Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Lucro da Novo Nordisk cresce quase 30% no 1T24

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Lucro da Novo Nordisk
Foto: Divulgação

No primeiro trimestre de 2024, o lucro da Novo Nordisk cresceu quase 30%, segundo balanço divulgado pela companhia. Nos três primeiros meses do ano, o lucro líquido do laboratório ficou em US$ 3,650 bilhões (cerca de R$ 18,6 bilhões). As informações são do BOL.

Além do avanço no lucro, a farmacêutica também pôde comemorar um ganho de 24% em seu faturamento, que fechou o período em US$ 9,3 bilhões (aproximadamente R$ 47,5 bilhões).

“Mais pacientes estão sendo beneficiados por nossos tratamentos inovadores”, comemora Lars Jørgensen, CEO da multinacional.

Lucro da Novo Nordisk aumentou otimismo 

Com os bons resultados do primeiro trimestre, a Novo Nordisk aproveitou para revisar e aumentar suas previsões para o resto do ano.

De acordo com a empresa, agora, a expectativa é de um crescimento entre 19 e 27% em seu faturamento até o fim de 2024.

Um motor para garantir tal avanço será a compra do parque fabril da Catalent. “O acordo para adquirir três fábricas de produção do laboratório nos permitirá atender significativamente mais pessoas que vivem com diabetes e obesidade no futuro”, analisa.

Medicamentos para diabetes e obesidade seguem protagonistas 

Apesar cresceram menos do que no mesmo período de 2023, os medicamentos para diabetes e obesidade, Ozempic e Wegovy, ainda são os líderes de vendas para a Novo Nordisk.

Respectivamente, o avanço nos negócios foi de 106% e 42% nos três primeiros meses do ano.

Sucesso de vendas chegará ao Brasil no 2º semestre 

No segundo semestre deste ano, a Novo Nordisk trará para o Brasil o Wegovy, conforme anunciado no último dia 25. O medicamento chegará ao país com preços de até R$ 2.634,03, a depender da dose e quantidade de aplicações.

Reforço na Fecofar

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FECOFAR, Willians Robles
Foto: Divulgação

A Federação de Cooperativas de Distribuição Farmacêutica (Fecofar) recrutou o experiente gestor Willians Robles para o cargo de administrador executivo. Algumas de suas responsabilidades englobam a gestão diária da sede do órgão e o alinhamento de estratégias de venda e rentabilidade.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, Robles atuou ao lado de drogarias como a Onofre e distribuidoras como a SantaCruz, acumulando conhecimentos em diversos segmentos do mercado. Seu currículo conta também com um MBA em gestão empresarial pela FGV.

Contato: Willians@fecofar.com.br

Conheça novas tecnologias para farmácias acessíveis a PMEs

novas tecnologias para farmácias

As novas tecnologias para farmácias podem parecer distantes para as empresas de pequeno e médio porte. Mas a 24ª edição da Feira Internacional de Automação para o Comércio (Autocom), realizada no fim de abril na capital paulista, apresentou ferramentas acessíveis para varejistas reduzirem perdas e ampliarem competitividade.

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A Associação Comercial de São Paulo elencou algumas delas:

Pagamento facial

O sistema desenvolvido pela Payface em parceria com a Positivo é integrado às maquininhas de vendas. O reconhecimento facial evita vulnerabilidades e golpes relacionados a cartão clonado e notas falsas, entre outros. Também dispõe de recursos antifraudes que evitam a conclusão da transação quando detecta pessoas próximas do seu campo de visão. Além disso, reconhece movimentos físicos e impossibilita a leitura de fotos ou de clientes com máscaras

Celular como carteira

A Cielo criou um software que converte em maquininhas aparelhos Android e IOS que têm a funcionalidade NFC. “O CieloTap é conectado ao sistema do estabelecimento, permitindo que o empreendedor tenha controle sobre a origem do pagamento em cada dispositivo utilizado”, informa o diretor de marketing Wilson Nunes. O próprio vendedor finaliza a operação, evitando a formação de filas. O PDV desembolsa apenas uma taxa de transação por venda, mas não arca com custos para adquirir o software

Atualização automática de preço

A solução concebida pela Toledo do Brasil – Prix consiste em pequenas telas digitais que viabilizam a atualização automática dos preços nas prateleiras. Um sinal enviado para uma antena de comunicação óptica, com cerca de 120 m² de área de cobertura, impede a remarcação manual e libera o tempo dos atendentes para outras tarefas. O kit com 200 unidades dessas etiquetas custa em torno de R$ 35 mil

Treinamento do TikTok pode estimular digitalização em farmácias

Treinamento do TikTok

Empreendedores podem contar agora com treinamento do TikTok para impulsionar a digitalização em farmácias.

