Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Feira da Abradilan estreita relacionamento com varejo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Feira da Abradilan
Foto: Panorama Farmacêutico

Nos corredores do Expo Center Norte, palco da 17ª feira da Abradilan, distribuidoras, varejistas e a indústria farmacêutica aproveitaram os três dias de evento para acelerar o fechamento de novos contratos e parcerias, estreitar relacionamentos e apresentar suas novidades e lançamentos para o setor. O volume de expositores também foi o maior de uma edição, totalizando 140 empresas distribuídas em uma área de 25 mil m²,  incluindo indústrias farmacêuticas e de higiene e beleza, bem como fornecedores de serviços para os PDVs, software houses, consultorias, empresas de contabilidade, treinamento e mobiliário.

Confira algumas empresas participantes da feira da Abradilan

 

Aché

Companhia 100% brasileira, fundada há 55 anos, o Aché conta com um portfólio com mais de  360 marcas de medicamentos prescritos, genéricos e isentos de prescrição, cobrindo 145 classes terapêuticas e 18 especialidades médicas. Para a farmacêutica, a feira foi uma ocasião importante  para estreitar contatos e relacionamentos com os parceiros da distribuição e do varejo.

ApisNutri

A ApisNutri mira farmácias regionais para reforçar as vendas de nutracêuticos e produtos naturais. A fabricante também busca incrementar o volume de negócios por meio de projetos de terceirização, que envolvem em torno de 200 produtos.

Copapharma

Recém-criada por três executivos com ampla experiência na indústria, a Copapharma aproveitou o evento para apresentar o portfólio e os valores da empresa ao mercado. A companhia conta com com 100 SKUs no portfólio inicial nas categorias de não medicamentos e suplementos alimentares. A previsão é, até o fim de 2023, chegar a 200 itens.

Dental Clean

A Dental Clean buscou aproximar ainda mais das redes associativistas e independentes. A empresa, que nos últimos anos vem crescendo na casa de dois dígitos, tem o propósito de ajudar o pequeno a alavancar ainda mais a venda de não medicamentos, segmento que tem mais ajudado nos resultados do canal farma.

Domina Farma

Especializada em nutracêuticos e suplementos alimentares, os produtos da Domina Farma estão presentes em 21,5 mil CNPJs espalhados pelo Brasil, por meio de distribuidoras. A empresa aproveitou a feira para reforçar a presença dos produtos das marcas Eurofito Geovit nos PDVs. Com 36 SKUs, a linha Geovit é composta por produtos premium. Suas fórmulas são constituídas por ativos que seguem as tendências e inovações mais recentes do mercado. Já a Eurofito apresenta uma proposta low price, composta por multivitamínicos e ômegas. Com 50 SKUs, a marca está passando por um processo de reestilização de layout de embalagem.

 Dr. Pentinho

Com o objetivo de ampliar o mix de produtos no PDV, a Dr. Pentinho, especialista em produtos para piolhos e lêndeas, levou à feira um novo portfólio de escovas de cabelo. Os lançamentos – a escova polvo ativadora de cachos e a escova mágica para redução de pontas duplas – já fizeram sucesso entre as participantes do evento. Os produtos começam a chegar nas farmácias no próximo mês.

Eco Diagnóstica

A ECO Diagnóstica aproveitou a feira para estimular a demanda por testes rápidos em farmácias regionais e independentes e intensificar a prospecção de distribuidoras de medicamentos para atuar como pontos de venda para o pequeno e médio varejo. A fabricante acredita no robusto portfólio como trunfo para expandir sua capilaridade. São 180 exames com registro na Anvisa, segmentados em 17 áreas terapêuticas.

 Farmacon

Estreante como patrocinadora da feira da Abradilan, a Farmacon aproveitou o evento para estreitar parcerias e fechar negócios. Com sede no Rio de Janeiro e especializada no varejo farmacêutico, a companhia atende mais de 3 mil PDVs, sendo a única empresa de contabilidade homologada pela Febrafar. No primeiro trimestre deste ano, prepara a inauguração de mais duas filiais, sendo a primeira no centro do Rio de Janeiro e a outra em Goiânia (GO). Para o ano de 2023, prevê crescimento de 52%.

Geolab

A Geolab buscou no Abradilan Conexão Farma estreitar o relacionamento com os distribuidores, associações e pontos de venda (PDVs). Com 23 anos de atuação, a companhia conta com um portfólio de mais de 300 SKUs, divididos entre as linhas de genéricos, marca, colírios e linha ginecológica. A unidade de negócios do grupo, dedicada à saúde ocular, a Gbio Farmacêutica, também esteve presente na feira. Para 2023, a empresa projeta uma participação de 10% dos negócios do grupo e almeja figurar entre as top 3 do segmento em até três anos.

