A justiça do Acre proibiu uma farmácia de manipulação local a vender produtos derivados de cannabis medicinal. O Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco decidiu negar o pedido de liminar para que o governo e o chefe da Vigilância Sanitária Estadual sejam impedidos de punir a empresa pela dispensação e comercialização de produtos com ativos derivados vegetais ou fitoterápicos da cannabis.
Dispensação de cannabis é autorizada pela Anvisa
A dispensação dos produtos é tratada pela Resolução da Diretoria Colegiada nº 327/2019, da Anvisa. Em Mandado de Segurança, a empresa alegou que a competência para legislar sobre aspectos relacionados à atividade de farmácia e à profissão farmacêutica como um todo é de competência exclusiva da União.
A juíza de Direito Zenair Bueno assinalou, nesse sentido, que a demandante, com sua tese, põe em xeque a própria norma da Anvisa que autoriza a dispensação dos produtos que possui o interesse em comercializar, “ora admitindo que o art. 2º da RDC 327/2019 é válido ao permitir a dispensação de cannabis, ora afirmando que o art. 15 seria inválido por limitar sua comercialização apenas às farmácias sem manipulação ou drogarias.
“O fato é que aparentemente a impetrante não possui o direito líquido e certo à dispensação de produtos de cannabis, notadamente em face das competências da Anvisa, cuja finalidade institucional (…) é promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados”, anotou a juíza.
Dessa forma, a magistrada entendeu que a demandante não comprovou a presença, no caso, dos requisitos autorizadores da concessão da liminar. O mérito da ação ainda será julgado.
Em sua 17ª edição, o Abradilan Conexão Farma reforça o posicionamento como vitrine de inovações para farmácias. A programação deste ano destaca-se pela ampliação da área de palestras e apresentará modernas tecnologias para os PDVs na Farmácia do Futuro.
O evento prevê 20 mil visitantes no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16 de março. “E na Farmácia do Futuro, teremos ativações aplicáveis imediatamente em qualquer loja e outras que já estão em teste em alguns importantes mercados varejistas mundiais. São soluções direcionadas a um consumidor mais conectado, mas que não abre mão do atendimento humanizado”, observa Vinícius Dall’Ovo, gerente executivo da Abradilan.
Em uma área total de 120 m², o espaço contará com ativações de check-out, tótens de led e um local destinado a fornecedores de produtos, bem como uma parte específica sobre serviços de saúde. Outra novidade é a exposição do sistema que gera um mapa de calor, revelando as zonas que mais despertam o interesse do cliente dentro do PDV.
Parceiros da Abradilan também marcarão presença na Farmácia do Futuro. São os casos do app Qual Remédio, plataforma que recomenda os melhores medicamentos com base nos sintomas relatados pelos pacientes; da provedora de tecnologia Linx e da Montafarma – que desenvolve mobiliários sob medida para o varejo farmacêutico. “O fato de ser o primeiro grande evento setorial do ano amplia a importância de apresentarmos inovações que já podem ser incorporadas em curto prazo às lojas”, enfatiza Dall’Ovo.
Abradilan dissemina novas tendências em três arenas
O Abradilan Conexão Farma estimula ainda novas reflexões dos gestores das farmácias por meio das arenas Farma Trends, Gestão 360º e Varejo em Foco, com conferências baseadas em dados de mercado, processos de gestão, marketing, categorias, precificação e e-commerce, entre outros tópicos. Serão em torno de sete apresentações simultâneas por dia, além de uma palestra multiarena para até 300 participantes, perfazendo 30 horas de conteúdo.
A série de painéis Conexão Aberta, que acontecerá na Plenária Cantareira sempre no fim da tarde, reunirá nomes de peso. No primeiro dia, Joel Jota, treinador de alta performance e ex-nadador da seleção brasileira, orienta os caminhos para obter sucesso e alcançar os objetivos profissionais. Em 15 de março será a vez de Zica Assis falar sobre superação. A empreendedora negra, nascida em uma comunidade do Rio de Janeiro e hoje considerada uma das mulheres mais poderosas do Brasil, fundou o Beleza Natural, rede de salões de beleza que se tornou referência no cuidado com cabelos crespos, cacheados e ondulados.
O encerramento da agenda do dia 17 ficará a cargo de João Branco, vice-presidente de marketing do McDonald´s. O tema da palestra ressaltará a relevância de se colocar o cliente no centro.
O varejo farmacêutico vem ganhando evidência nas vendas da divisão B2B do Grupo Boticário, tanto que já responde por 50% do volume de negócios. Presente em 37 mil farmácias e com portfólio de 400 SKUs, a empresa conta com cinco marcas comercializadas no segmento.
Essa representatividade chama a atenção para uma companhia cuja incursão no canal farma começou recentemente. A entrada no setor ocorreu em 2017 a partir da compra de 100% do capital da importadora e distribuidora Frajo, que distribui exclusivamente no Brasil as marcas Australian Gold e Bio-Oil. Em 2018, o Grupo avançou mais um passo ao adquirir a Vult, marca líder em maquiagem nas farmácias.
“Para alcançarmos o propósito de ser o melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo, fizemos um estudo detalhado para saber onde está o consumidor e seus canais de compra preferenciais. Observamos que as farmácias tinham um papel relevante nas vendas de categorias nas quais também éramos muito fortes, como as linhas para cabelo e de proteção solar. E quando olhamos no longo prazo, o setor tomou uma proporção muito elevada nas vendas de itens de higiene e beleza”, explica Alessandra Sekeff, vice-presidente de B2B do Grupo Boticário.
A mais nova aquisição do Grupo foi a Truss Professional, especializada em produtos capilares e presente em mais de 50 países. A marca tem em seu portfólio a linha La Moda, focada no segmento farmacêutico, já disponível no Grupo DPSP e na RD – RaiaDrogasil. “Trata-se de um mercado que está sempre em expansão e para o qual pretendemos promover ações exclusivas, a fim de nos manter cada vez mais próximos desses consumidores”, ressalta Sekeff.
Grupo Boticário mira redes associativistas
As marcas do Grupo Boticário estão presentes em todas as redes associadas à Abrafarma, grande parte por meio da venda direta, como Droga Raia, Drogaria São Paulo, Panvel e Nissei. “Mas também vendemos para grandes redes por meio de distribuidoras regionais, a exemplo das Farmácias São João, atendidas pela gaúcha Prisma; e da Catarinense, por meio da Multilist, de Florianópolis (SC)”, comenta Alessandra.
Mas é no associativismo que a empresa vem registrando o maior crescimento. A companhia mantém relacionamento estreito com a Farmarcas e, inclusive, formou um time específico para atender esses PDVs, com planos de negócios, portfólios e sortimentos adequados para cada perfil de loja.
Ações de trade no PDV
Além da Australian Gold, Bio-Oil e da Vult, o Grupo Boticário comercializa nas farmácias toda a linha de Eudora, constituída por Siàge (cabelos), Niina Secrets (maquiagem), Eudora Kids (Infantil), Instance e La Piel (linhas de hidratantes com característica de perfumada).
Para evidenciar as marcas no PDV, a companhia firmou parceria com a Escola Madre, na qual treina as equipes de balcão, principalmente em itens de maquiagem. Balconistas de redes como Panvel e Venancio já aderiram à iniciativa. Os clientes também podem fazer treinamentos usando a plataforma Multi Academy, que informa os gestores sobre as ações trimestrais do grupo e oferece orientações sobre as linhas de produtos e lançamentos.
“Também temos cerca de 200 representantes na distribuição e 150 promotores de venda, que visitam regulamente as lojas fazendo uma educação de ponta. Um bom exemplo é o Bio-Oil, cuja recomendação é evidenciá-lo em dupla exposição na gôndola – na seção de grávidas e na de tratamento de pele”, explica.