A rede social, em parceria com a Digital Favela, criou a plataforma gratuita Cria que Cria. O canal reúne videoaulas curtas e práticas para gestores aprenderem a impulsionar as operações online e melhorar a visibilidade de suas empresas no ambiente virtual.

A capacitação é lançada no momento em que as plataformas se consolidam como verdadeiros espaços de exposição e crescimento de negócios. Exemplo disso é o resultado de uma pesquisa conduzida em 2023 pela área de Market Science do TikTok e pela InSites Consulting – segundo a qual 82% dos usuários afirmam ter descoberto uma pequena ou média empresa na rede antes de encontrá-la em outro lugar.

“Queremos encorajar, sobretudo, aqueles que empreendem por necessidade a aproveitar ao máximo as oportunidades de exposição na mídia social”, comenta Silvia Belluzzo, diretora de marketing de negócios para PMEs do TikTok na América Latina.

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Treinamento do TikTok é gratuito

O acesso ao treinamento do TikTok é gratuito, bastando se inscrever aqui. Ao todo, são 25 mil vagas disponíveis. As inscrições e a plataforma ficam abertas até 31 de julho. A capacitação será realizada em parceria com a edtech SoulCode.

As aulas são remotas e divididas em sete módulos. Os empreendedores poderão acessar cursos que contemplam estratégias de monetização, difusão de conteúdos e ações de marketing, além de táticas para identificar seu nicho de clientes no TikTok.

Digitalização em farmácias avança, mas…

A digitalização em farmácias avança, mas ainda com um sinal de alerta para pequenas e médias empresas.

Dados da IQVIA divulgados em agosto de 2023 indicavam que o varejo farmacêutico brasileiro concentra a terceira maior operação de e-commerce do mundo em vendas, atrás dos Estados Unidos e Alemanha. A história, porém, é bem diferente entre os PDVs de menor porte.

Levantamento do Instituto Axxus, que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, ouviu 420 proprietários de pequenas farmácias e trouxe conclusões impressionantes. O uso de canais online para adotar programas de fidelidade, por exemplo, inexiste em 99% dos estabelecimentos. Já 83% dos gestores do PDV sequer utilizam as redes sociais como canais de propaganda.

Outro indicador relevante aponta que 92% das farmácias independentes não utilizam qualquer plataforma de marketplace.

Como criar um layout de farmácia inteligente?

layout de farmácia
Foto: Divulgação Farmácias Independente

O exemplo de uma rede do Nordeste mostra como o layout de farmácia pode ser determinante para impulsionar as vendas e aumentar o tíquete médio.

A Farmácias Independente, que mantém 33 lojas em Pernambuco e na Bahia, iniciou em 2023 um trabalho de desconfinamento dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

“Atualmente 100% das nossas lojas estão com os itens desta categoria no autosserviço, que é um produto de alto impacto visual. E grande parte desses produtos compõem a farmacinha do paciente, ajudando a incrementar a cesta”, explica o head comercial Alan Andrade.

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O que considerar na idealização do layout de farmácia

A melhor disposição dos MIPs no autosserviço é uma das estratégias que contribuem para transformar o layout de farmácia e mudar a jornada do cliente. E quais outras práticas podem fazer a diferença para a gestão do PDV?

Uso da tecnologia – Um dos recursos mais acessíveis é o self-checkout. “Ele melhora a experiência do cliente, tornando o atendimento mais dinâmico principalmente no autosserviço”, enfatiza Marcos Vinícius Consoli, vice-presidente de Serviços da Procfit.

De acordo com o executivo, a tecnologia também viabiliza a redução de custos ao eliminar a necessidade de ter um caixa adicional e todos os ônus envolvidos quando se tem mão de obra atrelada.

