RaiaDrogasil lança plataforma para fornecedores

RaiaDrogasil
Foto: Divulgação

Com o objetivo de chegar a 100% dos fornecedores avaliados em relação aos critérios de ESG, a RD-RaiaDrogasil desenvolveu um site exclusivo para se comunicar com as empresas. A iniciativa é parte do pilar “Negócios mais saudáveis” do grupo e está alinhada com os compromissos sustentáveis da marca.

Por meio da plataforma, os parceiros da RD contam com análise de risco e oportunidades, integração nos processos de compra e engajamento. “Nossa empresa quer construir relações íntegras, transparentes e responsáveis com seus fornecedores. Queremos ser protagonistas no fortalecimento de nossa cadeia de parceiros comerciais, promovendo o engajamento, o desenvolvimento e a construção conjunta de soluções para os desafios ESG”, comenta Rodrigo Lasalvia, gerente de Governança e Compliance de Fornecedores da companhia.

Canal exclusivo da RaiaDrogasil

No canal exclusivo alocado no site institucional da rede, empresas interessadas em se tornar um fornecedor têm acesso ao passo a passo para atravessar o processo de análise e avaliação de atributos que atendam aos requisitos de ESG da RD.

“A expansão da RD em lojas físicas e no e-commerce elevou a quantidade de parceiros, fornecedores e sellers, nos últimos anos. Portanto, é muito importante ter esse compromisso com a construção de uma cadeia fortalecida e resiliente, pautada na confiança e na geração de valor para todos os envolvidos”, finaliza Lasalvia.

Para saber mais sobre governança e relacionamento da RaiaDrogasil com sua cadeia de fornecedores acesse aqui.

Aprendendo sobre o ectomorfo: o corpo que desafia a musculação

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ectomorfo

Você já ouviu falar em ectomorfo? Parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Essa é a nomenclatura para um corpo magro, com o metabolismo acelerado. Pessoas com esse biotipo corporal têm os ombros mais largos, encontram dificuldades para ganhar músculos e não tem a tendência de acumular gorduras.

Parece uma condição vantajosa, mas a verdade é que, para conseguir manter o peso ideal, é necessário ingerir muitas calorias a fim de ganhar massa muscular. O acompanhamento nutricional com uma dieta personalizada vai fazer o paciente alcançar o seu objetivo.

Essa dificuldade em conquistar um porte corporal desejável, se deve à baixa produção de testosterona, o hormônio que auxilia na construção dos músculos. Porém, nem tudo está perdido, e com as orientações de um personal trainer e com os alimentos corretos, o ectomorfo pode conseguir o corpo de atleta.

Alimentação e exercícios para o ectomorfo

No protocolo de exercícios físicos, a pessoa deve se concentrar e priorizar técnicas de musculação de alto impacto, como treinamentos de força e levantamento de peso, por exemplo.

Para atingir a meta do peso corporal, o ectomorfo precisa seguir um cardápio específico com alto índice calórico e várias refeições ao longo do dia. Mesmo assim, a dieta deve ser saudável à base de proteínas, legumes, vegetais, grãos, frutas e gorduras saudáveis, além de suplementos vitamínicos.

 

Escalada à gerência da Eli Lilly

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Eli Lilly

A Eli Lilly promoveu Fábio Oliveira ao cargo de gerente de comunicação sênior. Este será o seu 12º ano na companhia.

Ele iniciou sua trajetória como estagiário de comunicação e responsabilidade corporativa em 2011, passando por diversas posições até integrar a gerência da mesma área, onde atuou durante os últimos cinco anos.

Bacharel em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, tem pós-graduação em comunicação e marketing digital pela Fundação Armando Alvares Penteado.

Contato: f_oliveira@lilly.com

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Pierre Fabre aposta em 33 lançamentos

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Pierre Fabre

 A noite de quarta-feira foi marcada pelo Pierre Fabre Summit, um encontro comercial da companhia francesa com foco no grande varejo. O evento aconteceu no Villaggio JK (São Paulo-SP) no último dia 22.

