do Instagram permitem aumentar o engajamento e a interação do público com o perfil da farmácia. Já nos stories, o empreendedor tem a oportunidade de criar enquetes, apresentar a decoração do espaço e transmitir mensagens positivas aos clientes, gerando uma aproximação ainda maior

Não deixe também de oferecer conteúdo relevante relacionado às necessidades e dores de sua persona (representação fictícia do cliente ideal). Dessa forma, mesmo em um período no qual é importante apostar na diversidade de produtos, você não corre o risco de deixar a audiência na “mão” quanto a dicas e novidades em seu nicho de atuação

“Todas essas ações ajudarão o gestor a vender mais. E para se organizar melhor, é possível estruturar todas essas ações em três níveis diferentes. Responda as três perguntas: O que eu posso fazer para aumentar o meu tíquete médio? O que eu posso fazer para atrair clientes que nunca compram na minha farmácia? O que vou fazer para vender mais para o cliente que já tenho cadastrado?”, reforça Vitor Costa, consultor especializado no varejo farmacêutico.

Rede de farmácias quer dobrar número de PDVs

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Rede de farmácias
Foto: Divulgação

Nos próximos cinco anos, a rede de farmácias Panvel deseja avançar de suas 100 lojas no Paraná para 200 farmácias no Estado. O anúncio da meta foi realizado na última terça-feira, dia 12. As informações são do portal Amanhã.

Atualmente, a varejista se faz presente em 20 municípios paranaenses e concentra metade de seus PDVs na capital Curitiba. Apenas no Estado, 1,5 mil empregos diretos foram criados pela empresa.

Na Região Metropolitana, o conglomerado também mantém um centro de distribuição, responsável por abastecer as drogarias da rede no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo.

“Quando instalamos o Centro de Distribuição em São José dos Pinhais, já tínhamos em mente que ele seria estratégico para sustentar a nossa expansão aqui no Paraná pelos próximos anos”, comenta Júlio Mottin Neto, presidente do Grupo Panvel.

Rede de farmácias tem forte presença online 

Enquanto busca aumentar sua presença física no Paraná, as vendas digitais da Panvel seguem de vento em popa. Em comparação com o terceiro trimestre de 2022, os produtos comercializados por esse canal tiveram uma participação 20,7% maior no período.

Considerada uma das pioneiras no país, a varejista apresentou uma receita acumulada nos nove primeiros meses do ano de R$ 3,5 bilhões, resultado 12% superior ao mesmo período do ano passado.

Entre os destaques, está o ganho de market share na região Sul pelo 14º mês consecutivo. Tudo isso levou a um crescimento de lucro líquido ajustado de 15,1%, que chegou a R$ 27,2 milhões no trimestre.

A influência da vitamina B12 na saúde do corpo e da mente

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Vitamina B12

A vitamina B12, uma molécula vital para o funcionamento adequado de corpo, tem sido alvo de estudos e discussões no campo da nutrição e medicina. Seu papel na formação de glóbulos vermelhos, posiciona esse nutriente como indispensável para o funcionamento do organismo.

“A deficiência de vitamina B12 pode ser mais do que apenas um desequilíbrio nutricional, é um problema de saúde mental. Estamos falando de sintomas como depressão, cefaleias e outras alterações psiquiátricas que podem impactar significativamente a qualidade de vida das pessoas”, afirma Alessandra Feltre, head de nutrição da Puravida.

A depressão, um dos males do século, possui diversas origens e causas, mas a deficiência de B12 é uma das que podem ser mais facilmente corrigidas. Alessandra comenta sobre esse fator. “É intrigante pensar que algo tão simples como garantir os níveis adequados de B12 pode ser uma chave para aliviar os sintomas depressivos em muitas pessoas. Ela é fundamental na formação da serotonina, um neurotransmissor vital para regular nosso humor”, completa.

