A pesquisa Global Trustworthiness Monitor, realizada pela Ipsos em 21 países, revela que o setor farmacêutico está entre os mais confiáveis para a população brasileira. Do total de entrevistados no Brasil, 40% afirmaram que consideram o segmento confiável. Apenas 21% responderam que não têm confiança nesta área e outros 39% enxergam o segmento com neutralidade.
Chineses são os que mais confiam no setor farmacêutico
O povo que mais confia no setor farmacêutico são os chineses, onde 56% dos entrevistados responderam positivamente. Já os franceses estão na outra ponta da lista, com apenas 23%. O índice de confiança global é de 34%.
A Ipsos entrevistou, de forma on-line, 16.017 pessoas, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, entre 26 de agosto e 9 de setembro de 2022. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais. Além do Brasil, integram a pesquisa: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, China, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Índia, Japão, Polônia, Suécia e Turquia.
A Neo Química, com o apoio de Doralgina, está promovendo o EducaDORA, projeto de capacitação profissional para jovens de baixa renda de São Paulo (SP), Campinas (SP), Salvador (BA), Itabuna (BA) e Varginha (MG). A ação conta com a parceria do Alicerce Educação e da Febrafar, que auxiliou na construção do conteúdo técnico. Além disso, a entidade também poderá considerar os jovens formados em eventuais oportunidades de processos seletivos em suas farmácias associadas.
O programa irá impactar cerca de 100 jovens que passarão por uma trilha educacional que busca complementar a educação básica com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, leitura, escrita, oralidade, comunicação, matemática, além de uma qualificação profissional para ingressar no mercado como auxiliar de farmácia. O curso terá duração de 4 meses, com aulas remotas.
Capacitação para o mercado de trabalho
“A parceria com a Neo Química/Doralgina vai promover mudanças na vida desses jovens em diversos aspectos, por meio da qualificação profissional e da oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho. Nós, do Alicerce, acreditamos que muitas histórias são transformadas por meio da educação, e encontrar parceiros que também compartilham dessa visão é fundamental para mudarmos a perspectiva de jovens em busca do primeiro emprego”, afirma Luiz Fernando Soczek, coordenador de Coletivo da Alicerce.
Ainda há vagas disponíveis para São Paulo, Campinas e Varginha. Os jovens interessados devem ter entre 18 e 30 anos, preferencialmente, e interesse em se qualificar como auxiliar de farmácia.
A Eurofarma anunciou nesta quinta-feira, dia 26, uma parceria com a farmacêutica sul-coreana HK inno.N para trazer a tecnologia de produção do K-CAB, medicamento inovador, que tem o Tegoprazan como ingrediente ativo. Pertencente a uma nova classe, com novo mecanismo de ação e com eficácia superior, o remédio é indicado para o tratamento de doenças como refluxo gastroesofágico, gastrite erosiva e úlcera gástrica.
Entre os benefícios principais desta nova tecnologia se destacam a eficácia e o rápido início de ação, de apenas 30 minutos, atributos importantes para este tipo de tratamento. Pelo acordo, que tem caráter de exclusividade, a HK inno.N transferirá para a Eurofarma os direitos de fabricação, registro e comercialização do medicamento no Brasil, no Complexo Industrial de Itapevi (SP).
“Esta tecnologia tem registrado muito progresso nos últimos anos nos mercados internacionais, considerando contratos para exportação, estudos clínicos, aprovações e lançamentos em mercados globais”, afirma Dalwon Kwak, presidente da HK inno.N. “Nosso objetivo é levar a tecnologia para 100 países até 2028, dobrando nosso negócio em âmbito global”, completa.
“A parceria trará benefícios para médicos prescritores e pacientes por se tratar de um medicamento de alta tecnologia e eficácia”, diz Martha Penna, vice-presidente de Inovação da Eurofarma. “O anúncio reforça o movimento que a Eurofarma vem empreendendo ao longo dos anos com novas parcerias, em busca de inovação e internacionalização”, afirma.
Eurofarma finca pé nos EUA
Recentemente, a companhia anunciou a sua entrada nos Estados Unidos – maior mercado farmacêutico do mundo – com a compra da Medimetriks, especializada em dermatologia. Esta primeira aquisição fora da América Latina, território 100% coberto pela Eurofarma, ocorreu poucas semanas após a inspeção no Complexo de Itapevi pelo FDA, agência que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos. Ainda sobre aquisições, a empresa obteve ativos do Laboratório Canonne, como a centenária marca Valda.
