BioBrasil lança coletor domiciliar de resíduos para farmácias

coletor domiciliar
Divulgação: BioBrasil

A BioBrasil, empresa do Grupo Bringel, aposta nas farmácias brasileiras como canais de venda do Clean Home, um exclusivo coletor domiciliar de resíduos químicos perfurocortantes. O lançamento ajuda a evitar o descarte incorreto de resíduos de saúde, um dos maiores problemas com os quais convivem pessoas com diabetes e que necessitam de seringas, agulhas, cateteres, canetas de insulina e tiras de glicemia.

“Trata-se de um recipiente projetado exclusivamente para o descarte e transporte de resíduos perfurantes, cortantes, químicos ou medicamentosos”, explica Renata Zuculin de Oliveira, diretora geral da BioBrasil. Segundo a executiva o coletor também é indicado para profissionais de diversas áreas como home care, barbearias, manicures, estúdios de tatuagens ou acupuntura.

A estratégia da empresa é comercializar o produto nas farmácias com preço de R$ 20 para o consumidor. O objetivo é treinar os farmacêuticos e as equipes de balcão sobre a importância de orientar o paciente a respeito do descarte consciente dos remédios, dispositivos e insumos que eles estão adquirindo na loja.

“As farmácias transformaram-se em hubs de saúde após a pandemia. E nada é mais adequado do que promover a conscientização da população por meio da assistência farmacêutica direcionada, a fim de oferecer uma solução simples e acessível para o descarte desses materiais”, explica Jacyara Cavalcante, diretora comercial do Grupo Bringel.

Outra frente de atuação é fechar parcerias com indústrias farmacêuticas que atuam no segmento de diabetes. A ideia é que os laboratórios disponibilizem o Clean Home em forma de brinde, para que os representantes de vendas apresentem o coletor à comunidade médica.

Coletor domiciliar com impacto social

De acordo com Renata, a legislação brasileira dispõe de normas para o descarte e tratamento de resíduos de saúde em ambientes públicos e comerciais. No entanto, a lei não é clara em relação ao ambiente domiciliar. “É mais do que urgente e necessário integrar lixo domiciliar com características hospitalares ao Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) de estabelecimentos que o possuam”, ressalta.

Com capacidade de um litro, o Clean Home conta com um sistema de travamento definitivo, que impede a abertura do recipiente após o rompimento do lacre depois do uso. “Discreto e com um tamanho que não atrapalha a rotina do paciente, o coletor pode ser acomodado num cantinho do banheiro ou na área de serviço. E, uma vez cheio, ele pode ser descartado em um ponto de coleta na farmácia ou posto de saúde. Uma atitude simples, mas com um peso social enorme e que agrega valor sustentável às farmácias que o comercializarem”, finaliza Renata.

Diretora Geral: Renata Zuculin – 11/ 98335-1875 ou renata@bio-brasil.com

Garganta arranhando? Conheça as 6 causas mais prováveis

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Garganta arranhando

Acordou com a garganta arranhando e não sabe o que pode ser? Entre tantos sintomas comuns de alergias, gripe e Covid, às vezes é difícil identificar a causa do problema.

Garganta arranhando? Confira 6 causas que podem estar relacionadas

1 – Infeções virais

Com o surgimento da variante ômicron da Covid-19, a garganta arranhando tornou-se um dos principais sintomas do vírus, além de coriza, fadiga, dores no corpo, espirros, vômitos, suores noturnos e perda de apetite.

No entanto, no que diz respeito à dor de garganta e coceira, ela também pode estar relacionada a outras infecções virais, incluindo um resfriado comum ou sarampo. Dependendo do que você está infectado, você pode ter outros sintomas que variam de febre, tosse, dores no corpo, coriza, amígdalas inchadas e rouquidão. Algumas doenças virais também podem levar a erupções cutâneas e outros problemas de pele.

2 – Poluição do ar

O declínio da qualidade do ar tornou-se uma grande preocupação de saúde nos últimos tempos. A poluição do ar pode levar a uma garganta seca e arranhada. Além disso, pode dar luz a outros sintomas, incluindo coceira na pele, tosse, respiração ofegante, problemas respiratórios, ardor nos olhos, irritação no nariz e aumento da pressão arterial.