Cefaleia e a deficiência de vitamina B12

Além da depressão, a cefaleia, embora menos específica, tem sido associada à deficiência do nutriente. “Muitas vezes, o paciente descreve uma sensação persistente de cabeça pesada ou frequentes. Esse quadro pode ser melhorado com a otimização dos níveis de B12”, destaca a nutricionista.

Outras alterações psiquiátricas, como confusão mental, irritabilidade e até mesmo alterações de memória, são expressões de que o sistema nervoso pode estar sofrendo com a falta desse nutriente.  “As bainhas de mielina, que protege nossos neurônios, são extremamente dependentes da vitamina B12. Quando comprometidos, pode surgir uma série de sintomas imunológicos”, alerta Alessandra.

Uma abordagem alimentar equilibrada, e se necessária, a suplementação, pode fazer toda a diferença. A saúde começa com o que colocamos em nossos corpos, e a B12 é, sem dúvida, uma das estrelas dessa jornada”, completa.

Além da saúde mental, o nutriente está ligado com o aumento da disposição. Pacientes relataram cansaço, sensação de fadiga, desânimo e sonolência podem conversar com um médico ou nutricionista sobre a possibilidade de suplementar essa vitamina para melhorar o quadro. Além disso, se esse for o caso, o profissional também dará instruções sobre mudanças comportamentais e alimentares para melhorar a absorção dessas vitaminas no organismo.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

RaiaDrogasil abre mais de mil vagas em farmácias

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Vagas em farmácia
Foto: Canva

Os profissionais que buscam vagas em farmácias devem procurar a RaiaDrogasil neste fim de ano. A varejista anunciou a abertura de mais de mil oportunidades espalhadas pelo país. As informações são do Correio 24 Horas.

O cargo de atendente é o que absorverá mais candidatos. A companhia procura trabalhadores com ensino médio completo e maiores de idade. A experiência no varejo farmacêutico não é necessária.

Dentro os benefícios oferecidos pela rede de farmácias estão auxílio-academia e alimentação, convênio médico e odontológico, plano de carreira, seguro de vida e vale transporte.

Para se candidatar, os interessados precisam preencher o formulário disponível no site.

350 vagas em farmácia são exclusivas para PCDs 

Das mais de mil vagas em farmácia ofertadas, 350 são exclusivas para profissionais PCDs. As áreas de atuação compreendida vão do tributário à logística.

Além de serem maiores de 18 anos, os interessados também precisam ter laudo médico e o ensino fundamental completo. As candidaturas podem ser feitas por meio da plataforma de inclusão do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Graduação para farmacêuticos é novidade 

Os felizardos que conseguirem uma das mais de mil vagas em farmácia abertas pela RaiaDrogasil podem dar também mais um passo em suas vidas profissionais muito em breve.

Isso porque a varejista anunciou recentemente a criação de sua própria graduação para farmacêuticos. A companhia vê na iniciativa uma forma de abastecer suas quase três mil lojas com profissionais qualificados.

O curso terá foco na prestação de serviços aos clientes e é destinado ao público interno. Ao menos 60% das aulas serão presenciais e, a primeira turma contará com 200 vagas e aulas previstas para começar em fevereiro de 2024.

Abradilan Conexão Farma prevê 25 mil visitantes

Abradilan Conexão Farma prevê 25 mil visitantes em 2024

A organização do Abradilan Conexão Farma iniciou os preparativos para sua 18ª edição com perspectivas de recorde de audiência e expositores. O evento prevê receber 25 mil profissionais do mercado farmacêutico nos três dias de evento, agendado para o período de 12 a 14 de março de 2024 no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

A Abradilan também espera atrair mais de 160 expositores, entre indústrias farmacêuticas e de higiene e beleza, bem como fornecedores de serviços para os PDVs, software houses, consultorias, empresas de contabilidade, treinamento e mobiliário.

“O Conexão Farma cumpre um papel estratégico para o segmento, por fomentar as reflexões sobre temas que impactarão toda a cadeia de distribuição em 2024, desde a posição do Brasil no mercado farmacêutico até os desdobramentos da reforma tributária”, analisa Vinícius Dall’Ovo, diretor executivo da entidade.

