Soma quer associar 100 farmácias de São Paulo em 2023

 

Soma quer associar 100 farmácias de São Paulo em 2023
Paulo Henrique Ribeiro ao lado do mascote Sominha | Crédito das fotos: Gustavo Theza e Leandro Luize

As farmácias de São Paulo são o novo alvo do ambicioso projeto de expansão da Soma Drogarias. Uma das empresas que mais puxam o avanço do associativismo revelou a meta de incorporar 100 lojas paulistas à sua rede até o fim do ano. O objetivo de alcançar 1 mil PDVs e o primeiro bilhão de faturamento estão cada vez mais próximos.

O CEO Paulo Henrique Ribeiro antecipou esse plano com exclusividade ao Panorama Farmacêutico, durante jantar em celebração aos dez anos de operações da rede. Ocorrido na noite do dia 10 (quarta-feira) na capital paulista, o evento atraiu em torno de 100 dirigentes, empresários e executivos do setor.

A estratégia de crescimento passa também pela abertura de um escritório comercial na cidade de São Paulo, estrategicamente situado no bairro da Vila Olímpia, na zona sul – área de grande concentração da indústria farmacêutica.

“Será um espaço aberto a relacionamento setorial e que facilitará nosso trabalho de prospecção. Estamos entrando para valer em um mercado com cerca de 15 mil farmácias independentes, mais de 60% das lojas existentes no estado. É um potencial quase infinito, a julgar que é uma localidade onde temos só 14 lojas associadas”, ressalta Ribeiro.

Para comandar a base paulista, a Soma recrutou o diretor de expansão Leonardo Belfort. “Sua chegada à rede, em 2019, foi determinante para acelerar nosso ciclo de evolução. É o nome certo para projetar o grupo no maior PIB do país”, reforça.

Farmácias de São Paulo aproximam Soma da meta de 1 mil lojas

As farmácias de São Paulo tendem a acelerar ainda mais o avanço da rede, que nasceu na Zona da Mata mineira para conquistar 23 estados e o Distrito Federal. Em 2018, ocupava apenas cinco. No fim do primeiro quadrimestre deste ano, chegou à marca de 800 farmácias, que juntas atendem em torno de 3 milhões de clientes todos os meses.

Essa evolução ganhou evidência na pandemia, cenário que reforçou o posicionamento das farmácias como hubs de saúde e atenção primária. Em 2020, a Soma ultrapassou o meio bilhão de faturamento. Hoje já acumula R$ 960 milhões, o que equivale a um crescimento acumulado de 128% em cinco anos, de acordo com a IQVIA. No mesmo período, o mercado farmacêutico registrou alta de 69%.

“Cerca de 90% desse desempenho é resultante das chamadas farmácias maduras, que já têm pelo menos dois anos de operações. Isso nos deixa ainda mais orgulhosos, pois demonstra que o avanço não está atrelado a novos PDVs e sim à expansão real de cada loja, com expressivos ganhos de mercado nas cidades onde atuamos”, celebra Ribeiro.

No momento do jantar em que apresentava números e estratégias da rede, o CEO não escondia a emoção ao relembrar a ideia que começou em um modesto escritório alugado no município de Raul Soares (MG). Foi uma espécie de resgate do tempo em que o jovem Paulo Henrique Ribeiro sonhava ser balconista enquanto atuava como o “faz-tudo” da farmácia, lavando chão, trocando dinheiro e realizando entregas.

“Sempre tive certeza de que assumiria um projeto grande na carreira. E ao ver a luta de empreendedores para sustentar o negócio da farmácia, entendi que meu propósito seria o de ajudar esses estabelecimentos a prosperar e ser referência em suas áreas de atuação”, destaca.

Conjunto de 11 ferramentas alicerça gestão das farmácias

Para viabilizar a operação das farmácias, a Soma estruturou um conjunto de 11 ferramentas de gestão, desenvolvidas internamente ou em parceria com players como a Abrafad, à qual a rede é associada.

