Liminar garante inclusão de terapias avançadas no rol da ANS

Terapias avançadas
Foto: Canva

O juiz Paulo Cezar Duran, da 10ª Vara Cível Federal de São Paulo, concedeu liminar ao Sindusfarma, que garante a inclusão de terapias avançadas no rol da ANS. Com isso, fica anulada a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que excluiu estes medicamentos da cobertura automática oferecida pelos planos e operadoras de saúde.

Na ação, o Sindusfarma argumenta que a exclusão feita pela ANS não tem respaldo jurídico nem científico e descumpre os procedimentos previstos no regimento interno da agência.

Com base nos regulamentos sanitários e na legislação em vigor, o Sindusfarma contestou a decisão da diretoria da ANS, tomada em setembro de 2023, confirmando a Nota Técnica nº 03/2023 da referida agência, segundo a qual os chamados “produtos de terapia avançada” não seriam medicamentos e, assim, não precisariam seguir a Lei 9.656, que define as condições de fornecimento de medicamentos pelos planos e operadoras de saúde.

Em sua argumentação, o juiz Paulo Cezar Duran afirma que a evolução científica tem trazido novas opções terapêuticas que extrapolam o conceito usualmente empregado e consolidado de “medicamentos”, motivo pelo qual, na concessão de registro eles têm sido classificados como “medicamentos especiais”, recebendo categoria regulatória específica, denominada “produtos de terapia avançada”.

O são as terapias avançadas

Segundo o site oficial da Anvisa, os produtos de terapia avançada são produtos farmacêuticos, da classe dos produtos ou medicamentos biológicos, obtidos a partir de células e tecidos humanos que foram submetidos a um processo de fabricação; ou que consistem em ácidos nucleicos recombinantes e que tem como objetivo regular, reparar, substituir, adicionar, deletar ou editar uma sequência genética ou modificar a expressão de um gene. Tratam-se de uma grande promessa terapêutica para enfermidades complexas e sem alternativas médicas disponíveis.

“Assim, não pode a ANS criar distinções acerca de medicamentos, se há condições legais para o fornecimento de medicamentos pelas operadoras de saúde, especialmente aqueles ministrados em ambiente hospitalar; existindo a recomendação médica e a aprovação pela Anvisa, entender de forma diversa é permitir que a agência reguladora crie restrições ao direito fundamental assegurado por lei”, afirma o juiz em sua argumentação.

“A ação proposta pelo Sindusfarma tem dois objetivos. O primeiro é evitar as centenas de ações judiciais por parte dos pacientes, que pagam seus seguros de saúde e não têm acesso aos medicamentos, na forma definida em lei. O segundo é defender a definição de que as tecnologias gênicas são medicamentos, conforme decisão da Anvisa”, explica o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.

A ação do Sindusfarma foi elaborada pelo advogado Itamar de Carvalho Junior, consultor jurídico da entidade. A Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) participa da ação como Amicus Curiae.

Zydus reforça setor de vendas

0
Zydus Brasil, Felipe Azevedo
Foto: Divulgação

A farmacêutica multinacional Zydus anuncia a contratação de Felipe Azevedo para o cargo de gerente nacional de vendas na filial brasileira. O executivo atuava anteriormente como gerente nacional de trade marketing da Medquímica, onde ficou por pouco mais de dois anos.

Pós-graduado em economia pela Universidade Candido Mendes, Azevedo assume o cargo com um currículo de mais de 15 anos de experiência no canal farma, e passagens por grandes players do setor, como Novartis, Aspen e Megalabs.

Contato: Felipe.azevedo@zydusbrasil.com

Trabalhadores da indústria têm melhora na proposta patronal

Proposta patronal
Foto: Fequinfar

Os trabalhadores do setor industrial farmacêutico conquistaram uma melhora na proposta patronal para a Campanha Salarial no estado de SP. No dia 26 de março, lideranças da Fequimfar/Força Sindical, Fetquim/CUT e Sindicatos filiados estiveram reunidas com o Sindusfarma para a primeira rodada de negociação.

A proposta prevê, entre outras coisas, reajuste salarial de 100% do INPC mais 1% de aumento real (limitado a 4,5%), além de reajustes na PLR (participação nos lucros e resultados), no piso e no auxílio alimentação.

