Redepharma mira assistência farmacêutica em 109 lojas

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Atualmente, 83 dos 98 PDVs da varejista já têm salas de orientação clínica / Foto: Divulgação

A Redepharma, uma das 15 maiores redes do grande varejo farmacêutico nacional, aposta na assistência farmacêutica como pilar para 2025. O objetivo é que 109 lojas contem com os serviços do programa Pharmaclínica.

Atualmente, 83 dos 98 PDVs da varejista já têm salas de orientação clínica, distribuídas pelos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “As 26 novas unidades previstas para o próximo ano, o dobro das aberturas que efetivamos em 2024, já serão inauguradas com essa estrutura”, explica o diretor comercial Evandro Melo, em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.

O rol de serviços mantidos pela rede contempla vacinação, aferição de pressão, exames rápidos, bioimpedância, aplicação de medicamentos injetáveis, colocação de brincos, acompanhamento farmacoterapêutico (consulta farmacêutica para o acompanhamento em tratamentos), consulta farmacêutica, eletrocardiograma e teleinterconsulta farmacêutica. Entre os exames de análises clínicas disponíveis estão os de Beta HcG (exame rápido de gravidez), dengue, hemoglobina glicada, PSA (exame rápido de antígeno específico da próstata), Covid/Influenza/VSR e perfil lipídico (exame de colesterol e triglicerídeos).

Em média, a Redepharma registra 6 mil atendimentos por mês. “O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível e qualificado para atender e orientar. Além disso, a farmácia é o estabelecimento de saúde mais acessado e bem distribuído do país. Com a assistência farmacêutica, conseguimos inserir a farmácia na jornada de saúde da população, desafogando o sistema público”, reforça a coordenadora farmacêutica Jéssica Souza.

Assistência farmacêutica na Redepharma ganhou fôlego na pandemia

De acordo com Jéssica, as iniciativas da Redepharma com foco na assistência farmacêutica ganharam fôlego na pandemia, com o advento dos exames rápidos de Covid-19. “A testagem durante os picos de contágio do novo coronavírus mostrou a competência do farmacêutico para essa atuação”, declara.

Foi somente após a criação da RDC 786 que a rede investiu de forma massiva na realização de exames clínicos. “A Anvisa divulgou a RDC 786 no fim de 2023. Então, durante 2024, consolidamos a realização desses exames em nossas unidades”, afirma.

Procura sobe 100% com campanha

No último mês de novembro, a Apsen anunciou, em parceria com a Abrafarma e a Clinicarx, a campanha FelizIdade. Por meio dela, a farmacêutica promoveu um mutirão com a meta de democratizar o acesso a exames de PSA nas redes de farmácias associadas à entidade. E a Redepharma destacou-se nessa iniciativa, ao aplicar 6% de todos os exames ofertados pelo laboratório “Tamanha participação, mesmo com apenas 83 lojas, mostra nossa força e compromisso com a população das cidades atendidas”, celebra Jéssica.

“Tradicionalmente o público +50 masculino não busca esse tipo de testagem. Por meio de nossos esforços em comunicação e uma equipe engajada, conseguimos romper essa barreira”, comemora Melo.

Importância da assistência farmacêutica ganhou a internet 

E a importância do atendimento farmacêutico não se traduz apenas em números. No último mês de novembro, um caso ocorrido em João Pessoa (PB) acabou viralizando nas redes sociais. Uma paciente com desconforto na visão procurou uma farmacêutica da Redepharma para solicitar um colírio. A profissional, por sua vez, ofereceu-se para fazer alguns serviços, como a aferição da pressão.

Ao ministrar o exame, a farmacêutica detectou um quadro de pressão arterial elevada e aconselhou o encaminhamento imediato da paciente a um hospital, onde foi constatado o risco de infarto iminente. “A própria paciente publicou um relato em suas redes sociais, agradecendo nossa colaboradora”, finaliza a coordenadora.

