Mais experiência na Farmoquímica

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Farmoquímica

Renata Chapoval é a nova representante de vendas médicas da Farmoquímica. São mais de 20 anos de experiência na área comercial, e 13 deles para a indústria farmacêutica. Estava desde 2017 no Aché, sendo seu último cargo o de propagandista vendedora.

Bacharel em administração pela UNISÃOMIGUEL, é pós-graduanda em inteligência emocional, negociação e vendas na UNINASSAU.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Kley Hertz potencializa vendas

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Kley Hertz

O gerente André Luiz Castro Alves é o novo responsável pela área de vendas da Hertz.

Há 27 anos no setor farmacêutico, acumula passagens por empresas como Grupo Panvel, SantaCruz e Cimed. Ocupa cargos gerenciais desde 2012. Sua mais recente jornada profissional se deu na distribuidora Neosul, na qual liderou o time de vendas regionais em Santa Catarina.

É graduado em comércio exterior e pós graduado em gestão empresarial e estratégica de pessoas e negócios pela Univali.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Testes rápidos sustentam crescimento da ECO Diagnóstica

testes rápidos

O consolidado mercado de testes rápidos em farmácias assegurou um crescimento sustentável para a ECO Diagnóstica em 2022. A fabricante mineira manteve o incremento da sua produção no ano passado, impulsionada pelas implantações de novas salas de serviços clínicos e novos testes laboratoriais remotos no segmento farmacêutico.

Hospitais, laboratórios e clínicas privadas ainda respondem pela fatia majoritária do faturamento, mas as farmácias já representam 42% do total do faturamento da companhia, ainda muito impactado pelas vendas de testes relacionados à Covid-19 – O segmento farmacêutico foi o que mais contribuiu para o incremento nas vendas. A empresa ganhou escala em 100% dos estados brasileiros e no Distrito Federal. Passou a estar presente em 2 mil PDVs de grandes redes com os equipamentos de fluorescência e biologia molecular, com penetração total nas lojas por meio dos autotestes.

Dez dos 12 maiores players do varejo farmacêutico nacional integram a relação de clientes – Clamed, Drogal, Drogaria Araujo, Farmácias Pague Menos, Farmácias São João, Grupo DPSP, Grupo Tapajós, Indiana, Panvel e RaiaDrogasil.

“Há exatos quatro anos estávamos em 1 mil PDVs, mas mirando o futuro a partir da tendência de advento dos serviços clínicos nas farmácias. Eis que, com a pandemia, o protagonismo do setor ganhou evidência e soubemos aproveitar esse movimento”, diz o diretor executivo Vinícius Pereira. Desde a eclosão dos primeiros casos da Covid-19, a fabricante comercializou mais de 25 milhões de testes rápidos, sendo pioneira na oferta desses exames no Brasil.

A empresa colhe também os frutos da negociação com a sul-coreana SD Biosensor, corporação de capital aberto cujo valor de mercado ultrapassa US$ 2,56 bilhões. A indústria adquiriu 100% do capital da ECO Diagnóstica em novembro de 2021. “Já tínhamos um relacionamento consistente com a SD, que há 15 anos fornecia os insumos para o desenvolvimento dos nossos testes e é referência global na área de diagnóstico in vitro”, explica Pereira.

A transação deu respaldo para a Eco Diagnóstica triplicar a capacidade produtiva da planta de Corinto (MG), que hoje opera por meio de um sistema 100% automatizado. Mais de 300 mil unidades de testes rápidos saem diariamente das linhas de produção.

ECO Diagnóstica mira testes rápidos em farmácias regionais

Para 2023, a meta da ECO Diagnóstica é estimular a demanda por testes rápidos em farmácias regionais e independentes. “Queremos intensificar a prospecção de distribuidoras de medicamentos para atuar como pontos de venda para o pequeno e médio varejo”, projeta Pereira.

A fabricante acredita no robusto portfólio como trunfo para expandir sua capilaridade. São 180 exames com registro na Anvisa, segmentados em 17 áreas terapêuticas. Os exames podem identificar distúrbios hormonais, doenças respiratórias, infecciosas e sexualmente transmissíveis, entre outras patologias. O mais recente lançamento ocorreu em novembro de 2022 – um exame de PCR exclusivo que, com uma única coleta, pode detectar a Covid-19, a influenza e o vírus sincicial respiratório (VSR).