O jantar teve a participação de toda a comitiva de Pierre Fabre, incluindo a CEO da marca no Brasil, Ana Magri e o diretor de vendas Vinicius Jorge, além de todos os executivos das marcas Avène, Dorrow e Ducray.

Pierre Fabre quer aumentar visibilidade no pdv

Segunda maior fabricante de dermocosméticos do país, a empresa elencou uma série de metas e estratégias para este ano. Entre os objetivos estão aumentar a visibilidade nos PDVs, reforçar a operação de e-commerce e investir em lançamentos com produção nacional para a pele brasileira, além de expandir as ações de comunicação com foco nas mídias sociais.

E, por falar em lançamentos, a diretora de marketing da Pierre Fabre, Flavianne Baptista conduziu uma apresentação repleta de spoilers, adiantando que 2023 vai ter entregas de milhões para potencializar a rotina de skincare dos consumidores. Promessa de muita inovação e tecnologia para a pele e cabelo. O laboratório terá 33 lançamentos ao longo do ano, como tratamentos para acne, anti-idade, reparação e hidratação para a pele.

Faturamento da Eurofarma chega a R$ 8 bilhões

faturamento da Eurofarma
Divulgação: Eurofarma

O faturamento da Eurofarma atingiu recorde de R$ 8 bilhões em 2022, com ganho de mercado em todas as unidades de negócios e avanço percentual de 13,3% em relação ao ano anterior. Os dados constam do balanço anual da farmacêutica, que a área de relações com investidores divulgou nesta terça-feira, dia 28.

As operações no Exterior vêm sendo uma das alavancas desse crescimento e já respondem por 16% da receita líquida. A companhia atua em 22 países e iniciou em 2022 incursão em novos continentes, como África e América do Norte. Foi, inclusive, o primeiro laboratório brasileiro e estrear operações nos Estados Unidos.

Neste primeiro trimestre, a farmacêutica deu mais um passo para crescer no Exterior, com a compra da Genfar, fabricante colombiana de genéricos que pertencia à Sanofi.

Ampliação fabril respalda faturamento da Eurofarma

Para sustentar o faturamento da Eurofarma e os planos de ampliar operações no Exterior, a companhia angariou recursos junto ao International Finance Corporation (IFC), braço de investimentos do Banco Mundial. Ao todo, a farmacêutica levantou US$ 150 milhões, que financiarão parte da nova fábrica em Montes Claros (MG).

Com o aporte, a expectativa é que a nova planta fabril esteja ativa em 2024 e a produção terá como prioridade antibióticos, comprimidos e medicamentos hormonais.

Além disso, o laboratório vai reforçar sua atuação em Itapevi, no interior paulista. A fábrica será o hub de produção de vacinas contra a Covid-19, parceria com a aliança entre Pfizer e BioNTech. A estimativa é que sejam fabricadas mais de 100 milhões de doses para distribuição no Exterior. A Eurofarma assumirá a última etapa da formulação, além de encher os frascos e realizar a embalagem final dos imunizantes, que virão dos Estados Unidos.

A internacionalização ganhou força a partir de 2020, após a compra dos ativos da Takeda. A farmacêutica brasileira desembolsou a bagatela de US$ 161 milhões e iniciou dessa forma sua incursão no México.

Em julho de 2021, o laboratório pagou US$ 51,6 milhões à Hypera Pharma para adquirir um portfólio de 12 medicamentos de prescrição e MIPs comercializados na Colômbia e no México. No fim de 2022, foi a vez de a companhia obter aval da Food and Drug Administration (FDA) para se tornar a primeira farmacêutica brasileira com operações nos Estados Unidos.