REDEPHARMA
Fundação:
1983
Sede administrativa: Campina Grande (PB)
Capilaridade: 98 lojas em três estados – Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte
Operação de assistência farmacêutica: 83 salas nos três estados acima
Principais serviços clínicos: vacinação, aferição de pressão, bioimpedância, aplicação de medicamentos injetáveis, aplicação de brinco, acompanhamento farmacoterapêutico, consulta farmacêutica, eletrocardiograma, teleinterconsulta farmacêutica, PSA e Covid/Influenza/VSR
Exames de análises clínicas: Beta HcG, dengue, hemoglobina glicada, HIV/sífilis e perfil lipídico

117 patentes de medicamentos chegarão ao fim até 2028

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Patentes de medicamentos
Fim das patentes desperta o interesse das farmacêuticas nacionais / Foto: Freepik gerado com IA

Com o fim de algumas patentes de medicamentos, o mercado farmacêutico tende a passar por uma grande mudança até 2028. Isso porque, no período, 117 remédios perderão exclusividade, segundo a Abifina. As informações são do Valor Econômico.

O número, por si só, já chama atenção. Mas, quando analisadas as vendas somadas, o impacto fica ainda mais evidente. Os fármacos em questão totalizam um mercado que gira entre os US$ 5 bilhões e US$ 6 bilhões (R$ 31 bilhões e R$ 37,2 bilhões), segundo a consultoria Alvarez & Marsal.

“Durante a pandemia, o foco esteve muito voltado às soluções para a covid-19. Ocorreram poucos lançamentos e, agora, muitos outros medicamentos estão perdendo patentes”, explica a especialista em propriedade intelectual da Abifina e PróGenéricos, Ana Claudia Oliveira. Com tanto em jogo, as farmacêuticas internacionais e nacionais se posicionam em lados opostos dessa disputa.

Patentes de medicamentos opõem mercado nacional e internacional 

De um lado, as farmacêuticas internacionais tentam buscar brechas para manter a exclusividade de seus medicamentos por mais tempo. Do outro, os laboratórios brasileiros aguardam a oportunidade de abocanhar uma fatia do mercado  bilionário dos blockbusters.

Um exemplo é a semaglutida. O princípio ativo por trás de sucessos como Ozempic e Wegovy terá sua patente expirada em 2026. A Novo Nordisk, por sua vez, tenta estender o prazo na justiça, enquanto outras fabricantes já estudam versões genéricas do tratamento para o diabetes.

Como as farmacêuticas se preparam para o fim de patentes? 

Com a proximidade do fim da patente da semaglutida, diferentes farmacêuticas brasileiras têm se posicionado para a “largada” dessa “corrida”. A EMS inaugurou uma fábrica em agosto, a Biomm buscou expertise internacional e a Prati-Donaduzzi iniciou pesquisas nesse sentido.

Já Novo Nordisk investiu no país para ampliar sua produção de enzimas enteroquinase e ALP no país, o que baratearia os custos de produção do Ozempic.

Oito patentes chegarão ao fim no próximo ano 

Em 2025, por exemplo, oito patentes de medicamentos chegarão ao fim nos Estados Unidos. A lista de blockbusters inclui tratamentos para diabetes e problemas respiratórios crônicos.

Um levantamento do Pharma Manufacturing elencou as principais terapias que rumam para o fim da exclusividade, representando bilhões em vendas e anos de inovação terapêutica.

RD Saúde une-se ao governo para incentivo ao primeiro emprego

Primeiro emprego
Foto: Divulgação

A oportunidade de um primeiro emprego na RD Saúde pode se tornar uma possibilidade mais acessível com a adesão da rede, formada pela união das bandeiras Droga Raia e Drogasil, ao programa Acredita no Primeiro Passo. A iniciativa é capitaneada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O projeto é parte de uma série de ações entre poder público, sociedade civil e o setor privado para estimular a inserção de pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade na vida profissional no mercado de trabalho. O acordo com a RD Saúde é a primeiro com o segmento farmacêutico.

A varejista emprega atualmente mais de 63 mil pessoas em 3.200 farmácias espalhadas por todos os estados brasileiros, com uma média de aproximadamente três mil contratações por mês.