Indústrias farmacêuticas brasileiras acirram luta por liderança em vendas

Os Sindicatos filiados à Fequimfar irão realizar assembleias até o dia 8 de abril para avaliação da proposta patronal.

“O próximo passo é levar a proposta para as assembleias na base. Todos os pontos serão avaliados pelos trabalhadores, que depois passará por votação. Vale lembrar que nesta campanha, estamos discutindo as cláusulas econômicas. Já estão garantidas conquistas importantes como a jornada semanal de trabalho de 40 horas, licença maternidade de 180 dias, medicamentos gratuitos e/ou subsidiados, entre outras”, afirma Edson Dias Bicalho, secretário geral da Fequimfar e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região.

Confira mais detalhes da proposta patronal

  • Reajuste Salarial: INPC + 1% de aumento real, limitados a 4,5%
  • Teto: R$ 10.340,00 (reajuste de 7,11%)
    Acima do teto: Parcela fixa de R$ 413,60
  • Piso Salarial
    Empresas com até 100 empregados
    Reajuste de 4,5%

Empresas com mais de 100 empregados
Reajuste de 4,5%

  • PLR
    Para trabalhadores em empresas com até 100 empregados
    PLR – Reajuste de 4,5%

Para trabalhadores em empresas com mais de 100 empregados
PLR – Reajuste de 4,5%

  • Cesta Básica ou Vale alimentação
    Vale Alimentação Único de R$ 550,00 (10% de reajuste)

Máxima eficácia na rotina de skincare

skincare

Comprometida na entrega de itens de alta performance para a rotina de skincare, a Ada Tina anunciou dois novos produtos inovadores para ajudar na saúde da pele: o Fotobiotic Sun Activated Sérum e o Niacinamide Gel de Limpeza Concentrado.

O Fotobiotic Sun Activated Sérum contém uma fórmula exclusiva rica em phyto peptídeos, polifenóis, fonte de quercetina, ácido trans-ferúlico, ácido fítico e niacinamida, que são ativados pelo sol e luz artificial. Esses fitoativos atuam no rejuvenescimento e fotoproteção da microbiota. São fotoativos inteligentes capazes de renovar e iluminar a pele, além de contribuir para a redução das rugas, linhas de expressão, manchas e flacidez.

Para garantir a sua máxima eficácia é indicado usar o sérum duas vezes ao dia (manhã e noite), sendo essencial a aplicação de um protetor solar com 12 horas de duração.

A segunda novidade de Ada Tina é o Niacinamide Gel de Limpeza Concentrado, desenvolvido exclusivamente com niacinamida Low pH, que penetra profundamente na pele, promovendo um tratamento completo, incluindo clareamento, radiância e mais texturização.

Com propriedades antioxidantes, o produto limpa sem ressecar, protege a face dos danos causados pelos radicais livres e os ativos hidratantes, equilibra a nutrição oferecendo uma aparência mais saudável. O gel deve ser o passo mais importante do skincare feito pela manhã e à noite.

Distribuição: sistema próprio
Gerente de produto: Jackson Piresjackson@adatina.com

Lip Glossy entra para a trend latte make-up

Lip Glossy

Queridinha no universo dos cosméticos, a Dailus trouxe mais uma tendência para o seu portfólio – o Lip Glossy, perfeito para deixar os lábios ultra hidratados e com brilho intenso. São três tons de marrons para entrar na trend latte make-up e construir o ombré lips digno das celebridades.

Com o clássico marrom voltando a dominar as passarelas, maquiagens e tinturas de cabelos, a Dailus lançou o Cookies com um tom mais claro e ao mesmo tempo viciante; Cake é uma versão rosada e deslumbrante; e Candy é um nude rosado icônico.

O aplicador é outro destaque interessante. Em formato de espátula, ele entrega a quantidade ideal do produto, além de uma experiência sensorial bem gostosa que é a fragrância suave de menta.

Lip Glossy tem na formulação esqualano vegetal, um imponente ativo hidratante que protege contra ressecamentos. Outras características interessantes são a textura leve e não pegajosa, cobertura translúcida e brilho de milhões.

Assim como todos os produtos Dailus, o trio é vegano, cruelty free e livre de parabenos.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Diretor comercial, de trade e distribuição: Samir Silvasamir.silva@dailus.com.br

Batom do bem

Batom do bem

Engajada em questões sociais, a Vult lança Isso não é só um batom. O produto, com edição limitada na cor marsala, terá 100% das vendas revertidas para a ONG Turma do Bem, em prol do tratamento dentário de mulheres em situação de violência doméstica.

O produto é formulado com um blend de ativos hidratantes, como vitamina E, pantenol e óleo de rícino, que protegem os lábios de ressecamentos, além da tecnologia Real Color, que entrega o tom fiel ao que está na embalagem.

O batom oferece acabamento matte, tem excelente pigmentação, alta cobertura, textura agradável e boa durabilidade.

Sistema de distribuição: Grupo Boticário
Especialista em trade marketing no canal farma: Mayra Siqueira – mayra.siqueira@grupoboticario.com.br

Pampers inova com fraldas no tamanho XXXG

Pampers

Especialista em cuidados com o bebê, Pampers anuncia um crescimento de categoria com o lançamento das fraldas Premium Care e Confort Sec no tamanho XXXG. A inovação foi projetada para oferecer o máximo de conforto e proteção para os pequenos, com a cintura maior e o comprimento expandido.

O intuito da marca é estar presente em todas as fases das crianças, atendendo às necessidades específicas, inclusive no momento do desfralde. Foi pensando em ser aliada das mamães que as novas fraldas têm um sistema mais aprimorado e ajuste confortável e flexível, além de um centro absorvente maior e ainda mais robusto, garantindo 12 horas livres de vazamentos.

A fralda também tem uma tecnologia de absorção avançada, com canais de gel que mantêm a pele do bebê sequinha, graças às barreiras antivazamentos que seguram a umidade. Outra vantagem é que as fitas ajustáveis e as orelhas elásticas confortáveis e respiráveis, ampliam a flexibilidade durante o período de uso. O tamanho XXXG atende crianças com mais 19 kg, entregando uma experiência super agradável.

Pampers Premium Care XXXG tem loção hipoalergênica na camada que fica em contato com bebê, deixando-o sequinho e prevenindo de assaduras.

Distribuição: distribuído pela P&G
Diretora de marketing: Carolina Araújo –  araujo.ca.4@pg.com

Casal vendeu os bens para crescer com farmácia associativista

Casal vendeu os bens para crescer com farmácia associativista
Jefferson e Lucianna à frente da equipe: dupla comanda atualmente lojas com R$ 4,5 milhões de faturamento mensal
Divulgação

A história da farmacêutica Lucianna Milan e do seu marido e sócio Jefferson Barbosa comprova que empreender com farmácia associativista exige coragem. Poucos tomariam a decisão de se desfazer de todos os bens e se aventurar em outro estado, longe da família e dos amigos.

Mas foi exatamente o que eles fizeram ao sair do Rio de Janeiro para montar uma unidade da Ultra Popular – farmácia associativista pertencente à Farmarcas – no Mato Grosso do Sul. A loja tornou-se a primeira do grupo a bater R$ 1 milhão em vendas.

Tudo começou em 2012. Lucianna morava em Resende (RJ) e comandava a área de logística reversa na P&G. Lá conheceu o atual marido, que atuava como coordenador de logística. O casal uniu-se pelo amor e também pelo sonho do negócio próprio, sentimento que foi potencializado quando ambos tiveram contato com a trajetória da Ultra Popular, por meio de uma amiga que era associada à Farmarcas.

Bastou um ano para que eles se unissem a outro sócio e inaugurassem uma farmácia da rede em Itatiaia (RJ), município com pouco mais de 20 mil habitantes. “Nosso objetivo era abrir a loja em Resende, mas já havia a farmácia dessa amiga na cidade”, explica Lucianna.

O sonho da farmácia associativista chegou ao Centro-Oeste

O modelo da farmácia associativista inspirou o sonho da farmacêutica de desbravar outros territórios. O casal passou a pesquisar cidades com potencial para o varejo farmacêutico associativista, sendo Rondônia o estado escolhido.

“Sou filha de militar, já havia viajado para lá e sabia que se tratava de uma região em crescimento. O Mato Grosso do Sul nem tinha passado pela minha cabeça à época”, explica a farmacêutica.