3 – Alergias

Coceira, dor de garganta, olhos lacrimejantes, nariz escorrendo e noites sem dormir também podem ser sinais de alergias. Alguns dos alérgenos comuns são poeira, pólen, mofo e pelos de animais. Além disso, algumas pessoas também podem ser propensas a alergias sazonais, que podem levar a sintomas semelhantes.

4- Desidratação

Não ter água suficiente no organismo também pode causar boca e garganta secas na manhã seguinte. Isso ocorre porque seu corpo libera menos saliva durante o sono e também transpira durante a noite, o que faz com que seu corpo perca mais umidade do que consegue reter. Portanto, mantenha-se sempre hidratado.

5 – Respiração bucal

Respirar pela boca durante o sono, que geralmente é resultado de problemas de ronco, pode causar dor de garganta ao acordar. Quando você respira pelo nariz, ajuda a reter a umidade na boca e na garganta. A respiração bucal tem uma reação oposta.

6 – Refluxo

A doença do refluxo gastroesofágico também podem atrapalhar seus padrões de sono. Surpreendentemente, pode fazer sua garganta doer ao acordar. Isso acontece porque os ácidos do estômago fluem de volta para o esôfago, o tubo que conecta o estômago e a garganta. Também pode levar a outros sintomas, incluindo dor no peito (azia), rouquidão, náusea, vômito e mau hálito.

Bem-estar em forma de sabonete líquido

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sabonete líquidoPioneira em produtos para cuidados pessoais, a Kiss New York amplia a linha Natural Collection com o sabonete líquido corporal em três fragrâncias, muito utilizadas na aromaterapia.

Com essa proposta de proporcionar bem-estar na hora do banho, a marca reúne ingredientes naturais que, além de limpar, também hidratam a pele. Em embalagem de 180 ml, o lançamento está disponível nas versões Faço Por Mim, composto por capim santo e que promove refrescância, diminuindo os picos de estresse; Meu Momento, com aroma de baunilha e toque cítrico adocicado de laranja e limão, totalmente revigorante; e Eu Mereço, à base de lavanda e com efeito relaxante.

A novidade é vegana e livre de silicones, parabenos e petrolatos, seguindo a tendência clean beauty, que visa a oferecer cosméticos cada vez mais transparentes e seguros.

Distribuidora: a empresa trabalha com sistema próprio
Coordenadora de trade marketing: Erica Kim – (11) 2369-4004

RaiaDrogasil lança plataforma para fornecedores

RaiaDrogasil
Foto: Divulgação

Com o objetivo de chegar a 100% dos fornecedores avaliados em relação aos critérios de ESG, a RD-RaiaDrogasil desenvolveu um site exclusivo para se comunicar com as empresas. A iniciativa é parte do pilar “Negócios mais saudáveis” do grupo e está alinhada com os compromissos sustentáveis da marca.

Por meio da plataforma, os parceiros da RD contam com análise de risco e oportunidades, integração nos processos de compra e engajamento. “Nossa empresa quer construir relações íntegras, transparentes e responsáveis com seus fornecedores. Queremos ser protagonistas no fortalecimento de nossa cadeia de parceiros comerciais, promovendo o engajamento, o desenvolvimento e a construção conjunta de soluções para os desafios ESG”, comenta Rodrigo Lasalvia, gerente de Governança e Compliance de Fornecedores da companhia.

Canal exclusivo da RaiaDrogasil

No canal exclusivo alocado no site institucional da rede, empresas interessadas em se tornar um fornecedor têm acesso ao passo a passo para atravessar o processo de análise e avaliação de atributos que atendam aos requisitos de ESG da RD.

“A expansão da RD em lojas físicas e no e-commerce elevou a quantidade de parceiros, fornecedores e sellers, nos últimos anos. Portanto, é muito importante ter esse compromisso com a construção de uma cadeia fortalecida e resiliente, pautada na confiança e na geração de valor para todos os envolvidos”, finaliza Lasalvia.

Para saber mais sobre governança e relacionamento da RaiaDrogasil com sua cadeia de fornecedores acesse aqui.

