Montes Claros atrai R$ 2,5 bi de farmacêuticas

Montes Claros

Montes Claros é o mais novo motor do crescimento econômico de Minas Gerais. O estado, dono do terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do país, se destaca em vários setores, e o farmacêutico vem ganhando protagonismo. As informações são do Estado de Minas.

Com as chegadas de Cristália, Eurofarma e Hipolabor, a cidade de 414,3 mil habitantes movimentou quase 4 mil empregos, entre diretos e indiretos. Além disso, foram investidos R$ 2,5 bilhões pelas farmacêuticas para estruturarem suas plantas.

Fora esses players já citados, a Novo Nordisk também tem estrutura fabril em Montes Claros e, inclusive, assume a “realização de estudos” para ampliar sua produção na região.

Montes Claros já foi “terra do boi”

A cidade sempre foi um polo para o Norte de Minas Gerais, mas o centro da atuação econômica da região mudou muito durante o tempo. Inicialmente, a criação de gado era o forte.

Com os incentivos fiscais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a região se tornou um polo fabril nas décadas de 1960 e 1970. Vinte anos depois, as universidades, tanto públicas, quanto privadas, tomaram conta do espaço.

Agora, o boom da indústria farmacêutica “agrega valor” a Montes Claros. “A indústria farmacêutica trabalha com tecnologia e constantes investimentos em inovação, com pessoal altamente qualificado, o que agrega valor a seus produtos. É uma indústria que traz riquezas e multiplica oportunidades na região onde se instala”, comenta Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

“Estamos também em tratativas com outras empresas do ramo, com negociações já bastante avançadas, mas ainda não podemos adiantar nada para não atrapalhar as negociações. Mas as notícias são muito boas”, garante Adauto Marques, diretor regional da Fiemg-Norte.

Maior fábrica de insulina da América Latina fica lá

Se a Novo Nordisk assume que há chance de expandir a sua fábrica de insulinas em Montes Claros, a planta já é uma das maiores do mundo para o medicamento e a maior a nível latam.

Segundo a multinacional dinamarquesa, 30% de sua produção do hormônio está concentrada na cidade, assim como 15% do consumo mundial. Sozinha, 25% de toda exportação de medicamentos do país sai de lá.

O mercado interno também passa pela planta, uma vez que a Novo Nordisk é uma das fornecedoras de insulinas em ampolas e canetas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Carro-chefe da região será a Eurofarma

Com a previsão de gerar 600 empregos diretos e outros 1,5 mil indiretos, a nova fábrica da Eurofarma já é vista como a principal para o município. A multinacional soma investimentos totais de R$ 1,8 bi.

Quando finalizada, a planta será uma das maiores do país para a indústria farmacêutica, com uma área de 280 mil metros quadrados, quase dois Maracanãs inteiros.

As obras tiveram início em 2019 e há previsão de iniciar as operações no fim de 2024. A farmacêutica afirma que serão produzidos na nova fábrica antibióticos, medicamentos sólidos e hormonais.

O fruto da produção em Montes Claros abastecerá o mercado interno e também os países da América Latina nos quais a Eurofarma atua.

Hipolabor planeja expansão

Quem chega, quer ficar. Quem já está, quer expandir. É isso que acontece com a Hipolabor. Veterana na cidade, sua planta está em funcionamento desde 2017 e emprega 500 colaboradores.

Em processo de expansão, a farmacêutica afirma que planeja quase dobrar esse total, gerando 400 novos empregos.

Farmácia mais antiga do Nordeste está até no WhatsApp

Farmácia mais antiga

A farmácia mais antiga do Nordeste não se limita a resistir ao tempo. Perto de completar 89 anos, a Oswaldo Cruz tornou-se um símbolo da história do comércio no Ceará e virou moderninha, com direito a perfil no Instagram e venda por WhatsApp.