“A feira também é uma oportunidade para o varejo farmacêutico explorar novas categorias de produtos, incluir os serviços de saúde para a população e estar atento às inovações tecnológicas e de meios de comercialização. Todo esse cenário vem mudando por completo a maneira como o cliente se relaciona com o varejo e, por consequência, as farmácias com a distribuição”, acrescenta.

Como parte desse novo modelo de atuação da farmácia, a próxima edição terá como novidade a criação de um wellness hub, categoria que vem ganhado cada vez mais espaço nos PDVs. “E mais uma vez teremos a construção do que seria uma farmácia do futuro, que funciona como uma autêntica vitrine de inovação”, explica

Abradilan Conexão Farma terá 44 palestras

A programação também contará com 44 palestras distribuídas em quatro arenas. “Para os painéis que ocorrerão no Encontro de Líderes, além do impacto da reforma tributária, também vamos discutir os desafios e as perspectivas para o setor com o Brasil se tornando o sexto mercado farmacêutico mundial”, ressalta Dall’Ovo.

Já as arenas terão temas voltados preferencialmente para apoiar o desenvolvimento do varejo no próximo ano, com dados da Close-Up, IQVIA e IFEPEC. Entre os assuntos a serem abordados estão o mix de produtos na loja, as categorias com oportunidades de crescimento, o que o consumidor espera da farmácia e o comportamento das gerações Z, Alpha e 60+.

HPV de baixo risco pode causar câncer

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HPV

Somente no Brasil, calcula-se que existam entre 9 e 10 milhões de pessoas infectadas pelo papilomavírus humano (HPV), com 700 mil novos casos a cada ano, segundo o Instituto Butantan. Existem mais de 200 tipos de HPV, categorizados em alto e baixo risco para o surgimento de cânceres. Enquanto o HPV de alto risco apresenta um grande potencial oncogênico, o contrário ocorre com o segundo grupo, composto pelos vírus tipo 6, 11, 40, 42, 43, 54, 61, 70, 72, 81 e CP6 108. Mesmo assim, eles não devem ser subestimados.

“Essas cepas do vírus estão associadas principalmente ao desenvolvimento de verrugas genitais (condilomas) e outras lesões benignas na pele e mucosas. Ao contrário do HPV de alto risco, que está mais diretamente ligado ao câncer cervical e a outros tipos de câncer, as cepas de baixo risco geralmente não apresentam um risco significativo de malignização. No entanto, embora o risco de câncer seja baixo, o HPV de baixo risco ainda pode causar desconforto e lesões na área genital além de ser altamente contagioso”, alerta é Jordana Nascimento Pereira, ginecologista do Hospital VITA Batel.

Segundo a médica, é importante entender que existem tipos diferentes de HPV, cada um com suas próprias características e potenciais complicações. “Embora o risco de câncer seja considerado baixo com essas cepas virais, em casos raros, pode ocorrer malignização, principalmente se houver lesões persistentes”, acrescenta.

As verrugas podem aparecer na região genital, no ânus, na boca, na garganta e em outras áreas íntimas. Nas mulheres, elas também podem surgir no colo do útero e na região vaginal. A ginecologista explica que as verrugas podem ser únicas ou múltiplas, variando em tamanho e aparência: planas, elevadas ou semelhantes a uma couve-flor. Os sintomas do HPV de baixo risco que são comuns a homens e mulheres incluem coceira, desconforto ou sensação de queimação na área afetada, mas a infecção também pode ser assintomática, ou seja, muitas pessoas podem ter o vírus sem apresentar sintomas visíveis.

“O HPV é considerado de ‘baixo risco’ em comparação com o HPV de ‘alto risco’ devido à probabilidade estatística de causar câncer. No entanto, é importante entender que o termo ‘baixo risco’ se refere principalmente à capacidade relativa do vírus de causar câncer, em comparação com certas cepas de HPV que são conhecidas por serem mais propensas a desencadear câncer. Portanto, enquanto o HPV de baixo risco é menos preocupante em relação ao câncer, não deve ser subestimado”, observa Jordana.

Homens e mulheres são igualmente suscetíveis à infecção pelo HPV, que é transmitido principalmente por meio do contato direto com a pele ou mucosas infectadas, normalmente durante a atividade sexual, incluindo relações sexuais vaginais, anais e orais. Entretanto, a transmissão não requer penetração sexual completa: o simples contato com áreas infectadas é suficiente para a transmissão do vírus.

Tratamento do HPV

Para o HPV de baixo risco, as opções incluem tratamentos tópicos, que podem ter aplicação de substâncias químicas, como ácido tricloroacético (TCA) ou podofilina para ajudar a destruir as verrugas, crioterapia, procedimentos cirúrgicos, que podem ser realizados em casos de verrugas genitais extensas ou que não respondem a outras terapias, tratamentos a laser e imunoterapia, que se refere ao estímulo do sistema imunológico do paciente para combater a infecção.

Medidas preventivas

Como não existe um tratamento específico contra o HPV e as lesões provocadas pelo vírus podem evoluir para doenças graves, é importante adotar medidas preventivas para reduzir o risco de contaminação.

Algumas delas são a vacinação, a realização de exames médicos regularmente, o uso consistente e correto de preservativos durante a atividade sexual (embora não ofereça proteção total, pois o vírus pode estar presente em áreas desprotegidas pelo preservativo), a limitação do número de parceiros sexuais para diminuir o risco de exposição ao HPV e a outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), educação sexual abrangente e conscientização sobre o HPV e suas formas de transmissão e evitar o tabagismo.

Realizar exames médicos de rotina é importante para detectar precocemente infecções por HPV, incluindo verrugas genitais e outras lesões relacionadas ao vírus. Isso evita complicações e a disseminação da infecção. Segundo Jordana, as mulheres devem fazer o exame de papanicolau para detectar alterações nas células cervicais relacionadas ao HPV e ao câncer cervical e a colposcopia para avaliar o colo do útero em detalhes. Já os homens que praticam sexo anal receptivo precisam fazer anuscopia, que possibilita a avaliação do ânus e do reto e a busca de lesões relacionadas ao HPV. Além disso, os médicos podem fazer exames clínicos para avaliar a presença de verrugas genitais.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Farmácia Popular tem cobertura falha

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Farmácia Popular
Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O programa Farmácia Popular, que passou por uma ampliação em junho com a disponibilização gratuita de quatro tipos de anticoncepcionais, ainda apresenta uma cobertura falha em diversas partes do país. As informações são do O Globo.

Segundo o Ministério da Saúde, em outubro 71.100 mulheres foram beneficiadas com as pílulas de contracepção, quase o dobro do mês em que a iniciativa começou, quando 35.721 medicamentos foram retirados. A rede, contudo, ainda não atinge todo o país, e as regiões Norte e Nordeste são as mais prejudicadas pela falta.

Com quase duas décadas de existência, a política tem 29,7 mil farmácias conveniadas distribuídas em 4,5 mil municípios. Os estados com as piores coberturas são o Amapá, que só tem unidades na capital, Macapá; Roraima, com presença em cinco cidades; e Acre, em seis. Tocantins, Alagoas e Sergipe vêm logo depois.

O programa fornece medicamentos sem nenhum custo ou com até 90% de desconto por meio de parceria com farmácias particulares, que recebem reembolso dos produtos comercializados. Nos casos de desconto, o cliente paga uma porcentagem do valor de referência tabelado, e o Ministério da Saúde arca com o restante.

Até junho, o programa oferecia sem custo para toda a população medicamentos para diabetes, asma e hipertensão arterial (pressão alta). Agora, também são gratuitos para as mulheres quatro anticoncepcionais e um remédio para osteoporose — itens que antes eram vendidos com até 90% de desconto. Para inscritos no CadÚnico, a lista de gratuidade ainda inclui outros oito fármacos e fralda geriátrica.

