Bendita Pimenta promove higiene e bem-estar

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Bendita Pimenta
Foto: Divulgação

A Bendita Pimenta oferece uma linha de produtos desenvolvidos para promover mais higiene e bem-estar sem abrir mão da praticidade. O spray de limpeza e a espuma de higienização foram criados para atender às mais diversas necessidades do dia a dia, tornando-se aliados indispensáveis para quem busca proteção e cuidado com a pele.

Spray de limpeza Bendita Pimenta

O spray de limpeza da Bendita Pimenta foi formulado para higienizar superfícies com cheiro agradável, como assentos sanitários. É hipoalergênico e contém ativos naturais à base de pimenta-rosa. Além de eliminar microrganismos, o produto é seguro para todos os tipos de pele, incluindo as sensíveis, e pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos.

Diferentemente do tradicional álcool em gel, o spray não é inflamável, não causa ardência e ressecamento da pele.

Espuma de higienização assegura aplicação suave a eficaz

Já a espuma de higienização oferece alta eficiência na eliminação de germes sem comprometer a hidratação da pele. Sua fórmula hipoalergênica e textura cremosa garantem uma aplicação suave e eficaz, removendo impurezas sem causar ressecamento ou irritação. O produto destaca-se como alternativa ao álcool em gel.

Sistema de distribuição: sistema próprio
Gerente de produtos: Larissa Souza – (27 )99806-6419

Presença das mulheres no mercado farmacêutico avança

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Varejo apresentou bons números – Foto: Canva

A chegada do dia 8 de março levanta diversas discussões sobre a presença das mulheres no mercado de trabalho, incluindo o canal farma. Estudos publicados pelo Panorama Farmacêutico revelam a diferença no número de profissionais empregadas ao longo dos anos, suas principais atribuições e seu nível de relevância dentro das companhias.

A taxa de ocupação da categoria varia conforme a classe analisada. Um levantamento divulgado pelo Sindusfarma revelou que, em 2024, o número de mulheres em cargos de C-Level  cresceu 3%, alcançando a marca de 35%.

Nas posições gerenciais, no entanto, o índice sofreu uma queda de 6%, caindo para 38% em relação ao ano anterior. “Esses dados demonstram que as mulheres ocupam um importante espaço no setor, mas ainda há lugar para mais”, analisa a chairwoman do LeaderSheHeloísa Simão.

Presença das mulheres varia de acordo com o segmento

Outro importante fator nessa equação é o segmento de atuação analisado. A presença das mulheres é mais evidente em setores como recursos humanos (73%), compliance (62%), comunicação (62%), marketing (59%) e área médica (56%). No ponto contrário, a presença de executivas é mais escassa nos departamentos de finanças (26%) e tecnologia (25%).

Inclusão feminina é destaque do varejo

Já um estudo da SBVC mostra que o setor varejista conta com dez representantes entre as empresas com maior participação de mulheres no total de funcionários. E três redes do Sul do país aparecem em maior destaque. São elas as gaúchas Farmácias São João (73%) e Panvel (70%), além da paranaense Farmácias Nissei.

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Fonte: SBVC e Cielo

Recursos para inovação batem recorde em 2024

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RECURSOS PARA INOVAÇÃOCannabis medicinal, Finep
Foto: Freepik

O ano de 2024 representou o maior volume de recursos para a inovação. E o setor de cannabis medicinal também foi contemplado por meio da Missão II – Complexo Econômico Industrial da Saúde, que destinou R$ 18,6 milhões na forma de subvenção e contrapartida.

A política de reindustrialização do país, a NIB, prevê o financiamento de projetos de inovação por meio de recursos de diferentes órgãos e instituições. E a Finep, vinculada ao MCTI, é um dos operadores.

Entre o fim de 2023 e 2024, a instituição lançou mais de uma dezena de chamadas para apoiar projetos com subvenção econômica – o mais nobre dos recursos destinados à inovação, não retornáveis pelas empresas.

Recursos para inovação beneficiam centro de estudos sobre cannabis

O recorde de recursos para inovação beneficiou, por exemplo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que obteve da Finep a aprovação de duas propostas. Uma delas irá estruturar um centro de estudos para canabidiol e derivados da cannabis, a fim de criar medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta receberá o financiamento de R$ 12 milhões. Denominado Terasus, o projeto reúne o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Instituto do Cérebro (ICe), sob a coordenação geral do professor Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito

e coordenação dos professores Leandro de Santis Ferreira e Maria Bernadete Cordeiro de Sousa.