Faturamento da Eurofarma sob estímulo da inovação

Um dos impulsos para o faturamento da Eurofarma é a ampliação das margens nos medicamentos de especialidades. Só no ano passado, os aportes em pesquisa e desenvolvimento de remédios inovadores superaram R$ 590 milhões. O pipeline soma mais de 300 projetos, que contam com o suporte de uma equipe dedicada de 500 profissionais.

No ano passado, a Eurofarma lançou mais de 150 produtos na América Latina, o que a credencia como o laboratório líder no ranking de renovação de portfólio no Brasil.

O fundo de venture capital da companhia, o Neuro, também vem merecendo maior volume de investimentos. Oito startups já receberam apoio financeiro e intelectual da Eurofarma por meio desse fundo, incluindo a Ocean Drive.

A empresa catarinense especializou-se na personalização de suplementos e vitaminas e teve acesso a R$ 19 milhões nos últimos dois anos.

Criada em 2016, a startup tem como marca principal a Ocean Drop, de suplementos altamente concentrados em vitaminas, antioxidantes e minerais baseados em nutrientes marinhos. Já a OMV (Oh Minhas Vitaminas) foi lançada em 2021 e permite personalizar suplementos para cada objetivo e necessidade do consumidor.

Após responder um quiz que leva de três a cinco minutos para ser preenchido, a inteligência artificial da Ocean Drop determinará as necessidades do consumidor. Com as informações coletadas e uso de inteligência artificial, são definidas as melhores combinações de suplementos para cada pessoa. A tecnologia considera tipo físico, hábitos alimentares, estilo de vida e objetivos com a suplementação.

Uma vez que o melhor mix de vitaminas já foi determinado, eles são enviados para a casa do paciente em formato de daily packs, ou seja, embalagens contendo a porção diária de suplementação.

Clamed cresce 15,8% e fatura R$ 3 bilhões

Clamed
Foto: Divulgação Clamed

A Clamed, detentora das marcas Drogaria Catarinense, Preço Popular e Farmagora, atingiu um faturamento em 2022 da ordem de R$ 3 bilhões, representando um crescimento de 15,8% em relação a 2021. O grupo, sediado em Joinville (SC), constitui o sétimo maior varejo farmacêutico do país.

No ano passado, a companhia investiu mais de R$ 50 milhões em revitalização, construção e transferência de lojas. Foram inauguradas 75 unidades físicas e, paralelamente, as transações digitais também experimentaram expansão. Houve um crescimento de 29,5% em canais não-físicos de 2021 para 2022 e de 38% no volume de pedidos na comparação entre os dois anos.

“Em 2022, a Clamed comemorou excelentes resultados em todas as frentes de atuação, com crescimento sólido, fruto de investimentos relevantes e do esforço incansável da nossa equipe em buscar sempre o melhor para os nossos clientes”, avalia Andrey Bornschein, diretor de inovação da empresa.

Clamed prevê abertura de 70 lojas

A companhia detém mais de 600 farmácias, localizadas em São Paulo, no Mato Grosso do Sul e nos três estados do Sul, região onde houve maior crescimento em 2022. Para este ano, o grupo planeja manter o ritmo de expansão, com previsão de abertura de mais de 70 lojas.

Atualmente, o grupo conta com mais de 7 mil colaboradores, sendo que, destes, 1.750 são farmacêuticos. Somente no ano passado, perto de mil talentos passaram a integrar o time da empresa.

Setor farmacêutico defende fim de cortes no INPI

Setor farmacêutico
Foto: Divulgação Grupo FarmaBrasil

Garantir recursos para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ampliar os incentivos para pesquisa e desenvolvimento e regulamentar as pesquisas clínicas com seres humanos no país. Estas são as três prioridades do setor farmacêutico dentro da agenda Legislativa de 2023 da Indústria divulgada nesta terça-feira, dia 28, pela Confederação Nacional da Indústria.