Farmácia Popular evitou mais de 280 mil hospitalizações

Segundo o ministério, em junho, 87.536 mulheres retiraram medicamentos de contracepção e para osteoporose. Em outubro, o número chegou a 162,7 mil mulheres, um salto de 86% em quatro meses.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a Farmácia Popular evitou 287,3 mil hospitalizações e 19,4 mil óbitos decorrentes de hipertensão arterial, diabetes e asma em apenas um ano, gerando uma economia de R$ 233 milhões que seriam gastos em internações no SUS.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa segue em expansão no país e já alcançou 20.908.612 pessoas até outubro deste ano, número 5,4% maior que os 19.779.819 beneficiários do mesmo período do ano passado.

Brasil deve recuperar em breve certificado de eliminação do sarampo

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sarampo

O Brasil deve recuperar, nos próximos meses, seu certificado de eliminação do sarampo, segundo o diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas),

Jarbas Barbosa. A afirmação foi feita durante seminário sobre vacinação na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, neste sábado, dia 9. As informações são da Agência Brasil.

“O Brasil já se encontra há um ano sem nenhum caso novo diagnosticado, o que nos permite também ter uma esperança muito grande de que, nos próximos meses, a comissão de verificação possa certificar novamente o país”, disse Barbosa.

O Brasil recebeu certificado de eliminação do sarampo em 2016 da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas acabou perdendo em 2019, devido a um surto da doença.

As Américas foram o primeiro continente a receber um certificado regional de eliminação da doença, mas surtos tanto no Brasil quanto na Venezuela, que também perdeu o documento em 2019, fizeram com que a certificação regional fosse suspensa em 2018, segundo Barbosa.

Uma comissão da Opas verificou recentemente que a Venezuela interrompeu a transmissão da doença, faltando apenas o Brasil para que o continente possa novamente ser considerada região livre do sarampo.

Cobertura vacinal contra o Sarampo

O sarampo pode ser evitado com a imunização da população. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que também participou do seminário, afirmou que, desde 2016, o Brasil enfrenta o fenômeno da hesitação vacinal, com campanhas de desinformação que fazem com que a população deixe de buscar a imunização e a cobertura vacinal caia.

Segundo ela, no entanto, dados preliminares do Ministério da Saúde, que devem ser divulgados nos próximos dias, mostram que a cobertura vacinal no país voltou a aumentar este ano.

“Temos clareza de que muito trabalho há que ser feito”, disse Nísia. “Nós instituímos uma plataforma, Saúde com Ciência, como estratégia de governo, interministerial, para esclarecer à população e também identificar práticas criminosas de desinformação, de disseminação de notícias falsas”.

Para Barbosa, os governos dos diversos países precisam monitorar, todos os dias, e desmistificar boatos que surgem contra as vacinas nas redes sociais. “As desinformações estão praticamente todos os dias nas redes sociais, então uma campanha de esclarecimento anual não tem muito papel. O que temos procurado é estimular os países a ter um monitoramento diário de redes sociais, de não deixar nenhum boato, rumor ou desinformação sem resposta apropriada, porque isso é como uma bola de neve, que vai crescendo. E, sem dúvida nenhuma, que vai fazer com que as pessoas percam a confiança na vacina”, acrescenta.

O diretor da Opas também afirma que, além de combater as notícias falsas, é preciso adotar outras medidas para ampliar o alcance da vacinação, como sensibilizar os profissionais de saúde, monitorar as coberturas vacinais e ampliar a oferta em alguns lugares.

Um exemplo é a dificuldade de vacinar crianças em áreas violentas das grandes cidades. Ele destaca que é preciso ampliar o horário de atendimento em postos de vacinação, de modo que fique mais fácil para os trabalhadores levar os filhos para serem imunizados. Assim é possível evitar áreas de pouca imunização.