As Drogarias Max, franquia de farmácia com 125 lojas espalhadas pelo Estado do Rio de Janeiro, faturaram acima dos R$ 360 milhões no ano passado, totalizando mais de 22 milhões de itens comercializados no período. Os excelentes números da rede resultaram em crescimento de 19% em 2022, que deve se manter em 2023. Para o gerente de Negócios, Lucas Procópio, a introdução de recursos tecnológicos e atualização da comunicação nos pontos de venda foram essenciais para atingir os resultados.
“Implantamos a ferramenta de vendas ‘Número Único’, que usa inteligência artificial para alcançar novos consumidores e unifica as vendas por telefone nos franqueados, direcionando automaticamente as chamadas recebidas à unidade mais próxima. Outro ponto importante foi a otimização do encarte de ofertas, agora com leitura mais agradável, customizada e com o recurso de QR Code, acompanhado de ofertas dinâmicas com parceiros, o que aumentou a competitividade dos preços”, pontua Lucas.
Setor de franquia de farmácia cresceu 18,7%
Outro ponto importante é a boa perspectiva do setor de franquias, que cresceu 18,7% no último trimestre de 2022, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Seguindo na mesma linha, existe uma grande demanda por produtos de Saúde, Beleza e Bem-Estar, o que gerou um crescimento de 27,8% nas franquias desses segmentos no ano passado.
Além disso, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2022, houve um superávit de 32% no volume de novos empregos em farmácias, com destaque para o Estado do Rio de Janeiro, que foi um dos que mais abriu vagas na área, evidenciando o potencial crescente desse mercado na região.
Nesse sentido, o executivo segue otimista sobre o futuro da rede. A rede está prestes a completar 40 anos e projeta crescer 15% em faturamento, abrindo 22 novos pontos de venda e oferecendo novidades para compradores, parceiros e, principalmente, para os franqueados.
“Estamos trabalhando para ficar ainda mais tecnológicos e digitais em 2023. Para as redes independentes ou lojista de drogaria que converte sua loja à franquia Max, podemos garantir a entrega de uma operação que já começa grande, pois estamos falando de uma marca forte no mercado, que conquista o selo de excelência da ABF todos os anos desde 2014. Depois de tanto tempo, acumulamos muito know-how e benchmarking na área, o que eleva a segurança do investimento”, finaliza.
A Janssen, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson, juntamente com um consórcio de parceiros globais, anunciaram que o estudo internacional Mosaico, que testava uma vacina experimental contra o HIV, será encerrado nas próximas semanas. Os resultados do ensaio, que foi desenvolvido pela Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) da Faculdade de Medicina da UFMG, demonstraram que, apesar de seguro, o imunizante experimental testado é ineficaz.
Além do Brasil, outros oito países participaram da iniciativa Mosaico. O estudo, que estava na fase de ensaio clínico três, reuniu 3,9 mil participantes ao redor do mundo.
“Estamos desapontados com este resultado e nos solidarizamos com as pessoas e comunidades vulneráveis e afetadas pelo HIV. Continuamos firmes em nosso compromisso com o avanço da inovação em HIV e esperamos que os dados do Mosaico forneçam insights para futuros esforços para desenvolver uma vacina segura e eficaz. Somos gratos aos nossos parceiros do Mosaico e aos investigadores, funcionários e participantes do estudo”, afirma Penny Heaton, chefe da Área Terapêutica Global de Vacinas da Janssen.
Segundo os pesquisadores, o produto avaliado não elevou os níveis de proteção de forma satisfatória, na comparação com o grupo que recebeu placebo. Os 117 voluntários que participaram dos testes em Belo Horizonte já foram informados pela equipe da UPqVac sobre o fim do ensaio clínico.
Durante as visitas de acompanhamento, os participantes foram orientados e estimulados a utilizar métodos de prevenção ao vírus já validados, na chamada prevenção combinada. Haverá um último encontro presencial para finalização dos protocolos de pesquisa e reforço das orientações quanto à prevenção da infecção.
Como o objetivo era gerar proteção para vários subtipos de HIV, foi utilizada a tecnologia de vetor viral (o adenovírus 26) e a proteína gp140. O produto testado continha cópias sintéticas (fabricadas em laboratório) de pedaços de HIV e, portanto, não causava infecção.
Ciência avança com vacina contra o HIV
Segundo o professor da Faculdade de Medicina Jorge Andrade Pinto, os resultados negativos também fazem a ciência avançar. “A vacina contra o HIV continua sendo um grande desafio, mesmo depois de mais de três décadas de estudos. O Mosaico adotou os mais altos padrões científicos e tecnológicos e, certamente, contribuirá para entendermos os mecanismos que o vírus utiliza para burlar a vigilância imunológica dos seres humanos”, afirma.
