Mounjaro nas farmácias já tem data definida em 2025

Mounjaro nas farmácias
Foto: Divulgação

A chegada do Mounjaro nas farmácias brasileiras já tem data definida. O carro-chefe do portfólio da Eli Lilly, também conhecido como tirzepatida, estará disponível aos pacientes a partir do próximo dia 7 de junho. A exemplo do seu concorrente direto Ozempic, a caneta de insulina da farmacêutica norte-americana também é aplicada por meio de injeções semanais.

Eli Lilly aposta no lançamento do Mounjaro no Brasil como estratégia para alavancar as vendas do medicamento para diabetes, também utilizado de forma off label para o controle do peso. Em evento no início de março, um dos diretores da farmacêutica havia revelado a projeção de iniciar as vendas no país no segundo semestre de 2025. Mas a companhia conseguiu adiantar os trâmites burocráticos e logísticos.

O objetivo é que o Mounjaro esteja disponível nos principais países emergentes do mundo, incluindo Índia e México. “O tamanho desse mercado é significativo. Estamos falando de 900 milhões de pacientes que poderiam se beneficiar do medicamento”, afirmou o diretor financeiro Lucas Montarce.

Mounjaro nas farmácias acompanha meta bilionária

A comercialização do Mounjaro nas farmácias pode ser determinante para a Eli Lilly cumprir sua ambiciosa meta de faturamento neste ano. A companhia prevê que o medicamento deve movimentar de US$ 58 bilhões (R$ 335 bilhões) a US$ 61 bilhões (R$ 353 bilhões) neste ano.

A faixa de preço do fármaco já teria até sido definido por autoridades brasileiras, conforme noticiado pelo Panorama Farmacêutico. Publicada em abril do ano passado, uma lista de reajuste nos preços dos medicamentos garantiu que, quando fosse comercializado no país, o Mounjaro poderia custar de R$ 1.523,06 a R$ 4.067,81, a depender da embalagem.

Desde 2020, os investimentos do laboratório para aumentar a produção do medicamento para diabetes tipo 2 ultrapassaram US$ 23 bilhões (R$ 133 bilhões), por meio das fábricas localizadas nos Estados Unidos e também na Espanha, Irlanda e Itália.

O Mounjaro já é comercializado com a indicação para o tratamento do diabetes tipo 2 no mercado internacional. Já o Zepbound,  produzido com o mesmo princípio ativo, tem foco no tratamento da obesidade. No ano passado, a Eli Lilly havia promovido o lançamento na China, mas com estoque limitado. No entanto, ao ver o resultado da concorrente Novo Nordisk, que iniciou a comercialização do Wegovy em novembro, a farmacêutica projeta incrementar o volume disponível no gigante asiático.

Mercado de diabetes tem potencial de quase US$ 10 bi

Segundo o mais recente relatório da GlobalData sobre o mercado de diabetes tipo 1, as terapias destinadas ao controle da doença podem apresentar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13,3% nos próximos oito anos. E a explicação para esse movimento seria a diversificação de medicamentos e o avanço de blockbusters como o Mounjaro.

Com a chegada de opções farmacológicas não insulínicas para a administração da doença, a expectativa da empresa de dados e análises é que o mercado avance dos US$ 2,2 bilhões (R$ 12,8 bilhões) registrados em 2023 para US$ 9,9 bilhões (R$ 57,6 bilhões) em 2033.

O mercado de diabetes tipo 1 ganha impulso graças ao tipo 2 da doença, para o qual a semaglutida e a tirzepatida vêm se mostrando eficientes. Mas outra explicação reside no uso off-label desses princípios ativos. Um estudo recém-veiculado pela publicação Diabetes Technology & Therapeutics atestou reduções significativas nos níveis de HbA1c e do peso corporal entre adultos que vivem com essa condição.

“Essas descobertas sugerem uma nova abordagem terapêutica potencial para melhorar o controle glicêmico e tratar a obesidade em DT1, uma área com poucos avanços farmacológicos além da terapia com a insulina”, afirma o analista farmacêutico Sulayman Patel.

