O que esperar para o e-commerce de farmácia em 2024

e-commerce de farmácia
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O e-commerce de farmácia já é a preferência de 27% dos consumidores do setor, de acordo com análise da Febrafar. Esse canal vem se revelando cada vez mais estratégico para os negócios, mas é preciso se manter atento às principais tendências para a sua plataforma se destacar na multidão.

Em artigo ao portal E-Commerce Brasil, o CEO e fundador da SELIA Fullcommerce, Ângelo Vicente, destacou algumas áreas que se tornarão diferenciais para o varejo farmacêutico online.

Segundo o especialista, um dos movimentos mais fortes para o futuro é da integração dos sites de farmácias com plataformas de telemedicina. Para ele, esse processo conferiria mais velocidade e segurança ao tratamento dos pacientes.

Muito mais que e-commerce de farmácia

“O acesso às prescrições após consultas médicas a distância poderia ser facilitado pela operação do e-commerce de farmácia, garantindo que os pacientes obtenham seus medicamentos rapidamente e de forma segura”, analisa.

O CEO finaliza afirmando que esse portfólio mais amplo de produtos e serviços pode ser fornecido em parceria com hospitais e startups, sem que a farmácia seja a única responsável por eles.

Cliente no centro

Da mesma forma como o gestor de farmácia deve capacitar sua equipe para oferecer um atendimento de excelência na loja física, a experiência no mundo digital não deve ser diferente. E, para isso, entram em cena algumas tecnologias.

“O uso de inteligência artificial e big data permite que plataformas de e-commerce ofereçam uma experiência personalizada para cada cliente”, explica Vicente. De acordo com ele, exemplos vão do histórico de compras ao atendimento 24/7.

Apesar de falarmos nesse conteúdo sobre sites de farmácia, o especialista destaca que o objetivo é ter um atendimento omnichannel e se fazer presente em diferentes canais. “A maioria dos clientes, por exemplo, prefere o WhatsApp, e os sites ficam apenas em quarto lugar”, observa.

Entregas mais sustentáveis

Um diferencial cada vez mais procurado pelos consumidores é a sustentabilidade. Essa tendência também vale para as farmácias. Os sites devem pensar em embalagens eco-friendly e também em opções de entregas com menor impacto ambiental.

“A adoção de práticas sustentáveis não só contribui para a preservação do meio ambiente, como também melhora a imagem da empresa junto a um público cada vez mais atento à sustentabilidade”, reforça Vicente.

Segurança: diferencial e necessidade

Seja no e-commerce de farmácia ou não, o consumidor deseja se sentir seguro ao fazer sua compra. Para tanto, investir em certificações e reforçar a proteção do seu site deixa de ser um diferencial competitivo e se torna imperativo para seus clientes.

“A confiança dos consumidores é vital para o sucesso do e-commerce, ainda mais em um setor como a saúde, e investimentos em segurança são essenciais para manter essa confiança”, finaliza.

Por que adotar ferramentas para treinamentos online?

treinamentos online

Os seus colaboradores se qualificam por meio de treinamentos online? Ou você ainda é daqueles gestores que pensa que o processo de aprendizado só acontece presencialmente? Já falamos aqui no Panorama Farmacêutico que muitos líderes de farmácia ainda são vítimas da “Síndrome de Gabriela” e acham que os processos tradicionais não devem ser modernizados.

O portal escutou especialistas para elencar os principais motivos que ressaltam a importância de adotar ferramentas digitais para ampliar o alcance das capacitações dos colaboradores.

As razões para contar com treinamentos online na sua farmácia

Economia e facilidade

Começamos falando sobre alguns importantes aspectos possibilitados pelos treinamentos em ambientes virtuais. No modelo presencial, o gestor precisa mobilizar toda sua equipe em um único lugar e contratar um palestrante. Além de gastos adicionais, desfalca a operação.

Para Renan Van Opstal, analista de RH da Procfit, plataformas online resolvem esse problema. “Hoje, os colaboradores podem estudar onde e quando tiverem disponibilidade. Além disso, essa modalidade garante escalabilidade quando falamos de grandes redes”, explica.