Outro diferencial é a parceria com todas as plataformas de laudagem disponíveis no mercado, o que facilita a adequação das farmácias às exigências legais da RDC 302/2005. A resolução passará por reformulações ainda no início de 2023, trazendo mais segurança jurídica para os investimentos das varejistas. “Damos suporte pleno ao PDV em tarefas como a gestão de estoque e no controle de qualidade dos testes”, acrescenta.

Os treinamentos para os farmacêuticos são assegurados pelo ECOEduca, programa de capacitação online. As farmácias interessadas podem acionar a ECO Diagnóstica pelo e-mail comercial@ecodiagnostica.com.br.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Setor farmacêutico figura entre os mais confiáveis pelos brasileiros

setor farmacêutico

A pesquisa Global Trustworthiness Monitor, realizada pela Ipsos em 21 países, revela que o setor farmacêutico está entre os mais confiáveis para a população brasileira. Do total de entrevistados no Brasil, 40% afirmaram que consideram o segmento confiável. Apenas 21% responderam que não têm confiança nesta área e outros 39% enxergam o segmento com neutralidade.

 

Grafico ipsos 1

 

Chineses são os que mais confiam no setor farmacêutico

O povo que mais confia no setor farmacêutico são os chineses, onde 56% dos entrevistados responderam positivamente. Já os franceses estão na outra ponta da lista, com apenas 23%. O índice de confiança global é de 34%.

A Ipsos entrevistou, de forma on-line, 16.017 pessoas, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, entre 26 de agosto e 9 de setembro de 2022. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais. Além do Brasil, integram a pesquisa: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, China, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Índia, Japão, Polônia, Suécia e Turquia.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Neo Química e Febrafar capacitam jovens para o mercado de trabalho

mercado de trabalho

 

A Neo Química, com o apoio de Doralgina, está promovendo o EducaDORA, projeto de capacitação profissional para jovens de baixa renda de São Paulo (SP), Campinas (SP), Salvador (BA), Itabuna (BA) e Varginha (MG). A ação conta com a parceria do Alicerce Educação e da Febrafar, que auxiliou na construção do conteúdo técnico. Além disso, a entidade também poderá considerar os jovens formados em eventuais oportunidades de processos seletivos em suas farmácias associadas.

O programa irá impactar cerca de 100 jovens que passarão por uma trilha educacional que busca complementar a educação básica com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, leitura, escrita, oralidade, comunicação, matemática, além de uma qualificação profissional para ingressar no mercado como auxiliar de farmácia. O curso terá duração de 4 meses, com aulas remotas.

Capacitação para o mercado de trabalho

“A parceria com a Neo Química/Doralgina vai promover mudanças na vida desses jovens em diversos aspectos, por meio da qualificação profissional e da oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho. Nós, do Alicerce, acreditamos que muitas histórias são transformadas por meio da educação, e encontrar parceiros que também compartilham dessa visão é fundamental para mudarmos a perspectiva de jovens em busca do primeiro emprego”, afirma Luiz Fernando Soczek, coordenador de Coletivo da Alicerce.
Ainda há vagas disponíveis para São Paulo, Campinas e Varginha. Os jovens interessados devem ter entre 18 e 30 anos, preferencialmente, e interesse em se qualificar como auxiliar de farmácia.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Eurofarma licencia medicamento para doenças gástricas

Eurofarma

 

A Eurofarma anunciou nesta quinta-feira, dia 26, uma parceria com a farmacêutica sul-coreana HK inno.N para trazer a tecnologia de produção do K-CAB, medicamento inovador, que tem o Tegoprazan como ingrediente ativo. Pertencente a uma nova classe, com novo mecanismo de ação e com eficácia superior, o remédio é indicado para o tratamento de doenças como refluxo gastroesofágico, gastrite erosiva e úlcera gástrica. 

 

Entre os benefícios principais desta nova tecnologia se destacam a eficácia e o rápido início de ação, de apenas 30 minutos, atributos importantes para este tipo de tratamento. Pelo acordo, que tem caráter de exclusividade, a HK inno.N transferirá para a Eurofarma os direitos de fabricação, registro e comercialização do medicamento no Brasil, no Complexo Industrial de Itapevi (SP).  