Ele reforça que, mesmo sem uma vacina, seguem valendo as iniciativas de prevenção combinada ao HIV, com medidas biomédicas, comportamentais e estruturais. Entre as ações estão a profilaxia pré-exposição (PrEP), a profilaxia pós-exposição (PEP), a redução de danos, os métodos de barreira (como os preservativos) e políticas públicas.
Helioderm Dermocosméticos, terceira marca de proteção solar mais vendida do Brasil*, apresenta novidades para ampliar os cuidados com o corpo e o rosto e proporcionar mais saúde para a pele. Com tecnologia farmacêutica, os lançamentos são de alta performance e foram especialmente desenvolvidos para levar proteção e hidratação em todos os momentos.
Uma das grandes novidades da marca são os produtos de muito alta proteção com FPS 70, nas versões corporal e facial. Todas as apresentações são multifuncionais (3 em 1), trazendo proteção, hidratação e ação antioxidante. Também reúnem na fórmula o ativo hialurônico, niacinamida e vitamina E.
A loção corporal FPS 70, nas versões 120 ml e 200 ml, possui textura leve e rápida absorção, além de ser resistente à água e ao suor.
Já o protetor solar facial FPS 70 tem formulação oil free, toque seco e textura leve. Indicados para todos os tipos de pele, os produtos têm rápida absorção e garantem altíssima proteção contra os raios UVA e UVB. A loção facial está disponível nas versões sem cor e nas tonalidades bege claro, bege médio e bege escuro.
Por fim, a marca oferece dois kits exclusivos para maximizar os cuidados diários, unindo limpeza, proteção e hidratação. Eles são compostos por um sabonete líquido facial, que limpa profundamente os poros e remove a oleosidade do rosto sem agredir, e pelo protetor facial FPS 50 – sem cor ou na cor média.
A Abbott escolheu Sergio Rodrigues para ser o gerente distrital responsável pelas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Ele atuará na divisão dos sistemas nervoso central, digestivo e de musculoesquelética da companhia.
Está há mais de dez anos no laboratório e atuava como executivo de contas-chave. Graduado e pós-graduado em marketing, foi gerente distrital da EMS e propagandista do Aché.
A Bayer promoveu Thais Moreno ao cargo de gerente executiva de estratégia de engajamento e advocacy. Ela ostenta passagens por BMS, Novartis e Sanofi, onde exerceu funções de decisão em áreas relacionadas a acesso ao mercado e relacionamento com pacientes.
Gestora de eventos, é pós-graduada em gestão estratégica de negócios e tem especialização em assuntos corporativos e comunicação empresarial.
Reação contundente. As principais entidades do setor farmacêutico ampliaram a pressão sobre os governos estaduais para evitar uma alta de impostos sobre medicamentos.
Para compensar o corte de tributos sobre combustíveis e energia, decretado no ano passado, 12 estados publicaram leis ou decretos que elevam em 1% a 3% a alíquota do ICMS sobre os remédios. Essas decisões podem gerar uma escalada no preço de medicamentos em 2023. Estimativas do setor apontam que os aumentos podem chegar a impressionantes 6,86%, somados ao reajuste anual que entra em vigor no próximo mês de abril.
As medidas envolvem os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. A mudança mais chamativa deve acontecer em Sergipe, cujo ICMS saltará de 18% para 22%. Já Piauí e Roraima resolveram elevar o tributo em três pontos percentuais.
ESTADO
ICMS atual (%)
ICMS novo (%)
INÍCIO
Acre
17
19
1/4/23
Alagoas
18
19
1/4/23
Amazonas
18
20
29/3/23
Bahia
18
19
22/3/22
Maranhão
18
20
1/4/23
Pará
18
19
16/3/23
Paraná
18
19
13/3/23
Piauí
18
21
8/3/23
R.G. do Norte
18
20
1/4/23
Roraima
17
20
30/3/23
Sergipe
18
22
20/3/23
Tocantins
18
20
1/4/23
Posição das entidades por menos impostos sobre medicamentos
A luta contra mais impostos sobre medicamentos ganhou a adesão de associações como o Sindusfarma, que enviou ofício às 12 secretarias estaduais da Fazenda reivindicando a revogação das novas alíquotas. “É um grande absurdo que remédios, já tão onerados pela altíssima carga tributária do Brasil, que é recorde no mundo, sofram mais esse impacto no início de novos governos estaduais”, critica o presidente executivo Nelson Mussolini.
