Os medicamentos especiais ainda não entrarão em pauta na ANS. A agência, que já tem uma nota técnica preparada, adiou a análise do material. A nota em questão sustenta que essas terapias não devem ser consideradas medicamentos comuns. As informações são do Jota.
Apesar de a diferença entre medicamentos especiais e comuns ser apenas conceitual, a questão é muito mais profunda do que isso. Isso porque, estabelecer uma diferença clara entre ambos trará mais transparência para o processo de incorporação ou não no rol de cobertura.
A nota, que acabou vindo a público, gerou reação do setor e dividiu opiniões. Do lado da saúde suplementar, o debate é considerado necessário, enquanto a indústria farmacêutica considera que a diferenciação restringirá o acesso do público aos tratamentos.
Polêmica causou adiamento de decisão sobre medicamentos especiais
Foi exatamente por causa dessa divisão no setor que a discussão sobre os medicamentos especiais foi adiada. O problema para a indústria é que a visão da Advocacia Geral da União (AGU) é similar à da nota técnica.
Para o órgão, as regras para medicamentos comuns não devem se aplicar aos especiais, que só deveriam ser obrigatoriamente cobertos “quando expressamente previstos no Rol de Procedimento e Eventos em Saúde”.
A tendência é que, no futuro, a ANS retome o debate, trazendo para mesa alguns limites, como uma espécie de “teto de gastos” com base na efetividade do medicamento.
O Conitec, que avaliza ou veta a distribuição de remédios pelo SUS, já mantem um limiar semelhante quando o assunto são os medicamentos especiais.
A Pague Menos fará parte do recém-lançado IDIVERSA B3. O índice, lançado pela Bolsa de Valores no último dia 15, visa a destacar as empresas listada no mercado de ações com iniciativas de promoção da diversidade étnica e de gênero. As informações são do Diário do Nordeste.
Hoje, a varejista cearense tem 11.796 mulheres em seu quadro de colaboradores, composto por aproximadamente 25 mil profissionais. Além disso, mais da metade dos líderes da companhia, no caso 59%, são mulheres.
Outro ponto de destaque na Pague Menos é a diversidade étnica. Em 2021, 66% dos colaboradores eram de origem negra, total que subiu para 74% no ano passado.
Diversidade motivou programa da Pague Menos
Para construir lideranças diversas dentro de suas linhas, a Pague Menos criou programas como o Farmas Gerentes, onde capacitou profissionais já no quadro da varejista para a liderança dentro das lojas.
Extrafarma reforçou a diversidade
Com a compra da Extrafarma, mais de 5,4 mil colaboradores chegaram a Pague Menos. Com uma equipe composta por 3.456 mulheres e 2.012 homens, a chegada da ex-concorrente não interferiu nos patamares de diversidade da rede de farmácias.
A meta agora é, até 2025, ter uma representatividade de 50% de mulheres em cargos de alto escalão na área administrativa.
Para acelerar a digitalização da companhia, a EMS anunciou que, até 2025, irá investir R$ 150 milhões nessa área. Além disso, a farmacêutica criou a NC Tech, que unifica as frentes de digita, segurança da informação e TI. As informações são da Reuters.
O novo hub será comandado por Diego Neufert, que ocupará o cargo de diretor de tecnologia. E a chegada do executivo não será a única novidade. A expectativa da EMS é aumentar seu quadro de colaboradores em 50%.
O objetivo desse movimento é aproveitar “os avanços da tecnologia e do ChatGPT para melhorar a colaboração e a eficiência no trabalho remoto”, de acordo com o comunicado enviado pela farmacêutica.
Oportunidades não são raras na EMS
Se a EMS planeja ampliar seu quadro em 50% até 2025, isso não quer dizer que não haja um fluxo de novos colaboradores agora. Em julho, a farmacêutica realizou um processo seletivo com mais de 100 oportunidades de trabalho.
A companhia abriu 138 vagas em diferentes áreas e regiões do país. Além de uma remuneração competitiva, os funcionários têm acesso a um plano de saúde abrangente, plano odontológico, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida e programas de desenvolvimento profissional.
Igor Cavalari (Igão), Marília Zanoli, Cléber Machado, e Thiago Marques (Mítico) durante a apresentação da campanha no estúdio do PodPah (Foto: Ana Claudia Nagao)
Targifor, marca pertencente à unidade de consumo na Sanofi e referência em produtos que fortalecem a imunidade, anuncia uma nova campanha institucional com Cléber Machado e que consolida seu posicionamento como uma masterbrand no segmento de vitaminas. A campanha foi apresentada em agosto no estúdio do PodPah e contou com a cobertura do Panorama Farmacêutico.
Desenvolvida pela Publicis, a comunicação traz o meme “Hoje não? Hoje sim!”, do narrador esportivo, amplamente conhecido devido a um episódio de narração da Fórmula 1. Ao ressignificar a frase, Targifor traz um final mais positivo para ao Hoje Sim, afinal, “Com Targifor, todo o dia é Hoje, sim!”. A campanha é cheia de personalidade, tom de voz irreverente e muito humor.
Targifor consolida seu posicionamento como uma masterbrand
Marília Zanoli, diretora de Marketing em Consumer Healthcare na Sanofi, explica que Targifor, agora, passa a entregar um portfólio repleto de soluções quando o foco é imunidade: Targifor Cewin, vitamina C pura para auxiliar o sistema imune, Targifor+C, com vitamina C + Arginina, que além de fortalecer o sistema imune, ajuda a ter mais energia, e Targifor A-Z, com vitaminas e minerais com diversos benefícios para cuidar da saúde como um todo. A novidade reitera o compromisso com o consumidor buscando soluções inovadoras baseadas em ciência e que sejam ferramentas relevantes para o autocuidado.
Neste novo momento, a campanha quer reforçar que nesse mundo de clima, cada vez mais imprevisível, onde as quatro estações acontecem no mesmo dia, estar com a imunidade preparada é um aliado para enfrentar qualquer situação, pois Targifor contribui com a imunidade da família toda.
“A partir da expansão de portifólio, a marca oferece diversas soluções quando o tema é imunidade para você e sua família. De uma forma bem-humorada, a campanha ilustra a importância de estar com o sistema imune fortalecido para ajudar a atingir seus objetivos”, finaliza Marília.
Proposta de emprego inusitada
Para amplificar a conversa em torno da nova campanha, Targifor promoveu um aquecimento trazendo alguns “flagras” do Cléber Machado nos principais veículos de notícias, fazendo uma brincadeira com o meme e mote da ação. Onde o narrador aparecia usando uma meia com os dizeres “Hoje sim”. Um dos flagras foi na sede da Sanofi, na zona sul de SP, gerando a curiosidade de um novo emprego para o jornalista.
Além disso, para aguçar a curiosidade e atenção em relação ao meme, a marca trouxe alguns influenciadores no TikTok para apresentar situações cotidianas, onde precisavam de ajuda para reforçar a imunidade. Os produtores de conteúdo transformaram seus dias de “hoje não” em “hoje sim”. E para deixar essa comunicação mais divertida e nativa, o áudio da campanha com o meme do Cléber, foi disponibilizado para dublarem esses posts. A conversa gerou várias interações nas redes sociais nos últimos dias, ampliando ainda mais a comunicação.
“É com muito prazer que entro em um novo mundo. Onde fui recebido com muito carinho. E para fazer parte de um novo momento da marca Targifor, com toda a nova campanha usando uma frase que me acompanha já há mais de 20 anos: “Hoje, não? Hoje sim!”. Um jeito de comunicar que tem a ver comigo. Um pouco mais irreverente e sempre bem humorado. Feliz com esse momento. Que fiquemos todos felizes, destaca Cléber Machado.
O e-commerce de farmácia coloca o Brasil em posição privilegiada. O país é o terceiro do mundo com maior participação das vendas online sobre o faturamento total do setor. O percentual já é de 11,6%, inferior apenas aos índices da Alemanha e dos Estados Unidos.
Os dados da IQVIA levam em consideração o desempenho no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período dos anos anteriores. Em relação a 2022, o valor passou de R$ 1,9 bilhão para R$ 2,7 bilhões. O avanço foi de 42,3%.
O salto é ainda maior quando se compara com o primeiro trimestre de 2021, que apresentava vendas na casa de R$ 1,3 bilhão. Nos três primeiros meses de 2019 e 2020, período anterior à pandemia, a representatividade era de apenas 2,7% e 3,4%, respectivamente.
A representatividade do e-commerce de farmácia no Brasil ainda está distante dos dois líderes, cujos percentuais superam 20%. Mas o varejo farmacêutico nacional está bem à frente de mercados maduros como Itália e França e dos nossos vizinhos Argentina e México.