 

“Esta tecnologia tem registrado muito progresso nos últimos anos nos mercados internacionais, considerando contratos para exportação, estudos clínicos, aprovações e lançamentos em mercados globais”, afirma Dalwon Kwak, presidente da HK inno.N. “Nosso objetivo é levar a tecnologia para 100 países até 2028, dobrando nosso negócio em âmbito global”, completa. 

 

“A parceria trará benefícios para médicos prescritores e pacientes por se tratar de um medicamento de alta tecnologia e eficácia”, diz Martha Penna, vice-presidente de Inovação da Eurofarma. “O anúncio reforça o movimento que a Eurofarma vem empreendendo ao longo dos anos com novas parcerias, em busca de inovação e internacionalização”, afirma.

Eurofarma finca pé nos EUA

Recentemente, a companhia anunciou a sua entrada nos Estados Unidos – maior mercado farmacêutico do mundo – com a compra da Medimetriks, especializada em dermatologia. Esta primeira aquisição fora da América Latina, território 100% coberto pela Eurofarma, ocorreu poucas semanas após a inspeção no Complexo de Itapevi pelo FDA, agência que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos. Ainda sobre aquisições, a empresa obteve ativos do Laboratório Canonne, como a centenária marca Valda.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Franquia de farmácia fatura R$ 360 milhões

franquia de farmácia

 

As Drogarias Max, franquia de farmácia com 125 lojas espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro, faturaram acima dos R$ 360 milhões no ano passado, totalizando mais de 22 milhões de itens comercializados no período. Os excelentes números da rede resultaram em crescimento de 19% em 2022, que deve se manter em 2023. Para o gerente de Negócios, Lucas Procópio, a introdução de recursos tecnológicos e atualização da comunicação nos pontos de venda foram essenciais para atingir os resultados.

“Implantamos a ferramenta de vendas ‘Número Único’, que usa inteligência artificial para alcançar novos consumidores e unifica as vendas por telefone nos franqueados, direcionando automaticamente as chamadas recebidas à unidade mais próxima. Outro ponto importante foi a otimização do encarte de ofertas, agora com leitura mais agradável, customizada e com o recurso de QR Code, acompanhado de ofertas dinâmicas com parceiros, o que aumentou a competitividade dos preços”, pontua Lucas.

Setor de franquia de farmácia cresceu 18,7%

Outro ponto importante é a boa perspectiva do setor de franquias, que cresceu 18,7% no último trimestre de 2022, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Seguindo na mesma linha, existe uma grande demanda por produtos de Saúde, Beleza e Bem-Estar, o que gerou um crescimento de 27,8% nas franquias desses segmentos no ano passado.

Além disso, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2022, houve um superávit de 32% no volume de novos empregos em farmácias, com destaque para o Estado do Rio de Janeiro, que foi um dos que mais abriu vagas na área, evidenciando o potencial crescente desse mercado na região.

Nesse sentido, o executivo segue otimista sobre o futuro da rede. A rede está  prestes a completar 40 anos e projeta crescer 15% em faturamento, abrindo 22 novos pontos de venda e oferecendo novidades para compradores, parceiros e, principalmente, para os franqueados.

“Estamos trabalhando para ficar ainda mais tecnológicos e digitais em 2023. Para as redes independentes ou lojista de drogaria que converte sua loja à franquia Max, podemos garantir a entrega de uma operação que já começa grande, pois estamos falando de uma marca forte no mercado, que conquista o selo de excelência da ABF todos os anos desde 2014. Depois de tanto tempo, acumulamos muito know-how e benchmarking na área, o que eleva a segurança do investimento”, finaliza.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Janssen descontinua estudo de vacina contra o HIV

Vacina contra o HIV

 

A Janssen, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson, juntamente com um consórcio de parceiros globais, anunciaram que o estudo internacional Mosaico, que testava uma vacina experimental contra o HIV, será encerrado nas próximas semanas. Os resultados do ensaio, que foi desenvolvido pela Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) da Faculdade de Medicina da UFMG, demonstraram que, apesar de seguro, o imunizante experimental testado é ineficaz.

Além do Brasil, outros oito países participaram da iniciativa Mosaico. O estudo, que estava na fase de ensaio clínico três, reuniu 3,9 mil participantes ao redor do mundo.