O canal Fortaleza Nobre conta um pouco da história dessa drogaria que iniciou atividades em 29 de maio de 1934 e, em 2012, passou a integrar o rol de patrimônios tombados da memória da capital cearense.

A Drogaria e Farmácia Oswaldo Cruz iniciou atividades em maio de 1934 na Praça do Ferreira, no centro da cidade. O estabelecimento recebeu o nome em homenagem ao médico sanitarista e um dos expoentes da ciência no Brasil.

A Hortêncio Mota & Companhia, empresa de uma família de boticários formada por seis sócios, foi  responsável pela abertura do negócio, alugando o prédio construído em 1927. O imóvel pertencia ao empresário Plácido de Carvalho, um dos principais investidores e expoentes do comércio de Fortaleza.

Pioneira na manipulação de medicamentos, a farmácia viveu tempos áureos nos anos 30 e 40. Mas dificuldades financeiras obrigaram os fundadores a transferir o controle para o também boticário Edgar de Paula, que trabalhava no estabelecimento. O novo proprietário, falecido em 2009, nunca modificou a estrutura do local, decisão que ajudou a fazer da drogaria um marco arquitetônico de Fortaleza.

Hoje, medicamentos industrializados estão disponíveis para venda, especialmente genéricos e similares. A atividade de manipulação continua, assim como os balcões de madeira envernizada, o piso de mosaico e até uma balança Filizola da metade do século.

Antiga

Farmácia mais antiga do Nordeste: da ameaça ao tombamento

A farmácia mais antiga do Nordeste por pouco não fechou as portas em 2011. Tudo porque a família proprietária do imóvel registrou em cartório uma notificação extrajudicial que exigia a desocupação voluntária do prédio. O motivo seria a recusa dos herdeiros de Edgard de Paula em pagar o valor do aluguel que consideravam abusivo.

A locação, que custava R$ 10,8 mil à época, passaria para R$ 30,8 mil – um aumento de 285%. Porém, o processo de tombamento deu sobrevida à farmácia e permitiu que ela não fechasse as portas. O memorialista Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, ingressou com esse pedido em agosto do mesmo ano. Na manhã de 10 de janeiro de 2022, o prédio era oficialmente tombado e assegurou a conservação de uma história que se perpetua.

Venda de OTC em farmácias ultrapassa R$ 88 bilhões

Venda de OTC em farmácias ultrapassa R$ 88 bilhões

A venda de OTC em farmácias, que compreende os MIPs e os produtos de HPC, se firma como principal âncora do crescimento do setor. Esse segmento superou R$ 88,4 bilhões de faturamento nos últimos 12 meses até março e responde por 48% do volume de negócios. O avanço é de 16,2% em relação ao mesmo período anterior.

“Esse desempenho é tracionado pela maior atenção do consumidor ao autocuidado e tem como impulso especialmente o pequeno varejo no Sul-Sudeste, que agrega o associativismo e as farmácias independentes”, explica Ulysses Danté, head da unidade de negócios de Consumer Health da IQVIA.

Considerando a América Latina, os chamados não medicamentos já representam 21,3% do mercado farmacêutico regional. “E a expectativa é que esse segmento continue a registrar alta de dois dígitos até 2026, quando o Brasil deve totalizar R$ 136,4 bilhões em vendas”, projeta.

Venda de OTC são puxadas por lançamentos

Em média, os lançamentos contribuem em 26% para a evolução do mercado de OTC. Mas os testes rápidos e medidores relacionados à Covid-19 seguiram impulsionando o setor, com participação de 34%.

Os artigos de higiene, beleza e nutrição concentram 75,5% dos novos produtos de consumer health. “Porém, na contramão do que dizem os números, o volume de lançamentos de OTC passa por uma diminuição gradual. Se em 2020 eles representavam 32% do portfólio de não medicamentos das farmácias, hoje respondem por apenas 12%”, alerta.

Impactos do mercado de OTC nas vendas online

Já no caso das vendas online, os lançamentos não têm peso tão expressivo. “O que influencia o crescimento no e-commerce, basicamente, é o volume”, complementa Danté.