Mercado de obesidade movimentará montante ainda maior

Se o mercado de diabetes tipo 1 pode crescer, o geral, incluindo o de tratamento da obesidade, terá um avanço ainda mais significativo. Até 2030, R$ 575 bilhões podem ser movimentados com as vendas de semaglutida e tirzepatida, aponta estudo da Allianz Trade.

Os medicamentos saltaram de € 4,5 bilhões (R$ 28,6 bilhões) em 2021 para € 21,2 bilhões (R$ 134,9 bilhões) em 2023. E, com um crescimento de 92%, a expectativa é que o Ozempic seja o segundo medicamento mais vendido globalmente em 2024, com € 17 bilhões (R$ 108,1 bilhões) em receita, ficando atrás apenas do Keytruda, remédio oncológico da MSD. As farmacêuticas dinamarquesa e norte-americana, que comandam o mercado, devem ver suas receitas avançarem 24% e 33%, respectivamente.

Feira dá ênfase a soluções de gestão para farmácias

GESTÃO PARA FARMÁCIASConexão Farma, Abradilan
Foto: Ana Claudia Nagao

As principais inovações e soluções de gestão para farmácias ganharam uma vitrine ideal na 19ª edição do Abradilan Conexão Farma 2025 que termina nesta quinta-feira (dia 20) projetando uma audiência recorde superior a 27 mil participantes.

Muito além de insights sobre os rumos do setor, o evento mobilizou 190 expositores, de olho na capilaridade das distribuidoras regionais como canal para ampliar a penetração no pequeno e médio varejo.

“Todo o nosso trabalho tem o objetivo de impactar pessoas e expandir conexões. Um momento único para olharmos com mais atenção para a cadeia farmnacêutica, identificando oportunidades  de negócios, que são fundamentais para um mercado dinâmico e desafiador como o nosso”, exalta Juliano Vinhal, presidente da Abradilan.

Confira algumas das soluções de gestão para farmácias

B2C Sales Plus da Procfit

Os diretores Marcelo Guidugli e Thayane Abreu da Procfit recepcioando usuarios do Cosmos 1
Os diretores Marcelo Guidugli e Thayane Abreu, da Procfit recepcioando usuários do Cosmos

A ferramenta de gestão para farmácias, concebida no exclusivo laboratório de inovação da Procfit, possibilita efetuar o controle de vendas nos PDVs por meio de múltiplos dispositivos, atendendo a qualquer porte de empresa. “A solução integra-se facilmente a qualquer ERP, pois conta com APIs abertas para conexão. Por ser uma plataforma cloud-native proporciona ao usuário maior mobilidade operacional – pode ser utilizado em computadores, tablets, máquinas Smart e totens de autoatendimento – permitindo que o varejista esteja onde o cliente está”, afirma Thaiane Abreu, vice-presidente de operações da Procfit.

Além disso, o software dispensa instalações complexas e burocráticas, atendendo a necessidade de velocidade do varejo e expansão operacional. Ele  também fortalece o relacionamento entre indústria e varejo, oferecendo espaços dedicados à comunicação de campanhas de produtos e promoções, tanto para a equipe de atendimento no PDV quanto para o consumidor.

Contabilidade para farmácias

Farmacon comemora estante lotado
Farmacon comemora estante lotado

A Farmacon, especializada em soluções de contabilidade para farmácias, tem como proposta de valor o modelo de inteligência tributária, que pode viabilizar a concessão de créditos a partir de uma estratégia pouco trabalhada pelas farmácias independentes – a expansão de lojas. “Muitas grandes redes apostam nesse expediente para gerar créditos de ICMS e ISS. É um montante que quase sempre compensa o imposto pago. Medidas como reformas de unidades, aumento do mix e renovação de mobiliários também são saídas interessantes”, alerta Leandro Curado, CEO da consultoria.