Grupo Boticário

O varejo farmacêutico vem ganhando evidência nas vendas da divisão B2B do Grupo Boticário, tanto que já responde por 50% do volume de negócios. Presente em 37 mil farmácias e com portfólio de 400 SKUs, a empresa conta com cinco marcas comercializadas no segmento. As marcas do Grupo Boticário estão presentes em todas as redes associadas à Abrafarma. Mas é no associativismo que a empresa vem registrando o maior crescimento. A companhia mantém relacionamento estreito com a Farmarcas e, inclusive, formou um time específico para atender esses PDVs, com planos de negócios, portfólios e sortimentos adequados para cada perfil de loja.

Hertz

Além de apresentar sua nova identidade visual, a Hertz aproveitou o evento para lançar a nova edição do Guia de Produtos, material que serve de apoio para os representantes de vendas durante o ano todo. A empresa também levou a nova campanha de Resfenol.

Katiguá

A Katiguá levou 10 lançamentos para a feira e também contou com a participação especial do apresentador Marcio Garcia. Além de garoto-propaganda da companhia ele também é sócio. Um dos diferenciais é que a cada R$ 5 mil em compras realizadas pela farmácia, ela ganha um vídeo exclusivo com o apresentador divulgando a loja e a cidade, estratégia que tem ajudado no sell-out da farmácia.

Mate Leão

A feira foi palco para a Leão Alimentos e Bebidas reforçar seu pioneirismo no lançamento de chás vitamínicos, funcionais e de preparo em água gelada. A presença no evento teve o objetivo de fortalecer a estratégia da empresa em ampliar o reconhecimento da marca no segmento de farmácias junto aos consumidores finais. A marca está presente em drogarias das regiões Sul (Santa Catarina, Paraná) e Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) do País, e busca ampliar sua presença neste canal de vendas.

Maxinutri

A Maxinutri levou à feira o seu mais recente lançamento, o Glutezym, que tem  como ativo a enzima Tolerase G, que atua na quebra do glúten e evita o desconforto abdominal. A companhia fechou uma parceria com um seleto grupo de distribuidores regionais em cada estado para comercializar o produto com exclusividade.

 Montafarma

Especializada em mobiliário para farmácias e drogarias, a MontaFarma contou com dois espaços na feira, que teve como objetivo fechar parcerias principalmente entre o pequeno e médio varejo independente. A empresa preparou um sorteio de três prêmios de R$ 5 mil em mobiliários farmacêuticos. Além de oferecer uma oportunidade de conhecer e conferir de perto todas as linhas de mobiliário, a Montafarma levou condições especiais de pagamento e valores diferenciados para o varejo.

Natulab

A Natulab aproveitou o evento para lançar uma parceria inédita com a NBC Universal, ilustrando linhas de produtos com personagens do estúdio conhecidos mundialmente. Nesta primeira etapa, a turma de Trolls estará nas embalagens de Vitaz Kids, uma linha de suplementos alimentares voltados para o público infantil composta por vitaminas e minerais. A parceria prevê produtos exclusivos para algumas redes de farmácia. Em breve, as drogarias receberão itens inspirados em Shrek e Madagascar. Outros itens já consagrados do portfólio da Natulab tiveram destaque na feira: o calmante natural Seakalm e o analgésico Maxalgina.

Nutriex

Uma das principais fabricantes e licenciadoras de cosméticos infantis do Brasil, a Nutriex apostou na feira da Abradilan para estreitar negócios com o varejo regional. A empresa atende pouco mais de 10 mil PDVs desse segmento no país. A empresa dividiu estande com a Belfar, com a qual mantém parceria, para divulgar também uma linha de medicamentos genéricos e similares

Pharlab

a Pharlab buscou proximar e estreitar relações com a distribuição, clientes potenciais e, principalmente, apresentar o Programa Oceano Azul, que foi remodelado e agora apresenta novos benefícios aos clientes.

 Proffer

Integrante do ecossistema de startups da Farma Ventures, a Proffer acaba de conceber uma ferramenta online que monitora valores de venda de mais de 10 mil produtos de farmácias, com foco em lojas físicas. Mais de 300 mil preços são coletados diariamente. Com possibilidade de acesso gratuito, a plataforma ajuda a aliviar uma das principais dores de cabeça dos varejistas independentes – precificar corretamente os produtos no PDV.

 Tiaraju

Após quatro anos ausente na feira, o Grupo Tiaraju buscou estreitar os laços e contatos comerciais levando sua nova apresentação e layout.  Em novembro, a companhia estrou suas  operações no segmento de probióticos por meio da criação da empresa Afra Biotics. A marca foi concebida para viabilizar a produção de probióticos em diferentes formas, como cápsulas moles e duras, stick, versão líquida e em sachê.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress