Desenvolvido para auxiliar na manutenção da saúde das articulações e dos ossos, o 4Flex é a mais nova aposta da Cellera Farma para ganhar representatividade no varejo. A formulação inovadora do suplemento conta com ácido hialurônico, colágeno tipo II, cálcio e vitamina D.
A associação do colágeno tipo II não desnaturado com o ácido hialurôrinico é o que proporciona os benefícios para as articulações. Já o cálcio combinado à vitamina D atua no fortalecimento dos ossos e protege contra a degeneração articular.
Indicado para pacientes com problemas nas articulações, entre os quais artrose, artrite e osteoartrite, o produto pode ser usado também como suporte após o procedimento de infiltração articular. Disponível em duas apresentações, com 30 ou 60 comprimidos revestidos, tem indicação de uso de um comprimido por dia.
Garantir um empréstimo para sua empresa, por si só, pode ser uma atividade penosa. Agora, conseguir crédito sem garantia é ainda mais complexo. Só que essa é a necessidade de inúmeros pequenos e médios empreendedores.
Se você já está “desenrolado” e agora deseja injetar fundos no seu negócio para mudar de patamar, confira algumas dicas para conseguir um empréstimo mesmo sem ter garantia.
Propaganda ajuda a pleitear crédito sem garantia
Para demonstrar a solidez da sua farmácia junto às instituições financeiras e ter mais facilidade de acesso a crédito sem garantia, é necessário saber na ponta da língua os seus resultados. Por isso, estude seu fluxo de caixa e balanços e tenha esses dados à mão, se necessário.
“É importante demonstrar aos credores que você está tomando uma atitude racional ao solicitar os fundos e que poderá arcar com os pagamentos”, comenta David Mourão, CEO e cofundador da Linker, banco digital com foco em pessoas jurídicas.
Peça crédito com estabelecimento de metas concretas
Antes de sentar com o gerente e pedir um empréstimo, o gestor precisa ter total clareza sobre a destinação dos recursos. Mais do que simplesmente ter um objetivo, é necessário que ele seja mensurável.
Por exemplo, é necessário detalhar quantas lojas sua empresa planeja abrir, quanto você deseja atingir em vendas com essa expansão e qual a perspectiva real de ampliação do faturamento. “Estabelecer essas metas concretas, com objetivos claros e definidos, transmite segurança ao credor e ratifica que o gestor está agindo com a razão e não a emoção”, ressalta.
Nome limpo na praça
Ter um histórico de bom pagador fará toda a diferença na hora de conseguir um novo crédito sem garantia. Por isso, faça o possível para pagar suas contas em dia e manter seu nome e de sua empresa “limpos”.
Um novo dono pode assumir a operação de um dos principais conglomerados do mercado de nutrição esportiva. Afinal, a venda do Grupo Supley pode se tornar realidade em breve. As informações são do Pipeline do Valor Econômico.
Segundo apurações do portal, a indústria paulista contratou o Itaú BBA para prestar assessoria no negócio. A empresa nega o movimento, mas fontes afirmam que uma venda total ou parcial está, sim, no radar.
Composto pelas marcas Dr. Peanut, Max Titanium e Probiótica, o grupo já lidera as vendas de creatina e whey protein. Desde a compra da fabricante de pasta de amendoim, a empresa também ganhou protagonismo na categoria.
O Panorama Farmacêuticopediu um posicionamento para a empresa que pode ser lido na íntegra abaixo.
Venda do Grupo Supley: Cimed entre possíveis compradores
A Cimed seria uma das empresas interessadas em absorver a operação do Grupo Supley. Mas, segundo a publicação, a farmacêutica da família Marques teria se assustado com os valores.
Fontes afirmam que a pedida da gigante do mercado de nutrição esportiva seria de cerca de R$ 2 bilhões, o que corresponde ao dobro de sua receita. Além da indústria, grupos de investimentos e empresas do ramo alimentício também estão fazendo consultas.
Grupo viveu crise com Renato Cariani
Recentemente, o Grupo Supley se viu envolto em um caso de polícia devido à sua ligação com o influenciador fitness Renato Cariani. Ele se apresentava como sócio da indústria, informação negada pela companhia.
Segundo a empresa, ele era apenas um embaixador contratado pela marca. O influenciador foi investigado pela Polícia Federal por supostamente desviar produtos químicos para a fabricação de drogas.
Posicionamento Grupo Supley
Diante de rumores de mercado e de reportagem publicada pela imprensa, o Grupo Supley reitera que não há nenhuma negociação em andamento para a venda da companhia. O Itaú BBA assessora a companhia para estruturação e análise de uma eventual oportunidade de IPO, o que não inclui a venda da empresa.
O Grupo Supley reforça que vem construindo uma trajetória consistente de crescimento orgânico e inorgânico e segue com seus planos de expansão para se consolidar como o principal hub de marcas de saudabilidade e performance do mercado.
O e-commerce de farmácia já é a preferência de 27% dos consumidores do setor, de acordo com análise da Febrafar. Esse canal vem se revelando cada vez mais estratégico para os negócios, mas é preciso se manter atento às principais tendências para a sua plataforma se destacar na multidão.
Em artigo ao portal E-Commerce Brasil, o CEO e fundador da SELIA Fullcommerce, Ângelo Vicente, destacou algumas áreas que se tornarão diferenciais para o varejo farmacêutico online.
Segundo o especialista, um dos movimentos mais fortes para o futuro é da integração dos sites de farmácias com plataformas de telemedicina. Para ele, esse processo conferiria mais velocidade e segurança ao tratamento dos pacientes.
Muito mais que e-commerce de farmácia
“O acesso às prescrições após consultas médicas a distância poderia ser facilitado pela operação do e-commerce de farmácia, garantindo que os pacientes obtenham seus medicamentos rapidamente e de forma segura”, analisa.
O CEO finaliza afirmando que esse portfólio mais amplo de produtos e serviços pode ser fornecido em parceria com hospitais e startups, sem que a farmácia seja a única responsável por eles.
Cliente no centro
Da mesma forma como o gestor de farmácia deve capacitar sua equipe para oferecer um atendimento de excelência na loja física, a experiência no mundo digital não deve ser diferente. E, para isso, entram em cena algumas tecnologias.
“O uso de inteligência artificial e big data permite que plataformas de e-commerce ofereçam uma experiência personalizada para cada cliente”, explica Vicente. De acordo com ele, exemplos vão do histórico de compras ao atendimento 24/7.
Apesar de falarmos nesse conteúdo sobre sites de farmácia, o especialista destaca que o objetivo é ter um atendimento omnichannel e se fazer presente em diferentes canais. “A maioria dos clientes, por exemplo, prefere o WhatsApp, e os sites ficam apenas em quarto lugar”, observa.
Entregas mais sustentáveis
Um diferencial cada vez mais procurado pelos consumidores é a sustentabilidade. Essa tendência também vale para as farmácias. Os sites devem pensar em embalagens eco-friendly e também em opções de entregas com menor impacto ambiental.
“A adoção de práticas sustentáveis não só contribui para a preservação do meio ambiente, como também melhora a imagem da empresa junto a um público cada vez mais atento à sustentabilidade”, reforça Vicente.
Segurança: diferencial e necessidade
Seja no e-commerce de farmácia ou não, o consumidor deseja se sentir seguro ao fazer sua compra. Para tanto, investir em certificações e reforçar a proteção do seu site deixa de ser um diferencial competitivo e se torna imperativo para seus clientes.
“A confiança dos consumidores é vital para o sucesso do e-commerce, ainda mais em um setor como a saúde, e investimentos em segurança são essenciais para manter essa confiança”, finaliza.
Os seus colaboradores se qualificam por meio de treinamentos online? Ou você ainda é daqueles gestores que pensa que o processo de aprendizado só acontece presencialmente? Já falamos aqui no Panorama Farmacêutico que muitos líderes de farmácia ainda são vítimas da “Síndrome de Gabriela” e acham que os processos tradicionais não devem ser modernizados.
O portal escutou especialistas para elencar os principais motivos que ressaltam a importância de adotar ferramentas digitais para ampliar o alcance das capacitações dos colaboradores.
As razões para contar com treinamentos online na sua farmácia
Economia e facilidade
Começamos falando sobre alguns importantes aspectos possibilitados pelos treinamentos em ambientes virtuais. No modelo presencial, o gestor precisa mobilizar toda sua equipe em um único lugar e contratar um palestrante. Além de gastos adicionais, desfalca a operação.
Para Renan Van Opstal, analista de RH da Procfit, plataformas online resolvem esse problema. “Hoje, os colaboradores podem estudar onde e quando tiverem disponibilidade. Além disso, essa modalidade garante escalabilidade quando falamos de grandes redes”, explica.
Ele também aponta que essa é uma vantagem que pode ser desfrutada desde o pequeno empreendedor ao grande varejista. “Quando falamos do gestor de uma farmácia de menor porte, ele não precisa ocupar um membro de sua equipe para treinar o novo colaborador. E as redes conseguem garantir que seus procedimentos sejam os mesmos em toda sua operação”, afirma.
Padronização em dia
Felipe Castanheira, diretor do Cosmos Pro, unidade de negócios do grupo Procfit, destaca também que o uso de ferramentas digitais assegura ainda a padronização do treinamento.