“O varejo farmacêutico brasileiro, especialmente entre as grandes redes e o associativismo, conseguiram ter a agilidade necessária para absorver a rápida mudança de hábitos do shopper durante a pandemia. Facilitaram a jornada do cliente, trabalhando com eficácia a integração com a loja física”, acredita Rogerio Lima, vice-presidente de conteúdo e consultoria da Retail Farma Brasil.
E-commerce de farmácia transita com o PDV
A percepção de Lima vai ao encontro de outro dado do estudo, que aponta que 46% dos consumidores transitam entre a loja física e o e-commerce de farmácia.
Do total, 20% pesquisam os produtos no PDV e compram no ambiente online, enquanto 26% efetivam suas compras após pesquisar na plataforma digital. Estes são conhecidos como consumidores webrooming.
“Essa fusão entre os dois canais exige que o varejista disponibilize o canal que o shopper quer utilizar no momento. Só assim o setor poderá explorar da melhor forma esse novo perfil de compras”, complementa.
Recomendação e market share das marcas
O levantamento ainda revela que a recomendação da farmácia e o resultado da busca no e-commerce da rede tem alto impacto no market share das marcas. A pesquisa comparou 1.337 produtos para diabetes tipo 2 pesquisados nas farmácias com 270 produtos pesquisados no e-commerce da Droga Raia.
Share de visitas à página do produto
Medicamentos para diabetes tipo 2
Marca A
Marca B
Marca C
Outros
Todas as farmácias
24%
26%
23%
27%
Droga Raia
25%
24%
33%
18%
Origem do tráfego para página de produtos
Medicamentos para diabetes tipo 2 – Droga Raia
Origem do tráfego
Marca A +B
Marca C
Orgânico
51
21
Navegação categoria
11
6
Recomendação do varejista
12
22
Busca no site do varejo
7
31
Promoção
13
4
Outros
6
15
“A farmácia precisa focar nas principais palavras-chave usadas pelo shopper no universo online para garantir o posicionamento de destaque das marcas”, ressalta Camila Castro, head de Transformação Digital da IQVIA
O Feirão Dimebras chegou à sua sexta edição e movimenta mais de 10 mil farmácias neste ano.
Com um formato inovador, pelo qual profissionais da companhia visitam os parceiros do varejo, as capacitações começam nesta segunda-feira, dia 21, e se estendem até sexta-feira, dia 25.
“Essa abordagem inovadora permite entregar o que há de mais valioso para todos os estabelecimentos”, afirma Rodrigo Bevilacqua, diretor executivo da Dimebras.
Dimebras reúne parceiros da indústria
Auxiliam a Dimebras na realização desse projeto nomes da indústria como:
Airela
Ecofitus
Geolab
Hertz
Maxinutri
Multilab
Natulab
Neoquímica
“A colaboração e dedicação de nossos parceiros tornam possível levar as melhores vantagens e oportunidades a um espectro ainda mais amplo de farmácias nas regiões de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná”, comenta.
Distribuidora quer ser hub regional
Com 45 anos de atuação no mercado de distribuição de medicamentos, o Grupo Dimebras inaugurou seu sexto CD em 2022. O centro de distribuição foi o primeiro em Santa Catarina, situado na Região Metropolitana de Florianópolis.
Você conhece as consequências danosas que a chamada hipertrofia de adenoide, a popular “carne esponjosa”, pode oferecer quando não tratada adequadamente, ou mesmo ignorada?
A lista é grande e inclui obstrução nasal, voz anasalada, problemas de crescimento na infância, ronco, apneia, cansaço diurno, agitação, irritabilidade, hiperatividade, dificuldade de concentração, desalinhamento da arcada dentária, bruxismo, tosse, otites e sinusites.
Muito comum nas crianças, essa disfunção, que acontece numa pequeníssima estrutura localizada atrás das cavidades nasais e acima do palato (céu da boca), pode persistir durante a adolescência e na fase adulta, trazendo uma série de problemas, a exemplo dos já descritos, que comprometem, sobretudo, a qualidade de vida.
Como tratar a adenoide?