Planograma e gerenciamento de categorias – Outra iniciativa que a rede de farmácias adota é fazer uso dos insights e inteligência de mercado disponibilizados pelos parceiros da indústria, como os planogramas e dicas de gerenciamento de categorias. “Aproveitamos muito os dados e indicadores que os fornecedores nos passam sobre a performance do produto e a melhor execução dentro da realidade específica de cada PDV e perfil de público”, acrescenta Andrade

Estratégia cross – Colocar produtos de outras categorias em seções relacionadas, como deixar strips de lenço de papel próximos a produtos para gripes e resfriados, ou lenços umedecidos e pomadas contra assaduras ao lado de fraldas

Gôndolas de promoções – É recomendável posicionar, na entrada da loja, pilhas de produtos com ofertas e preços agressivos que sirvam de atração do consumidor para dentro do PDV. “Geralmente utilizamos leite em pó, fralda ou algum item sazonal que tenha demanda ou envolva uma negociação específica com a indústria”, ressalta Andrade

Aposta em novos produtos – Apesar da importância de construir uma base de mix que atenda as maiores demandas do consumidor, o executivo aposta em produtos diferentes como estratégia para atrair novos consumidores. “Concentramos 80% do mix em produtos que sabidamente têm procura, mas também entendemos que, muitas vezes, precisamos sair do trivial como forma de fidelizar novos clientes com artigos exclusivos”, explica.

A rede, por exemplo, implementou nos PDVs duas marcas de dermocosméticos que registravam vendas elevadas nos canais digitais. “Claro que o ideal é ir testando e ajustando o estoque conforme a resposta do shopper. Para isso, é importante analisar os tipos de negociação com o fornecedor para ter essas apostas com o menor risco possível”, avalia Andrade.

Revisão do sortimento – Outro ponto que contribuiu para o aumento de faturamento foi o trabalho de ampliação do mix. “Na comparação entre os primeiros trimestres de 2024 e 2023, incorporamos 1 mil SKUs à nossa oferta”, comenta

Empresa de distribuição hospitalar anuncia recuperação judicial

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Distribuição hospitalar
Foto: Freepik

A Precision, que atua no ramo de distribuição hospitalar, anunciou, na última sexta-feira, dia 26, que entrou em processo de recuperação judicial. O anúncio foi feito por meio de nota assinada pelo presidente, José Norberto Spadaro.

De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada para reestruturar a operação da empresa após “análise crítica” da situação financeira da companhia.

“Estamos confiantes de que, com a implementação das medidas adequadas, superaremos essa fase difícil”, declara o executivo.

Fundada em 2018, a empresa tem sede em Ribeirão Preto (SP) e mantém seus centros de distribuição em Cravinhos (SP). A distribuidora atua nacionalmente, mas seu principal polo de atuação fica centrado entre os estados São Paulo e Minas Gerais.

Empresa de distribuição hospitalar é a mais recente afetada 

Uma onda de recuperações judiciais atinge o mercado farmacêutico já há alguns anos. Em abril, a Servimed teve seu pedido aprovado, seguindo o mesmo roteiro de outras empresas do atacado farmacêutico. Entre 2022 e 2023, a DP4, Rio Drog’s, Neosul, American Farma e Dislab solicitaram recuperação judicial.

Simple Organic espera crescer 25% com cosméticos naturais nas farmácias

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Cosméticos naturais nas farmácias
Foto: Divulgação

Com preços mais competitivos e embalagens maiores, os cosméticos naturais nas farmácias são a grande aposta da Simple Organic. A empresa deseja desmistificar o estigma que segue a categoria com a linha Revolution. As informações são da Exame.

Nativa digital, a companhia mudou seu foco nos últimos anos para o varejo farmacêutico devido a sua sócia majoritária, a Hypera Pharma. E, para a empresa, essa parceria é o que possibilita democratizar o acesso a seus produtos.

“Com a Hypera, conseguimos entrar nas farmácias e ganhar escala sem aumentar os preços”, diz Patrícia Lima, CEO da Simple Organic.