“Quando o treinamento é conduzido por um colaborador, este ensinará os procedimentos à sua maneira e o funcionário capacitado acabará por replicar os hábitos do treinador. Ao longo do tempo, toda a padronização se perde, acarretando em ineficiências operacionais, perda de qualidade no trabalho e desalinhamento com os objetivos da organização”, acredita.
Aprendizado personalizado
Mas quando falamos de conteúdo padronizado, não quer dizer que ele seja engessado. Em plataformas online, o gestor pode trabalhar com diferentes tipos de conteúdo para gerar o melhor engajamento e aprendizado de sua equipe.
O analista também aponta que tendências modernas, como os vídeos curtos, também podem ser aplicadas no aprendizado. “Muitas vezes, o colaborador não consegue acompanhar um treinamento de duas horas, por exemplo. Mas, um conteúdo compartilhado em pílulas, de acordo com o conceito de microlearning, pode sim ser bem absorvido”, destaca.
Acompanhamento de verdade
Quando você treina um novo funcionário, como você sabe que ele realmente aprendeu um procedimento? E como você identifica os pontos fortes e fracos desse profissional? Sem um sistema digitalizado, fica difícil analisar esses detalhes empiricamente. Essa é mais uma lacuna que pode ser preenchida com o uso de sistemas online.
“Com base nesses resultados, é possível checar onde o profissional precisa concentrar seus esforços e quais skills ele já domina. Esse parâmetro também é uma ótima opção para descobrir talentos ‘escondidos’ na sua equipe”, explica Castanheira.
Reforço no trade marketing
Um detalhe destacado pelo diretor diz respeito ao trade marketing. “Ninguém melhor que o fabricante para falar de um produto. Por isso, a própria indústria pode disponibilizar conteúdos que irão municiar a equipe de vendas com informações sobre o item, seus benefícios e diferenciais”, explica.
Van Opstal vai além e pontua que investimentos podem ser perdidos sem a devida capacitação. “O varejo e a indústria investem em campanhas, mas se o balconista não está capacitado para vender o produto, o dinheiro será perdido”, alerta.
Um Projeto de Lei (PL) para alterar a Lei de Propriedade Industrial, fez com que a indústria farmacêutica ligasse seu alerta vermelho. As informações são da Veja.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, há três anos, que era inconstitucional que as patentes de medicamentos durassem mais do que 20 anos. Só que o PL em questão quer mudar essa realidade e possibilitar exclusividade por mais tempo.
Na visão dos laboratórios nacionais, esse projeto pode possibilitar que multinacionais prolonguem suas patentes e evitem a produção de genéricos, o que traria graves efeitos à saúde pública.
Grupo FarmaBrasil é contra mudanças na Lei de Propriedade Industrial
O projeto em questão é o PL 2210/22, que permitiria às empresas alterar seu pedido de patente até o começo do exame técnico por meio do INPI. Na prática, isso possibilitaria que a indústria farmacêutica impedisse por mais tempo a concorrência.
“A medida pode comprometer a política de genéricos, fundamental para expandir o acesso da população a tratamentos de saúde e com custo menor, além de ser um retrocesso em relação à decisão do STF”, critica a vice-presidente do Grupo FarmaBrasil, Adriana Diaféria.
Medicamentos genéricos são 37% do mercado nacional
Qualquer mudança de lei que afete a produção de genéricos terá um impacto grandioso no mercado farmacêutico nacional. Isso porque a categoria representa 37% do setor no país.
Mais comercializados do que os remédios de referência ou similares, os genéricos já registram um faturamento anual superior aos R$ 17 bilhões. Outro número que mostra o tamanho desse mercado diz respeito à fabricação de embalagens.
Pensando apenas nesses fármacos, dois bilhões de embalagens foram produzidas em 2022, de acordo com informações da Anvisa.
Foto: DivulgaçãoO CD da Vitamedic será inaugurado oficialmente em agosto deste ano e ocupará um terreno próprio de 60 mil m² no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás. A indústria farmacêutica brasileira investiu R$ 35 milhões no novo centro de distribuição, que dobrará a capacidade do depósito atual.
De 20 milhões de unidades, a companhia passará a armazenar 40 milhões de medicamentos e suplementos, distribuídos em 9,2 mil posições-pallets. Presente em 74 mil lojas do varejo farmacêutico, a fabricante já está entre as 30 maiores do país em venda de unidades e ocupa o terceiro lugar considerando apenas as categorias e regiões nas quais atua (mercado relevante em R$ PPP, segundo a IQVIA).
O aporte integra um montante de R$ 580 milhões empenhados pelo Grupo José Alves até 2025. Controladora de 11 empresas atuantes em oito segmentos econômicos, a holding adquiriu a Vitamedic em 2015.
