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Moderna e MSD estudam vacina contra o câncer de pele

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Vacina contra o câncer
Foto: Freepik

Uma vacina contra o câncer de pele está próxima de se tornar realidade. A Moderna, em parceria com a MSD, estuda um imunizante com possibilidade de prevenir o melanoma e outras apresentações da doença. As informações são do Correio Braziliense.

A terapia foi inspirada na vacina da Covid-19 e usa uma tecnologia parecida com a de mRNA mensageiro.

Melanoma é raro, mas mortal 

Apesar de relativamente conhecido pelo grande público, o melanoma não é exatamente um tipo comum de câncer de pele, afetando apenas 1% dos casos. O problema é que ele é o principal tumor a afetar a pele quando o assunto é letalidade.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos, 8,4 mil novos casos são diagnosticados no Brasil. E essa incidência pode ser 80% maior em 2040, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vacina contra o câncer funciona de maneira diferente 

Diferente dos imunizantes que nós estamos acostumados, aqueles destinados ao combate de vírus e bactérias, a vacina contra o câncer não evita a doença, mas induz uma resposta robusta a ela.

Assim como as terapias “reconhecem” os organismos causadores de doenças, o medicamento “reconhece” os tumores e combate sua progressão.

“O tratamento pode preparar o sistema imunológico para identificar e atacar rapidamente quaisquer células cancerígenas que as contenham, com o objetivo de prevenir a recorrência do melanoma”, explica Heather Shaw, médico oncologista.

Terapia entrou na fase III 

A Fundação Hospitals NHS Trust da University College London (UCLH) anunciou que a mRNA-4157, como é chamada a vacina contra o câncer, entrará em ensaio de fase III. O estudo será global e terá voluntários também no Brasil.

Na fase anterior, os pacientes apresentaram uma redução no risco de recorrência do câncer ou morte em três anos de quase 50%, em comparação com aqueles que realizaram apenas a terapia com anticorpo monoclonal.

RDSaúde quer 100% de suas farmácias com energia renovável em 2025

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Farmácias com energia renovável
Foto: Divulgação

A RDSaúde tem 75% de suas farmácias com energia renovável. Mas a rede, composta pelas bandeiras Raia e Drogasil, não está satisfeita e assumiu a missão de levar a transição energética para todos seus PDVs até o ano que vem. As informações são da Exame.

Atualmente, 2.240 lojas são alimentadas com energia limpa por meio de uma parceria com a Engie fechada há cinco anos. Ao todo, 54 usinadas espalhadas pelo país oferecem a geração distribuída para as unidades da varejista.

Segundo o diretor de patrimônio da companhia, Milton Alvim Jr., mesmo com a meta de abrir entre 280 e 300 lojas por ano em 2024 e 2025, todo o portfólio da companhia será atendido pela energia limpa.

Farmácias com energia renovável e mais sustentáveis 

Há cinco anos em funcionamento, o plano de tornar as farmácias da RDSaúde mais sustentáveis é ainda mais antigo, de 2014. Em uma reunião sobre quais ações se tomar nesse sentido, veio a ideia de implementar a energia renovável.

O primeiro passo nesse sentido foi realizado em uma unidade piloto em Minas Gerais, onde foram adotadas placas solares. Mas, com a liberação da geração distribuída no Brasil, capilarizar a iniciativa se tornou mais simples.

“No meio da fase piloto, os projetos de geração distribuída foram liberados no Brasil. Com isso, não precisaria ter nos pontos de consumo a geração de energia. Em 2015, foi assinado o primeiro contrato, com a construção da primeira usina solar, ainda em Minas”, relembra o executivo.

Rede tem investido em ESG 

Nos últimos meses, a RDSaúde tem prestado especial atenção ao ESG. Em fevereiro, por exemplo, a rede de farmácias doou R$ 1 milhão para uma iniciativa em saúde mental.

A ação foi realizada por meio do programa Juntos pela Saúde, do BNDES. Além do montante doado pela varejista, o banco de desenvolvimento aportou mais R$ 1 milhão para ampliar o alcance da ferramenta mantida pela organização.

Com o investimento, a ImpulsoGov levará sua Plataforma de Indicadores de Saúde Mental para dez novas cidades nas regiões Norte e Nordeste. Com o sistema, os profissionais de saúde conseguem monitorar e aprimorar o cuidado oferecido à população neste sentido.

Adium tem previsão de crescer 65% com imunizante para Covid

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vacina da Covid
Foto: Freepik

A receita da Adium pode atingir R$ 1,5 bilhão ainda em 2024, segundo previsão da indústria. Isso porque a farmacêutica estima um ganho de 65% com a venda de vacina da Covid-19, fabricada pela Moderna, ao Ministério da Saúde. As informações são do Valor Econômico.

A Adium representa o laboratório norte-americano no Brasil e fornecerá 12,5 milhões de doses do imunizante ao poder público, ao valor de R$ 725 milhões.

Receita da Adium será impactada pela 1ª licitação de vacina da Covid 

O negócio fechado com o Governo Federal não só impactará a receita da representante da Moderna no Brasil, como foi a primeira vez que a vacina contra a Covid-19 foi adquirida por meio de uma licitação.

De acordo com o Ministério da Saúde, esse método de compra possibilitou uma economia de R$ 100 milhões. Outra licitação deve ser realizada no meio do ano.

Medicamento da Regeneron era distribuído pela Sanofi 

Outra grande aposta da Adium para este ano é a distribuição do Libitayo. O medicamento à base de cemiplimabe e fabricado pela Regeneron será distribuído pela farmacêutica uruguaia no Brasil a partir do mês de junho. A expectativa é que o negócio movimente R$ 200 milhões no ano.

R$ 100 milhões em P&D 

Apesar de fechar bons negócios para a distribuição de medicamentos e vacinas no país, a Adium quer começar a desenvolver novos remédios aqui no Brasil também.

“Estamos investindo R$ 100 milhões em pesquisa e desenvolvimento e na ampliação de nossa unidade em Pindamonhangaba (SP). Queremos que essa unidade seja a nossa plataforma de exportações. Hoje, nossa área de P&A está em Buenos Aires, na Argentina”, relata o diretor geral da indústria, Alexandre Seraphin.

Pedbot integra WhatsApp a sistemas de gestão de farmácias

SISTEMAS DE GESTÃO DE FARMÁCIAS

A integração com sistemas de gestão de farmácias é a mais nova funcionalidade da Pedbot. A startup de chat commerce é especializada no setor e integra o ecossistema da Funcional Health Tech.

A plataforma já foi totalmente integrada ao software da Trier e está rodando em fase de testes nas ferramentas gerenciadas pela Inovafarma e pela Alpha7. Além disso, vem desenvolvendo integração com plataformas como a Consys. Com essas soluções, o atendente da farmácia consegue autorizar a venda solicitada pelo WhatsApp e, sem sair do sistema, dar baixa no estoque do produto comercializado.

“O PDV ganha velocidade e eleva o nível de retenção dos clientes, diminuindo assim as desistências por demora, que são as mais comuns nos negócios fechados por aplicativos de mensagem”, afirma Rudy Tedeschi, CEO da startup.

Integração com sistemas de gestão de farmácias é trunfo da startup

A partir da integração com sistemas de gestão de farmácias, a Pedbot projeta reduzir o tempo médio de atendimento despendido nas consultas de consumidores pelo WhatsApp.

“Quando um paciente aciona a farmácia, principalmente de forma online, ele tem um problema que precisa ser resolvido o mais rápido possível. Ele deseja esperar o mínimo necessário. Por outro lado, o lojista também não pode abrir mão de seu controle de estoque só para garantir mais celeridade à interação com o consumidor”, argumenta.

A implementação das novas funcionalidades também atende ao objetivo de ampliar o escopo de atuação. A startup efetivou mais de 20 milhões de atendimentos nos últimos anos em cerca de 2 mil estabelecimentos, vinculados a 80 redes de farmácias e quatro associações – Abrafad, Farmarcas, Febrafar e Fecofar.

“Estamos expandindo agora nossa atuação entre os grandes grupos, com a meta de crescer até ter uma grande representatividade na cobertura de PDVs”, complementa Tedeschi. Para isso, a Pedbot também está viabilizando um modelo de controle de vendas por Instagram, Facebook, e-mail e SMS.

A farmácia que se conecta ao sistema da Pedbot tem acesso a uma série de benefícios. Pode atender simultaneamente uma diversidade de clientes com o mesmo número de WhatsApp, mandar mensagem para todos, controlar as vendas e até gerenciar a ruptura e falta de produtos. Além disso, é possível configurar chatbots para aumentar a precisão no pré-atendimento e o direcionamento ao profissional.

95% das companhias já usam o WhatsApp 

O WhatsApp como canal de vendas vem se consolidando no mercado corporativo. Segundo um estudo divulgado pela International Data Corporation (IDC) em outubro do ano passado, 95% das empresas priorizam o aplicativo para interação com consumidores e fornecedores.