Esses programas orientam as lojas em tarefas como precificação, análise de mercado e negociações coletivas com distribuidoras e indústrias. O grupo também mantém um jornal de ofertas que parametriza a oferta de descontos e benefícios, programas de PBM e fidelidade, além da plataforma de capacitação Treina Farma – que já totaliza 2 mil certificados.

A empresa investe ainda em campanhas de incentivo, por meio da promoção que distribui cinco caminhões de prêmios aos consumidores e do Top Soma, ação de R$ 230 mil voltada aos balconistas.

“A adesão às ferramentas não é compulsória, mas os ganhos das farmácias são notórios. Os PDVs que utilizam nosso Painel de Gestão Estratégica (PGE) têm aumento médio de 52% no faturamento anual. E a alta chega a 113% para as lojas que recebem suporte da nossa consultoria especializada em metas”, enfatiza.

Âncoras da expansão da Soma

Como âncoras do projeto de expansão, a Soma apostará em novas tecnologias para aprimorar a experiência dos gestores no controle das operações. A rede também investirá em um plano de rebranding para fortalecer a missão da marca de profissionalizar as farmácias independentes.

Outra sustentação está nas marcas próprias. No segundo semestre do ano passado, as linhas Polisoma e Somalife agregavam somente 12 suplementos e multivitamínicos. O portfólio atual já contempla 30 SKUs e a meta é ter 130 até julho de 2024. “É uma categoria essencial para reter clientela e que ajuda a diversificar as fontes de receita do PDV”, acredita.

Reconhecimento aos parceiros

A noite de celebração dos dez anos serviu também para o reconhecimento dos principais parceiros da rede. Paulo Henrique Ribeiro entregou 24 troféus às distribuidoras, farmacêuticas e indústrias de higiene e beleza que mais contribuíram para o crescimento da Soma ao longo dessa década.

“Muito além da homenagem, queremos ratificar nosso compromisso com os fornecedores, que investem continuamente em inovação e consolidam o Brasil como um dos maiores mercados farmacêuticos do mundo. Para nós, 10 anos somando forças precisa ser mais que um simples slogan”, conclui Ribeiro.

SOMA DROGARIAS EM NÚMEROS

Fundação: 2013
Origem: Raul Soares (MG)
Faturamento: R$ 960 milhões
Número de PDVs: +800 em 23 estados e no DF
Número de clientes: 3 milhões/mês

Pedbot é comprada pela Funcional Health Tech

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Pedbot

A Pedbot, startup de chat commerce especializada no varejo farmacêutico, vendeu 100% de sua operação para a Funcional Health Tech. A aquisição, a quinta nos últimos cinco anos, é parte do projeto de aproximação da companhia com as farmácias. A informação é da Exame.

Atualmente, a plataforma atende mais de 1.500 PDVs, número esse que deve viver um crescimento vertiginoso em breve. “Rapidamente podemos acelerar o negócio, oferecendo uma jornada de compras completa pelo WhatsApp aos mais de 49 mil PDVs já parceiros”, afirma Cristiane Giordano, CEO da Funcional.

Com a aquisição a empresa absorverá também os colaboradores e fundadores da Pedbot. “Vemos essa nova fase como uma grande oportunidade para potencializarmos todo o impacto positivo que já geramos”, comenta Rudy Tedeschi, fundador e CEO da startup, que agora fará parte também do conselho da healthtech.

Pedbot em números

A startup já realizou mais de 10 milhões de atendimentos em seus dois anos de existência. Sua plataforma de vendas via WhatsApp e redes sociais facilita o relacionamento entre o lojista e consumidor no meio digital.

E essa solução vem suprir uma necessidade cada vez mais comum no varejo farmacêutico. Segundo um estudo da Febrafar, em parceria com a Unicamp, 87% dos consumidores que compram à distância nas farmácias utilizam o WhatsApp ou telefone para fechar o negócio.

“Sabemos que o mercado de saúde tem uma demanda muito grande por inovação e tecnologias que proporcionem uma experiência fluida do usuário, e é isso que buscamos com a vinda da Pedbot”, completa Cristiane.