É importante tratá-la o mais precocemente possível. De preferência, ainda na infância, justamente para evitar tais consequências. “O ideal é que, desde cedo, os pais já se atentem às crianças que dormem mal, que se mexem muito à noite, que babam muito no travesseiro. Esses são comportamentos bastante sintomáticos, especialmente quando acompanhados de obstrução nasal recorrente e respiração pela boca”, explica Leila Tamiso, médica otorrinolaringologista do Hospital Paulista.
O termo “carne esponjosa”, a propósito, é devido ao inchaço das adenoides ou dos cornetos nasais (estruturas da parte interna do nariz), que dificulta a passagem do ar e, com o tempo, pode gerar consequências físicas, como o atrofiamento de ossos da face, além de problemas ortodônticos.
“Casos crônicos, quando não tratados, resultam em problemas de dentição na adolescência e na fase adulta, como o desalinhamento da arcada dentária, além da alteração do crescimento dos ossos da face, principalmente dos ossos maxilares, que chamamos de maçãs do rosto”, alerta Leila.
A opção pela cirurgia, ou não, leva em conta, principalmente, o tamanho desse inchaço. Ou seja, até que ponto essa carne esponjosa interfere nas estruturas da face. “Se for de tamanho médio ou pequeno, é indicado o tratamento clínico com medicação, sem necessidade de cirurgia, somente com o auxílio de sprays nasais à base de corticoides e antibióticos, quando tiver associado a infecções (adenoidites)”, afirma a especialista.
Já nos casos mais graves, ela explica que, além do procedimento cirúrgico, é comum haver a necessidade de fonoterapia – técnica aplicada para trabalhar, sobretudo, problemas na fala. “Isso porque, geralmente, esses pacientes têm uma hipotonia da musculatura perioral (ao redor dos lábios), como se fosse uma flacidez por ter respirado pela boca ao longo de muitos anos e não conseguir mais manter os lábios cerrados”, reitera.
Nas duas situações, o diagnóstico se dá, inicialmente, a partir do exame físico, observando face, boca e nariz, acompanhado de alguns exames auxiliares, como raio-x de cavum e nasofibrolaringoscopia. “Esses exames trarão uma visão geral sobre a qualidade da respiração e o tamanho da adenoide, o que dará todos os elementos que o médico precisa saber em relação à necessidade de cirurgia, ou não”, finaliza
De acordo com dados do CFF, o consumo de medicamentos para saúde mental nos últimos quatros anos cresceu 36%. Dentre esses remédios estão antidepressivos e estabilizadores de humor. As informações são do Mundo RH.
Esse cenário preocupante não é exclusividade do Brasil. Em nível mundial, uma em cada oito pessoas tem encontrado dificuldades na área psicológica e psiquiátrica.
Essa maior demanda por medicamentos para saúde mental vem estimulando as farmacêuticas a buscar tratamentos com menos efeitos colaterais e uma eficácia maior.
Medicamentos para saúde mental são alvo de investimento
A pesquisa e o desenvolvimento de novos remédios para o sistema nervoso central e medicamentos para saúde mental receberão um aporte de R$ 80 milhões da Prati-Donaduzzi.
A farmacêutica irá concretizar esses investimentos até o fim do ano. Na visão da empresa, os fármacos são um apoio importante no conceito de estresse a que muitos estão expostos.
“Os desafios das relações sociais, intensificados pelo estresse e pressões diárias, podem ser amenizados com o suporte medicamentoso apropriado”, comenta a pesquisadora da Prati-Donaduzzi, Emanuelle Webler.
A Calistenia é uma ótima opção para você que deseja se manter saudável, mas sem uma obrigatoriedade de ir para academia. Afinal, nessa modalidade de treinamento muscular, o único “equipamento” necessário será seu corpo.
Isso mesmo, os exercícios calistenicos exigem apenas o peso corporal de seu praticante. Mas não pense que estamos falando de uma prática fácil e de um “treino fofo”.
Dentre os principais benefícios dessa prática estão o aumento na flexibilidade e mobilidade, além de ganhos em consciência corporal, força muscular e resistência física.
A calistenia, inclusive, é parte de outros métodos de treino, como o crossfit, a ginástica e o treino funcional.
Agora vem algo imprescindível: sempre pratique esses exercícios com o acompanhamento de um profissional capacitado. Assim, será possível garantir os melhores resultados com a menor incidência de lesões.