Para o Grupo FarmaBrasil, associação que representa as maiores farmacêuticas nacionais e participou da construção da agenda da CNI, os três projetos de lei em discussão no Congresso que tratam destes assuntos podem trazer mais segurança jurídica, alavancar investimentos no Complexo Industrial de Saúde e garantir a ampliação de acesso a medicamentos para a população.

E isso, segundo a entidade, ajudará a reduzir situações como a vivida durante a pandemia de Covid-19, quando o país ficou dependente de insumos estrangeiros para a produção de vacinas. “Passado o trauma da pandemia, acreditamos que é o momento de o país tratar o Complexo Industrial de Saúde como uma das prioridades nacionais e o Legislativo tem em mãos projetos de lei cruciais para isso”, afirma o presidente da FarmaBrasil, Reginaldo Arcuri.

Confira a importância dos projetos para o setor farmacêutico

– O Projeto de Lei Complementar 143/2019, que veda o contingenciamento de recursos do INPI, órgão responsável por analisar e conceder patentes no país, aguarda a designação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Para o setor farmacêutico, é importante que os recursos do órgão sejam aplicados na própria estrutura do INPI de forma a reduzir a fila de espera e os atrasos nas análises de patentes. Em 2021 o Supremo Tribunal Federal concluiu um julgamento que estabeleceu que o prazo de patentes no país não pode ultrapassar 20 anos.

Ainda assim, algumas companhias farmacêuticas multinacionais têm recorrido à Justiça para tentar prorrogar algumas patentes de medicamentos, alegando serem prejudicados por atrasos do INPI em analisar os pedidos de concessão de patentes. Para o setor, essa insegurança jurídica atrapalha o planejamento de investimentos na produção de genéricos, que são produzidos a partir da quebra de patentes, prejudicando assim a ampliação do acesso a medicamentos mais baratos para a população.

– Já o PL 4944/2020 prevê a ampliação e simplificação de possibilidades de uso da Lei do Bem para gastos com pesquisa e desenvolvimento feitos pelas empresas e aguarda definição de relator na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. Criada em 2005, a lei estabelece benefícios fiscais para investimentos privados em inovação tecnológica e o PL prevê por exemplo, que as empresas possam deduzir os valores investidos em pesquisa em até 5 anos. Para a FarmaBrasil, a medida é importante para reduzir os riscos ampliar a competitividade da indústria, que é uma das que mais investe em pesquisa no país.

– O PL 7082/2017, por sua vez, trata da criação de um Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos e já está pronto para ir a plenário. No entendimento do Grupo FarmaBrasil essa regulamentação é crucial para garantir a segurança dos investimentos em novas tecnologias e ampliar a produção de formulas inovadoras.

Ultrafarma ganha concorrente de peso. O próprio dono

Ultrafarma ganha concorrente de peso. O próprio dono
Divulgação: Ultrafarma

Fogo amigo na Ultrafarma? Depois de anunciar sua entrada no clube das farmácias bilionárias e acelerar a expansão de lojas por meio do modelo de franquias, a rede pisou no freio e parece estar ganhando um concorrente bem familiar – o próprio dono. É o que indicam fontes ouvidas com exclusividade pelo Panorama Farmacêutico.

Reconhecido pelo mercado por seus rompantes na tomada de decisões, o empresário Sidney Oliveira estaria tirando recursos da Ultrafarma Popular – rede que iniciou operações há apenas quatro anos – para priorizar a abertura de PDVs da Farmácia Sidney Oliveira.

Com mais de 500 SKUs de suplementos e vitaminas, a linha de marcas próprias se tornaria uma bandeira. Inclusive, a companhia agendou para a manhã desta terça-feira (dia 28) uma apresentação desse plano, em evento voltado a proprietários de farmácias.

E a suspensão dos investimentos da Ultrafarma Popular foi confirmada pelo próprio diretor comercial Mario César, em entrevista ao portal Panorama PetVet. A alegação é de que a rede planeja trabalhar na melhoria de processos e encorpar a operação com segmentos como o de produtos pet. Mas recentes demissões colocam em xeque essas justificativas.