“Vamos trabalhar com produtos nanoestruturados de canabidiol puro e a padronização de extratos de cannabis”, explica o coordenador geral do estudo, ao detalhar que serão definidas a espécie de cannabis e o método extrativo que deve ser utilizado para a fabricação do extrato. “Dessa forma, a Anvisa terá referências extras sobre esses produtos, o que tende a facilitar os trâmites de aprovação”, complementa.

Além de incentivar a padronização de requisitos regulatórios e estruturas de produção para derivados de canabidiol e da cannabis, o grupo espera comprovar efeitos terapêuticos semelhantes ou superiores aos desenvolvidos em outros países. O trabalho será desenvolvido com parcerias internacionais nos Estados Unidos e na Europa, especialmente na Itália e França.

Novo Nordisk obtém aprovação da Anvisa para insulina semanal

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Insulina semanal
Aprovação veio ainda na quarta-feira de cinzas / Foto: Freepik

A Icodec, insulina semanal da Novo Nordisk, poderá ser comercializada no Brasil após a aprovação da Anvisa ocorrida nesta quarta-feira, dia 5. A informação foi divulgada em primeira mão durante a conferência internacional para a imprensa, realizada no dia seguinte, que contou com a participação do Panorama Farmacêutico.

Segundo a companhia, ainda não há detalhes oficiais sobre a que público o medicamento atenderá, mas a expectativa é que, até o início da próxima semana, tudo já esteja elucidado. O preço do hormônio ainda será decidido pela CMED.

Insulina semanal já é utilizada em outros países

Segundo a vice-presidente da área médica da Novo Nordisk no Brasil, Priscilla Mattar, a insulina semanal já está presente internacionalmente. “Países como Austrália, Alemanha, Canadá, China e Japão já aprovaram seu uso”, afirma.

Com exceção da China, nos demais países, o hormônio foi aprovado para pacientes com diabetes dos tipos 1 e 2, sendo que o produto é especialmente interessante para o segundo grupo. “Nos testes, o risco de hipoglicemia foi ainda menor (em comparação com a insulina tradicional)”, afirma.

E essa não é a única inovação no radar da farmacêutica. Ainda em fase “bastante inicial de testes clínicos”, o laboratório trabalha com uma insulina de alta sensibilidade, que se ativa na corrente sanguínea ao identificar um pico de glicose.

Produção não será nacional

Apesar de manter sua maior fábrica de insulina da América Latina no Brasil, em um primeiro momento, a versão semanal do hormônio não será feita no país, afirmou Priscilla à reportagem. Entretanto, a Novo Nordisk não descarta trazer a produção para cá no futuro.

Outros temas da entrevista

O Panorama Farmacêutico também questionou a companhia sobre o abastecimento do Ozempic (semaglutida), que se mostrou inconstante em 2024. Segundo a vice-presidente da área médica, março marcará a normalização na oferta.

A farmacêutica também disse trabalhar para desestimular o uso off label do medicamento para o emagrecimento, além de tentar atuar para coibir falsificações e vendas ilegais de produtos roubados ou contrabandeados.

Produtos de cannabis aprovados crescem 76% em 2 anos

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PRODUTOS DE CANNABIS APROVADOSCanabidiol, cbd, cannabis medicinal, Anvisa
Foto: Freepik

Desde 2020, o país já conta com 45 medicamentos e produtos de cannabis aprovados pela Anvisa. O número cresceu 76% em dois anos, com a inclusão de 25 itens comercializados nas farmácias em 2022 e mais 19 em 2024. O último aval da agência ocorreu no início deste ano. As informações são do Metrópoles.

Porém, há ainda um longo caminho a percorrer para que essas novidades estejam, de fato, acessíveis ao consumidor. Enquanto outros países avançam na regulamentação do uso medicinal da cannabis, o Brasil enfrenta desafios como o alto custo. Com um Congresso Nacional considerado conservador, os avanços nesse quesito viriam do Poder Judiciário, dizem especialistas. Pautas do gênero não tendem a prosperar na Câmara dos Deputados ou no Senado.

Um exemplo disso é que o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a tese sobre a descriminalização da maconha para uso pessoal em fevereiro, em que presume que um usuário porta até 40g de Cannabis sativa ou seis plantas-fêmeas. Essa decisão ratifica a que foi tomada em julgamento ocorrido em junho de 2024.

Antes disso, era necessário que houvesse a concessão de habeas corpus (HCs) para pacientes que cultivassem a planta em casa para uso próprio. Assim, os salvo-condutos impediam que essas pessoas fossem processadas.

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por sua vez, enfrentou o tema em novembro de 2024, quando permitiu a importação de sementes e o cultivo do cânhamo industrial (hemp), destinado a fins terapêuticos. Esse caso, que tinha a ministra Regina Helena Costa como relatora, abordava a regulamentação do plantio por empresas.

