
Os números de faturamento da Eurofarma em 2024 foram confirmados após a divulgação dos resultados do Q4. A farmacêutica multinacional brasileira apresentou um crescimento de 20,3% em sua receita líquida, atingindo a marca de R$ 11 bilhões.
A receita líquida dos mercados internacionais superou R$ 2,8 bilhões, uma evolução de mais de 58% em comparação com 2023, com todos os países registrando crescimento. Pela primeira vez na história, a Eurofarma alcançou a liderança na América Latina no canal farmácia.
A operação da Genfar, marca de genéricos para a América Latina exceto Brasil, completou um ano de integração à Eurofarma com bons resultados. Em junho de 2024, a empresa iniciou sua expansão da Colômbia, Peru e Equador para a América Central, alcançando mais nove países e somando atualmente mais de 650 colaboradores.
No Brasil, a Eurofarma seguiu na liderança em prescrição médica e vice-líder em genéricos. As duas unidades de negócio tiveram crescimento de 15% e 48%, respectivamente, superando o crescimento do mercado, com aumento de market share e diversos lançamentos.
A inovação também segue como prioridade. Em 2024, os investimentos em pesquisa & desenvolvimento somaram R$ 755 milhões, uma expansão de 23% em relação a 2023. O valor, que corresponde a quase 7% da receita líquida do ano, foi destinado inclusive na exploração de produtos incrementais e radicais que possam oferecer novas abordagens de tratamento aos pacientes.
Relatório de faturamento da Eurofarma aborda pendências
A declaração financeira ainda expõe o endividamento da empresa, que registrou um aumento geral, mas sofreu uma alteração de perfil. Enquanto as pendências de curto prazo caíram 85% no comparativo anual, saltando de R$ 4,08 bilhões para R$ 586,5 milhões, os déficits de longo prazo dispararam, crescendo 117,3% (de R$ 4,09 bilhões para R$ 8,88 bilhões).