Aprendendo sobre o ectomorfo: o corpo que desafia a musculação

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ectomorfo

Você já ouviu falar em ectomorfo? Parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Essa é a nomenclatura para um corpo magro, com o metabolismo acelerado. Pessoas com esse biotipo corporal têm os ombros mais largos, encontram dificuldades para ganhar músculos e não tem a tendência de acumular gorduras.

Parece uma condição vantajosa, mas a verdade é que, para conseguir manter o peso ideal, é necessário ingerir muitas calorias a fim de ganhar massa muscular. O acompanhamento nutricional com uma dieta personalizada vai fazer o paciente alcançar o seu objetivo.

Essa dificuldade em conquistar um porte corporal desejável, se deve à baixa produção de testosterona, o hormônio que auxilia na construção dos músculos. Porém, nem tudo está perdido, e com as orientações de um personal trainer e com os alimentos corretos, o ectomorfo pode conseguir o corpo de atleta.

Alimentação e exercícios para o ectomorfo

No protocolo de exercícios físicos, a pessoa deve se concentrar e priorizar técnicas de musculação de alto impacto, como treinamentos de força e levantamento de peso, por exemplo.

Para atingir a meta do peso corporal, o ectomorfo precisa seguir um cardápio específico com alto índice calórico e várias refeições ao longo do dia. Mesmo assim, a dieta deve ser saudável à base de proteínas, legumes, vegetais, grãos, frutas e gorduras saudáveis, além de suplementos vitamínicos.

 

Escalada à gerência da Eli Lilly

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Eli Lilly

A Eli Lilly promoveu Fábio Oliveira ao cargo de gerente de comunicação sênior. Este será o seu 12º ano na companhia.

Ele iniciou sua trajetória como estagiário de comunicação e responsabilidade corporativa em 2011, passando por diversas posições até integrar a gerência da mesma área, onde atuou durante os últimos cinco anos.

Bacharel em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, tem pós-graduação em comunicação e marketing digital pela Fundação Armando Alvares Penteado.

Contato: f_oliveira@lilly.com

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Pierre Fabre aposta em 33 lançamentos

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Pierre Fabre

 A noite de quarta-feira foi marcada pelo Pierre Fabre Summit, um encontro comercial da companhia francesa com foco no grande varejo. O evento aconteceu no Villaggio JK (São Paulo-SP) no último dia 22.

O jantar teve a participação de toda a comitiva de Pierre Fabre, incluindo a CEO da marca no Brasil, Ana Magri e o diretor de vendas Vinicius Jorge, além de todos os executivos das marcas Avène, Dorrow e Ducray.

Pierre Fabre quer aumentar visibilidade no pdv

Segunda maior fabricante de dermocosméticos do país, a empresa elencou uma série de metas e estratégias para este ano. Entre os objetivos estão aumentar a visibilidade nos PDVs, reforçar a operação de e-commerce e investir em lançamentos com produção nacional para a pele brasileira, além de expandir as ações de comunicação com foco nas mídias sociais.

E, por falar em lançamentos, a diretora de marketing da Pierre Fabre, Flavianne Baptista conduziu uma apresentação repleta de spoilers, adiantando que 2023 vai ter entregas de milhões para potencializar a rotina de skincare dos consumidores. Promessa de muita inovação e tecnologia para a pele e cabelo. O laboratório terá 33 lançamentos ao longo do ano, como tratamentos para acne, anti-idade, reparação e hidratação para a pele.

Faturamento da Eurofarma chega a R$ 8 bilhões

faturamento da Eurofarma
Divulgação: Eurofarma

O faturamento da Eurofarma atingiu recorde de R$ 8 bilhões em 2022, com ganho de mercado em todas as unidades de negócios e avanço percentual de 13,3% em relação ao ano anterior. Os dados constam do balanço anual da farmacêutica, que a área de relações com investidores divulgou nesta terça-feira, dia 28.

As operações no Exterior vêm sendo uma das alavancas desse crescimento e já respondem por 16% da receita líquida. A companhia atua em 22 países e iniciou em 2022 incursão em novos continentes, como África e América do Norte. Foi, inclusive, o primeiro laboratório brasileiro e estrear operações nos Estados Unidos.