Técnica dobra vendas em farmácias

Se 87% dos consumidores compram por WhatsApp ou telefone, 50% das movimentações digitais das farmácias acontecem por meio do aplicativo de mensagens.

Ter o auxílio de uma ferramenta especializada mostrou-se vital para algumas redes regionais. Segundo Tiago Sganderla, diretor da rede associativista Vida Farmácias, o número de atendimentos aumentou em 300%, com uma média de 35 a 40 clientes por dia.

Leonardo de Oliveira, supervisor da central de atendimento da Droga Rede, afirma que as vendas por meio de delivery dobraram em menos de dois anos, após adotar uma solução de atendimento por meio do WhatsApp.

“Ao conectar o número da loja no Pedbot, a varejista tem acesso a uma série de benefícios. A farmácia pode atender simultaneamente uma diversidade de clientes com o mesmo número de WhatsApp, mandar mensagem para todos, controlar as vendas e até gerenciar a ruptura e falta de produtos”, explica Tedeschi.

“Além disso, é possível configurar chatbots para aumentar a precisão no pré-atendimento e direcionamento ao profissional, o que diminui o tempo de espera do consumidor”, completa.

Grandes redes de farmácias voltam a crescer 2 dígitos

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grandes redes de farmácias

As grandes redes de farmácias brasileiras voltaram a registrar crescimento de dois dígitos, com receita superior a R$ 21 bilhões.

Os dados são referentes ao balanço do primeiro trimestre de 2023 das 27 empresas que integram a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

O avanço sobre o mesmo período de 2022 foi de 13,93%, com destaque especial para os genéricos e os chamados não medicamentos.

Os números revelam uma franca evolução desde a performance negativa do setor em janeiro, quando o incremento nas vendas foi inferior a 4%. A reação teve início em fevereiro, com alta acumulada de 9,4% em relação aos dois primeiros meses do ano passado.

Grandes redes de farmácias sobressaem no online e com genéricos

As grandes redes de farmácias vêm ganhando fôlego especialmente por meio de delivery e e-commerce, operações que apresentaram o maior aumento percentual – 35,89%. O volume comercializado via canais online totalizou R$ 1,11 bilhão. “É o terceiro trimestre seguido com indicadores acima de R$ 1 bilhão nas vendas digitais”, ressalta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Os medicamentos genéricos movimentaram R$ 2,47 bilhões nas farmácias, o que representou incremento de 18,23% frente ao primeiro trimestre de 2022. Já os não medicamentos somaram R$ 6,79 bilhões – 16,65% a mais que o intervalo de janeiro a março do ano passado. Os remédios de prescrição, por sua vez, geraram uma receita de R$ 14,2 bilhões, com evolução de 12,68%.

“Claramente o consumidor está sabendo se adaptar à pressão da inflação e dos juros sobre a cadeia de custos do varejo, o que ajuda a explicar a ascensão dos genéricos. Ao mesmo tempo, não abrem mão da conveniência ao buscarem outros produtos além dos medicamentos em um único canal”, avalia Barreto.

Os números das grandes redes

1º tri 2022 1º tri 2023 Variação %
Vendas R$ 18.434.321.137 R$ 21.003.193.850 13,93
Vendas de medicamentos R$ 12.606.220.580 R$ 14.204.934.304 12,68
Vendas de MIPs/OTCs R$ 3.710.068.270 R$ 3.869.836.295 4,31
Vendas de genéricos R$ 2.094.036.335 R$ 2.475.774.929 18,23
Vendas de não medicamentos R$ 5.828.100.597 R$ 6.798.259.546 16,65
Delivery/e-commerce R$ 817.166.459 R$ 1.110.448.302 35,89
Unidades totais vendidas 760.080.832 781.329.435 2,79
Total de atendimentos 257.967.583 272.932.199 5,80
Total de lojas 9.102 9.770 7,34
Funcionários/colaboradores 147.431 154.978 5,12

 

As 27 maiores redes do país promoveram mais de 272 milhões de atendimentos no período em 9.770 lojas. O grande varejo farmacêutico mantém quase 155 mil empregos diretos e indiretos.