A primeira farmácia sob o regime de franquias começou a operar em 2019 no bairro paulistano de São João Clímaco. Em pouco mais de dois anos a bandeira somava 399 unidades em São Paulo, Distrito Federal e mais seis estados – Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A meta era superar R$ 2 bilhões de faturamento com impulso da Ultrafarma Popular. Mas desde meados do ano passado, não há registros de inaugurações.

Debandada na área de expansão da Ultrafarma?

A apuração do portal indica que a rede deu início à desativação da área responsável pelo crescimento da Ultrafarma Popular. A empresa nega, mas o LinkedIn dos executivos não. E a Farmais seria o destino de boa parte desse time.

É o caso de Ricardo Oliveira, que deixou a gerência de expansão da Ultrafarma no último mês de fevereiro. Nesse mesmo período, Marina Cruz também migrou para a Farmais, menos de um ano após assumir a liderança no licenciamento de marcas.

Marca Sidney Oliveira motivou conflitos com franqueados

A rápida adesão de franqueados à Ultrafarma Popular logo se transformou em motivo de frustração. Tudo porque Sidney Oliveira estaria pressionando os parceiros a vender os produtos de sua marca própria com descontos agressivos.

As margens da linha Sidney Oliveira, que giravam em torno de 60% na loja própria, beiravam 25% nos PDVs franqueados, inviabilizando a redução drástica de preços. “A conta não fechava”, diz uma fonte. Mas as promoções continuaram em vigor na unidade da Ultrafarma em São Paulo (SP) e no e-commerce, o que tornou frequentes as reclamações de consumidores sobre discrepâncias no valor.

Saiba as causas mais comuns de dor na bexiga

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dor na bexiga

A dor na bexiga, além de ser uma condição desconfortante, pode ser um sinal de atenção à saúde. Classificada como crônica ou aguda, ela pode estar relacionada à infecção urinária, endometriose, pedra nos rins ou até mesmo ao câncer.

Obviamente, que o sintoma e todas as sensações que o acompanham devem ser avaliados, o diagnóstico e o tratamento mais adequado. A seguir, listamos as principais causas da dor na bexiga:

Infecção do trato urinário

A infecção urinária acomete mais as mulheres, mas os homens não estão descartados. Ela é a causa mais comum de quem está sofrendo com a dor, no geral ocorre na bexiga ou uretra, e em situações mais graves desenvolve para o rim. Queixas de ardência ao urinar e frequentes idas ao banheiro, são as maiores queixas.  Normalmente o tratamento envolve o uso de antibióticos para combater a bactéria e a ingestão de água.

Cálculo renal

Popularmente conhecido como pedra nos rins, o cálculo renal promove dores intensas, podendo se alojar nos rins, ureter e bexiga. Os cálculos podem transitar pelo trato urinário e provoca uma cólica intensa, vômitos e náuseas. Para minimizar as dores e ajudar a expelir as indesejáveis pedras, o médico pode indicar procedimentos menos invasivos, como aplicação de analgésico na veia ou cirurgia para situações mais extremas.

Cistite intersticial

Conhecida como a síndrome da bexiga dolorida, a doença crônica é mais comum em mulheres, caracterizada por fortes irritações nessa região e também na pélvica, que implica em desconfortos durante a relação sexual, além da micção frequente. Nesse caso, um medicamento para dor consegue acalmar.

Endometriose

A endometriose na bexiga é uma forma rara da doença. Ocorre quando ela se infiltra no músculo e cresce dentro ou fora do órgão, provocando dor ou ardor ao urinar, vontades frequentes de ir ao banheiro e até sangue. O ginecologista é o profissional que vai indicar o tratamento mais eficiente, que pode incluir anticoncepcionais ou o implante de DIU.