Esse maior uso da plataforma tem um motivo – a preferência do cliente. Isso porque 88% dos consumidores enxergam o aplicativo como a ponte ideal para o contato com as corporações. Os pequenos negócios são os que mais fazem uso da ferramenta segundo os respondentes, que indicaram que 72% dos atendimentos acontecem na plataforma.

Missão empresarial do Sindusfarma tem resultados positivos

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Missão empresarial do Sindusfarma
Foto: Reprodução – Portal Sidusfarma

Mais uma vez, a missão empresarial do Sindusfarma levou executivos da indústria farmacêutica para a Suíça. O evento, realizado entre os dias 22 e 25 de abril, teve como principal objetivo conectar e facilitar o compartilhamento de conhecimento entre empresas do mundo todo.

A Swiss Biotech Day, feira anual de biotecnologia do país europeu, contou com a presença do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres; da gerente de desenvolvimento de negócios da Libbs, Ana Paula Santana;  da sócia-diretora da Inovatie, Nilva Bortoleto; além de executivos de diversos outros laboratórios farmacêuticos.

Barra Torres ressaltou a importância da participação da agência reguladora brasileira no evento. “Neste tema, a Anvisa se faz presente na Swiss Biotech Day com todo o setor produtivo, tanto da área farmacêutica como também das iniciativas de startups e inovação. É a nossa forma de produzir uma entrega cada vez melhor para o povo brasileiro”, afirma.

Nilva contou que o saldo da edição do ano passado foi muito positivo para Inovatie. “Por isso nós voltamos. Em um mundo globalizado, temos muitas oportunidades no Brasil e exterior, e o evento é uma ótima oportunidade de conhecer novos parceiros e expandir os negócios”.

Missão empresarial do Sindusfarma tem foco em startups 

As startups receberam bastante atenção dos executivos na missão técnica, ocasião em que a delegação brasileira visitou o Bio-TechnoparkSchlieren, parque científico que reúne startups em Zurique.

Ana Paula falou sobre como o evento possibilita o conhecimento de novas tecnologias e empresas.

“É uma oportunidade incrível de encontrar empresas e startups que estejam desenvolvendo produtos que façam sentido na estratégia da Libbs. Fizemos aproximadamente 18 reuniões com oportunidades de negócios para o Brasil e exterior e toda essa interface com o Sindusfarma proporcionam ótimas oportunidades de conexão”, ressalta Ana Paula.

Durante a viagem foi divulgado também o lançamento do “Guia de Startups de Biotecnologia em Saúde no Brasil”, elaborado pelo Sidusfarma, em parceria com a RBIF e o Instituto Biominas Brasil. A publicação tem como objetivo apresentar e divulgar iniciativas brasileiras para investidores e pesquisadores, buscando novas parcerias.

Inovação em cuidados para bebês

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cuidados para bebês

A pesquisa “A Year of Innovation in Baby Personal Care” de 2023, realizada pela Mintel, destaca a crescente preocupação dos pais com os produtos destinados aos cuidados pessoais exclusivos de seus bebês.

A Dermobaby nasceu da percepção dessa crescente necessidade no mercado. Consciente da importância de cuidados específicos para a pele sensível dos recém-nascidos, a marca apresenta uma linha de produtos que alia alta performance a formulações especialmente desenvolvidas para atender às demandas dos bebês.

A formulação de produtos para bebês deve ser elaborada com muito carinho e muitas pesquisas, priorizando ingredientes suaves e naturais, evitando matérias-primas que possam irritar ou prejudicar a pele delicada dos pequenos. Nossos xampus são livres de lágrimas e sem sal”, conta Caroline Araújo, gerente de Marketing da Dermobaby.

Ao todo são 11 produtos separados em 3 linhas:

Suave – Composta por xampu, condicionador, sabonete líquido, toalha umedecida e colônia, com extratos naturais de calêndula e lavanda, que resultam em uma fragrância leve e delicada, para uma experiência agradável à pele e olfato do bebê.

Vegana – Uma linha completamente vegana com xampu, condicionador e sabonete líquido. Sua fórmula com extratos naturais foi criada especialmente e desenvolvida para minimizar os possíveis surgimentos de alergia.

Lavanda – Enriquecida com extratos naturais de lavanda e aroma suave, proporciona um cuidado relaxante que acalma ao bebê. A linha é composta por xampu, condicionador e sabonete líquido.

Distribuição: sistema próprio
Gerente de marketing:
Caroline Araújo – mkt@dermobaby.com.br

Prescrições ilegíveis são alvo de ação do CFR-RJ

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prescrições ilegíveis
Foto: Freepik

O combate às prescrições ilegíveis de medicamentos recebeu um grande reforço na última semana, o Conselho de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) se uniu ao Conselho Regional de Farmácia do estado (CRF-RJ) e ao Conselho Federal da Farmácia (CFF) em uma campanha para uma maior conscientização da legislação. As informações são do portal de notícias da CFF.

Os órgãos assinaram um termo de cooperação que estimula uma maior aplicação e cumprimento da legislação existente no Código de Ética Médica, que prevê a obrigatoriedade de uma escrita legível nas prescrições fornecidas pelos médicos.

A 542ª Reunião Plenária do CFF foi realizada na última sexta-feira, 26/04, na capital carioca e contou com a presença do presidente da Cremerj, Walter Palis Ventura, que reforçou a importância de uma prescrição adequada:

“O ato médico não se resume à consulta médica. Ele envolve o diagnóstico e uma prescrição adequada, além do uso correto do medicamento. Uma receita mal formulada, mal escrita vai trazer malefícios ao paciente. Então o Conselho de Medicina está alinhado aos Conselhos de Farmácia no sentido de zelar por essa prescrição adequada, por letra legível facilitando a vida dos que trabalham nas farmácias, fazendo com que o medicamento prescrito seja realmente aquele ofertado ao paciente”

Prescrições ilegíveis são problema recorrente no Brasil

As confusões geradas por esse tipo de prescrição não são uma novidade no país, o próprio CRF-RJ já havia iniciado uma campanha parecida em 2023, na tentativa de conter o problema. Diversos farmacêuticos reclamam também das situações adversas geradas por elas, como revelou o presidente do CFF, Walter Jorge João:

“Algumas vezes temos de passar pelo constrangimento ter de pedir ao paciente para voltar ao médico, porque simplesmente é impossível compreender o que está escrito na prescrição”

Balanço da Hypera aponta avanço de 15,4% em lucro líquido

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Balanço da Hypera
Foto: Divulgação

O balanço da Hypera referente ao primeiro trimestre de 2024 revela um lucro líquido de R$ 391,5 milhões. Os resultados foram apresentados nesta sexta-feira, dia 26.

O montante é 15,4% maior do que o registrado no mesmo período de 2023. Outro avanço na casa dos dois dígitos foi o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), que cresceu 10,2%, chegando aos R$ 647,8 milhões.

Fechando o tema lucro, o líquido contábil fechou em R$ 388,9 milhões nos três primeiros meses do ano, o que aponta um avanço de 14,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Balanço da Hypera: sell-out no varejo fez receita crescer 

Outro destaque positivo para o balanço da indústria foi sua receita líquida, que cresceu 7,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023, totalizando R$ 1,827 bilhão.

De acordo com a Hypera, o principal motor para tal avanço foi o sell-out no varejo farmacêutico. O indicador apresentou um crescimento de 7,1%, aproximadamente 2,2 pontos percentuais acima do mercado.

Dentre os negócios que lideraram o avanço nas vendas estão o skincare, os produtos de prescrição e similares. As categorias mais representativas foram cardiologia, ginecologia, antiespasmódicos e náusea.

Categorias em contrafluxo 

Apesar de categorias como dor e febre, gripe e respiratório serem carros-chefes da atuação da Hypera, desde 2023 elas não performam como o esperado. No acumulado do ano passado, a queda foi de 3%.

No primeiro trimestre de 2024, a maré virou, crescimento de cerca de 2%, mas os problemas ainda não acabaram. Isso porque as outras categorias cresceram próximas dos 10% no mesmo período.

Prati-Donaduzzi entra na briga por Ozempic genérico

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Ozempic genérico
Foto: Divulgação – Portal Amanhã

Inspirada pelo sucesso da Novo Nordisk, a brasileira Prati-Donaduzzi resolveu estudar a fabricação do Ozempic genérico. A farmacêutica já mira no fim da patente do medicamento, prevista para 2026. As informações são da Exame.

A base de semaglutida, o remédio é destinado ao tratamento da diabetes, mas ganhou fama mesmo pela sua inibição ao apetite e consequente emagrecimento.

“As farmácias, geralmente, buscam ter entre duas e três alternativas na prateleira. E queremos marcar presença neste espaço”, explica o CEO da indústria, Eder Maffissoni.