Neste primeiro trimestre, a farmacêutica deu mais um passo para crescer no Exterior, com a compra da Genfar, fabricante colombiana de genéricos que pertencia à Sanofi.

Ampliação fabril respalda faturamento da Eurofarma

Para sustentar o faturamento da Eurofarma e os planos de ampliar operações no Exterior, a companhia angariou recursos junto ao International Finance Corporation (IFC), braço de investimentos do Banco Mundial. Ao todo, a farmacêutica levantou US$ 150 milhões, que financiarão parte da nova fábrica em Montes Claros (MG).

Com o aporte, a expectativa é que a nova planta fabril esteja ativa em 2024 e a produção terá como prioridade antibióticos, comprimidos e medicamentos hormonais.

Além disso, o laboratório vai reforçar sua atuação em Itapevi, no interior paulista. A fábrica será o hub de produção de vacinas contra a Covid-19, parceria com a aliança entre Pfizer e BioNTech. A estimativa é que sejam fabricadas mais de 100 milhões de doses para distribuição no Exterior. A Eurofarma assumirá a última etapa da formulação, além de encher os frascos e realizar a embalagem final dos imunizantes, que virão dos Estados Unidos.

A internacionalização ganhou força a partir de 2020, após a compra dos ativos da Takeda. A farmacêutica brasileira desembolsou a bagatela de US$ 161 milhões e iniciou dessa forma sua incursão no México.

Em julho de 2021, o laboratório pagou US$ 51,6 milhões à Hypera Pharma para adquirir um portfólio de 12 medicamentos de prescrição e MIPs comercializados na Colômbia e no México. No fim de 2022, foi a vez de a companhia obter aval da Food and Drug Administration (FDA) para se tornar a primeira farmacêutica brasileira com operações nos Estados Unidos.

Faturamento da Eurofarma sob estímulo da inovação

Um dos impulsos para o faturamento da Eurofarma é a ampliação das margens nos medicamentos de especialidades. Só no ano passado, os aportes em pesquisa e desenvolvimento de remédios inovadores superaram R$ 590 milhões. O pipeline soma mais de 300 projetos, que contam com o suporte de uma equipe dedicada de 500 profissionais.

No ano passado, a Eurofarma lançou mais de 150 produtos na América Latina, o que a credencia como o laboratório líder no ranking de renovação de portfólio no Brasil.

O fundo de venture capital da companhia, o Neuro, também vem merecendo maior volume de investimentos. Oito startups já receberam apoio financeiro e intelectual da Eurofarma por meio desse fundo, incluindo a Ocean Drive.

A empresa catarinense especializou-se na personalização de suplementos e vitaminas e teve acesso a R$ 19 milhões nos últimos dois anos.

Criada em 2016, a startup tem como marca principal a Ocean Drop, de suplementos altamente concentrados em vitaminas, antioxidantes e minerais baseados em nutrientes marinhos. Já a OMV (Oh Minhas Vitaminas) foi lançada em 2021 e permite personalizar suplementos para cada objetivo e necessidade do consumidor.

Após responder um quiz que leva de três a cinco minutos para ser preenchido, a inteligência artificial da Ocean Drop determinará as necessidades do consumidor. Com as informações coletadas e uso de inteligência artificial, são definidas as melhores combinações de suplementos para cada pessoa. A tecnologia considera tipo físico, hábitos alimentares, estilo de vida e objetivos com a suplementação.

Uma vez que o melhor mix de vitaminas já foi determinado, eles são enviados para a casa do paciente em formato de daily packs, ou seja, embalagens contendo a porção diária de suplementação.

Clamed cresce 15,8% e fatura R$ 3 bilhões

Clamed
Foto: Divulgação Clamed

A Clamed, detentora das marcas Drogaria Catarinense, Preço Popular e Farmagora, atingiu um faturamento em 2022 da ordem de R$ 3 bilhões, representando um crescimento de 15,8% em relação a 2021. O grupo, sediado em Joinville (SC), constitui o sétimo maior varejo farmacêutico do país.