2022 foi ano histórico para Abrafarma

Pela primeira vez na história da entidade, as redes associadas realizaram mais de 1 bilhão de atendimentos e superaram os R$ 80 bilhões de receita em 2022.

Apesar do ano movimentado, o ranking do setor não viu mudança em sua liderança, que, pelo 12º ano consecutivo, seguiu com a Raia Drogasil. Mesmo com a compra da Extrafarma pelas Farmácias Pague Menos, o Grupo DPSP manteve o segundo posto.

Se a aquisição não afetou o ranking geral, quando o recorte é por número de lojas, houve sim mudanças. A Pague Menos assumiu o segundo lugar com os PDVs pertencentes à Extrafarma. A liderança seguiu nas mãos da Raia Drogasil.

Hepatite medicamentosa: a doença silenciosa que tem cura

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hepatite medicamentosaJá ouviu falar em hepatite medicamentosa? É uma inflamação no fígado provocada pelo uso inadequado de medicamentos ou substâncias, como antibióticos, anti-inflamatórios e suplementos alimentares. Essa interação em excesso pode despertar uma sensibilidade no órgão, tornando-se muito frequente em pacientes que tomam a substância sem orientação médica.

Sintomas da hepatite medicamentosa

Apesar de grave, muitos casos apresentam sintomas silenciosos, sem indícios específicos e pode até desenvolver sérias complicações, como insuficiência hepática, cirrose e dependendo da situação, a necessidade de um transplante de fígado. Porém, as queixas mais comuns entre os pacientes são náuseas, vômitos, cansaço, urina escura, pele e olhos amarelados, e falta de apetite.

Diagnóstico

Em caso de suspeita é recomendável realizar uma análise clínica para avaliar a saúde do fígado, além de exames laboratoriais e de imagem para verificar se existe alguma lesão no local. A biópsia hepática também é uma alternativa para investigar a doença.

Como evitar a hepatite medicamentosa

Seguir as orientações médicas em relação aos remédios é a primeira decisão sábia, especialmente se for um tratamento a longo prazo. É importante saber o que deve ser evitado no período, para não sobrecarregar o fígado com substâncias que podem causar complicações.

Apesar de grave, a doença tem cura. Com todas as análises concluídas, o médico deverá suspender o medicamento que desencadeou a inflamação. Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, 90% dos pacientes apresentam melhoras significativas após esse procedimento.

Em caso de evolução dos sintomas, onde a pessoa apresenta um quadro de falência hepática, é necessária uma avaliação mais criteriosa e até uma possível indicação de transplantes de fígado.

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e executa funções fundamentais para o organismo, manter a prevenção em dia é a melhor escolha, pois muitas doenças hepáticas são silenciosas.

Farma Ventures mira 20 startups no ano

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Farma Ventures

A Farma Ventures anuncia a entrada de mais três startups ao seu portfólio, para se aproximar da meta de 20 startups até o fim de 2023.

Desde o início das operações da corporate venture builder, a primeira dedicada ao mercado farmacêutico, esse é o maior ritmo de incorporações.

A lista de estreantes reúne as seguintes soluções:

  • Diamond Bigger – plataforma voltada ao gerenciamento de centros logísticos e de distribuição, com tecnologia IoT e inteligência artificial que possibilitam prever demandas e automatizar o gerenciamento de estoque
  • Riverdata – plataforma que utiliza inteligência artificial para aferir padrões de comportamento de consumo no interior e entorno das lojas físicas
  • WebBula – startup que conecta todos os ambientes de atendimento a pacientes para aprimorar a oferta de programas de saúde digital

Com as integrações, o ecossistema reúne agora 12 startups e tem o objetivo de chegar a 30 até 2025. O trabalho do grupo consiste em prospectar negócios promissores que promovam impacto socioeconômico com seus produtos, serviços e tecnologias.

Uma vez integradas, essas empresas passam a contar com a Farma Ventures como uma cofounder. A partir daí, a venture builder atua assegurando apoio estratégico, intelectual e relacional.