A consultoria também promove um diagnóstico que avalia a possibilidade de obtenção de créditos a partir de inúmeras variáveis, entre as quais o volume de vendas da farmácia por categoria e produto, comparado com o valor de compra junto às distribuidoras. Essa radiografia identifica, com frequência, que a soma entre preço de custo e o markup representa prejuízo para o PDV que adquiriu determinado item por apenas um mês.

Self-checkout no PDV

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Equipe da Aris e da Self Pilot apresentam a solução de self-checkout para farmácias

O self-checkout nas farmácias, considerado um dos maiores gargalos do setor, motivou as empresas de tecnologia Aris e Pilot Self a se unirem no desenvolvimento de uma solução específica para autoatendimento. A inovação já foi adotada e comprovada, como projeto-piloto, em mais de 30 lojas da CallFarma, rede presente no Paraná.

Além de agilizar o processo de compra, proporcionando mais autonomia e praticidade para o consumidor final, a adoção do tótem de autoatendimento ainda contribui para reduzir os custos com mão de obra em até 70%. “Não apenas é possível aprimorar a experiência do cliente, mas também otimizar os processos internos”, argumenta Carlos Bueno Júnior, CEO da Pilot Self e diretor da CallFarma. Para o executivo, a solução tende a atenuar uma das maiores dores dos donos da farmácia – a formação das equipes, principalmente de operador de caixa, função historicamente associada à alta rotatividade.

Soluções de serviços financeiros

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Infox – Luis Augusto Barbieri e Luciano Pais, apresentando nova marca de serviços financeiros

A Infox Payments acumula 38 anos de atuação no varejo em geral e há quatro atende as Farmácias São João. Entre as diversas opções ofertadas pela companhia, a varejista pode oferecer ao shopper desde um cartão de crédito próprio, crediário por meio de carnê (CDC) digital, benefícios com desconto em folha, crédito pessoal ou até mesmo cashback. “Nossa estratégia é criar soluções que atraiam mais clientes para o varejista, aumentando suas vendas e o tíquete médio por meio de comodidades e modelos diferenciados de pagamento a prazo para o consumidor”, explica o diretor comercial Luis Augusto Barbieri.

Os serviços financeiros para farmácias despontam como alternativa ao crédito bancário convencional. “Ao contrário dos bancos e operadoras de cartão de crédito, que costumam cobrar juros altos nas transações como recurso para rentabilizar a operação, contar com um sistema próprio e personalizado assegura ao consumidor tarifas e taxas mais atrativas”, ressalta Barbieri. Nesses casos, a própria farmácia pode liberar o crédito para que o cliente gaste da melhor forma, uma vez que conta com a rentabilidade do produto que ela mesma vende.

Mentoria para o pequeno varejo

A NGV – Nova Geração Varejo, empresa do Grupo SPN, apresentou seu programa de imersão voltado para o desenvolvimento do pequeno e médio varejo farmacêutico. Trata-se de um ecossistema inovador no varejo farmacêutico, criado para transformar a gestão das farmácias regionais e independentes. “Nosso propósito é desenvolver os empreendedores com conhecimento estratégico, ferramentas e um modelo de negócio moderno para que possam competir de forma inteligente no mercado com base em fatos e dados”, explica Guilherme Strapasson, CEO do Grupo SPN.

Entre os destaques do método está o próprio case de sucesso das Farmácias Unipreço, sua companhia-mãe. “Mostramos como fizemos para sair de um faturamento mensal de R$ 35 mil para R$ 35 milhões por mês, provenientes de 60 filiais distribuídas pela cidade de Curitiba (PR), Região Metropolitana, litoral paranaense e Campos Gerais”, acrescenta. A imersão traz mais de 20 temas como precificação, gestão de colaboradores e compras, entre outros. Em 2024 foram realizadas duas edições que foram um sucesso de capacitação. Para a próxima turma, o objetivo é disseminar o conhecimento para mais de 100 participantes.