Cabem à União e à Anvisa estabelecer normas para importar e plantar cannabis com até 0,3% de Tetrahidrocanabinol (THC) em até seis meses. Ambos os atores recorreram sob o argumento de que o tempo definido era curto. O STJ, entretanto, não acolheu os pedidos em julgamento realizado em fevereiro de 2025.

Regulamentação de produtos de cannabis enfrenta entraves

A regulamentação da cannabis no Brasil começou em janeiro de 2015, no momento em que o canabidiol (CBD) deixou de pertencer à lista de substâncias proibidas pela Anvisa e passou a ter o uso permitido como medicamento controlado. Mas para a Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann), apesar das movimentações regulatórias, as perspectivas para uma abertura abrangente do setor ainda enfrentam entraves políticos, jurídicos e econômicos.

“Observando o ritmo dos últimos dez anos, é possível prever os temas que devem agitar o setor em 2025, como a falta de uma regulamentação robusta que segue emperrada na Anvisa, barreira de custos e de recursos disponíveis para pesquisa e desenvolvimento”, afirma Thiago Ermano Jorge, presidente da Abicann.

Segundo ele, o interesse de novas categorias profissionais no segmento de cannabis medicinal, como veterinários, enfermeiros e nutricionistas, indica expansão no cuidado com pacientes humanos e animais. “Mas a produção nacional limitada de medicamentos ainda é um gargalo”, pondera.

Com cerca de 20 milhões de pacientes potenciais no Brasil, o mercado de cannabis medicinal apresenta enorme potencial. “No entanto, apenas 560 mil pessoas estão em tratamento, devido aos altos custos, que variam entre R$ 25 mil e R$ 50 mil anuais por paciente”, avalia Jorge.

Dailus investe em sombras líquidas

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sombras líquidas
Foto: Divulgação

Sempre atenta às principais tendências do mundo da beleza, Dailus apresenta a Eye Paint Velvet & Shine, sua nova linha de sombras líquidas e cremosas que promete transformar qualquer maquiagem. Com cinco opções de cores, a coleção oferece acabamento sofisticado e versatilidade para compor diferentes looks.

Eye Paint Velvet

Com textura aveludada e ultra pigmentação, o Eye Paint Velvet garante um acabamento matte impecável, com cobertura uniforme e resistência à água. Está disponível em três cores marcadas pela sofisticação:

  • Black – Preto intenso
  • Brown – Marrom quente e escuro
  • Cream – Rosa suave

Eye Paint Shine

Para quem ama um efeito luminoso, essa versão traz um acabamento ultra brilhante que realça o olhar com um toque de glamour. Disponível em duas tonalidades:

  • Bronze – Bronze cintilante
  • Cosmetic – Brilho dourado

Sombras líquidas da Dailus têm fórmula inovadora e praticidade

A coleção de sombras líquidas da Dailus é perfeita para quem busca praticidade e longa duração. Fácil de esfumar, oferece uma textura confortável para o dia a dia. Além disso, toda a linha é vegana, cruelty-free, dermatologicamente testada e livre de parabenos, garantindo uma beleza consciente e sem comprometer a saúde da pele.

Distribuição: sistema próprio
Diretor comercial de trade e distribuição: Samir Silva – samir.silva@dailus.com.br

Nova Geração Varejo traz mentoria para farmácias na Abradilan

NOVA GERAÇÃO VAREJOGrupo SPN, Abradilan, NGV, mentoria para farmácias
Segunda turma da imersão NGV | Foto: Divulgação

A NGV – Nova Geração Varejo, empresa do Grupo SPN, estará com um estande na Feira da Abradilan com a meta de apresentar seu programa de imersão voltado para o desenvolvimento do pequeno e médio varejo farmacêutico. A próxima turma se reunirá em março.

A NGV é um ecossistema inovador no varejo farmacêutico, criado para transformar a gestão das farmácias regionais e independentes. “Nosso propósito é desenvolver os empreendedores com conhecimento estratégico, ferramentas e um modelo de negócio moderno para que possam competir de forma inteligente no mercado com base em fatos e dados”, explica Guilherme Strapasson, CEO do Grupo SPN.

Entre os destaques do método está o próprio case de sucesso das Farmácias Unipreço, sua companhia-mãe. “Mostramos como fizemos para sair de um faturamento mensal de R$ 35 mil para R$ 35 milhões por mês, provenientes de 60 filiais distribuídas pela cidade de Curitiba (PR), Região Metropolitana, litoral paranaense e Campos Gerais”, acrescenta.