Ao unirem esforços com a Farma Ventures, as startups ampliam seu acesso ao mercado farmacêutico e a fundos de investimento, além de obter melhorias nos processos administrativos, de marketing e de vendas.

O valor de mercado das empresas que compõem o ecossistema já está em R$ 65 milhões.

O ecossistema de inovação estabeleceu como vértices as áreas de hubs de saúde, marketplace, logística, omnichannel, experiência do cliente, data analytics, otimização de estoques e gestão de recursos humanos.

“As 27 maiores redes de farmácias do Brasil movimentaram mais de R$ 80 bilhões no ano passado, com índices de crescimento acima de 17%. É uma performance que fomenta o ambiente de inovação e torna o setor um novo eldorado para o advento de startups”, ressalta o CEO da Farma Ventures, Giovanni Oliveira.

Inovação feminina foi destaque da mais recente publicação da Farma Ventures

Em comemoração ao Mês Internacional da Mulher, a venture builder escolheu a inovação feminina como o tema central da quarta edição de sua revista. A publicação deu vazão a depoimentos de mulheres empreendedoras que conduzem startups integrantes do ecossistema.

Os interessados podem baixar a publicação clicando aqui.

Principais causas do caroço na axila

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caroço na axila

O caroço na axila, também conhecido como nódulo, pode surgir por diversos fatores, como inflamações e infecções ocasionadas pela foliculite, furúnculo, alergias ou até mesmo câncer. Em algumas situações, a lesão pode ser acompanhada de outros sintomas como formação de pus, febre, perda de peso, vermelhidão na região e aumento da temperatura.

Para identificar o motivo do caroço na axila, é importante procurar um clínico geral ou dermatologista. Após uma avaliação clínica, o paciente será orientado sobre o tratamento e exames adequados.

Principais diagnósticos do caroço na axila

Foliculite

Caracterizada por uma inflamação na pele que atinge o folículo piloso – responsável pelo crescimento do pelo, a foliculite na região das axilas leva ao surgimento de pequenas espinhas no local que podem ser dolorosas, avermelhadas ou amareladas, devido ao pus e apresentar coceira. Muito comum, a ocorrência é resultado do uso de roupas apertadas ou após a depilação com lâmina ou cera, mas a infecção por fungos ou bactérias também pode encravar o pelo.

O tratamento inclui higienização com sabonete antisséptico, podendo envolver o uso de medicamentos anti-inflamatórios, cremes dermatológicos ou antibiótico. Além disso, a pessoa pode ser orientada a não depilar o local até que a inflamação melhore.

Furúnculo

Muito semelhante à foliculite, o furúnculo é uma infecção na raiz do folículo piloso, só que mais profundo e provoca uma inflação ao redor, desenvolvendo um caroço maior, mais avermelhado e com uma grande quantidade pus. A lesão pode ampliar o tamanho e causar muita sensibilidade na axila, como dor, aumento da temperatura e vermelhidão.

Nesse caso, o especialista vai investigar se esse furúnculo precisa ser drenado, e recomendará a ingestão de antibióticos, uso de pomadas, compressas de água morna para acelerar a recuperação ou sabão antisséptico.

Cisto Sebáceo

É um nódulo arredondado que se forma sob a pele, com aspecto duro ou mole que pode se mover ao apalpar O cisco pode aparecer em qualquer parte do corpo. Ele é causado por uma obstrução na glândula sebácea, que faz com que acumule um sebo sob a pele e não apresenta sintomas. Porém, se estiver inflamado, promover dor, vermelhidão e aumento de temperatura.

Os cuidados são simples e à base de compressa de água morna e utilização de anti-inflamatório. A drenagem e antibiótico, não estão descartados para caso mais delicados.

Hidrosadenite Supurativa

A hidrosadenite supurativa é uma doença de pele crônica inflamatória que bloqueia a passagem de suor na axila. Essa condição provoca o desenvolvimento de caroços dolorosos e que deixam cicatrizes na pele. O tratamento envolve cremes antibióticos ou injeção de corticoide na região. Para situações mais delicadas, pode ser solicitada uma cirurgia para a remoção da área afeta e substituir por um enxerto.

Alergias

A alergia é uma resposta anormal do sistema imunológico a alguma substância, como cremes, desodorantes ou até mesmo ao tecido de roupa, desencadeando um caroço na axila, irritação, coceira intensa e manchas avermelhadas na pele. Busque auxílio médico para identificar o motivo e de imediato suspenda a utilização desse produto.

Íngua

O caroço na axila poder ser indício de uma íngua, que é o aumento do gânglio linfático. Normalmente o seu surgimento está ligado a inflamação ou infecção no braço, mama ou tórax, e não é preciso ficar em alerta, já que aparece como consequência de pelo encravado, foliculite, furúnculo, linfadenite.

A íngua também é sinal de doenças sistêmicas, que é o caso do lúpus, artrite reumatoide, dermatomiosite ou câncer. Vale ficar de olho no tamanho do caroço.

Infecções

Algumas infecções, como a herpes ou HIV tem o poder de aumentar o gânglio linfático e como resultado formar caroço na axila, além de outros locais do corpo. Procurar um clínico geral ou infectologista para um diagnóstico preciso, deve ser a primeira alternativa

Câncer

Pacientes com lipoma, câncer de mama ou linfoma podem desenvolver a lesão, acompanhadas de sintomas ou não. Ao notar a presença do caroço, investigar o seu aspecto deve ser primordial para receber o melhor tratamento.

Os benefícios do óleo de linhaça

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óleo de linhaça

Fonte rica em gorduras saudáveis, o óleo de linhaça oferece múltiplos benefícios para a saúde quando usado durante as refeições. Disponível na forma líquida e em cápsulas, o óleo é obtido por prensagem a frio de sementes de linho frescas maduras e secas.

Tanto a linhaça quanto o óleo de linhaça contêm ômega-3, conhecidas como gorduras essenciais. Mas a linhaça e o óleo de linhaça diferem de várias maneiras. Por exemplo, a linhaça é rica em fibras. O óleo contém 100% de gordura, mas é uma gordura saudável.

Benefícios do óleo de linhaça 

Embora o óleo de linhaça seja 100% gordo, isso não significa que não seja saudável. Primeiro, a gordura é insaturada, do tipo que faz bem para a saúde do coração. As gorduras ômega-3 estão associadas a múltiplos benefícios para a saúde do coração, redução do colesterol e podem até melhorar seu humor.

O óleo de linhaça é uma das fontes vegetais mais ricas em lignanas, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios. A inflamação crônica está ligada a todos os tipos de problemas de saúde, incluindo obesidade, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Quanto óleo de linhaça você deve tomar?

Algumas colheres de chá a uma colher de sopa de óleo de linhaça (equivalente a uma a três cápsulas) por dia é uma quantidade típica que garantirá que você obtenha a maior parte da ingestão diária recomendada de gordura ômega 3.

por exemplo, adicionar o óleo ao molho de salada – pode ser em cápsulas.”

Efeitos colaterais 

Como é o caso de muitos suplementos, muito óleo de linhaça pode causar desconforto estomacal. Tomar grandes quantidades de óleo de linhaça pode causar fezes soltas – o que significa que seu cocô é mais macio – e até diarreia. Algumas pessoas também podem ter uma reação alérgica.

O óleo de linhaça também pode diminuir a capacidade de coagulação do sangue e aumentar o risco de sangramento. Se você estiver tomando medicamentos para hipertensão ou quaisquer medicamentos, ervas ou suplementos que diminuam a pressão arterial – o óleo de linhaça também pode fazer com que sua pressão arterial diminua muito.

Drogaria Santo Remédio aposta em loja premium

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Drogaria Santo Remédio

A Drogaria Santo Remédio segue seu ritmo de expansão com foco na Região Norte do país. A varejista abriu sua quinta unidade em Roraima, sediada na capital Boa Vista.