“Estamos desapontados com este resultado e nos solidarizamos com as pessoas e comunidades vulneráveis ​​e afetadas pelo HIV. Continuamos firmes em nosso compromisso com o avanço da inovação em HIV e esperamos que os dados do Mosaico forneçam insights para futuros esforços para desenvolver uma vacina segura e eficaz. Somos gratos aos nossos parceiros do Mosaico e aos investigadores, funcionários e participantes do estudo”, afirma Penny Heaton, chefe da Área Terapêutica Global de Vacinas da Janssen.

Segundo os pesquisadores, o produto avaliado não elevou os níveis de proteção de forma satisfatória, na comparação com o grupo que recebeu placebo. Os 117 voluntários que participaram dos testes em Belo Horizonte já foram informados pela equipe da UPqVac sobre o fim do ensaio clínico.

Durante as visitas de acompanhamento, os participantes foram orientados e estimulados a utilizar métodos de prevenção ao vírus já validados, na chamada prevenção combinada. Haverá um último encontro presencial para finalização dos protocolos de pesquisa e reforço das orientações quanto à prevenção da infecção.

Como o objetivo era gerar proteção para vários subtipos de HIV, foi utilizada a tecnologia de vetor viral (o adenovírus 26) e a proteína gp140. O produto testado continha cópias sintéticas (fabricadas em laboratório) de pedaços de HIV e, portanto, não causava infecção.

Ciência avança com vacina contra o HIV

Segundo o professor da Faculdade de Medicina Jorge Andrade Pinto, os resultados negativos também fazem a ciência avançar. “A vacina contra o HIV continua sendo um grande desafio, mesmo depois de mais de três décadas de estudos. O Mosaico adotou os mais altos padrões científicos e tecnológicos e, certamente, contribuirá para entendermos os mecanismos que o vírus utiliza para burlar a vigilância imunológica dos seres humanos”, afirma.

Ele reforça que, mesmo sem uma vacina, seguem valendo as iniciativas de prevenção combinada ao HIV, com medidas biomédicas, comportamentais e estruturais. Entre as ações estão a profilaxia pré-exposição (PrEP), a profilaxia pós-exposição (PEP), a redução de danos, os métodos de barreira (como os preservativos) e políticas públicas.

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Novidades na Hertz

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HertzHelioderm Dermocosméticos, terceira marca de proteção solar mais vendida do Brasil*, apresenta novidades para ampliar os cuidados com o corpo e o rosto e proporcionar mais saúde para a pele. Com tecnologia farmacêutica, os lançamentos são de alta performance e foram especialmente desenvolvidos para levar proteção e hidratação em todos os momentos.

Uma das grandes novidades da marca são os produtos de muito alta proteção com FPS 70, nas versões corporal e facial. Todas as apresentações são multifuncionais (3 em 1), trazendo proteção, hidratação e ação antioxidante. Também reúnem na fórmula o ativo hialurônico, niacinamida e vitamina E.

A loção corporal FPS 70, nas versões 120 ml e 200 ml, possui textura leve e rápida absorção, além de ser resistente à água e ao suor.

Já o protetor solar facial FPS 70 tem formulação oil free, toque seco e textura leve. Indicados para todos os tipos de pele, os produtos têm rápida absorção e garantem altíssima proteção contra os raios UVA e UVB. A loção facial está disponível nas versões sem cor e nas tonalidades bege claro, bege médio e bege escuro.

Por fim, a marca oferece dois kits exclusivos para maximizar os cuidados diários, unindo limpeza, proteção e hidratação. Eles são compostos por um sabonete líquido facial, que limpa profundamente os poros e remove a oleosidade do rosto sem agredir, e pelo protetor facial FPS 50 – sem cor ou na cor média.

Contato: Karla Lima Vilar, CMO da Hertz

Fonte: IQVIA FMB UN Out/22, Canal Farmácia, Categoria Proteção Solar, Area final Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Remanejamento na gerência da Abbott

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Abbott

A Abbott escolheu Sergio Rodrigues para ser o gerente distrital responsável pelas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Ele atuará na divisão dos sistemas nervoso central, digestivo e de musculoesquelética da companhia.

Está há mais de dez anos no laboratório e atuava como executivo de contas-chave. Graduado e pós-graduado em marketing, foi gerente distrital da EMS e propagandista do Aché.

Contato: sergio.rodrigues@abbott.com

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico