Pampers inova com fraldas no tamanho XXXG

Pampers

Especialista em cuidados com o bebê, Pampers anuncia um crescimento de categoria com o lançamento das fraldas Premium Care e Confort Sec no tamanho XXXG. A inovação foi projetada para oferecer o máximo de conforto e proteção para os pequenos, com a cintura maior e o comprimento expandido.

O intuito da marca é estar presente em todas as fases das crianças, atendendo às necessidades específicas, inclusive no momento do desfralde. Foi pensando em ser aliada das mamães que as novas fraldas têm um sistema mais aprimorado e ajuste confortável e flexível, além de um centro absorvente maior e ainda mais robusto, garantindo 12 horas livres de vazamentos.

A fralda também tem uma tecnologia de absorção avançada, com canais de gel que mantêm a pele do bebê sequinha, graças às barreiras antivazamentos que seguram a umidade. Outra vantagem é que as fitas ajustáveis e as orelhas elásticas confortáveis e respiráveis, ampliam a flexibilidade durante o período de uso. O tamanho XXXG atende crianças com mais 19 kg, entregando uma experiência super agradável.

Pampers Premium Care XXXG tem loção hipoalergênica na camada que fica em contato com bebê, deixando-o sequinho e prevenindo de assaduras.

Distribuição: distribuído pela P&G
Diretora de marketing: Carolina Araújo –  araujo.ca.4@pg.com

Casal vendeu os bens para crescer com farmácia associativista

Casal vendeu os bens para crescer com farmácia associativista
Jefferson e Lucianna à frente da equipe: dupla comanda atualmente lojas com R$ 4,5 milhões de faturamento mensal
Divulgação

A história da farmacêutica Lucianna Milan e do seu marido e sócio Jefferson Barbosa comprova que empreender com farmácia associativista exige coragem. Poucos tomariam a decisão de se desfazer de todos os bens e se aventurar em outro estado, longe da família e dos amigos.

Mas foi exatamente o que eles fizeram ao sair do Rio de Janeiro para montar uma unidade da Ultra Popular – farmácia associativista pertencente à Farmarcas – no Mato Grosso do Sul. A loja tornou-se a primeira do grupo a bater R$ 1 milhão em vendas.

Tudo começou em 2012. Lucianna morava em Resende (RJ) e comandava a área de logística reversa na P&G. Lá conheceu o atual marido, que atuava como coordenador de logística. O casal uniu-se pelo amor e também pelo sonho do negócio próprio, sentimento que foi potencializado quando ambos tiveram contato com a trajetória da Ultra Popular, por meio de uma amiga que era associada à Farmarcas.

Bastou um ano para que eles se unissem a outro sócio e inaugurassem uma farmácia da rede em Itatiaia (RJ), município com pouco mais de 20 mil habitantes. “Nosso objetivo era abrir a loja em Resende, mas já havia a farmácia dessa amiga na cidade”, explica Lucianna.

O sonho da farmácia associativista chegou ao Centro-Oeste

O modelo da farmácia associativista inspirou o sonho da farmacêutica de desbravar outros territórios. O casal passou a pesquisar cidades com potencial para o varejo farmacêutico associativista, sendo Rondônia o estado escolhido.

“Sou filha de militar, já havia viajado para lá e sabia que se tratava de uma região em crescimento. O Mato Grosso do Sul nem tinha passado pela minha cabeça à época”, explica a farmacêutica.

Mas o destino preparava outra paisagem para a dupla de empreendedores. A convite de um tio, Lucianna decidiu conhecer Dourados (MS), com 240 mil habitantes e a quase 230 quilômetros da capital Campo Grande. Foi amor à primeira vista.

“A cidade era toda asfaltada, com universidades, mas com farmácias muito feias. Havia uma loja da Pague Menos e outra da Drogasil, além da Farmácia do Trabalhador e uma rede local em processo de falência”, lembra.

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O casal comanda o segundo CNPJ com maior faturamento na Farmarcas

Família vende tudo

Não demorou e a Farmarcas deu o sinal verde para abrir uma Ultra Popular na região. O casal vendeu tudo o que tinha no Rio de Janeiro, saiu da sociedade na farmácia em Itatiaia e partiu para fazer a vida a mais de 1.260 quilômetros de distância da família e dos amigos. Era maio de 2014 e em setembro a loja foi inaugurada.

Com dois filhos adolescentes de 13 e dez anos, a rotina no início era puxada, com expediente de segunda-feira a sábado. “Alugamos um ponto onde hoje está nossa matriz. A baixa atividade comercial me deixou ressabiada. Porém, o Jefferson insistiu na viabilidade do local, o que posteriormente veio a se comprovar”, destaca.

Além de montar e pintar toda a loja, Jefferson também atuava como motoboy para efetuar a entrega dos produtos. “Ele saía cedo para panfletar em filas de banco, no INSS e nos hospitais, enquanto eu ficava na farmácia com mais três funcionários. No primeiro mês vendemos somente R$ 33 mil e quase morri do coração”, conta.

Com a chegada de um novo colaborador, o marido focou atenções na gestão financeira, de compras e estoque. Lucianna liderava as áreas de perfumaria, marketing e RH. “Em 2015 a situação começou a melhorar e a média mensal de vendas subiu para R$ 186 mil, ainda abaixo da nossa meta de R$ 300 mil”, ressalta.

O primeiro milhão

Nem uma síndrome do pânico sofrida por Lucianna no início de 2016, fruto da crise imobiliária que assolou o país, foi capaz de frear a trajetória de sucesso. “Não esperava que as vendas fossem melhorar e a simples ideia de não ter dinheiro, de trabalhar com o crédito da indústria e dos distribuidores era uma sensação desesperadora”, comenta.

A virada ocorreu no fim de março do mesmo ano, quando a Ultra Popular de Dourados alcançou a marca histórica de R$ 1 milhão de faturamento. E que virada. Hoje já são cinco lojas na cidade, com receita mensal de R$ 4,5 milhões e a condição de segundo CNPJ com melhor resultado entre as associadas à Farmarcas. Detalhe: a farmácia associativista líder em volume de negócios fica em Rondônia, o que revela um senso empreendedor aguçado do casal.

Família foi o porto seguro

O apoio da família foi fundamental para que não houvesse desistência. “Assim que vendemos tudo o que tínhamos no Rio de Janeiro, minha mãe implorou para que pelo menos comprássemos um terreno para ter algum bem em nosso nome”, afirma Lucianna.

Ela seguiu o conselho, mas a ideia de vender o terreno foi muitas vezes posta à mesa para cobrir as necessidades do negócio. “É o local onde construímos nossa casa e também a residência da minha mãe. Tudo tem um propósito e hoje contabilizamos 120 famílias que dependem da gente. Também conseguimos reformar a moradia dos pais do Jefferson, financiar um carro popular para eles e presentear o irmão dele com uma casa própria”, acrescenta.

Lucianna destaca que esse é o retorno que o associativismo proporciona, sempre inovador e presente. “Só tenho a agradecer o apoio que o presidente Edison Tamascia e o diretor geral Paulo Costa nos dão diariamente. A atuação da Farmarcas permite que tenhamos uma visão abrangente dos dados do mercado e esclarece todas as dúvidas a qualquer momento”, finaliza.

Estudo elege as melhores farmácias online do mundo

Estudo elege as melhores farmácias online do mundo
Divulgação: Freepik

A plataforma de conteúdo Forbes Heatlh apresentou a eleição das quatro melhores farmácias online do mundo, que devem direcionar os rumos da transformação digital no varejo pelos próximos anos.

E a relação não é mera coincidência. Todas as empresas têm como base operaconal os Estados Unidos, líder disparado em volume de vendas por canais digitais.

Enquanto o ­e-commerce de farmácias neste país ultrapassou R$ 28 bilhões no ano passado, o Brasil comemora ter finalmente chegado à casa dos R$ 10 bi.

Saiba quais foram as melhores farmácias online do mundo

Das melhores farmácias online do mundo, uma é gigante no varejo e busca escala global. As outras três também se destacam pela capilaridade e pelo amplo sortimento, mas concentram sua atuação no país e não esboçam projetos para avançar território.

Express Scripts

A  provedora de assistência médica já tem parcerias com mais de 70 mil farmácias, que atuam como hubs de entrega dos medicamentos. O frete é gratuito. Beneficiários de planos de saúde individuais e corporativos estão aptos a manusear a plataforma, com a vantagem de contar com uma central de atendimento 24 horas e suporte especializado de farmacêuticos

Amazon Pharmacy

A entrega no mesmo dia para todos os medicamentos é a mais nova aposta da Amazon, que no ano passado já havia inovado com um plano de assinatura de apenas US$ 5. Disponibiliza versões de remédios genéricos para o tratamento de mais de 80 doenças