CD da Vitamedic dará respaldo à ampliação de portfólio
O novo CD da Vitamedic respaldará o objetivo da farmacêutica brasileira de acelerar o ritmo de lançamentos no ano. A intenção é que o portfólio de quase 90 produtos chegue a 247 até 2026. “Temos um plano claro de ampliar nosso alcance geográfico, especialmente no eixo Sul-Sudeste, e estarmos presentes nas mais de 90 mil farmácias do Brasil”, reforça o diretor superintendente Wilmar Oliveira.
A prioridade recairá sobre os medicamentos genéricos e similares, que vêm registrando aumento acima da média geral do mercado farmacêutico. Essa categoria responde por 31% do volume de negócios e terá como âncoras produtos como o genérico do antialérgico Allegra, o primeiro cloridrato de fexofenadina suspensão do mercado, e a marca Doralex, versão da Novalgina em três apresentações.
Outra novidade no portfólio foi a incorporação de uma linha completa de suplementos vitamínicos e esportivos – a Trustfuel. Esses produtos serão o motor das recém-iniciadas vendas via e-commerce e buscam atender a um consumidor de perfil mais premium.
Como parte da estratégia de ampliar o portfólio, a companhia esteve na primeira quinzena de abril em Portugal, onde visitou unidades fabris e iniciou conversações para intercâmbio de medicamentos com laboratórios locais. “Essa troca de know-how e tecnologia com o Exterior auxilia nesse projeto, além de ampliar o acesso da população a medicamentos mais inovadores”, finaliza Oliveira.
Processo seletivo oferece 100 empregos em farmácias da DPSP
O Grupo DPSP, dono das bandeiras Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, está com 100 vagas de emprego para atendimento em lojas em três estados brasileiros.
As oportunidades estão distribuídas entre Minas Gerais (50), Mato Grosso (30) e Espírito Santo (20) e contam com benefícios como plano de saúde e odontológico, seguro de vida, vales refeição e transporte, Gympass e programas de participação em resultados.
O Panorama Farmacêutico inaugurou, recentemente, seu portal de vagas. A novidade permite que empresas e grupos do canal farma cadastrem suas oportunidades de trabalho na plataforma, em busca de candidaturas.
A seção também possibilitará que candidatos disponibilizem seus currículos para a avaliação das redes, facilitando assim a criação de um dos maiores bancos de talento do canal.
A expansão da fábrica da Galderma em Hortolândia (SP) conta com um investimento de US$ 6,5 milhões (R$ 33 milhões), que permitirá um aumento de até três vezes em sua capacidade produtiva . A companhia, especializada em produtos para cuidados com a pele, adquiriu o prédio atual, que antes operava por meio de leasing, além de um terreno adjacente de 48 mil m².
A planta brasileira da indústria, presente também no Canadá, Suécia e França, é responsável pela produção de dermocosmésticos como Cetaphil e Dermotivin. Os produtos fabricados em Hortolândia são exportados para 39 países da América Latina, Europa, Ásia e Oceania, além dos Estados Unidos.
Reforma na fábrica da Galderma reforça importância do Brasil para a farmacêutica
De acordo com Lígia Santos, gerente geral da Galderma no Brasil, o país está entre os três principais mercados da empresa no mundo, com uma forte trajetória de crescimento no último ano. “Estamos orgulhosos de continuar investindo na produção local de produtos como a linha Cetaphil Oil Control, que se adapta perfeitamente à pele brasileira”, afirma.
Ela acrescenta que, com a ampliação, a companhia conseguirá desenvolver a economia da região e internalizar alguns processos de produção, aprimorando a velocidade e flexibilidade de abastecimento. “O objetivo é progredir no mercado brasileiro, apoiando seu crescimento e dedicando nosso foco e paixão em prol do propósito de avançar a dermatologia para cada história de pele”, finaliza a executiva.
A Impala lançou a quinta edição da coleção A Cor da Sua Moda, com 10 novas tonalidades de esmaltes, que agora fazem parte do portfólio regular da marca, refletindo as tendências para o outono/inverno 2024.
Essa coleção, atualizada anualmente, resulta de estudos aprofundados sobre o comportamento e preferências dos consumidores, sempre alinhada com as tendências de moda e beleza. As novas cores combinam tons vibrantes e sóbrios para atender a uma variedade de estilos.
Confira as novidades da coleção:
Fascinação(vermelho vibrante)
Sossego(vermelho amarronzado)
Querer (rosa escuro azulado)
Delicado(rosa claro)
Intenso(lilás leitoso)
Vivência, (azul royal leitoso)
Destinos(marrom avermelhado)
Virtude(verde acinzentado)
Segredos(preto perolado)
Lembranças(branco perolado)
Distribuição: atua em parceria com grandes distribuidoras nacionais Gerente de marketing e produto: Elizete Serpico Gemir – elizete.gemir@mundial.com, 11/2487-2753 ou 11/99622-3753