Mas o destino preparava outra paisagem para a dupla de empreendedores. A convite de um tio, Lucianna decidiu conhecer Dourados (MS), com 240 mil habitantes e a quase 230 quilômetros da capital Campo Grande. Foi amor à primeira vista.

“A cidade era toda asfaltada, com universidades, mas com farmácias muito feias. Havia uma loja da Pague Menos e outra da Drogasil, além da Farmácia do Trabalhador e uma rede local em processo de falência”, lembra.

Interna2
O casal comanda o segundo CNPJ com maior faturamento na Farmarcas

Família vende tudo

Não demorou e a Farmarcas deu o sinal verde para abrir uma Ultra Popular na região. O casal vendeu tudo o que tinha no Rio de Janeiro, saiu da sociedade na farmácia em Itatiaia e partiu para fazer a vida a mais de 1.260 quilômetros de distância da família e dos amigos. Era maio de 2014 e em setembro a loja foi inaugurada.

Com dois filhos adolescentes de 13 e dez anos, a rotina no início era puxada, com expediente de segunda-feira a sábado. “Alugamos um ponto onde hoje está nossa matriz. A baixa atividade comercial me deixou ressabiada. Porém, o Jefferson insistiu na viabilidade do local, o que posteriormente veio a se comprovar”, destaca.

Além de montar e pintar toda a loja, Jefferson também atuava como motoboy para efetuar a entrega dos produtos. “Ele saía cedo para panfletar em filas de banco, no INSS e nos hospitais, enquanto eu ficava na farmácia com mais três funcionários. No primeiro mês vendemos somente R$ 33 mil e quase morri do coração”, conta.

Com a chegada de um novo colaborador, o marido focou atenções na gestão financeira, de compras e estoque. Lucianna liderava as áreas de perfumaria, marketing e RH. “Em 2015 a situação começou a melhorar e a média mensal de vendas subiu para R$ 186 mil, ainda abaixo da nossa meta de R$ 300 mil”, ressalta.

O primeiro milhão

Nem uma síndrome do pânico sofrida por Lucianna no início de 2016, fruto da crise imobiliária que assolou o país, foi capaz de frear a trajetória de sucesso. “Não esperava que as vendas fossem melhorar e a simples ideia de não ter dinheiro, de trabalhar com o crédito da indústria e dos distribuidores era uma sensação desesperadora”, comenta.

A virada ocorreu no fim de março do mesmo ano, quando a Ultra Popular de Dourados alcançou a marca histórica de R$ 1 milhão de faturamento. E que virada. Hoje já são cinco lojas na cidade, com receita mensal de R$ 4,5 milhões e a condição de segundo CNPJ com melhor resultado entre as associadas à Farmarcas. Detalhe: a farmácia associativista líder em volume de negócios fica em Rondônia, o que revela um senso empreendedor aguçado do casal.

Família foi o porto seguro

O apoio da família foi fundamental para que não houvesse desistência. “Assim que vendemos tudo o que tínhamos no Rio de Janeiro, minha mãe implorou para que pelo menos comprássemos um terreno para ter algum bem em nosso nome”, afirma Lucianna.

Ela seguiu o conselho, mas a ideia de vender o terreno foi muitas vezes posta à mesa para cobrir as necessidades do negócio. “É o local onde construímos nossa casa e também a residência da minha mãe. Tudo tem um propósito e hoje contabilizamos 120 famílias que dependem da gente. Também conseguimos reformar a moradia dos pais do Jefferson, financiar um carro popular para eles e presentear o irmão dele com uma casa própria”, acrescenta.

Lucianna destaca que esse é o retorno que o associativismo proporciona, sempre inovador e presente. “Só tenho a agradecer o apoio que o presidente Edison Tamascia e o diretor geral Paulo Costa nos dão diariamente. A atuação da Farmarcas permite que tenhamos uma visão abrangente dos dados do mercado e esclarece todas as dúvidas a qualquer momento”, finaliza.

Estudo elege as melhores farmácias online do mundo

Estudo elege as melhores farmácias online do mundo
Divulgação: Freepik

A plataforma de conteúdo Forbes Heatlh apresentou a eleição das quatro melhores farmácias online do mundo, que devem direcionar os rumos da transformação digital no varejo pelos próximos anos.

E a relação não é mera coincidência. Todas as empresas têm como base operaconal os Estados Unidos, líder disparado em volume de vendas por canais digitais.

Enquanto o ­e-commerce de farmácias neste país ultrapassou R$ 28 bilhões no ano passado, o Brasil comemora ter finalmente chegado à casa dos R$ 10 bi.

Saiba quais foram as melhores farmácias online do mundo

Das melhores farmácias online do mundo, uma é gigante no varejo e busca escala global. As outras três também se destacam pela capilaridade e pelo amplo sortimento, mas concentram sua atuação no país e não esboçam projetos para avançar território.

Express Scripts

A  provedora de assistência médica já tem parcerias com mais de 70 mil farmácias, que atuam como hubs de entrega dos medicamentos. O frete é gratuito. Beneficiários de planos de saúde individuais e corporativos estão aptos a manusear a plataforma, com a vantagem de contar com uma central de atendimento 24 horas e suporte especializado de farmacêuticos

Amazon Pharmacy

A entrega no mesmo dia para todos os medicamentos é a mais nova aposta da Amazon, que no ano passado já havia inovado com um plano de assinatura de apenas US$ 5. Disponibiliza versões de remédios genéricos para o tratamento de mais de 80 doenças

BlinkRx

A plataforma tem como enfoque comercial o mercado B2B, tanto que firmou convênio com mais de 35 mil farmácias norte-americanas. Essa capilaridade viabiliza a oferta de descontos para cerca de 15 mil prescrições em todo território dos Estados Unidos, sem a necessidade de cobrar assinatura do paciente. Até a entrega é gratuita e é possível se conectar com uma rede clínica para atendimento médico online

Rx Outreach

Uma das farmácias online mais disruptivas da lista preconiza o atendimento à população de baixa renda. Não cobra nenhuma taxa de adesão e oferece um determinado número de medicamentos gratuitos por mês, em especial genéricos, por ordem de chegada. Os remédios podem ser enviados diretamente para os pacientes ou via organizações que desenvolvem programas sociais

Dez produtos concentram 10% da venda de medicamentos

Dez produtos concentram 10% da venda de medicamentos
Divulgação: Freepik

A concentração na indústria farmacêutica estende-se aos dados sobre a venda de medicamentos no Brasil. Estima-se que mais de 40 mil remédios já tenham sido registrados pela Anvisa, sendo que 5,2 mil estão em comercialização atualmente. Mas 10% do faturamento do setor é resultado de apenas dez produtos.

Os indicadores da Close-Up International dizem respeito ao volume de negócios no varejo farmacêutico nos últimos 12 meses até fevereiro deste ano. Juntos, esses dez medicamentos movimentaram R$ 9,14 bilhões no período. A receita total foi de R$ 95,12 bi.

O avanço dos remédios top 10 foi de 23% frente ao intervalo de março de 2022 a fevereiro de 2023, bem superior ao percentual de crescimento geral – 9,9%. Para completar o cenário de concentração, três players da indústria farmacêutica emplacaram dois medicamentos cada no ranking. São elas a Novo Nordisk (Dinarmarca), a AstraZeneca (Reino Unido) e a Sanofi (França).

Perfil dos medicamentos com maior faturamento

O carro-chefe da farmacêutica escandinava encabeça com folga a lista dos medicamentos com maior faturamento. O Ozempic gerou uma receita de R$ 3,06 bilhões nas farmácias, mas a onda parece ter se acalmado.

Ao mesmo tempo em que seu valor de mercado na Bolsa de Valores europeia disparou, desde o ano passado a Novo Nordisk vem convivendo com problemas associados ao desabastecimento e à falsificação. Como resultado, teve um tímido aumento de 9,6%. E a concorrência busca alternativas para avançar na categoria de remédios contra diabetes e obesidade. O diabetes, aliás, é tratado por cinco dos dez remédios que figuram na lista.

A segunda colocação foi ocupada pela AstraZeneca com o Forxiga, o fármaco cujo faturamento mais evoluiu no período. A alta foi de 72%, garantindo um salto de cinco posições.

Depois desse medicamento, o maior incremento percentual pertenceu ao Venvanse, da Takeda, com 39%. E a expectativa é que esse remédio ganhe ainda mais visibilidade, não só pela perda de patente neste ano como também pela crescente procura por executivos para casos de TDAH.

Dez produtos concentram 10% da venda de medicamentos