Já a Alanac e a PróGenéricos enviaram um comunicado conjunto ao subsecretário da Receita de São Paulo, Luiz Marcio de Souza, no qual também pedem a suspensão do aumento de impostos. As entidades argumentam que o estado superestimou os valores dos insumos para a base de cálculo do ICMS e exigem acesso aos critérios e dados utilizados.
“A gasolina ganhou status de bem essencial, enquanto persiste o ônus sobre medicamentos. Essa é uma miopia inacreditável. A população já convive com uma das maiores cargas tributárias do mundo, em torno de 36%, o que compromete sobretudo o orçamento das famílias mais pobres”, aponta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, que também mobilizou os secretários da Fazenda dos 12 estados e o Confaz para reverter a medida.
“É inconcebível ver esse cenário enquanto lanchas, diamantes, helicópteros e cavalos puro-sangue têm praticamente zero de alíquota. Como resultado, pacientes são obrigados a abandonar seus tratamentos por falta de recursos e, no fim das contas, o custo retorna para os cofres públicos por meio de agravos e hospitalizações evitáveis”, argumenta Barreto.
O dirigente utiliza o exemplo do Paraná para endossar os efeitos positivos da redução de impostos. Em 2010, o estado diminuiu de 18% para 12% a alíquota do ICMS sobre todos os medicamentos. “Além da queda no preço final ao consumidor, a arrecadação do governo subiu 132%”, lembra.
Arrecadação dos estados pode aumentar mais de 20%
Uma análise do consultor Jiovanni Coelho revela o efeito cascata dos impostos sobre medicamentos, que tem início na indústria farmacêutica. “Na prática, o preço de fábrica nos laboratórios terá uma alta que oscilará de 1,23% a 6,86%. Já o incremento na arrecadação dos estados irá variar de 3,8% a 21,1%”, destaca.
O especialista, inclusive, estima que o aumento médio no valor dos remédios irá variar de 4,54% a 5,35% neste ano. “E alta deve ser linear e não por nível de produtos, o que reforça a necessidade de planejamento por parte da indústria e da farmácia”, adverte.
O Hub do Sono promove capacitação para os profissionais e programa de benefícios para empresas
Com a meta de democratizar o tratamento de um dos problemas de saúde mais crônicos do país, a startup SleepUp lança o chamado Hub do Sono. A plataforma digital disponibiliza soluções terapêuticas, programa de benefícios e capacitação para farmacêuticos, valorizando o protagonismo desses profissionais na atenção primária e nos cuidados contra distúrbios do sono.
Ao entrar no site da healthtech, por meio da aba para-empresas, as farmácias podem conferir os benefícios da implementação do Hub do Sono nas lojas e já contratar a solução. Já na aba como funciona, profissionais e empresas poderão entender como funciona a jornada na prática.
Outra novidade do site é o Clube do Sono, primeiro programa de benefícios em medicamentos do país, com descontos e vantagens em produtos e serviços relacionados ao sono, além de soluções personalizadas para o varejo e indústria farmacêutica, empresas e planos de saúde. “Esse plano contribui para melhorar a produtividade e saúde mental dos colaboradores das empresas, posicionando o sono como um pilar importante da saúde e bem-estar dentro do mundo corporativo”, ressalta a sócia e cofundadora Renata Redondo Bonaldi.
Plataforma Hub do Sono conta com treinamentos e cursos
A plataforma também conta com um curso online de três meses sobre a ciência do sono. Em sete módulos, os profissionais têm acesso aos fundamentos básicos, estratégicas e funis de vendas, clínica farmacêutica e prática na farmácia. Toda essa imersão pela cultura do sono é conduzida por uma comunidade de especialistas qualificados e multidisciplinares.
O treinamento oferece experiência na prática, certificado, suporte e networking. “Desde 2022 estamos implementando os serviços no varejo farmacêutico para facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono no canal farmacêutico. Essa plataforma faz parte da estratégia de expansão para escalar o varejo como ponto de referência na primeira linha de cuidado”, destaca Renata.
Triagem farmacêutica
O site ainda apresenta uma área logada, onde o farmacêutico acessa um recurso exclusivo de pré-triagem farmacêutica e teleinterconsulta. O recurso é gratuito e está disponível somente para farmácias credenciadas. “É o primeiro protocolo farmacêutico para pré-triagem de distúrbios do sono no Brasil, que passou por um processo de desenvolvimento e validação clínica de um ano e fornece laudos personalizados, para que o direcionamento clinico apropriado seja feito dentro da farmácia”, finaliza.