Desenvolvimento do Ozempic genérico começou há seis meses 

De acordo com a reportagem, já faz seis meses que a Prati-Donaduzzi decidiu entrar no mercado de medicamentos para emagrecer. Para tal, o laboratório buscou fornecedores na Ásia e na Europa.

Apesar da importância do projeto, a companhia não revela quanto está investindo no desenvolvimento da droga. Mesmo asism, o CEO afirma que o processo não é barato. “Para se ter uma ideia, o grama da matéria-prima custa em torno de US$ 1.100”, comenta.

Semaglutida é mercado bilionário no país 

Segundo a IQVIA, o Brasil já soma R$ 3 bilhões em vendas anuais de medicamentos à base de semaglutida. Com isso, apesar de relativamente recente, os remédios em questão já são os de maior faturamento no mercado nacional.

Na visão de Maffissoni, a concorrência impulsionará ainda mais esse mercado. “Esse é um produto que vai ter um efeito muito parecido à época que caiu a patente do Viagra. Na farmácia, um comprimido era vendido por R$ 50. Hoje, um genérico sai a R$ 0,90. Com a queda do preço, o consumo explodiu e trouxe acesso a quem precisava”, analisa.

Tal possibilidade fez com que outros players do setor também se movimentassem, como a Biomm. O laboratório fechou um acordo com a farmacêutica da Índia Biocon e distribuirá o remédio à base de semaglutida.

Farmácias da Abrafad sustentam crescimento acima de 11%

Farmácias da Abrafad sustentam crescimento acima de 11%
Divulgação: Abrafad

As farmácias da Abrafad confirmam a ascensão do associativismo como estratégia para sustentar pequenos e médios PDVs. As 28 redes que integram o grupo tiveram crescimento de 11,3% nos últimos 12 meses até fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo intervalo anterior.

O desempenho superou o avanço geral de 9,5% do mercado farmacêutico no período, de acordo com indicadores da IQVIA. A performance levou a associação ao faturamento recorde de R$ 6,7 bilhões. Caso fosse uma rede de farmácias, o resultado a posicionaria no top 4 do varejo farmacêutico, atrás somente das gigantes RDSaúde, Grupo DPSP e Farmácias Pague Menos.

Considerando a evolução em dois anos, a alta foi de 34%. Um crescimento substancial para o projeto que teve início em 2017 a partir da união de forças de três varejistas – Melhor Compra, Rede Soma Drogarias e Universal Farma, que administravam 973 PDVs com receita de R$ 817 milhões. Hoje a Abrafad detém 3,3% de market share.

Farmácias da Abrafad e evolução no faturamento
(em bilhões de R$)

Farmacias da Abrafad e evolucao no faturamento
Fonte: IQVIA

Ao todo são 5.087 farmácias da Abrafad, que atuam em 20 estados e comercializaram 302 milhões de unidades entre março de 2023 e fevereiro deste ano. Essa capilaridade representa 5,5% do volume de PDVs do setor.

“Conseguimos manter os índices de crescimento mesmo em um cenário de oscilação no varejo farmacêutico, o que ratifica a relevância do associativismo como recurso para impulsionar as operações do varejo farmacêutico regional”, observa o diretor executivo Nilson Ribeiro.

“No nosso caso, vale destacar a presença em regiões como Norte e Nordeste, onde a participação de mercado soma 3,5% e 4,5%, respectivamente”, complementa.

Farmácias da Abrafad enxergam lacunas para acelerar crescimento

Do incremento percentual de 11,3% das farmácias da Abrafad, 53% foi resultante da abertura de novas lojas. No intervalo de 24 meses, apenas sete de cada 100 unidades inauguradas fecharam as portas, contra 37% da média do mercado.

Esse indicador, na visão de Ribeiro, sinaliza um horizonte para acelerar a consolidação do grupo. “Temos condições para crescer também com mix e volume. Essas duas variáveis tendem a potencializar a venda média por loja, que ainda está ligeiramente abaixo do índice das redes de médio porte”, argumenta o dirigente.

Associação projeta recorde em encontro de negócios

Para ganhar escala, a associação redobra a aposta no seu Encontro de Negócios e Relacionamento, que já terá a sexta edição nos próximos dias 8 e 9 de maio.

“O evento vem se firmando como um ponto estratégico de conexão entre as farmácias associativistas e a indústria, com 18 horas de duração e a audiência recorde de 44 fabricantes de medicamentos, produtos de HPC e provedores de serviços para o varejo”, finaliza.

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