A imersão traz mais de 20 temas como precificação, gestão de colaboradores e compras, entre outros. Em 2024 foram realizadas duas edições que foram um sucesso de capacitação. Para a próxima turma, o objetivo é disseminar o conhecimento para mais de 100 participantes.

Tópicos aplicados pelo NGV – Nova Geração Varejo

Uma das empresas beneficiadas pelo método desenvolvido pelo NGV – Nova Geração Varejo é a gaúcha UltraMed Popular, que dobrou a venda de vermífugo na loja. Segundo o farmacêutico e gestor Fabiano Marion, a média mensal de vendas desse medicamento girava em torno de R$ 16 mil com um CMV de 33. Após uma campanha temática sob orientação dos mentores do programa, o valor saltou para R$ 29 mil, com CMV de 31.

“O programa também tem a vantagem de estabelecer conexão com outros empresários do setor, na qual há um grande compartilhamento de insights e experiências”, acrescenta Strapasson.

Entre os tópicos que são apresentados na imersão estão:

Cultura forte, negócio imbatível – Como construir um time alinhado e engajado
Inteligência emocional – O caminho para controle, foco e alta performance
Pessoas & Resultados – Como times de alta performance elevam sua farmácia
Sucesso do cliente – Como transformar clientes em fãs da sua marca
Fale, influencie e venda – A comunicação como ferramenta de sucesso
Marketing estratégico, lucro certo – O segredo de uma marca milionária}
Alta performance no digital – Como escalar suas vendas na internet
Farmácia 5.0 – Inteligência artificial como aliada do varejo
Serviços estratégicos na farmácia – Como monetizar além dos produtos
Marca própria – Construa autoridade e aumente seus lucros
Operação que funciona – Como estruturar processos eficientes
Precificação inteligente – Como definir preços que impulsionam seu negócio
Estoque high performance – Da organização à rentabilidade
O poder da compra estratégica – Reduza custos e aumente sua margem
A fórmula do lucro – Estratégias financeiras para maximizar resultados
Do planejamento à execução – Como criar estratégias para crescer com segurança
Expansão inteligente – Estratégias para crescer com segurança

Nova maquiagem da Vult promete 18 horas de fixação

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Maquiagem da Vult
Foto: Divulgação

A nova maquiagem da Vult, marca líder da categoria no canal farma, chega ao mercado com a garantia de até 18 horas de fixação. A coleção Vult Super Fix foi desenvolvida para acompanhar o ritmo intenso da mulher brasileira, com produtos de alta durabilidade, resistência ao calor e ao suor.

Segundo dados da Circana, empresa global de data tech especializada no comportamento do consumidor, as vendas de sprays e pós fixadores cresceram 63% na Europa entre janeiro e junho de 2024. Já a Spate revelou que esses produtos ultrapassaram 775 milhões de visualizações no TikTok.

De olho nessa tendência, a Vult trouxe para o mercado um portfólio de maquiagens com fixador.

Fixador de maquiagem da Vult Super Fix

Refrescante e resistente ao calor e suor, o fixador de maquiagem da Vult aumenta a durabilidade, deixando o make impacto por muito mais tempo. Sua textura leve, aveludada e secagem rápida proporcionam conforto ao longo do dia

Batom líquido matte Vult Super Fix

De longa duração, o batom líquido não transfere, não derrete e mantém os lábios pigmentados por até 16 horas. Fácil de aplicar, está disponível nas cores Vermelho Profundo, Castanho Natural e Rosa Queimado

Máscara de cílios Vult Super Pix

A máscara promove volume, alongamento e definição por até 18 horas, sem borrar ou transferir. Resistente à água, suor e atrito, possui alta pigmentação e um pincel extragrande em formato espiral, que realça a curvatura dos cílios

Máscara de sobrancelha Vult Super Fix

Permite preenchimento natural e fixação por até 16 horas, sem borrar ou acumular nos fios. Resistente à água, suor e atrito, pode ser encontrada nos tons Marrom Médio e Marrom Escuro

“Mais do que um simples item de beleza, a linha posiciona-se como aliada da nossa consumidora, garantindo confiança e resistência em qualquer situação”, reforça Mirele Martinez, diretora de marketing de maquiagem do Grupo Boticário.

Sistema de distribuição: Grupo Boticário
Especialista em trade marketing no canal farma: Mayra Siqueira – mayra.siqueira@grupoboticario.com.br

Credenciamento do Farmácia Popular chega a 750 cidades

Credenciamento do Farmácia Popular
Entenda como candidatar sua farmácia – Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Uma nova etapa de credenciamento do Farmácia Popular foi anunciada pelo Ministério da Saúde recentemente. O processo seletivo já está disponível no site da pasta, e analisará candidaturas na ordem em que os documentos forem entregues.