Primeiro dia

Segundo dia

Licenciamento da Farma Conde triplica adesões em 2024

LICENCIAMENTO DA FARMA CONDEFarma Conde, licenciamento de marca, varejo farmacêutico
Presente em São Paulo e Minas Gerais, varejista totaliza mais de 500 lojas | Foto: Divulgação

O programa de licenciamento da Farma Conde apresentou um avanço exponencial em 2024. A rede mais que triplicou o número de farmácias que aderiram a esse formato de negócio no ano passado. Além da expansão acelerada, a rede gerou mais de 3 mil empregos diretos.

A integração de lojas a esse ecossistema foi determinante para a Farma Conde superar a meta de alcançar 500 unidades, distribuídas pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. “Impulsionados pelo forte desempenho e pelo potencial de crescimento da marca, trabalhamos com a projeção de alcançar mais 250 unidades licenciadas até o fim do ano”, revela  Éder Luz, head de operações e expansão de franquias.

“Nosso objetivo é ajudar o empreendedor independente e reverter as estatísticas alarmantes sobre o fechamento de farmácias no país”, reforça. Apesar desse foco, empresários que não atuam no varejo farmacêutico também são bem-vindos.

“O empresário que ingressa na rede da Farma Conde se beneficia de uma estrutura robusta, com posicionamento de marca consolidado, parcerias comerciais exclusivas, estratégias de marketing eficientes e melhores condições de negociação e compra de produtos”, afirma o presidente executivo Manoel Conde Neto (foto).

Laboratório e marca própria impulsionam margens do lojista

Um dos grandes diferenciais competitivos da Farma Conde é seu laboratório, responsável pelo desenvolvimento de mais de 300 produtos de marca própria. “Esse portfólio exclusivo aumenta significativamente as margens dos lojistas, garantindo maior rentabilidade e competitividade no mercado. Nosso modelo de negócio permite que os licenciados tenham acesso a produtos de alta qualidade, com custos reduzidos e excelente aceitação no mercado”, destaca Éder Luz.

Licenciamento da Farma Conde envolve amplo estudo de viabilidade

O head comenta que, em geral, os pretendentes dispostos a aderir ao licenciamento da Farma Conde já têm um ponto garantido, seja com a farmácia em funcionamento ou então para estabelecer um novo negócio. É nessa fase que a expertise da rede começa a falar mais alto.

“Promovemos um amplo estudo de geolocalização, que contempla análises virtuais e locais, utilizando ferramentas de tecnologia baseada em IA. Também realizamos pesquisas referentes ao público-alvo que trafega pelo entorno e ao sortimento comercializado nos PDVs próximos”, explica.

“Além disso, contamos com a presença ativa da nossa equipe de expansão para avaliar in loco o perfil demográfico, o fluxo de pedestres e até mesmo detalhes como a incidência solar ao longo do dia. Com isso identificamos os lados da via com maior ou menor circulação para garantir a melhor escolha do ponto comercial”, completa.

Licenciado soma quatro lojas em seis meses

Com apenas seis meses de Farma Conde, o empresário Renan Oliveira já acelerou seu processo de expansão. Além de converter a bandeira das três farmácias que administrava em Iguape (SP), o empreendedor também abriu uma unidade na vizinha Ilha Comprida, há pouco mais de um mês. “Trabalho com o varejo farmacêutico há quase 15 anos. Já fui independente e também fiz parte de associações, mas nunca trabalhei com uma marca tão forte”, garante.

Farmacêutico, Oliveira converteu sua primeira unidade no último mês de outubro. Com o sucesso, foi mudando a identidade de suas demais lojas, até que veio a vontade de começar uma do zero. “Do mobiliário à documentação, sempre tive suporte pleno da rede. Até a equipe de outros licenciados foi recrutada para nos assistir na inauguração”, relata.

Segundo o empresário, só o reposicionamento da marca levou a um avanço de 15% nas vendas. “Além disso, temos um share de 50% em genéricos na região e os produtos de marca própria já representam 5% de nosso faturamento”, comemora. “Ainda estamos procurando pontos, mas projeto a abertura de mais duas lojas. Até dezembro, quero crescer 30%, falando só das unidades já em funcionamento”, completa.

“Este é um exemplo claro do que queremos fomentar na Farma Conde. Nosso foco não é simplesmente pulverizar a marca, mas estimular a expansão, tanto que mais de 70% dos licenciados gerenciam ao menos duas lojas”, finaliza Conde Neto.

Estudo aponta categorias de destaque em consumer health

mercado de consumer health
Foto: Ana Claudia Nagao

O mercado de consumer health segue acelerado, aumentando sua participação em 5 p.p. desde 2016. O segmento contabilizou R$ 108,5 bilhões em faturamento nos últimos 12 meses referentes a dezembro de 2024, representando 48% do mercado do mercado farmacêutico total.

A apresentação de Ulysses Danté, diretor da unidade de negócios de consumer health da IQVIA, foi um dos destaques da Arena Farma Trends, no primeiro dia do Abradilan Conexão Farma, espaço onde as inovações tecnológicas e tendências do mercado são destaque, com temas como o uso de dados, categorias em ascensão e o impacto da tecnologia na cadeia de suprimentos

Entre as principais corporações no ranking geral de consumer health ocorreram alterações importantes com indústria farmacêuticas tradicionalmente especializadas na produção de medicamentos – como o Grupo NC e a Eurofarma – e a entrada de grandes redes de farmácias como a RD Saúde, com a força de suas linhas de marcas próprias.

Top 20 corporações de consumer Heath

  1. Hypera
  2. P&G
  3. Cimed
  4. L’Oréal
  5. NC Farma
  6. Nestlé
  7. Unilever
  8. Opella
  9. Kenvue
  10. Kimberly-Clark
  11. União Química
  12. Beiersdorf
  13. Haleon
  14. Eurofarma
  15. Danone
  16. RD Saúde
  17. Aché
  18. Reckitt
  19. Colgate
  20. Hertz

Fonte: IQVIA

As marcas próprias crescem ao longo dos últimos cinco anos em velocidade superior às marcas convencionais e conquistam território ao longo do tempo”, afirma Danté.

Segundo o executivo, esse segmento contabiliza um CAGR de 21,6% nos últimos cinco anos, registrando uma receita de R$ 4,6 bilhões em 2024, crescimento de 14,9% em relação a 2023.

A relevância do personal care no mercado de consumer health 

O segmento de personal care representa 35,9% do mercado de consumer health. Entre as top categorias de 2024, cuidados para os lábios – impulsionado pelo blockbuster da linha Carmed, da Cimed; e os repelentes evoluem consistentemente, com 13,2% de crescimento.

Por outro lado, grandes cestas como cuidados da face, produtos para cabelos, desodorantes e cremes depilatórios apresentaram crescimento abaixo da média. “Ainda que represente uma pequena parcela da cesta de personal care, a categoria de repelentes apresentou o segundo maior crescimento em 2024, impulsionada pela epidemia de dengue, o que impactou significativamente as vendas do produto em farmácias”, afirma Danté.

Já, cuidados para os lábios vem ganhando força desde 2023, em função do sucesso de novos produtos para essa região. “Esse movimento se intensifica nas épocas mais frias, favorecendo o crescimento contínuo da categoria”, finaliza.

Vitamedic leva experiências para o Conexão Farma 2025

CONEXÃO FARMA 2025Distribuição de medicamentos, Abradilan, feira da Abradilan
Gustavo Menezes (gerente de treinamentos) conduz à qualificação dos profissionais do setor/ Foto: Divulgação

A farmacêutica brasileira Vitamedic participa do Abradilan Conexão Farma 2025 como patrocinadora Safira. O evento acontece de 18 a 20 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), reunindo os principais players do mercado farmacêutico. Nesta edição, além da interação com as distribuidoras, a empresa preparou-se para garantir atendimento customizado às farmácias presentes à feira.

O estande interativo da farmacêutica conta com oito salas exclusivas para reuniões estratégicas, além de uma campanha especial de compras, que premiará os parceiros com uma experiência única – acompanhar a final da Uefa Champions League, programada para 31 de maio em Munique (Alemanha). Além disso, nesta quarta-feira (19 de março) a farmacêutica leva o capitão do penta e embaixador da Uefa, Cafu, para seu espaço na feira.

A companhia também investiu em ações personalizadas para fortalecer a conexão com o público, incluindo:

  • Uma sala de treinamento, com capacidade para até 15 pessoas por sessão, voltadas à qualificação dos profissionais do setor
  • Espaço Trustfuel, dedicado à degustação de linhas de suplementação, além de um totem de compras via e-commerce para consumidores finais
  • Testeira de LED exibindo as três principais campanhas de mídia previstas para 2025, sendo uma de caráter institucional e as outras duas voltadas às marcas Doralex e Energrip
  • Além dessas iniciativas, a Vitamedic apresentará seu portfólio ampliado.

Para encerrar sua participação na feira em grande estilo, a empresa reservou um camarote exclusivo para celebrar seus dez anos de história. O espaço, com 320 m² e capacidade para 400 pessoas, será palco de um show especial da dupla Guilherme & Santiago.

“Nossa participação no Abradilan Conexão Farma 2025 reflete o compromisso da Vitamedic em estar cada vez mais próxima do varejo e da distribuição. Preparamos um estande inovador, com ativações estratégicas, treinamentos e condições especiais para nossos parceiros, dando mais visibilidade à nossa trajetória de crescimento e inovação”, finaliza o diretor superintendente Wilmar Oliveira.

Eurofarma compra Dermage por R$ 156 milhões

Eurofarma
Objetivo é contar com corrente à altura da Mantecorp, da Hypera / Foto: Divulgação

Para fortalecer sua presença no mercado de skincare, a Eurofarma comprou 60% da Dermage por R$ 156 milhões. Segundo fontes consultadas pelo Valor Econômico, o objetivo da farmacêutica é fazer frente à Mantecorp, marca que está sob o guarda-chuva da Hypera Pharma.

Nesse primeiro momento, Ilana Braun, da família fundadora da fabricante, seguirá no comando da empresa. No contrato, está prevista a possibilidade de que a farmacêutica compre os 40% restantes em até três anos após a conclusão da operação atual. O negócio ainda depende de aprovação do Cade.

Eurofarma concorreu com outras empresas do setor 

Além da Eurofarma, outras companhias como Aché e O Boticário também tinham interesse em adquirir uma participação na Dermage. Com a farmacêutica, as negociações levaram cerca de um ano.

Aprenda a usar a usabilidade intuitiva nas vendas online

USABILIDADE INTUITIVAProcfit, orientação empresarial, vendas online, aplicativo, e-commerce
Especialista destaca que site ou aplicativo deve ser desenvolvido pensando no consumidor | Foto: Freepik

Você já ouviu falar em usabilidade intuitiva? Sem a devida familiaridade com a área de design de produtos, essas palavras podem soar estranhas a muitos gestores do varejo. Mas se sua farmácia precisou desenvolver um aplicativo e teve dificuldades ao obter o resultado esperado, saiba que faltou dominar esse termo por completo.

“Esse conceito pressupõe que um produto ou serviço foi pensado para oferecer um uso fácil, descomplicado, que não necessite de uma capacitação complexa”, explica o designer de produto da Procfit, Andrew Rodrigo.

 

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E é essa a principal característica que o gestor de farmácia deve levar em conta ao lançar um aplicativo ou uma plataforma de e-commerce. Afinal, não basta ofertar uma nova tecnologia. Também é necessário garantir que a experiência do cliente seja positiva e duradoura.

Como a usabilidade intuitiva pode potencializar as vendas online? 

Segundo Rodrigo, a usabilidade intuitiva nem sempre esteve presente no desenvolvimento de programas. Antes da profissão de designer de produto se popularizar, os sistemas visavam, exclusivamente, à resolução de um problema. “Durante muito tempo, os softwares eram criados por programadores que queriam simplesmente solucionar uma questão sem focar na facilidade do uso”, explica.