Primeiro emprego na RD: expansão da rede aumenta ritmo de contratações

O ambicioso projeto de expansão da rede de farmácias para o próximo ano prevê a abertura de até 350 novas filiais, com o preenchimento do quadro de funcionários dessas novas unidades impulsionando seu ritmo de contratações.

A empresa não exige experiência prévia dos candidatos às vagas de emprego e os investimentos em capacitação das equipes incluem um programa de formação para carreiras em tecnologia, curso superior próprio para a graduação de farmacêuticos e uma parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, referência nacional em saúde.

“A gente não contrata essas pessoas para um cargo só. Eu comecei como caixa e estou há 28 anos na companhia. Vemos nessa parceria com o Programa Acredita no Primeiro Passo uma oportunidade não só de emprego, mas de desenvolvimento, inclusão e diversidade para a nossa empresa”, ressalta Daniel Moraes, diretor de Gente e Cultura da RD Saúde.

Disdrog contrata gerente de contas

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Disdrog, Armando César Klock
Foto: Acervo pessoal

A distribuidora farmacêutica Disdrog contratou Armando César Klock para o cargo de gerente de contas especiais para os estados do Paraná e de Santa Catarina.

Formado em psicologia pela CNTE, Klock iniciou sua trajetória no canal farma em 2018, quando assumiu o posto de supervisor de expansão da Hiperfarma. Nos anos seguintes acumulou passagens por empresas como a Farmatotal, Usifarma e Dimebras.

Contato: armando.klock@disdrog.com.br

Lista de medicamentos volta a figurar na reforma tributária

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Lista de medicamentos
Antes da votação, setor já pedia mudanças no texto / Foto: Freepik gerada com IA

A polêmica lista de medicamentos que determina aqueles que terão tributação reduzida voltou ao texto da reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados ontem, dia 17. As informações são do UOL e da CNN.

Agora, o conteúdo não volta mais para o Senado, que já participou do processo de revisão, e segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O poder executivo terá duas semanas para sancionar a proposta.

No projeto final votado, 34 propostas dos senadores foram rejeitadas. O retorno da relação de remédios com tributação menor foi uma das principais alterações realizadas.

Retirada da lista de medicamentos é demanda do setor 

Entidades do setor pleiteavam a retirada da lista de medicamentos da reforma tributária. Para o Grupo FarmaBrasil, por exemplo, a melhor solução seria de os remédios com alíquotas mais baixas serem definidos por meio de normas infralegais, como portarias do Ministério da Saúde.

Antes de passar pela câmara, o relator no projeto no Senado, Eduardo Braga (MDB), havia retirado a lista, além de definir que a relação dos itens isentos deveria ser definida em lei complementar.

Em matéria divulgada pela CNN na última segunda-feira, dia 16, o presidente-executivo da entidade, Reginaldo Arcuri, já desenhava um cenário preocupante caso a lei complementar não fosse aprovada. “Essa situação agravaria o custo desses produtos no varejo, prejudicando diretamente os pacientes que dependem desses tratamentos e comprometendo o acesso a medicamentos e possivelmente aumentando a judicialização e sobrecarregando o SUS”, alertou.

Tecnologia integra equipes a serviço da comunicação na farmácia

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COMUNICAÇÃO NA FARMÁCIACosmos Pro, varejo farmacêutico, orientação empresarial, Procfit
Cosmos Pro oferece opções para treino, dúvidas e interação entre equipes / Foto: Freepik

Garantir a comunicação na farmácia de forma eficiente e sem ruídos é um diferencial que pode proporcionar resultados muito positivos para sua empresa. Afinal, um time só ficará alinhado se as mensagens forem transmitidas com velocidade, exatidão e assertividade,

Para entender como a tecnologia pode ser uma aliada na transmissão de informações dentro da rede, o Panorama Farmacêutico entrevistou com exclusividade a analista de marketing da Procfit, Beatriz Pimenta. Antes de mais nada, a especialista ressalta que a jornada da informação deve ser 360º.