Localizada na região central da cidade (Av. Major Williams, 1585), o PDV segue o conceito premium. Com uma área de 270 m², a unidade abrange também serviços clínicos, como testes rápidos, aplicação de injetáveis, sala de vacinas, aferição de pressão arterial e glicose capilar, educação em diabetes e exame de bioimpedância.

“Temos um vasto mercado a ser explorado. Vamos acelerar nossa expansão, com mais aberturas de pontos de venda em capitais e cidades médias. Ao mesmo tempo, esteamos levando nosso modelo de loja para um outro patamar, com unidades mais modernas e espaçosas”, ressalta Willi Garcêz, CEO do Grupo Tapajós, que mantém, além da Drogaria Santo Remédio, as redes Flexfarma e FarmaBem.

Drogaria Santo Remédio é o foco do plano de expansão

A Drogaria Santo Remédio é o principal foco do projeto de expansão do Grupo Tapajós.

Em 2020, a empresa alcançou faturamento bilionário e ingressou na seleta lista de 140 maiores varejistas nacionais, segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Com a receita de R$ 1,2 bilhão obtida no ano passado e 125 lojas, o grupo nascido em Manaus (AM) está entre as 13 principais redes de farmácias do país, sendo o único representante da Região Norte.

“Em um primeiro momento, o objetivo é consolidar atuação nos estados onde já estamos presentes – Amazonas, onde temos 50% de share, Pará, Rondônia e Roraima”, acrescenta Garcez.

aposta no Norte pode ser explicada pelos números. De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico da região registrou alta de 25% nas vendas em 2022, acima da média ligeiramente superior a 10% em mercados maduros como São Paulo.

American Farma repatria talento

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American Farma

De volta para o futuro na American Farma. Octávio de Oliveira Jorge retorna à distribuidora de medicamentos e produtos de higiene e beleza, assumindo o posto de analista de canal digital.

Em sua primeira passagem, iniciou como estagiário e saiu como analista de trade marketing júnior. Teve seu último cargo como assistente de marketing digital no Grupo Liberal. Bacharelando em publicidade, tem certificado profissional em empreendedorismo e inovação na Universidad de Salamanca, na Espanha.

Contato: ecommerce@americanfarma.com

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Projeto do piso salarial farmacêutico define relator

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Piso salarial farmacêutico

O piso salarial farmacêutico está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Atualmente na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 1559/21 já conhece seu relator.

O deputado escolhido para o cargo foi Airton Faleiro, do PT do Pará. No passado, o parlamentear já se manifestou favorável à pauta.

Agora, Faleiro será o responsável por elaborar o parecer sobre o PL, parecer esse que será apresentado aos demais membros da Comissão de Trabalho.

Apesar de o prazo para a apresentação de novas emendas ter chego ao fim no último dia 27, a reunião para analisar o projeto do piso salarial farmacêutico ainda não tem data para ocorrer.

“A expectativa pela aprovação do PL 1559/21 é muito positiva, especialmente após a sanção em abril, pelo presidente Lula, do piso nacional da enfermagem, que abriu uma janela de oportunidades para outras categorias”, analisa Fábio Basílio, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

O projeto de lei tramita desde abril de 2021 e chegou na Comissão de Trabalho nesta legislatura. Em julho de 2022 e novamente em novembro do mesmo ano, foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família.

Embora haja parlamentares contrários ao piso salarial farmacêutico, Basílio destaca a resiliência da categoria. “Nós continuamos lutando pela aprovação do nosso piso, que vai garantir uma remuneração digna a todos os colegas”, afirma.

Piso salarial farmacêutico nivelaria ganhos da categoria

Basílio fala que o PL garantirá “uma remuneração digna a todos” e um efeito claro que o piso salarial trará para a categoria farmacêutica é um maior nivelamento nos salários praticados no país.

E reduzir essa diferença é uma necessidade. Segundo dados dos principais sindicatos da categoria, a variação por estado chega a 151%. A média nacional, atualmente, é de R$ 3.452. O projeto que tramita na Comissão de Trabalho prevê um piso consideravelmente maior: R$ 6.500.