Ele também aponta que essa é uma vantagem que pode ser desfrutada desde o pequeno empreendedor ao grande varejista. “Quando falamos do gestor de uma farmácia de menor porte, ele não precisa ocupar um membro de sua equipe para treinar o novo colaborador. E as redes conseguem garantir que seus procedimentos sejam os mesmos em toda sua operação”, afirma.

Padronização em dia

Felipe Castanheira, diretor do Cosmos Pro, unidade de negócios do grupo Procfit, destaca também que o uso de ferramentas digitais assegura ainda a padronização do treinamento.

“Quando o treinamento é conduzido por um colaborador, este ensinará os procedimentos à sua maneira e o funcionário capacitado acabará por replicar os hábitos do treinador. Ao longo do tempo, toda a padronização se perde, acarretando em ineficiências operacionais, perda de qualidade no trabalho e desalinhamento com os objetivos da organização”, acredita.

Aprendizado personalizado

Mas quando falamos de conteúdo padronizado, não quer dizer que ele seja engessado. Em plataformas online, o gestor pode trabalhar com diferentes tipos de conteúdo para gerar o melhor engajamento e aprendizado de sua equipe.

O analista também aponta que tendências modernas, como os vídeos curtos, também podem ser aplicadas no aprendizado. “Muitas vezes, o colaborador não consegue acompanhar um treinamento de duas horas, por exemplo. Mas, um conteúdo compartilhado em pílulas, de acordo com o conceito de microlearning, pode sim ser bem absorvido”, destaca.

Acompanhamento de verdade

Quando você treina um novo funcionário, como você sabe que ele realmente aprendeu um procedimento? E como você identifica os pontos fortes e fracos desse profissional? Sem um sistema digitalizado, fica difícil analisar esses detalhes empiricamente. Essa é mais uma lacuna que pode ser preenchida com o uso de sistemas online.

“Com base nesses resultados, é possível checar onde o profissional precisa concentrar seus esforços e quais skills ele já domina. Esse parâmetro também é uma ótima opção para descobrir talentos ‘escondidos’ na sua equipe”, explica Castanheira.

Reforço no trade marketing

Um detalhe destacado pelo diretor diz respeito ao trade marketing. “Ninguém melhor que o fabricante para falar de um produto. Por isso, a própria indústria pode disponibilizar conteúdos que irão municiar a equipe de vendas com informações sobre o item, seus benefícios e diferenciais”, explica.

Van Opstal vai além e pontua que investimentos podem ser perdidos sem a devida capacitação. “O varejo e a indústria investem em campanhas, mas se o balconista não está capacitado para vender o produto, o dinheiro será perdido”, alerta.

Lei de Propriedade Industrial opõe governo e farmacêuticas

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Propriedade industrial
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Um Projeto de Lei (PL) para alterar a Lei de Propriedade Industrial, fez com que a indústria farmacêutica ligasse seu alerta vermelho. As informações são da Veja.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, há três anos, que era inconstitucional que as patentes de medicamentos durassem mais do que 20 anos. Só que o PL em questão quer mudar essa realidade e possibilitar exclusividade por mais tempo.

Na visão dos laboratórios nacionais, esse projeto pode possibilitar que multinacionais prolonguem suas patentes e evitem a produção de genéricos, o que traria graves efeitos à saúde pública.

Grupo FarmaBrasil é contra mudanças na Lei de Propriedade Industrial 

O projeto em questão é o PL 2210/22, que permitiria às empresas alterar seu pedido de patente até o começo do exame técnico por meio do INPI. Na prática, isso possibilitaria que a indústria farmacêutica impedisse por mais tempo a concorrência.

“A medida pode comprometer a política de genéricos, fundamental para expandir o acesso da população a tratamentos de saúde e com custo menor, além de ser um retrocesso em relação à decisão do STF”, critica a vice-presidente do Grupo FarmaBrasilAdriana Diaféria.

Medicamentos genéricos são 37% do mercado nacional 

Qualquer mudança de lei que afete a produção de genéricos terá um impacto grandioso no mercado farmacêutico nacional. Isso porque a categoria representa 37% do setor no país.