 

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Plataforma pode ser ponte para comunicação na farmácia

Trajetória começa com o onboarding

Quando um novo colaborador chega à farmácia, ele precisa ser devidamente treinado. E essa é a primeira fase de sua trajetória apoiada pela tecnologia. “No Cosmos Pro, por exemplo, temos a ferramenta TAD, na qual o gestor pode centralizar todos os treinamentos necessários para a operação”, explica.

A TAD permite que a liderança da loja faça o upload de vídeos, promova testes e gere certificados para seus colaboradores. “Além disso, o RH consegue acompanhar o progresso do colaborador, identificando pontos fortes e, também aqueles a serem melhorados”, completa. Uma vez capacitado, chegou a hora de colocar esses conhecimentos em prática, mas sempre com uma “colinha” à mão.

Acesso centralizado facilita esclarecimento de dúvidas

Quem nunca foi capacitado para uma tarefa, mas, na hora de colocá-la em prática, acabou ficando com alguma dúvida? Para esse momento foi desenvolvida a ferramenta Base de Conhecimento, incorporada ao Cosmos Pro. “Por meio desse recurso, o gestor pode armazenar várias guias e documentos para esclarecer questionamentos que possam surgir no dia a dia da operação”, afirma.

A executiva destaca a facilidade de acesso como a principal vantagem do uso da ferramenta. “Centralizar esses protocolos em um único ambiente dispensa buscas infrutíferas em diversos canais de comunicação”, explica. “Além disso, em estruturas um pouco mais robustas, como pequenas e médias redes, a base garante que todos tenham acesso à mesma informação”, acrescenta.

Rede social corporativa fecha o pacote

Apesar de basicamente imprescindíveis para o sucesso da sua farmácia, as soluções abordadas até aqui não permitem uma interação direta entre os colaboradores. Para preencher essa lacuna, foi criada a Social. “Dessa forma, é possível gerar uma interação verdadeira entre os membros da equipe, onde qualquer um pode perguntar sobre melhorias, esclarecer dúvidas e até aplicações mais triviais, como compartilhar as fotos tiradas durante a confraternização. É o espaço perfeito para fomentar o espírito coletivo”, completa Beatriz.

Entenda o papel do varejo 4.0 na otimização de processos

VAREJO 4.0Varejo, farmácias
Foto: Canva

A adoção do conceito de varejo 4.0 vem se mostrando essencial na otimização de processos e da eficiência operacional, proporcionando uma experiência ainda melhor aos clientes em diversos segmentos, incluindo o setor farmacêutico. Para Oscar Basto Jr., diretor de Varejo e B2B2C da Interplayers, essa união entre os ambientes online e off-line pode fortalecer, sobretudo, a performance dos Programas de Benefícios de Medicamentos (PBMs).

“As inovações tecnológicas também ajudam a aumentar as vendas por meio de diversos canais, assegurando uma jornada de compra mais simples e satisfatória para o consumidor”, ressalta o executivo.

 

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Varejo 4.0 pressupõe plena integração de canais de venda

Integrar diferentes canais de venda, como balcão, checkout, televendas e e-commerce, é fundamental para potencializar os resultados do varejo 4.0. Essa estratégia viabiliza uma gestão centralizada das vendas e maior acurácia no estoque. “Os sistemas unificados, inclusive, simplificam o processo de integração de novos colaboradores”, explica Basto Jr.

A automação de processos administrativos e operacionais também reduz o tempo gasto em tarefas repetitivas e minimiza erros. “Utilizar tecnologias como Robotic Process Automation (RPA) pode liberar sua equipe para se concentrar em atividades que realmente agregam valor, como o atendimento ao cliente e a gestão estratégica da farmácia”, ressalta o diretor.

Ferramentas avançadas de análise e sistemas de gestão automatizados podem ainda prever demandas e reduzir desperdícios. “Essas tecnologias garantem que os produtos certos estejam sempre disponíveis para a população, aumentando a satisfação e fidelização”, acrescenta.

Melhoria na experiência do cliente

Uma boa experiência do cliente é essencial para qualquer negócio. Assim, programas de fidelização e adesão ao tratamento com utilização concentrada em sistemas digitais engajam os clientes com compras personalizadas.