Se o assunto são as compras online, o manuseio, seja do aplicativo ou do site, deve ser ainda mais simplificado. “Não basta o sistema ser bonito. É preciso que o consumidor consiga fechar uma compra com poucos cliques”, afirma.

Para ter um aplicativo intuitivo, é preciso pesquisa 

Para garantir a intuitividade nas plataformas digitais é preciso, primeiramente, investir em pesquisa. “Antes de desenvolver qualquer solução é preciso conhecer seu público-alvo, descobrir o que ele precisa e almeja”, afirma o designer de produto.

Ele ainda vai mais longe e dá algumas dicas pertinentes ao varejo farmacêutico. “O público das farmácias pode ser um pouco mais velho, o que torna mais conveniente utilizar fontes de letras com corpo maior. Além disso, as farmácias atraem, em primeira instância, consumidores com senso de urgência e uma ou mais dores a resolver. Nesse caso, destacar botões-chave ou processos de compra pode facilitar essa jornada”, aconselha.

Jornada facilitada gera fidelização

O mercado farmacêutico é extremamente competitivo. Para fugir de uma guerra puramente de preços, o executivo afirma que a usabilidade pode ser um grande diferencial.

“Essencialmente, aplicativos e sites de farmácia têm um mesmo propósito: vender produtos para os consumidores. Por isso, é preciso se diferenciar. Contar com uma jornada de compra descomplicada, com poucos cliques e sem atrito pode ser o diferencial que seu negócio precisa”, finaliza.

Custos inesperados lideram razões para desistir de compra

CUSTOS INESPERADOSE-commerce, consumidores, carrinho de compras
Foto: Canva

Deparar-se com custos inesperados no ato das compras online é um dos momentos mais desestimulantes para os consumidores, segundo pesquisa divulgada pelo Baymard Institute. De acordo com o estudo, quase metade (48%) dos clientes abandona os carrinhos virtuais ao se dar conta de cobranças não previstas.

Em uma tentativa de minimizar essas ocorrências, empresas do varejo vêm apostando na maior transparência em relação a todos os custos da operação. Outras estratégias incluem o envio de ofertas e mensagens de lembrança para quem abre mão de efetuar a compra.

 

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O que são custos inesperados e o que fazer para minimizar?

Taxas inesperadas como frete, pedido mínimo e cobranças extras geralmente surpreendem os clientes no check-out, levando à frustração. “Custos ocultos não apenas incomodam os clientes, mas também destroem a confiança e a lealdade, fazendo-os comprar em outro lugar”, avalia Alberto Filho, CEO da Poli.

A confiança é a pedra angular da fidelidade do cliente. Ser direto sobre todos os custos não só promove a confiança, mas também previne surpresas desagradáveis ​​que podem prejudicar a reputação da marca.

Simplifique a experiência de check-out
Um processo de check-out transparente tem mais probabilidade de converter. Garanta que seus clientes tenham uma visão clara de todas as possíveis despesas desde o início de sua jornada de compras

Ofereça várias opções de envio
Clientes diferentes têm prioridades diferentes. Alguns podem preferir entrega mais rápida em vez de custo, enquanto outros são mais adeptos do envio econômico. Disponibilizar alternativas variadas ajuda a reduzir o abandono de carrinho

Destaque o valor acima do preço
Comunique o valor que seus produtos proporcionam. Às vezes, a percepção de fechar um bom negócio ou ter acesso a um bem ou serviço de qualidade superior pode compensar preocupações sobre custos extras

Revise regularmente as estratégias de preços
Mantenha-se competitivo e amigável ao cliente, revisando periodicamente suas estruturas de preços e taxas de envio. Compare-as com os padrões da concorrência e as expectativas do cliente

Utilize a psicologia da precificação
Entender o impacto psicológico da precificação pode ajudar a estruturar custos de uma forma que pareça mais palatável para os clientes. Por exemplo, agrupar produtos pode fazer com que gastos extras pareçam mais justificados e aceitáveis

Como blindar a gestão financeira da farmácia em 2025?