RaiaDrogasil investe em reality show com funcionários

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RaiaDrogasil

Em parceria com a Pluto TV e a Bwell, a RaiaDrogasil lança seu novo reality show “Vivendo Minha Melhor Versão”.  O lançamento está previsto para segunda-feira, dia 22, às 20h, com exibição exclusiva no serviço de streaming gratuito da Paramount.

Com apresentação de Márcio Atalla, especialista em qualidade de vida, o programa vai acompanhar o dia a dia de seis participantes, todos funcionários da Droga Raia e da Drogasil.

O objetivo é que os participantes conquistem uma versão melhor de si mesmos, melhorem sua qualidade de vida e saúde com a adoção de hábitos saudáveis, aliados a uma rotina de exercícios, reeducação alimentar e acompanhamento psicológico.

“Nossa maior prioridade é cuidar da saúde integral das pessoas, incluindo nossos funcionários. Queremos ser a empresa que mais promove saúde integral no país até 2030″, pontua Daniel Campos, diretor executivo de Marketing e Clientes da RaiaDrogasil.

Ao todo, serão seis episódios, com aproximadamente dez minutos cada um, nos quais será mostrada a trajetória de um participante por dia, ao longo de uma jornada de três meses de desafio.

Mídia online é foco da RaiaDrogasil

Não só de reality show vive a imagem digital da varejista que, em dezembro, relançou seu braço de mídia online. Em operação desde 2017, a adtech do grupo incorporou uma série de inovações para acelerar seus resultados, aproveitando a onda de crescimento esperada para este mercado no Brasil.

Diferente das soluções de Retail Media dos marketplaces digitais, mais voltados para busca patrocinada dentro dos próprios sites, o RD Ads ativa cada audiência por meio de 15 canais diferentes como mídia programática em Google e Facebook, E-mail marketing, SMS, Push de App, revistas Sorria e Todos e portal de conteúdo Vitat.

A novidade desse relançamento foi a aquisição da E-Loopz, startup de adtech que chegou com a missão de acelerar a expansão de telas digitais para mais de 1.700 farmácias, totalizando entre 6 mil e 10 mil telas em poucos anos.

Isso colocou o RD Ads entre as maiores empresas de DOOH (digital out of home) do Brasil.

Sanofi lança Enterogermina adulto

EnterogerminaA marca Enterogermina, da Sanofi, amplia sua gama de produtos com Enterogermina Adulto. O lançamento é o primeiro da categoria a utilizar a tecnologia ODG, que permite a dissolução do produto em pó na boca sem a necessidade de água, disponível no sabor de laranja.

Essa é mais uma alternativa para o consumidor que busca fomentar o equilíbrio da flora intestinal. O lançamento une uma maior concentração de Bacillus Clausii, probiótico presente nas outras apresentações da linha, responsável por promover o equilíbrio prolongado da flora intestinal.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Responsável: Priscila Lavrador – priscila.lavrador@sanofi.com

Experiência médica na Mantecorp

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Mantecorp

Lidiane Indiani é a nova gerente médica da Mantecorp, respaldada pelos 15 anos de trajetória na medicina, com foco em pediatria, endocrinologia e diabetes.

Seu currículo inclui passagem pela GSK. Os últimos cinco anos foram dedicados à Torrent, onde liderou a unidade de negócios cardiometabólica.

Com formação em medicina pela Universidade de Marília, fez pós-graduação em diabetes e endocrinologia pela USP. Tem MBA em marketing e em gestão de pessoas com ênfase em liderança organizacional, ambos pela FGV. Em 2022, certificou-se em gestão de negócios no mercado farmacêutico na ESPM.

Contato: lidianeindiani@gmail.com

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Capacitação de farmacêuticos atrai 550 profissionais em BH

 

Capacitação de farmacêuticos
Sergio Mena Barreto e Modesto Araujo Neto, CEO e presidente do Conselho da Abrafarma, abriram o road show

A capacitação de farmacêuticos promovida pela Abrafarma entra em nova temporada com audiência acima do esperado em Belo Horizonte. A projeção inicial da entidade era reunir 450 profissionais nesta sexta-feira, dia 19, no Ouro Minas Hotel. Mais de 550 se inscreveram e compareceram à primeira etapa do Road Show Care Center de 2023.

Assim como na edição do ano passado, a condução do evento ficou a cargo de Marcelo Cristian, farmacêutico e coaching de desenvolvimento de projetos. O CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, participou da abertura ao lado do presidente do conselho da entidade, Modesto Araujo Neto.

“Queremos democratizar o acesso a conhecimentos entre os farmacêuticos e estimulá-los a aproveitar o novo momento da carreira. Essa profissão ganhou relevância no contexto da pandemia e terá ainda mais protagonismo após a atualização da resolução da Anvisa sobre os serviços clínicos e testes rápidos”, ressalta Barreto.

Capacitação de farmacêuticos

Cinco grandes indústrias farmacêuticas protagonizam as palestras voltadas à orientação técnica dos profissionais. A Cimed deu início às apresentações, destacando os lançamentos mais recentes de seu portfólio de MIPs.

A Hertz analisa tendências da categoria de consumer health, enquanto a Nestlé discute inovações no segmento de nutrição infantil. Já a Prati-Donaduzzi propõe reflexões sobre os desafios da indústria na produção de canabidiol. A EMS encerra os trabalhos, falando sobre o mercado de gastroenterologia.

Capacitação de farmacêuticos prevê beneficiar 4 mil profissionais

 A capacitação de farmacêuticos prevista no Road Show prevê qualificar 4 mil farmacêuticos em seis capitais brasileiras ao longo do ano. A turnê passará também por Salvador (30 de junho), Rio de Janeiro (14 de julho), São Paulo (15 de setembro), Belém (27 de outubro) e Recife (24 de novembro).

Road Show Care Center foi concebido em 2016, já percorrendo nove cidades brasileiras e beneficiando mais de 40 mil profissionais.

Jambu: um aliado amazônico da sua saúde

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Jambu

Várias receitas tradicionais do Norte do Brasil levam o jambu em seus ingredientes. Entre elas o pato no tucupi e o tacacá. Além disso, a planta também é utilizada na fabricação de cachaças e em sobremesas. Você já provou alguma delas?

Caso sua resposta tenha sido afirmativa, você deve conhecer a sensação de dormência que costuma vir depois de comer esse alimento. A responsável por essa sensibilidade, ou melhor, a falta dela, é o espilantol.

No tocante a suas folhas, que também podem ser comidas, seu gosto é mais amargo e forte do que o do agrião, mas, ainda assim, é similar. Aliás, essa similaridade é exposta nos outros nomes populares do jambu. São eles:

  • Agrião da Amazônia
  • Agrião do Pará
  • Agrião Bravo

Devido a seus benefícios a saúde, essa planta também é muito utilizada na medicina natural dos povos nativos da Amazônia. E aí, vamos conhecer mais sobre ela e saber como podemos aproveitar esses ensinamentos?

Quais os benefícios do jambu para a saúde? 

O primeiro benefício do Agrião da Amazônia que citaremos aqui é ser rico em vitamina C. Assim como seu “conterrâneo” cupuaçu, ele combate os radicais livres, que são responsáveis por doenças degenerativas como o Alzheimer e Parkinson, e também afetam muito a saúde e beleza da sua pele, cabelos e unhas.

Lembra daquela sensação de dormência que citamos mais cedo? Ela também não foi esquecida. Os povos indígenas utilizavam a planta rotineiramente para combater dores como as de dente e garganta, e também para aliviar a tosse.

Fechamos essa lista de milhões falando das propriedades diuréticas do Agrião do Pará. Pessoas que sofrem com retenção de líquido podem fazer do chá de suas folhas uma companhia para aliviar esse incomodo.

Jambu é considerado afrodisíaco

Esse não é exatamente um benefício a saúde, mas, definitivamente, é uma forma de melhorar o bem estar. O Agrião Bravo aumenta a produção de testosterona e também causa um ganho na libido.

Ele é utilizado, inclusive, na produção de extratos concentrados que podem ser utilizados como lubrificantes.

Seu uso na culinária

Falamos em nosso artigo sobre a escarola que ela era extremamente versátil. Esse adjetivo serve também para o Agrião da Amazônia. Aliás, há uma semelhança entre ambos: seu uso em pizzas, isso mesmo!

Começamos por aí só para dar uma palinha das diversas maneiras que você pode colocar o jambu na sua dieta.

Um dos usos queridinhos é no ramo das bebidas alcóolicas. Com status de bebida típica, a cachaça a base do Agrião do Pará é uma atividade que o turista tem que colocar no seu roteiro ao conhecer a Região Norte do país.

Agora falando de hábitos alimentares bem mais saudáveis, você pode utilizar as folhas para temperar molhos, ou então como parte de saladas e sopas. Elas podem ser consumidas tanto cruas, quanto refogadas.

Sobre o espilantol, não precisa ficar com medo. Sua concentração é muito maior nas flores do que nas folhas, então pode comer sem preocupação.

Há sintomas na primeira semana de gravidez?

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primeira semana de gravidez

Embora seja comum haver pouco ou nenhum sintoma na primeira semana de gravidez, cada gestação é única. Não é possível generalizar quando se fala de mulheres em fase inicial do processo de geração de uma vida. Cada uma delas tem seu metabolismo e sua experiência pessoal. O certo é que as mudanças hormonais provocam reações diferentes em cada organismo.

O excepcional é que os esses sintomas, por vezes sutis, podem aparecer, inclusive, antes do atraso da menstruação, nas primeiras semanas após a fecundação. Uma futura mamãe, atenta e curiosa poderá identificá-los. A confirmação, claro, só por meio do exame que mede a quantidade do hormônio beta hCG no sangue.

Mudanças físicas na primeira semana de gravidez

Uma das pistas de que há um bebê a caminho é o inchaço e a dor nas mamas, cujas glândulas passam a ser estimuladas para a produção de leite materno. E também o aumento do fluxo de sangue na região da aréola, que tende a adquirir tom mais escuro. Assim aconteceu com a comerciante Franciane Brito da Rocha, que viu seus seios incharem além do normal. Como estava perto de menstruar, desconsiderou a hipótese de que pudesse estar grávida.

A menstruação não veio na época prevista e Franciane conta que, em seguida à alteração das mamas, um sono surreal e uma preguiça infinita se abateram sobre ela. ‘’Parecia que, por mais que eu dormisse, não era o suficiente’’, explica.

O cansaço excessivo e a sonolência durante o dia, de fato, são sintomas do início da gravidez. Isso se dá por causa das alterações hormonais e da redução da quantidade de açúcar no sangue.

‘’Sou muito ativa e muito bem-disposta pela manhã. Mas o pior era após o almoço. Tinha dia que eu precisava me deitar, no trabalho mesmo, por 30 minutos, para recuperar as energias’’, frisa a comerciante.

Diante desses episódios, Franciane apelou ao teste de farmácia, cujo resultado foi negativo. Ela, então, aguardou cinco dias antes de fazer o exame de sangue BhCG que, enfim, confirmou a gravidez. Hoje, aos seis meses de gestação, ela aguarda a chegada de Romeu para o próximo mês de abril.

Os médicos explicam que o teste de farmácia, quando realizados fora do período adequado, costumam mesmo dar ‘’falso negativo’’ porque o nível de hormônios ainda é insuficiente para que seja possível detectá-los.

Pistas

O corrimento cor de rosa é outro sinal revelador do início da gravidez. Trata-se de um resíduo de sangue causado pelo encontro do espermatozoide com o óvulo e deslocamento do futuro embrião até o útero. Esse corrimento pode ocorrer até três dias depois da relação sexual.

Enjoos e náuseas nas primeiras horas da manhã são mais um sinal de que a cegonha está a caminho. Causados pela produção elevada do hormônio progesterona, foi o que sentiu a administradora Carolina Almeida, após o processo de inseminação artificial. No caso dela, o exame que confirmou a gravidez foi realizado doze dias após o procedimento. E o mal-estar surgiu um pouco depois.

“Sentia enjoo logo depois do café da manhã. O resto do dia passava bem. Mas se tivesse sido pelo método natural de concepção, não saberia, naquela ocasião, que realmente estava grávida’’, diz Carol, que dará à luz aos gêmeos Murilo e Matias em meados abril.

Hormônios em looping

Cólicas abdominais e inchaço da barriga ocorrem, mais uma vez, pela ação dos hormônios sobre o tecido do útero e do aparelho reprodutor feminino. Não há relação alguma com o feto, que ainda está em fase inicial embrionária no início da gestação.

Alterações de humor também são comuns na primeira semana de gravidez. Os sentimentos variam da alegria a tristeza e irritabilidade devido, novamente, à oscilação hormonal que é a responsável ainda pela repulsa a cheiros fortes. Algumas mulheres, às vezes, sequer percebem a aversão a odores de perfumes, temperos fortes, cigarro e gasolina, por exemplo. Só se dão conta após o teste positivo.

Plataforma do Google atrai 8 mil farmácias independentes

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farmácias independentes

Farmácias independentes podem dar um importante passo rumo à transformação digital com a nova plataforma da Napp Solutions em parceria com o Google. Mais de 8 mil estabelecimentos do setor já se cadastraram e o segmento foi escolhido como piloto para o projeto.

A ferramenta concebida para pequenas e médias empresas foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, dia 18. As companhias que se cadastrarem poderão não só criar seu primeiro site, como também ter acesso a um conjunto de produtos do Google para atrair mais clientes com a ajuda da publicidade online.

A nova plataforma permite o acesso a sete produtos do Google. Com ela, o empreendedor poderá criar campanhas de publicidade e de promoção de seu estoque em lojas físicas, além de acessar insights e tendências de mercado gerados a partir de ações no Google ADS. Também é possível interagir com clientes a partir do uso do Business Messages e consultar conteúdos educacionais exclusivos do Google.

Ao se cadastrar, cada farmácia também poderá criar um site próprio disponibilizado pela Napp onde poderá promover seus serviços e produtos.

As abas permitem fácil navegação, com as informações mais importantes do dia para o lojista, resumo das avaliações, mensagens e interações, manutenção de perfis no Google, com atualização de informações comerciais no perfil da empresa e gerenciamento de produtos no Merchant Center. O Painel de Mercado da Napp é outra funcionalidade relevante, por incluir a comparação de preços de produtos com concorrentes da região.

Google para farmacias 1

“As pequenas e médias empresas precisam ter ferramentas simples e eficientes para se beneficiar da economia digital e empresas como a Napp são parceiros importantes do Google para que nossos produtos cheguem a todos os empreendedores brasileiros”, afirma Newton Neto, diretor de parcerias do Google para a América Latina.

“Essa parceria com o Google, que é uma referência em tecnologia, é fundamental para que a Napp possa ser cada vez mais útil às pequenas e médias empresas brasileiras”, diz Bruno Zenatte, CEO da Napp Solutions.

Farmácias independentes são as primeiras a testar plataforma

As farmácias independentes foram as primeiras a testar a plataforma após a identificação do potencial de digitalização e o uso de novas tecnologias no setor. Segundo levantamento realizado em 2022 pelo Instituto Axxus, que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace e 86% delas realizam levantamento manual do registro de medicamentos.