A integração das plataformas no ponto de venda faz com que o balconista acesse rapidamente todas as ofertas disponíveis, sejam do tabloide, das campanhas da semana ou de convênios. É a certeza de que o atendente estará, realmente, disponibilizando a melhor opção, ampliando as chances de fidelização.

Serviços clínicos na farmácia

Com as funcionalidades do varejo 4.0, a farmácia ganha mais subsídios para garantir uma oferta vasta de serviços de assistência clínica, como exames rápidos e vacinação, o que pode transformar o PDV em um centro de saúde completo. “Além de aumentar a conveniência para os clientes, esses serviços criam novas fontes de receita e potencializam a imagem do estabelecimento como um parceiro de saúde confiável na comunidade”, finaliza o executivo.

Investimentos da Eurofarma em P&D superam R$ 615 milhões

Eurofarma
Inaugurado em 2020, prédio do Eurolab conta com estrutura de 21.170 m² /
Foto: Divulgação

Considerada a indústria farmacêutica mais inovadora do país segundo o Prêmio Valor Inovação 2024 a Eurofarma investiu mais de R$ 615 milhões em P&D no último ano, o que representa 6,7% das vendas líquidas da companhia. Trata-se do maior percentual destinado por uma companhia brasileira nessa área. O Panorama Farmacêutico foi conhecer essa realidade de perto, em uma visita à fábrica de Itapevi, no interior de São Paulo, onde também está localizado o Eurolab.

Inaugurado em 2020, o laboratório de inovação ocupa uma área de 21.170 m² e sustenta a ampliação dos produtos exclusivos no portfólio da companhia. Atualmente, mais de 1,2 mil moléculas da farmacêutica brasileira estão protegidas com pedido de patente.

Eurolab
Quase 7% das vendas líquidas da companhia destinam-se ao Eurolab / Foto: Divulgação

“A Eurofarma contabiliza 30% da receita proveniente de fármacos desenvolvidos desde o início das operações, o que totaliza mais de 260 novos produtos. São resultados que nos colocam entre os top 3 em market share de lançamentos no Brasil, com 9% nos últimos 24 meses”, afirma Martha Penna, vice-presidente de inovação.

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Martha Penna, vice-presidente de inovação: top 3 em market share de lançamentos nos últimos 24 meses / Foto: Ana Claudia Nagao

A farmacêutica reúne mais de 350 projetos no pipeline, sendo 30% referentes a inovações radicais ou incrementais. Como parte desse trabalho, a companhia criou o Eurofarma Ventures. O fundo corporativo de venture capital, focado em empresas inovadoras de biotecnologia, assegura aportes de até US$ 100 milhões (R$ 610,5 milhões) em biotechs que tenham projetos em fase inicial de descoberta e desenvolvimento de medicamentos.

“O fundo já está operando e conta, até o momento, com investimentos em quatro empresas. Em um prazo estimado de cinco anos, a expectativa é atender até 25 startups, com ênfase em medicina de precisão, edição genética e inteligência artificial aplicada à descoberta de moléculas”, ressalta Martha.

Complexo da Eurofarma produz 419 milhões de unidades ao ano

Composto por 13 blocos, sendo quatro deles fabris, o complexo industrial da Eurofarma ocupa uma área total de 300 mil m², sendo a primeira planta de uma farmacêutica brasileira certificada pela FDA dos Estados Unidos. “São 150 linhas de produção e mais de 2 mil colaboradores na área fabril, que se dedicam na produção de 419 milhões de unidades ao ano, o que nos torna um dos mais avançados parques farmacêuticos e de inovação da América Latina”, avalia Marcio Valentim, diretor executivo de operações.

Para 2025 está previsto o início do funcionamento da fábrica da companhia em Montes Claros (MG), com 181 mil m² de área construída. Ainda em obras, a planta se tornará a maior da América Latina e irá ancorar o crescimento da companhia na produção de antibióticos e medicamentos sólidos e hormonais”, antecipa.

Farmacêutica é líder em prescrições no país

Com receita líquida de mais de R$ 9,1 bilhões, a Eurofarma está entre as três maiores farmacêuticas da América Latina e lidera o mercado em volume de prescrições. Contabiliza 11 fábricas, com mais de 200 linhas de produção em atividade. Além do parque de Itapevi, mantém plantas em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e outras seis na América Latina – Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Uruguai e Guatemala.

“Na Colômbia, além da planta para produção de sólidos, semissólidos, líquidos e granulados, também há a operação da Genfar, fabricantes genéricos cujas operações na Colômbia, Equador e Peru representam 11,1% das nossa vendas internacionais”, explica Maria del Pilar Munõz, vice-presidente de sustentabilidade e novos negócios.

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Marcio Valentim, diretor executivo de operações; e Maria del Pilar Munõz, vice-presidente de sustentabilidade e novos negócios / Foto: Ana Claudia Nagao

E foi justamente o desempenho da Genfar que alçou a farmacêutica ao posto de campeã de vendas no varejo na América Latina, ultrapassando a Sanofi. Os dados constam de levantamento da IQVIA baseado em dados de janeiro a setembro deste ano, período em que o mercado cresceu 12,46% na região.

 A performance da companhia nesse recorte, com um acréscimo de 13,21%, a estratégia de crescimento orgânico, a diversificação geográfica e as recentes aquisições são os fatores apontados como os principais responsáveis por esse triunfo.

Além de manter a liderança na América Latina, o plano de internacionalização até 2027 prevê a expansão nos Estados Unidos, a retomada em mercados como a Venezuela e o avanço por continentes como a África, a partir da entrada na Angola.

Com 52 anos de história, a Eurofarma também conta com a Person, divisão de saúde animal; o Magabi, centro de pesquisa e análise de amostras para estudos de biodisponibilidade relativa e bioequivalência; a Supera Rx, uma parceria com o Laboratório Cristália, responsável pela promoção e distribuição de produtos de prescrição médica; e o consórcio Orygen, para produção de biossimilares, em conjunto com a Biolab.

Cimed investe R$ 30 milhões em megaevento setorial

CIMEDFarmácias, varejo farmacêutico, MSA 2025
João Adibe Marques apresenta as novidades do MSA 2025 | Foto: Ana Claudia Nagao/ Panorama Farmacêutico

“Queremos realizar o maior summit farmacêutico do mundo”. Esta é a proposta de João Adibe Marques, presidente da Cimed, para a terceira edição do MSA – Meu Sangue Amarelo 2025. Para isso, a companhia investiu R$ 30 milhões para transformar o São Paulo Expo, na capital paulista, em um ponto de encontro do varejo farmacêutico brasileiro. As informações foram apresentadas em uma coletiva de imprensa na última segunda-feira, dia 16.

O evento multissetorial será realizado em 22 e 23 de fevereiro de 2025, com entrada por meio de convite para profissionais do setor. Um dia antes (21 de fevereiro), ocorrerá a apresentação do plano de trabalho da Cimed e a abertura do orçamento de compra para os fornecedores novos e antigos, além da convenção da força de vendas.

A companhia também reservou espaço para participação do público final admirador da marca no domingo, com limite de idade acima de 16 anos e mediante a compra de ingresso por R$ 1.200. As vendas terão início em janeiro.

“A expectativa é reunir mais de 40 mil pessoas e ser uma referência em oferecer uma experiência diferente do modelo tradicional de feiras existentes no segmento”, reforça Marques. Além de um protótipo da farmácia do futuro, o espaço contará com 30 estandes de marcas, provedores de serviços e associações do varejo farmacêutico.

“Queremos trazer união ao setor e dar protagonismo para todos os players que enxergam o potencial do varejo farmacêutico, muito além dos conceitos de desconto e prazo. Vamos mostrar tendências e apontar oportunidades de mercado para empresas como Bauducco, Fini ou a BYD, que pode transformar o estacionamento da farmácia em posto de recarga de carro elétrico”, ressalta.