Mais comercializados do que os remédios de referência ou similares, os genéricos já registram um faturamento anual superior aos R$ 17 bilhões. Outro número que mostra o tamanho desse mercado diz respeito à fabricação de embalagens.

Pensando apenas nesses fármacos, dois bilhões de embalagens foram produzidas em 2022, de acordo com informações da Anvisa.

CD da Vitamedic recebe investimento de R$ 35 milhões

CD DA VITAMEDIC

Foto: DivulgaçãoO CD da Vitamedic será inaugurado oficialmente em agosto deste ano e ocupará um terreno próprio de 60 mil m² no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás. A indústria farmacêutica brasileira investiu R$ 35 milhões no novo centro de distribuição, que dobrará a capacidade do depósito atual.

De 20 milhões de unidades, a companhia passará a armazenar 40 milhões de medicamentos e suplementos, distribuídos em 9,2 mil posições-pallets. Presente em 74 mil lojas do varejo farmacêutico, a fabricante já está entre as 30 maiores do país em venda de unidades e ocupa o terceiro lugar considerando apenas as categorias e regiões nas quais atua (mercado relevante em R$ PPP, segundo a IQVIA).

O aporte integra um montante de R$ 580 milhões empenhados pelo Grupo José Alves até 2025. Controladora de 11 empresas atuantes em oito segmentos econômicos, a holding adquiriu a Vitamedic em 2015.

CD da Vitamedic dará respaldo à ampliação de portfólio 

O novo CD da Vitamedic respaldará o objetivo da farmacêutica brasileira de acelerar o ritmo de lançamentos no ano. A intenção é que o portfólio de quase 90 produtos chegue a 247 até 2026. “Temos um plano claro de ampliar nosso alcance geográfico, especialmente no eixo Sul-Sudeste, e estarmos presentes nas mais de 90 mil farmácias do Brasil”, reforça o diretor superintendente Wilmar Oliveira.

A prioridade recairá sobre os medicamentos genéricos e similares, que vêm registrando aumento acima da média geral do mercado farmacêutico. Essa categoria responde por 31% do volume de negócios e terá como âncoras produtos como o genérico do antialérgico Allegra, o primeiro cloridrato de fexofenadina suspensão do mercado, e a marca Doralex, versão da Novalgina em três apresentações.

Outra novidade no portfólio foi a incorporação de uma linha completa de suplementos vitamínicos e esportivos – a Trustfuel. Esses produtos serão o motor das recém-iniciadas vendas via e-commerce e buscam atender a um consumidor de perfil mais premium.

Como parte da estratégia de ampliar o portfólio, a companhia esteve na primeira quinzena de abril em Portugal, onde visitou unidades fabris e iniciou conversações para intercâmbio de medicamentos com laboratórios locais. “Essa troca de know-how e tecnologia com o Exterior auxilia nesse projeto, além de ampliar o acesso da população a medicamentos mais inovadores”, finaliza Oliveira.

DPSP abre 100 empregos em farmácias de 3 estados

empregos em farmácias
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Processo seletivo oferece 100 empregos em farmácias da DPSP

O Grupo DPSP, dono das bandeiras Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, está com 100 vagas de emprego para atendimento em lojas em três estados brasileiros.

As oportunidades estão distribuídas entre Minas Gerais (50), Mato Grosso (30) e Espírito Santo (20) e contam com benefícios como plano de saúde e  odontológico, seguro de vida, vales refeição e transporte, Gympass e programas de participação em resultados.

Os interessados podem se inscrever na página de carreira do Grupo DPSP. As oportunidades também podem ser encontradas separadamente por estados: Minas GeraisEspírito SantoMato Grosso.

Portal disponibiliza empregos em farmácias

Panorama Farmacêutico inaugurou, recentemente, seu portal de vagas. A novidade permite que empresas e grupos do canal farma cadastrem suas oportunidades de trabalho na plataforma, em busca de candidaturas.

A seção também possibilitará que candidatos disponibilizem seus currículos para a avaliação das redes, facilitando assim a criação de um dos maiores bancos de talento do canal.

Fábrica da Galderma recebe investimento de R$ 33 milhões

Fábrica da Galderma
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A expansão da fábrica da Galderma em Hortolândia (SP) conta com um investimento de US$ 6,5 milhões (R$ 33 milhões), que permitirá um aumento de até três vezes em sua capacidade produtiva . A companhia, especializada em produtos para cuidados com a pele, adquiriu o prédio atual, que antes operava por meio de leasing, além de um terreno adjacente de 48 mil m².

A planta brasileira da indústria, presente também no Canadá, Suécia e França, é responsável pela produção de dermocosmésticos como Cetaphil e Dermotivin. Os produtos fabricados em Hortolândia são exportados para 39 países da América Latina, Europa, Ásia e Oceania, além dos Estados Unidos.

Reforma na fábrica da Galderma reforça importância do Brasil para a farmacêutica

De acordo com Lígia Santos, gerente geral da Galderma no Brasil, o país está entre os três principais mercados da empresa no mundo, com uma forte trajetória de crescimento no último ano. “Estamos orgulhosos de continuar investindo na produção local de produtos como a linha Cetaphil Oil Control, que se adapta perfeitamente à pele brasileira”, afirma.

Ela acrescenta que, com a ampliação, a companhia conseguirá desenvolver a economia da região e internalizar alguns processos de produção, aprimorando a velocidade e flexibilidade de abastecimento. “O objetivo é progredir no mercado brasileiro, apoiando seu crescimento e dedicando nosso foco e paixão em prol do propósito de avançar a dermatologia para cada história de pele”, finaliza a executiva.

Novos esmaltes da coleção ‘A Cor da Sua Moda’

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MODELO LANCAMENTO PORTAL ImpalaA Impala lançou a quinta edição da coleção A Cor da Sua Moda, com 10 novas tonalidades de esmaltes, que agora fazem parte do portfólio regular da marca, refletindo as tendências para o outono/inverno 2024.

Essa coleção, atualizada anualmente, resulta de estudos aprofundados sobre o comportamento e preferências dos consumidores, sempre alinhada com as tendências de moda e beleza. As novas cores combinam tons vibrantes e sóbrios para atender a uma variedade de estilos.

Confira as novidades da coleção:

  • Fascinação(vermelho vibrante)
  • Sossego(vermelho amarronzado)
  • Querer (rosa escuro azulado)
  • Delicado(rosa claro)
  • Intenso(lilás leitoso)
  • Vivência, (azul royal leitoso)
  • Destinos(marrom avermelhado)
  • Virtude(verde acinzentado)
  • Segredos(preto perolado)
  • Lembranças(branco perolado)

Distribuição: atua em parceria com grandes distribuidoras nacionais
Gerente de marketing e produto:  Elizete Serpico Gemir – elizete.gemir@mundial.com, 11/2487-2753 ou 11/99622-3753

CFF elaborará guias sobre assistência farmacêutica em catástrofes

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Assistência farmacêutica em catástrofes,
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O Conselho Federal de Farmácia (CFF) vai criar um grupo de trabalho para a elaboração de guias sobre a assistência farmacêutica em catástrofes. A decisão foi tomada após votação no Plenário do Conselho, na última quinta-feira, dia 23, motivada pela atuação dos profissionais no atendimento às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O CFF já produziu três materiais educativos para nortear o trabalho da categoria neste momento de crise. Os documentos divulgados até então foram realizados pela Assessoria Técnica e pela Coordenação de Imprensa do órgão.

Guia sobre assistência farmacêutica em catástrofes é ideia antiga 

Apesar do protagonismo dos profissionais farmacêuticos e do mercado como um todo, a ideia de criar um guia sobre o tema veio ainda antes das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo Cláudio Guimarães, suplente de conselheiro federal de farmácia pelo estado de Santa Catarina, o tema já era estudado há mais de um mês.

“O farmacêutico participa desde a logística para a aquisição e distribuição dos medicamentos até a dispensação ao paciente. Walter Jorge João, presidente do CFF, se mostrou bastante receptivo e se prontificou a criar o novo GT para a elaboração dessas diretrizes de trabalho tão fundamentais e que contribuirão para salvar muitas vidas”, comemora.

CFF propôs melhorias no atendimento às vítimas 

Para dinamizar o atendimento aos afetados pelas enchentes, o CFF enviou dois ofícios ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

No primeiro, o conselho pediu que a pasta flexibilizasse o acesso aos medicamentos distribuídos pelo Farmácia Popular no Estado. E no ofício enviado à Anvisa, o objetivo foi pleitear a extensão da validade das receitas para a compra de medicamentos de controle especial e antimicrobianos, com o objetivo de evitar novas consultas médicas, inviáveis nas condições atuais.

Supley oferece nova opção de snack proteico

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MODELO LANCAMENTO PORTAL SupleyO varejo farmacêutico passa agora a contar com mais uma opção de snack proteico quando o assunto são as barrinhas. O Grupo Supley, por meio de sua marca Max Titanium, apresenta a Power Protein Crisp.

Com 15 gramas de proteína em sua composição, é uma ótima opção para um lanche rápido e nutritivo, seja antes ou depois da rotina de treinos.

Disponível em quatro sabores (cookies, dark chocolate truffle, frutas vermelhas e milk caramel), a barrinha se destaca pela consistência crocante, sem perder a cremosidade do recheio.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Gerente nacional de vendas (canal farma): Nathalia Cristofano – (16) 99720-7620

Nanoprópolis da APISVIDA chega ao varejo farmacêutico

NANOPRÓPOLIS DA APISVIDA
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O varejo farmacêutico brasileiro recebe um novo e exclusivo produto – o Nanoprópolis. Desenvolvido pela APISVIDA em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), no campus de Ribeirão Preto, o produto é até três vezes mais eficaz em relação aos extratos de própolis convencionais disponíveis no mercado.

Com esse lançamento, a APISVIDA, situada em Bebedouro (SP), espera ampliar ainda mais a sua capilaridade. Segundo dados do IQVIA, a fabricante lidera o ranking de vendas da categoria de mel nas redes associadas à Abrafarma e é a segunda colocada na categoria de própolis, com ótima experiência dos consumidores. É a única marca do segmento com 0% de rejeição. Atualmente, seus mais de 110 SKUs estão presentes nas maiores redes de farmácias do Brasil.

A parceria com a Universidade de São Paulo (USP) existe há 13 anos e o Nanoprópolis® vem sendo desenvolvido há cinco, por meio de uma pesquisa encabeçada pelos pesquisadores Jairo Bastos e Priscyla Daniely Gaspari. Neste mês de maio o produto chegou às farmácias.

Pesquisa comprovou benefícios extras do Nanoprópolis da APISVIDA

Pesquisas demonstraram que o Nanoprópolis da APISVIDA aumentou a biodisponibilidade dos compostos ativos da própolis, o que assegura uma absorção mais eficiente pelo organismo. Além disso, a formulação aquosa apresenta maior teor de extrato seco (ativos) de própolis, superando a eficácia da versão convencional, mesmo em doses menores.

O produto também apresenta uma ação cicatrizante 2,6 vezes maior e reduz em até 87% a carga viral de diferentes variantes do Sars-Cov-2, sendo até quatro vezes mais eficiente que os extratos de própolis verde convencionais. A nanotecnologia utilizada permitiu ainda triplicar a ação antioxidante e a citotoxicidade em células de câncer.

“O consumo de própolis no Brasil já é muito difundido. E com a comprovação da maior eficiência dessa solução, entendemos que a categoria tem potencial para conquistar outro status nas prateleiras das farmácias”, observa Renan Morales, gerente de marketing da fabricante, em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

Devido à maior facilidade logística, a distribuição do Nanoprópolis deve começar pelo estado de São Paulo, por meio do parque fabril de 2.300 m² em Bebedouro.

O produto chegará em duas apresentações ao varejo farmacêutico – o extrato de própolis verde e vermelho. Ambos não têm adição de álcool e o preço sugerido varia de R$ 45 a R$ 55. “Mesmo com um rol de benefícios maior, ainda chegará com um valor próximo do que já é praticado pelo mercado”, argumenta Morales.