Os principais benefícios da calistenia
De maneira geral, os principais benefícios dos exercícios calistenicos são:
Fora os benefícios já citados, existem outros mais subjetivos. Como a calistenia é composta por um grupo de exercícios focados no uso do peso corporal, você pode faze-los em praticamente qualquer lugar, ou seja, a prática se torna mais fácil de colocar na rotina, além de ser potencialmente menos monótona para aqueles que não são tão fãs de academia assim.
Por onde começar?
Como em qualquer prática esportiva, é importante começar com movimentos mais simples e ir ampliando a dificuldade conforme se ganha experiência. Abaixo, veja alguns simples exercícios para colocar na sua rotina.
Calistenia para iniciantes
Sentando sem cadeira
Esse é um dos movimentos mais simples e extremamente efetivos da calistenia. O primeiro passo é apoiar as suas costas em uma parede. Agora, coloque os seus pés um pouco à frente do corpo, algo como 60 centímetros.
Agora, com os pés a frente e as costas ainda posicionadas na parede, deslize até ficar com os joelhos em uma posição de 90º. Feito, basta sustentar essa posição por aproximadamente 30 segundos.
O movimento, como os “ratos de academia” já notaram, lembra um agachamento, mas, diferente da versão comum no crossfit e musculação, há um menor desgaste do joelho.
Também como no agachamento tradicional, os músculos utilizados para esse exercício são os glúteos e os da coxa, como quadríceps e femural.
Falando em agachamento…
E sentar encostado na parede não é o único agachamento praticado na calistenia. Isso porque esse movimento simples e cotidiano é ótimo para trabalhar todos os músculos da perna.
Para colocar o movimento na prática, você deve executá-lo assim: posicione os seus pés na mesma proporção de distância de seus ombros; agache levando seu bumbum para trás e mantendo as costas retas; abaixe até que seus joelhos cheguem a um ângulo de 90º graus; agora suba novamente, mas não estenda suas pernas por inteiro.
Cada série desse movimento deve ser composta por no mínimo oito e no máximo 12 repetições. Formas de intensificar esse exercício são adicionando pesos ou realizando-o de forma mais lenta.
Puxa! Puxa! Puxa!
A barra é outro famoso exercício, dentro da calistenia, ou fora dela. A diferença é que, quando falamos dessa prática esportiva, ela é elevada a outra potência.
Mas, calma, ainda não estamos falando de uma barra avançada, mas sim para iniciantes, correto? Mesmo em suas versões mais simples, esse movimento é muito eficaz para fortalecer os braços, as costas e o peito.
Para os iniciantes em calistenia, o ideal é escolher barras mais baixas, onde será, por vezes, possível manter os pés no chão, para facilitar a execução do movimento.
Para realiza-lo, será necessário estender os braços em uma abertura paralela aos ombros. As pernas devem ser mantidas estendidas ou flexionadas, a depender do ângulo do movimento e o nível de experiência do praticante.
A puxada, em si, é simples e autoexplicativa, basta puxar seu corpo e retornar de maneira lenta e controlada.
O Grupo SC reforçará sua equipe para alicerçar a chegada à cidade de Varginha, em Minas Gerais. A distribuidora irá contratar 350 novos talentos para a operação, que começará em outubro. As informações são do Varginha Digital.
O Balcão de Empregos, da prefeitura do município, será responsável pela captação dos currículos dos interessados pelas oportunidades. A decisão foi sacramentada em reunião na última quarta-feira, dia 16.
As vagas disponíveis no Grupo SC são:
Analista de logística
Analista fiscal
Assistente comercial
Assistente de logística administrativo
Assistente fiscal
Auxiliar de logística
Coordenador de logística
Líder de logística
Operador de empilhadeira
Supervisor de recursos humanos
Suporte técnico de TI
Técnico de manutenção predial
O Balcão de Empregos afirmou que, em breve, irá anunciar os requisitos das vagas e também como se candidatar a cada uma delas.
“O GrupoSC traz consigo a expertise e a qualidade que contribuirão para o avanço do setor fármaco na cidade”, comenta Vérdi Melo (Avante), prefeito de Varginha.
O complexo, que já disponibilizava uma área de 120 mil m², inaugurou em maio um novo galpão logístico de 84 mil m². O espaço tem como foco a indústria farmacêutica e de higiene e beleza, fornecedores de matéria-prima, além de distribuidoras de medicamentos.
Além disso, o condomínio conta com o diferencial de ter um recinto alfandegado, proporcionando um ecossistema completo para o canal farma.