Câncer na bexiga

O câncer de bexiga é uma condição mais grave que pode apresentar dores. Sinai mais graves podem surgir, como sangue na urina, dor abdominal persistente, perda de peso e fadiga. A intervenção terapêutica vai depender do estágio do tumor, que pode envolver cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Qual profissional procurar?

Assim como em qualquer outra situação, ao se deparar com os sintomas relacionados, busque ajuda de um profissional, que neste caso é o urologista. Após avaliar o caso, o paciente será orientado sobre o tratamento mais adequado.

Como é o diagnóstico

O diagnóstico é feito clinicamente, mas dependendo da intensidade dos sintomas, podem ser solicitados exames complementares para uma investigação mais ampla. Se eventualmente ocorrer episódios de sangue na urina, dor miccional, febre e corrimento, o especialista deve ser informado de imediato.

Para prevenir a dor na bexiga, adote hábitos básico, como lavar as mãos e limpar corretamente a área genital, além de ingerir bastantes água para manter o órgão saudável e evite segurar o xixi por muito tempo.

Se estiver passando por um episódio de dor na bexiga, procure um médico para ter um diagnóstico preciso. Ignorar os sintomas pode levar a sérias complicações e afetar a qualidade de vida.

Preço do medicamento varia de acordo com dia e hora

preço do medicamento
Foto: Depositphotos

Neste sábado, dia 1º, cerca de 28 mil remédios sofrerão reajuste de 5,6%, segundo previsões do Sindusfarma. Porém, o preço do medicamento que chega ao consumidor pode sofrer uma série de influências que alteram seu valor final.

Pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que o valor listado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) chega a ser 90% maior do que a média praticada pelas farmácias para remédios de referência e até 384% mais alto em medicamentos genéricos.

 Nos medicamentos de referência, os valores ficaram entre 29,51% (caso do Glifage xr, um antidiabético) e 86,08% (Clavulin, um antibiótico). Nos medicamentos genéricos, a variação ficou entre 384,54% (Omeprazol, um antiulceroso) e 91,90% (Atenalol, um anti-hipertensivo). Já para os similares, essa variação ficou entre 28,89% (Venzer) e 32,20% (Aradois).

Outro resultado comprovado pela pesquisa revela que a diferença na forma de comprar o medicamento também interfere no seu preço. Mesmo em farmácias da mesma rede, comprar pelo site, presencialmente, ou fazer o cadastro fornecendo o número do CPF para ganhar um desconto interfere no valor pago, uma vez que fatores como local, perfil de público e custos influenciam a precificação.

Em um dos medicamentos, a Liraglutida, um remédio usado em casos de diabetes e para combater a obesidade, a distância entre o preço cobrado ao consumidor e o teto da Cmed aumentou de 7,66% para 54,84%, com o desconto concedido.

Em entrevista ao O Globo, o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni, explica que as farmácias aplicam a chamada “precificação dinâmica”, na qual o preço varia de acordo o local, a data e até o horário da compra. “À noite, por exemplo, há menos desconto, pois há menos lojas abertas”, afirma.

Ele ressalta ainda que boa parte das pessoas costumam comprar seus medicamentos quando recebem, geralmente no início do mês. Dessa forma, há maior demanda e menor disponibilidade a redução nesse período, principalmente entre os remédios de uso contínuo.

Plano de saúde influenciam no preço do medicamento

Os planos de saúde podem ser usados para obter desconto na compra de medicamentos em algumas redes. O cadastro feito pelos laboratórios, em classes especiais de medicamentos, principalmente nos de uso contínuo, é outra opção. No caso da insulina, por exemplo, a redução é na casa dos 20%.

A consulta e o cadastro dos remédios do Programa de Benefícios em Medicamentos podem ser feitos pela internet. Na hora da compra, confira qual é o maior desconto. Algumas vezes, o gerente tem possibilidade de dar um percentual maior do que o oferecido pela indústria.