No ano passado, a companhia investiu mais de R$ 50 milhões em revitalização, construção e transferência de lojas. Foram inauguradas 75 unidades físicas e, paralelamente, as transações digitais também experimentaram expansão. Houve um crescimento de 29,5% em canais não-físicos de 2021 para 2022 e de 38% no volume de pedidos na comparação entre os dois anos.

“Em 2022, a Clamed comemorou excelentes resultados em todas as frentes de atuação, com crescimento sólido, fruto de investimentos relevantes e do esforço incansável da nossa equipe em buscar sempre o melhor para os nossos clientes”, avalia Andrey Bornschein, diretor de inovação da empresa.

Clamed prevê abertura de 70 lojas

A companhia detém mais de 600 farmácias, localizadas em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e nos três estados do Sul, região onde houve maior crescimento em 2022. Para este ano, o grupo planeja manter o ritmo de expansão, com previsão de abertura de mais de 70 lojas.

Atualmente, o grupo conta com mais de 7 mil colaboradores, sendo que, destes, 1.750 são farmacêuticos. Somente no ano passado, perto de mil talentos passaram a integrar o time da empresa.

Setor farmacêutico defende fim de cortes no INPI

Setor farmacêutico
Foto: Divulgação Grupo FarmaBrasil

Garantir recursos para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ampliar os incentivos para pesquisa e desenvolvimento e regulamentar as pesquisas clínicas com seres humanos no país. Estas são as três prioridades do setor farmacêutico dentro da agenda Legislativa de 2023 da Indústria divulgada nesta terça-feira, dia 28, pela Confederação Nacional da Indústria.

Para o Grupo FarmaBrasil, associação que representa as maiores farmacêuticas nacionais e participou da construção da agenda da CNI, os três projetos de lei em discussão no Congresso que tratam destes assuntos podem trazer mais segurança jurídica, alavancar investimentos no Complexo Industrial de Saúde e garantir a ampliação de acesso a medicamentos para a população.

E isso, segundo a entidade, ajudará a reduzir situações como a vivida durante a pandemia de Covid-19, quando o país ficou dependente de insumos estrangeiros para a produção de vacinas. “Passado o trauma da pandemia, acreditamos que é o momento de o país tratar o Complexo Industrial de Saúde como uma das prioridades nacionais e o Legislativo tem em mãos projetos de lei cruciais para isso”, afirma o presidente da FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri.

Confira a importância dos projetos para o setor farmacêutico

– O Projeto de Lei Complementar 143/2019, que veda o contingenciamento de recursos do INPI, órgão responsável por analisar e conceder patentes no país, aguarda a designação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Para o setor farmacêutico, é importante que os recursos do órgão sejam aplicados na própria estrutura do INPI de forma a reduzir a fila de espera e os atrasos nas análises de patentes. Em 2021 o Supremo Tribunal Federal concluiu um julgamento que estabeleceu que o prazo de patentes no país não pode ultrapassar 20 anos.

Ainda assim, algumas companhias farmacêuticas multinacionais têm recorrido à Justiça para tentar prorrogar algumas patentes de medicamentos, alegando serem prejudicados por atrasos do INPI em analisar os pedidos de concessão de patentes. Para o setor, essa insegurança jurídica atrapalha o planejamento de investimentos na produção de genéricos, que são produzidos a partir da quebra de patentes, prejudicando assim a ampliação do acesso a medicamentos mais baratos para a população.

– Já o PL 4944/2020 prevê a ampliação e simplificação de possibilidades de uso da Lei do Bem para gastos com pesquisa e desenvolvimento feitos pelas empresas e aguarda definição de relator na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Criada em 2005, a lei estabelece benefícios fiscais para investimentos privados em inovação tecnológica e o PL prevê por exemplo, que as empresas possam deduzir os valores investidos em pesquisa em até 5 anos. Para a FarmaBrasil, a medida é importante para reduzir os riscos ampliar a competitividade da indústria, que é uma das que mais investe em pesquisa no país.

– O PL 7082/2017, por sua vez, trata da criação de um Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos e já está pronto para ir a plenário. No entendimento do Grupo FarmaBrasil essa regulamentação é crucial para garantir a segurança dos investimentos em novas tecnologias e ampliar a produção de formulas inovadoras.