BlinkRx

A plataforma tem como enfoque comercial o mercado B2B, tanto que firmou convênio com mais de 35 mil farmácias norte-americanas. Essa capilaridade viabiliza a oferta de descontos para cerca de 15 mil prescrições em todo território dos Estados Unidos, sem a necessidade de cobrar assinatura do paciente. Até a entrega é gratuita e é possível se conectar com uma rede clínica para atendimento médico online

Rx Outreach

Uma das farmácias online mais disruptivas da lista preconiza o atendimento à população de baixa renda. Não cobra nenhuma taxa de adesão e oferece um determinado número de medicamentos gratuitos por mês, em especial genéricos, por ordem de chegada. Os remédios podem ser enviados diretamente para os pacientes ou via organizações que desenvolvem programas sociais

Dez produtos concentram 10% da venda de medicamentos

Dez produtos concentram 10% da venda de medicamentos
Divulgação: Freepik

A concentração na indústria farmacêutica estende-se aos dados sobre a venda de medicamentos no Brasil. Estima-se que mais de 40 mil remédios já tenham sido registrados pela Anvisa, sendo que 5,2 mil estão em comercialização atualmente. Mas 10% do faturamento do setor é resultado de apenas dez produtos.

Os indicadores da Close-Up International dizem respeito ao volume de negócios no varejo farmacêutico nos últimos 12 meses até fevereiro deste ano. Juntos, esses dez medicamentos movimentaram R$ 9,14 bilhões no período. A receita total foi de R$ 95,12 bi.

O avanço dos remédios top 10 foi de 23% frente ao intervalo de março de 2022 a fevereiro de 2023, bem superior ao percentual de crescimento geral – 9,9%. Para completar o cenário de concentração, três players da indústria farmacêutica emplacaram dois medicamentos cada no ranking. São elas a Novo Nordisk (Dinarmarca), a AstraZeneca (Reino Unido) e a Sanofi (França).

Perfil dos medicamentos com maior faturamento

O carro-chefe da farmacêutica escandinava encabeça com folga a lista dos medicamentos com maior faturamento. O Ozempic gerou uma receita de R$ 3,06 bilhões nas farmácias, mas a onda parece ter se acalmado.

Ao mesmo tempo em que seu valor de mercado na Bolsa de Valores europeia disparou, desde o ano passado a Novo Nordisk vem convivendo com problemas associados ao desabastecimento e à falsificação. Como resultado, teve um tímido aumento de 9,6%. E a concorrência busca alternativas para avançar na categoria de remédios contra diabetes e obesidade. O diabetes, aliás, é tratado por cinco dos dez remédios que figuram na lista.

A segunda colocação foi ocupada pela AstraZeneca com o Forxiga, o fármaco cujo faturamento mais evoluiu no período. A alta foi de 72%, garantindo um salto de cinco posições.

Depois desse medicamento, o maior incremento percentual pertenceu ao Venvanse, da Takeda, com 39%. E a expectativa é que esse remédio ganhe ainda mais visibilidade, não só pela perda de patente neste ano como também pela crescente procura por executivos para casos de TDAH.

Dez produtos concentram 10% da venda de medicamentos

Drogacenter busca experiência

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Drogacenter, Robson Macedo
Foto: Divulgação

Robson Macedo é o novo gerente de área da Drogacenter, distribuidora referência no setor farmacêutico. O executivo tem mais de 20 anos de experiência na área comercial.

Formado em direito pela UniBan, adicionou ao seu currículo especializações em gestão de pessoas com MBAs na Faculdade Metropolitana e na Anhanguera. No canal farma atuou na Panpharma, Servimed, Profarma e Solfarma.

Contato: robson.macedo@drogacenter.com.br

GreenCare visa criar primeiro medicamento de extrato de cannabis

extrato de cannabis
Foto: Canva

A GreenCare investirá R$ 20 milhões na realização de estudo clínico para registro do primeiro medicamento como extrato de cannabis no Brasil. Com 16% de participação de mercado, a empresa liderou a comercialização destes produtos nas farmácias brasileiras. Em unidades, as vendas superaram a marca de 38,1 mil, com crescimento superior a 2000% ou 20 vezes maior que o resultado alcançado em 2022.

“Somos a única startup originalmente do segmento a ocupar uma das cinco posições entre as empresas que lideram as vendas de extrato de cannabis nas farmácias. Isso mostra um acerto de nossa estratégia, que desde a regulamentação para comercialização destes produtos nas farmácias apostou fortemente neste canal de vendas, frente ao acesso via importação individual. Médicos e pacientes buscam acesso facilitado e isso se dá nas drogarias”, afirma, Martim Mattos, chairman da companhia.

Desde que iniciou suas operações, em 2018, a GreenCare soma 40% de participação nas receitas de produtos do tipo extrato de cannabis, segundo dados da Close-Up International.

Os dados de mercado, produzidos com base nos indicadores do IQVIA, mostram que as vendas de cannabis medicinal seguem em franca expansão, a exemplo do que já ocorre há pelo menos 3 anos. Cresceram 127% em 2023 frente a 2022, com a comercialização de 356,6 mil unidades.

Extrato de cannabis passa a ganhar espaço nas vendas

Os extratos de cannabis são produtos que incluem todos os compostos da planta, como CBD e THC, diferente de produtos que oferecem o canabidiol isolado, que no Brasil é vendido por uma única empresa, a Prati Donaduzzi.

Estudos baseados em evidências científicas têm influenciado na substituição dos produtos isolados pelos extratos, ampliando progressivamente sua participação de mercado, que hoje responde por 40% das vendas totais do varejo farmacêutico em 2023, contra 9% em 2022. Em 2 anos 80% das vendas serão de Extrato de Cannabis se o ritmo de substituição se mantiver estável.

Captação em curso

Para investir na geração de evidências científicas e, ao mesmo tempo, manter o ritmo de expansão das vendas em farmácias, a empresa acabou de concluir a primeira etapa de seu plano de captação de recursos.

“Temos que aproveitar o momento em que estamos um pouco à frente da média do mercado, tendo em vista que a única certeza é que se tornará cada vez mais competitivo, o que exigirá maiores recursos para alavancagem”, pontua Mattos.

Atualmente, a companhia tem entre seus principais acionistas um dos maiores fundos globais de investimentos especializado em cannabis, que conta com recursos de family offices, além de empresários.

BeiGene obtém indicação de Brukinsa para leucemia linfocítica crônica

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leucemia linfocítica crônica
Foto: Reprodução site BeiGene

A BeiGene anunciou uma nova indicação de Brukinsa (zanubrutinibe) para pacientes com leucemia linfocítica crônica (LLC) ou linfoma linfocítico de pequenas células(LLPC). A aprovação da Anvisa é válida para adultos sem tratamento prévio ou recidivantes/refratários.

“O medicamento tem agora tem quatro indicações aprovadas no Brasil, demonstrando o compromisso da BeiGene em levar esta opção inovadora de tratamento BTKi ou seja, os inibidores da tirosina quinase de Bruton, a mais pacientes em todo o mundo”, afirma Paulo Vernaglia, diretor médico nacional da BeiGene.

“Nosso ousado programa de desenvolvimento para LLC/LLPC forneceu evidências de eficácia superior em ambos os cenários de tratamento, de primeira linha e recaído/refratários, posicionando o Brukinsa para se tornar o BTKi de escolha”, acrescenta o especialista.

Leucemia linfocítica crônica tem progressão lenta

A LLC/LLPC é um câncer de progressão lenta no sangue e na medula óssea, no qual alguns glóbulos brancos chamados linfócitos B se tornam cancerosos e, se multiplicam de forma anormal. Ela é responsável por cerca de um quarto dos novos casos de leucemia no país. Em todo o mundo, a LLC/LLPC acrescenta mais de 200 mil novos casos a cada ano.

A incidência de leucemia no Brasil tem aumentado com o tempo e representa atualmente, o décimo tipo de câncer mais comum, afetando principalmente indivíduos adultos, geralmente com mais de 50 anos. Apresenta crescimento mais lento e raramente ocorre em crianças.

O Brukinsa é um inibidor de BTK altamente potente e seletivo, descoberto pelos cientistas da BeiGene, que pode ser ingerido em cápsulas uma ou duas vezes ao dia. A aprovação pela Anvisa para indicação de LLC/LLPC é baseada principalmente nos ensaios de Fase 3 SEQUOIA (sem tratamento prévio) e ALPINE (recidivante/refratário), que demonstraram que o medicamento é eficaz e bem tolerado na LLC/LLPC.

O medicamento foi previamente aprovado no Brasil como tratamento para pacientes adultos com linfoma de células do manto (MCL), que receberam pelo menos uma terapia anterior, com macroglobulinemia de Waldenström (WM) e com linfoma de zona marginal (MZL) recidivante/refratário (R/R), que receberam pelo menos um regime baseado em anti-CD20.

No total, a molécula recebeu aprovações regulatórias em mais de 70 mercados até o momento. A BeiGene está focada no desenvolvimento de medicamentos oncológicos inovadores e acessíveis para melhorar os resultados do tratamento e o acesso para pacientes em todo o mundo.

Pernambuco abre seleção para técnico de farmácia

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Técnico de farmácia
Foto: SES-PE/Divulgação

O Governo de Pernambuco abre nesta segunda-feira, dia 1º, as inscrições para seleção pública simplificada de técnico de farmácia. 

A contratação é temporária e selecionará 28 profissionais com salário de R$ 1.412 para uma jornada de 24 horas em turno único ou dois turnos de 12 horas semanais. 

O edital prevê a divulgação do resultado preliminar em 26 de abril, no site da Secretaria Estadual de Saúde. O resultado final, após recursos, sairá em 9 de maio. As vagas são para dois anos de contrato, com possibilidade de renovação pelo mesmo período.

Detalhes da vaga para técnico de farmácia

A seleção será feita a partir de uma etapa única de avaliação curricular com caráter classificatório e eliminatório. As inscrições seguem até 15 de abril, no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Os candidatos serão lotados em seis Gerências Regionais de Saúde (Geres): Recife, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Goiana. As informações são da Folha de Pernambuco.

Creamy entra para o mercado de haircare

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haircareReferência em dermocosméticos de ponta, a Creamy fechou 2023 com um crescimento de mais de 107% no faturamento e 17 lojas. Agora, a marca vislumbra outras categorias e estreia no mercado de haircare com o Leave-in Peptide Hair Treatment, focado na reconstrução capilar.

O lançamento é indicado para todos os tipos de cabelos e oferece benefícios extraordinários para a fibra capilar. Ele é formulado com peptídeo exclusivo que estimula a recuperação dos fios, além de um blend de proteínas vegetais que são responsáveis pela proteção térmica e prevenção das pontas duplas, promovendo brilho e maciez.

“Em apenas cinco minutos, essa tecnologia age a nível molecular para reparar, recuperar e proteger as fibras capilares dos danos térmicos e químicos, desde a exposição diária ao secador e chapinha até o tingimento”, explica Luiz Romancini, CPO da Creamy.

Com a entrada no segmento, a Creamy já almeja pegar uma fatia do mercado de haircare, que segue em ascensão. A Mordor Intelligence projeta que a categoria deverá crescer de US$ 6,06 bilhões, em 2023, para US$ 7,70 bilhões até 2028.

O novo astro da marca tem efeitos clinicamente comprovados. Um estudo identificou que após cinco dias de uso, foi constatado um aumento na resistência dos fios e reconstrução dos cabelos oxidados.

Distribuição: sistema próprio de distribuição
Head de Marketing: Felipe Cercal – felipe@creamy.com.br

Farmácias Nissei avançam em São Paulo com aquisição da Poupafarma

Farmácias
Foto: Divulgação

As farmácias Nissei encerraram o exercício de 2023 com 42 novas lojas, alcançando a marca de 386 PDVs presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Em outubro, a rede oficializou ao mercado que venceu o processo competitivo da aquisição UPI da Poupafarma (grupo IVF), com unidades localizadas na região da Baixada Santista, Vale do Paraíba e Grande São Paulo, em linha com o plano de expansão traçado.

Ainda em 2023, a companhia emitiu com sucesso a uma operação de Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) no valor R$ 250 mil, com o objetivo de alongar o endividamento e ter recursos para a aceleração de crescimento.

“Encerramos um período de aceleração de crescimento que, entre 2016 e 2023, nos trouxe a outro patamar de representatividade e econômico. Agora inicia-se uma nova fase na qual “entramos” de vez no estado de São Paulo”, explica André Lissner, CFO da Nissei.

Rede de farmácias segue líder no Paraná

O Grupo Nissei segue como líder de mercado no Paraná, encerrando 2023 com 18% de participação. E já apresenta nos estados de São Paulo e Santa Catarina um market share nos segmentos em que atuam de 6% e 4% respectivamente.

Nesta quarta-feira, dia 27, a companhia anunciou os resultados financeiros de 2023, registrando um EBITDA (sem efeitos o CPC 06) de R$ 177.022 milhões, que representa quase 7% da Receita Bruta.

Além disso, a Receita Bruta Consolidada foi de R$ 2.706.335, 16% maior que em dezembro do ano anterior. E para encerrar o ano, em dezembro de 2023 o grupo recebeu um aporte no valor de R$ 179 milhões, que serão utilizados para otimizar a estrutura de capital e o capital de giro.