Cosméticos naturais nas farmácias físicas e digitais 

À venda por meio do site de grandes redes de farmácias como as bandeiras do grupo RD Saúde (Raia e Drogasil) e a Pague Menos, a linha também já se faz presente nas gôndolas de 2,5 mil lojas físicas.

Um diferencial dessa família de produtos é seu preço mais baixo, a partir de R$ 65, o mais barato já praticado pela fabricante. “Os produtos com volumetria maior vão competir com grandes nomes do mercado de beleza. Nosso diferencial é oferecer uma formulação limpa e sustentável”, aponta Patrícia.

Atualmente, o canal farma já representa 15% das vendas da companhia. O percentual pode parecer baixo, mas já é superior a participação das lojas de franquia mantidas pela empresa. Atualmente, a maioria dos negócios (70%) são fechados no meio digital.

Crescimento de 13 vezes em três anos 

No começo de 2021, a Hypera Pharma se tornou sócia majoritária da fabricante, movimento que, segundo a indústria de cosméticos, mudou a realidade da companhia. Apesar de não divulgar o faturamento, eles afirmam que a empresa hoje é 13 vezes maior do que há três anos.

A linha Revolution, segundo estimativas internas, deve ser responsável por 25% do crescimento planejado para 2024.

“No ano passado crescemos 70% e as expectativas futuras são positivas, afinal o mercado de beleza cresce muito no país e somos um negócio nativo do digital que se une com sustentabilidade”, afirma Patrícia.

Marca foi primeiro investimento em startups da Hypera 

A compra da Simple Organic pelo Hypera Ventures, programa corporativo de venture capital da indústria farmacêutica, foi o primeiro investimento do tipo realizado pela companhia.

Segundo matéria da revista Veja, esse aporte é um ótimo exemplo da postura adotada pela empresa nos anos seguintes, onde entre investimentos em startups, inovação e licenciamento de produtos, somou mais de R$ 100 milhões.

Área e expositores estrangeiros crescem na FCE Pharma

Área  e expositores estrangeiros crescem na FCE Pharma
Divulgação: FCE Pharma

A 27ª edição da FCE Pharma e FCE Cosmetique espera reunir 21 mil participantes entre os dias 4 e 6 de junho no São Paulo Expo, na capital paulista, com espaço 100% comercializado e aumento de 30% de expositores estrangeiros. O Panorama Farmacêutico será mídia oficial pelo terceiro ano consecutivo.

Ao todo, as duas feiras vão ocupar uma área recorde de 40 mil m², a maior da história do evento. Apenas no início dos anos 2000, os dois eventos chegaram a ocupar um espaço tão grande.

Com mais de 600 marcas confirmadas, dentre elas, Siemens, Merck, Givaudan Active Beauty Innovapacking, Polar, Teva API, Nortec e MCassab, as duas feiras – que acontecem simultaneamente – foram totalmente comercializadas. Sete meses depois da última edição (2023) elas já contavam com mais de 1.000 m² de espaço em lista de espera, com fabricantes e fornecedores interessados em expor. Com isso, não há mais espaços disponíveis para 2024.

FCE Pharma é vitrine de soluções para a indústria farmacêutica

“Se tivéssemos mais espaço também teria sido comercializado. A FCE Pharma é o único e o maior evento da América Latina da indústria farmacêutica e se tornou um shopping de soluções para o setor, trazendo novidades, lançamentos e tendências. Os profissionais da indústria comparecem em peso a fim de se atualizarem, fechar negócios e fazer network”, disse Nadja Bento, diretora do núcleo lifescience da NürnbergMesse Brasil, organizadora dos dois eventos.

Já a FCE Cosmetique é hoje o único evento do setor que contempla toda a cadeia de produção de higiene e beleza. Ela reúne em um só lugar os líderes de mercado e os pequenos fabricantes, grandes impulsionadores de inovações na área de saúde e beleza.

A entrada para as feiras é gratuita, mas é restrita a profissionais que atuam na indústria cosmética e farmacêutica. Os interessados devem fazer um credenciamento prévio por meio dos sites da FCE Pharma e FCE Cosmetique.

Moderna e MSD estudam vacina contra o câncer de pele

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Vacina contra o câncer
Foto: Freepik

Uma vacina contra o câncer de pele está próxima de se tornar realidade. A Moderna, em parceria com a MSD, estuda um imunizante com possibilidade de prevenir o melanoma e outras apresentações da doença. As informações são do Correio Braziliense.

A terapia foi inspirada na vacina da Covid-19 e usa uma tecnologia parecida com a de mRNA mensageiro.

Melanoma é raro, mas mortal 

Apesar de relativamente conhecido pelo grande público, o melanoma não é exatamente um tipo comum de câncer de pele, afetando apenas 1% dos casos. O problema é que ele é o principal tumor a afetar a pele quando o assunto é letalidade.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos, 8,4 mil novos casos são diagnosticados no Brasil. E essa incidência pode ser 80% maior em 2040, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vacina contra o câncer funciona de maneira diferente 

Diferente dos imunizantes que nós estamos acostumados, aqueles destinados ao combate de vírus e bactérias, a vacina contra o câncer não evita a doença, mas induz uma resposta robusta a ela.

Assim como as terapias “reconhecem” os organismos causadores de doenças, o medicamento “reconhece” os tumores e combate sua progressão.

“O tratamento pode preparar o sistema imunológico para identificar e atacar rapidamente quaisquer células cancerígenas que as contenham, com o objetivo de prevenir a recorrência do melanoma”, explica Heather Shaw, médico oncologista.

Terapia entrou na fase III 

A Fundação Hospitals NHS Trust da University College London (UCLH) anunciou que a mRNA-4157, como é chamada a vacina contra o câncer, entrará em ensaio de fase III. O estudo será global e terá voluntários também no Brasil.

Na fase anterior, os pacientes apresentaram uma redução no risco de recorrência do câncer ou morte em três anos de quase 50%, em comparação com aqueles que realizaram apenas a terapia com anticorpo monoclonal.

RDSaúde quer 100% de suas farmácias com energia renovável em 2025

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Farmácias com energia renovável
Foto: Divulgação

A RDSaúde tem 75% de suas farmácias com energia renovável. Mas a rede, composta pelas bandeiras Raia e Drogasil, não está satisfeita e assumiu a missão de levar a transição energética para todos seus PDVs até o ano que vem. As informações são da Exame.

Atualmente, 2.240 lojas são alimentadas com energia limpa por meio de uma parceria com a Engie fechada há cinco anos. Ao todo, 54 usinadas espalhadas pelo país oferecem a geração distribuída para as unidades da varejista.

Segundo o diretor de patrimônio da companhia, Milton Alvim Jr., mesmo com a meta de abrir entre 280 e 300 lojas por ano em 2024 e 2025, todo o portfólio da companhia será atendido pela energia limpa.

Farmácias com energia renovável e mais sustentáveis 

Há cinco anos em funcionamento, o plano de tornar as farmácias da RDSaúde mais sustentáveis é ainda mais antigo, de 2014. Em uma reunião sobre quais ações se tomar nesse sentido, veio a ideia de implementar a energia renovável.

O primeiro passo nesse sentido foi realizado em uma unidade piloto em Minas Gerais, onde foram adotadas placas solares. Mas, com a liberação da geração distribuída no Brasil, capilarizar a iniciativa se tornou mais simples.

“No meio da fase piloto, os projetos de geração distribuída foram liberados no Brasil. Com isso, não precisaria ter nos pontos de consumo a geração de energia. Em 2015, foi assinado o primeiro contrato, com a construção da primeira usina solar, ainda em Minas”, relembra o executivo.

Rede tem investido em ESG 

Nos últimos meses, a RDSaúde tem prestado especial atenção ao ESG. Em fevereiro, por exemplo, a rede de farmácias doou R$ 1 milhão para uma iniciativa em saúde mental.

A ação foi realizada por meio do programa Juntos pela Saúde, do BNDES. Além do montante doado pela varejista, o banco de desenvolvimento aportou mais R$ 1 milhão para ampliar o alcance da ferramenta mantida pela organização.

Com o investimento, a ImpulsoGov levará sua Plataforma de Indicadores de Saúde Mental para dez novas cidades nas regiões Norte e Nordeste. Com o sistema, os profissionais de saúde conseguem monitorar e aprimorar o cuidado oferecido à população neste sentido.

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