A nova rodada de inscrições foi anunciada pela ex-ministra da Saúde Nísia Trindade ainda em fevereiro, junto às mudanças que tornaram todos os fármacos distribuídos pelo programa gratuitos.

A principal meta do credenciamento é ampliar o atendimento do serviço, que já alcança 70 mil beneficiados e se faz presente em grande parte do país. Um levantamento divulgado pelo próprio governo em janeiro revelou que 14% das cidades brasileiras ainda não eram amparadas pelo programa.

Credenciamento do Farmácia Popular: como participar?

Os critérios que possibilitam a inscrição de uma farmácia no programa incluem a existência de uma vaga na cidade (que não pode ter nenhuma farmácia cadastrada ainda) e a regularização da unidade junto à Receita Federal, Junta Comercial, Anvisa, Previdência Social e os demais órgãos de regulação e fiscalização.

Também é necessário ter sistemas eletrônicos adequados e ter um farmacêutico responsável técnico com Certificado de Regularidade Técnica (CRT) válido e emitido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) e preencher um formulário.

Confira alguns dos principais documentos exigidos no questionário:

  • Comprovante de CNPJ com CNAE específico (4771701 e 4771702)
  • Registro na junta comercial ou certificação digital
  • Licença sanitária estadual ou municipal
  • Autorização de funcionamento emitida pela Anvisa
  • Certidão de regularidade fiscal junto à Receita Federal
  • Certificado de regularidade técnica emitido pelo CRF
  • Documentação do representante legal e do farmacêutico responsável

Comprovante de conta bancária da empresa

Automação de ponta a ponta é solução para diminuir ruptura

AUTOMAÇÃO DE PONTA A PONTAAutomação de compras, Procfit, orientação empresarial
Reprodução: Freepik

A automação de ponta a ponta para a gestão de compras surge como uma das principais tendências do varejo em 2025. Quem afirma é Marcos Vinícius Consoli, o Gemada, vice-presidente de serviços da Procfit.

Segundo o executivo, que esteve no NRF 2025, o uso da inteligência artificial com intensa aplicabilidade do machine learning será um grande diferencial para assegurar a escala e a excelência na gestão de compras.

 

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“Essa tecnologia aumentará a acuracidade das soluções, permitindo a extração de melhores resultados. A ruptura é uma das maiores dores do varejo, independentemente do segmento. E a automação de ponta a ponta diminui consideravelmente esse problema”, completa.

O uso da automação possibilita cruzar um amplo volume de dados, que incluem as movimentações da varejista, os indicadores de consultorias como Close-Up International e IQVIA, e informações sobre o nível de estoque e o atendimento dos fornecedores. “Com isso, a farmácia terá um fluxo de reposição mais assertivo, alinhado com a demanda real”, destaca.

Automação de ponta a ponta dinamiza processos e garante benefícios 

Para Gemada, contar com a automação de ponta a ponta é um grande diferencial para as farmácias por dois principais motivos – a dinamização da rotina e os benefícios dos processos de compra recorrentes. “Mesmo em redes com operações mais robustas e capilaridade superior a 300 lojas, por exemplo, é possível centralizar o processo de compras em menos mãos”, ressalta.

Isso não significa, porém, que a atuação dos profissionais de compras se torna dispensável. “Com a automatização, os colaboradores dessas áreas podem direcionar esforços para atividades mais estratégicas, aprimorando a capacidade de negociar com os fornecedores e ganhando tempo para analisar as melhores oportunidades comerciais”, aponta.

As compras automatizadas permitem também um uso mais eficiente do estoque das distribuidoras. “Por meio da ferramenta, a farmácia pode disparar pedidos em diferentes momentos do dia, tática que se adapta melhor à fluidez do estoque do atacado”, avalia.

“Além disso, condições comerciais mais vantajosas podem ser aproveitadas com o disparo de pedidos automáticos, sem que um profissional tenha que ficar imobilizado esperando elas aparecerem”, completa Gemada.

Automação não substitui olhar humano 

A automação traz vários benefícios, principalmente no que diz respeito à queda da ruptura, mas ela não é infalível. Gemada destaca que o olhar estratégico do gestor e comprador segue insubstituível.

“Ás vezes um produto está em falta no mercado e, mesmo com pedidos diluídos, o varejista não consegue realizar a compra. Um gestor com olhar mais apurado identificará essa lacuna, buscará a explicação e soluções para reverter o cenário, como a compra de uma opção alternativa”, finaliza