E da mesma forma como costuma envelopar as farmácias para divulgação de seu blockbuster Carmed, a farmacêutica transformará três pavilhões do centro de exposições em um imenso bloco amarelo – marca registrada da empresa. O objetivo é dar ênfase aos seus mais recentes lançamentos, entre os quais a linha de produtos para bebês João e Maria. A nova família de produtos de oral care, em parceria com a Fini, será outro atrativo. Nesta categoria em particular, a Cimed ambiciona estar entre as top 3 de vendas em três anos.

Segundo o CEO, pela primeira vez um evento do setor contará com a participação de um grande escritório de advocacia, que lançará um serviço exclusivo para ajudar as farmácias. O local também abrigará uma praça de alimentação com 1.500 lugares.

Evento da Cimed terá palestras para 7 mil pessoas

Em uma plenária para 7 mil pessoas, o MSA – Meu Sangue Amarelo da Cimed contará com uma rica programação de palestras, envolvendo nomes renomados do mercado em áreas como economia, tributos, tecnologia e mídia. Serão 14 painéis com a participação do ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy; do presidente da Dell, Diego Puerta; um especialista de branding da Jaguar, além de representantes de empresas como Salesforce, SAP, Google, Globo, Tik Tok e Meta. O evento também contará com abertura do padre Fábio de Melo.

Outro ponto alto será o lançamento do livro Aqui é o meu lugar, de João Adibe Marques. A obra revela que empresa familiar também pode ser sinônimo de gestão profissionalizada e capacitação de alta performance. Ainda traz os mecanismos práticos e os processos altamente eficazes que fizeram da Cimed uma farmacêutica que ultrapassa os R$ 3 bilhões em faturamento.

De convenção de vendas a evento para o mercado

O MSA surgiu em 2022 como uma ideia de transformar a convenção de vendas anual da Cimed em um evento aberto para o mercado. À época, a empresa reuniu cerca de 7 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, com um dia inteiro de palestras e trocas sobre o modelo de gestão da farmacêutica.

Em 2023, a companhia percebeu que era necessário ter uma maior aproximação com os seus parceiros locais, realizando o MSA Regional, focado no público interno, onde viajou o país inteiro reunindo mais de 2 mil representantes de vendas em 16 Estados.

Neste ano, a Cimed inovou mais uma vez e realizou o evento em alto mar, com o nome de MSA al Mare. Com embarque no porto do Rio de Janeiro e destino em Búzios, a programação contou com palestras, negociações de compra e venda, além de workshops.

Exeltis anuncia novo presidente

Exeltis
Foto: Divulgação

O novo presidente da Exeltis no Brasil será Eli Zanibon, executivo que está na empresa desde 2015 e atuava anteriormente como diretor de promoção médica. Ao longo de sua carreira, ocupou posições de liderança nas áreas de Marketing, Recursos Humanos e Treinamento.

A farmacêutica espanhola ressaltou que trajetória de Zanibon na companhia está alinhada com a cultura e o propósito da companhia, que foca em promover a saúde e o bem-estar das mulheres por meio de investimentos contínuos em ciência e cuidado.

“É uma grande honra e responsabilidade liderar a operação brasileira da Exeltis. Somos líderes no mercado nacional de suplementação para gestantes, e agora buscamos consolidar nossa atuação em novas frentes, como planejamento familiar e menopausa com o objetivo de expandir investimentos em inovação, ciência e lançamentos de produtos que contribuam para a saúde das brasileiras”, afirma o executivo.

Novo presidente da Exeltis tem currículo extenso

O currículo de Zanibon conta com mais de 30 anos de experiência na indústria farmacêutica, com passagens por grandes players como Aché, Stiefel e GSK. Nessas empresas exerceu papéis como propagandista e gerente de distrito, demanda, treinamento e marketing.

Com presença em mais de 40 países e há mais de 10 anos no Brasil, a Exeltis conta com mais de 130 funcionários, além de 80 representantes de vendas que visitam aproximadamente 15 mil ginecologistas e obstetras por mês. A farmacêutica, que atualmente oferece 13 produtos no mercado, registrou faturamento de R$ 208 milhões no último ano e projeta alcançar R$ 610 milhões nos próximos dois anos.