GESTÃO FINANCEIRA DA FARMÁCIAGestão financeira, orientação empresarial, farmácia
Gestão passa pela maximização de ganhos e redução de gastos, sempre privilegiando a qualidade do serviço e mix | Foto: Freepik

A gestão financeira da farmácia é essencial para que o varejista atinja suas metas de lucratividade e faturamento para o ano. No entanto, o planejamento deve ser muito mais amplo e envolver também os fatores externos alheios à interferência prévia do gestor, a exemplo de indicadores e resultados macroeconômicos.

“É de suma importância fazer uma análise detalhada da gestão e planejar os próximos passos de forma cuidadosa. Afinal, inflação, alterações nos custos de insumos e matérias-primas, além de alta nos gastos com transporte e energia elétrica, são entraves que fogem ao controle do gestor”, afirma Silvinei Toffanin, sócio na Direto Group.

 

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Os especialistas da empresa de wealth management realçam a necessidade de a gestão financeira prever cenários, ajustar orçamentos, além de investir com clareza de objetivos. A também sócia na empresa, Márcia Abreu, destaca algumas boas-práticas que devem ser adotadas.

Automatizar os sistemas de gestão financeira, acompanhar periodicamente indicadores como margem de lucro, lucratividade, margem de contribuição e ponto de equilíbrio, além de revisar o orçamento da companhia mensalmente, são ações essenciais para a saúde da empresa”, aponta.

Gestão financeira passa por mais diálogo com fornecedores 

Toffanin também recomenda que o controle de custos esteja em constante aprimoramento. “Negociar com fornecedores, sempre que possível, a melhoria de prazos, descontos e condições de pagamento são ações importantes”, comenta.

Márcia, por sua vez, afirma que é necessário ponderar na balança quais despesas são mais importantes e as que podem ser substituídas ou eliminadas. “Deve-se analisar o custo-benefício de cada despesa. O ideal é priorizar aquelas que trazem retorno imediato”, afirma.

Fique de olho na reforma tributária 

O sócio finaliza trazendo uma dica extra: revise a parte fiscal e tributária da empresa, com especial atenção para os possíveis impactos da reforma tributária no canal farma.

Drogaria Araujo projeta R$ 5 bi de faturamento neste ano

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Drogaria Araujo
Para chegar a meta, varejista planeja abrir 50 novas lojas / Foto: Divulgação

Veterana no varejo de Minas Gerais, a Drogaria Araujo completa 119 anos na próxima quinta-feira, dia 20. Como “presente de aniversário”, a rede de farmácias almeja um faturamento de R$ 5 bilhões para 2025. As informações são do Diário do Comércio.

Tal receita significaria um avanço de 15% no indicativo. Para isso, a varejista também planeja abrir 50 lojas no período, mantendo o ritmo de crescimento registrado em 2024.

Com mais de 300 PDVs espalhados por 65 municípios mineiros, a companhia conta com uma equipe de 12 mil colaboradores para atender 60 milhões de clientes por ano.

350ª loja da Drogaria Araujo será em homenagem a fundador 

Como parte das comemorações dos 119 anos da Araujo, a rede de farmácias inaugurará sua loja número 350. A unidade, localizada no bairro do Pátio Belverde II, no Centro-Sul de Belo Horizonte (MG), será em homenagem ao fundador da varejista, Modesto Araujo.

A unidade ficará locada na rua que leva o nome do empresário. “Batizar essa unidade como Modesto Araujo é uma forma de homenagear nosso fundador e reafirmar o compromisso que ele estabeleceu lá em 1906: estar sempre perto, oferecendo cuidado e conveniência”, comenta o presidente da companhia, Modesto Araujo Filho.

Rede tem histórico de inovação 

Em sua jornada mais que centenária, a Araujo se destaca por seu DNA inovador. Ainda em 1933, a rede foi a primeira na capital mineira a oferecer plantão de 24 horas. Trinta anos depois, inovou em nível nacional ao disponibilizar um serviço de telemarketing. “Estamos prontos para os próximos capítulos dessa história e queremos caminhar cada vez mais perto de nossos clientes”, completa o executivo.