E-commerce de farmácia
O Grupo Boticário, como maior e-commerce de cosméticos da América Latina, conta com a própria expertise para desenvolver estratégias de venda nas lojas online das farmácias. “Estamos criando uma estrutura específica para atender esse segmento, que apresenta elevado potencial de crescimento. Agora, com a IQVIA incluindo dados de vendas digitais nos relatórios, conseguiremos mapear onde estamos no momento e onde queremos chegar”, finaliza.
Pensando que acabou? Confira mais uma lista dos medicamentos mais antigos do Brasil. A relação dessa semana inclui produtos com mais de 100 anos de mercado e que seguem relevantes em suas categorias – do sal de fruta que revolucionou o tratamento de problemas digestivos a analgésicos que até hoje figuram entre os mais vendidos nas farmácias.
Cinco medicamentos mais antigos do Brasil
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ENO
Fabricante: Haleon
Ano de origem: 1850
A história do sal de fruta ENO começa em 1850 em uma pequena farmácia na Inglaterra, onde James Crossley Eno teve subitamente uma ideia revolucionária para tratar problemas digestivos. Nascia assim o antiácido que até hoje figura entre os medicamentos isentos de prescrição mais comercializados e mantém a fórmula clássica – bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico.
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Aspirina
Fabricante: Bayer
Ano de origem: 1899
Presente no Brasil há mais de 120 anos, a aspirina (ácido acetilsalicílico) é um dos medicamentos mais consumidos no mundo, produzido pela farmacêutica alemã Bayer desde 1899.
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Minancora
Fabricante: Minancora
Ano de origem: 1915
Mais uma centenária da lista, a Minancora faz parte da vida dos brasileiros desde 1915, quando o farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves iniciou a fabricação artesanal da famosa pomada na cidade de Joinville (SC). A combinação de cloreto de benzalcônio, óxido de zinco e cânfora, garante sua ação antisséptica e cicatrizante para manter a saúde da pele. Em 1997, a empresa começou a explorar novas possibilidades para diversificar seu portfólio, que atualmente conta com seis produtos.
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Novalgina
Fabricante: Sanofi
Ano de origem: 1922
Produzida pela primeira vez em 1920 na Alemanha, a Novalgina chegou ao Brasil em 1922 com a primeira fábrica gerenciada pela farmacêutica Rhodia. Desde então, o medicamento para dor e febre conquistou a confiança de milhares de famílias.
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Polvilho Antisséptico Granado
Fabricante: Granado Pharmacias
Ano de origem: 1903
Criado em 1903, o Polvilho Antisséptico Granado teve a eficácia de sua fórmula – inalterada desde sua criação –, reconhecida e aprovada pela Academia Americana de Dermatologia. O talco é indicado para o combate de assaduras, brotoejas, odores da transpiração, além de prevenir pruridos e frieiras. Até hoje a embalagem segue a identidade visual do primeiro frasco do produto.
A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de bolsa localizado na parte superior direita da barriga. Ela armazena a bile, um fluido produzido pelo fígado que ajuda a quebrar os alimentos gordurosos. A cirurgia de vesícula, também conhecida como colecistectomia, é um procedimento muito comum e costuma ser indicada quando ocorre a presença de cálculos biliares.
São pequenas pedras que podem se formar na vesícula biliar como resultado de um desequilíbrio nas substâncias que compõem a bile. Geralmente elas não causam sintomas, mas ocasionalmente os cálculos podem bloquear o fluxo de bile e irritar a vesícula, causando a colecistite aguda, ou o pâncreas, o que provoca a pancreatite aguda.
Nesses casos, os sintomas são uma dor de barriga súbita e intensa; e o amarelamento da pele e do branco dos olhos (icterícia). A cirurgia para retirada da vesícula é o tratamento mais eficaz na grande maioria dos casos.
O que acontece durante a cirurgia de vesícula?
Existem duas maneiras principais de remover a vesícula biliar:
Colecistectomia laparoscópica, na qual pequenas incisões são feitas no abdômen e instrumentos cirúrgicos finos são usados para acessar e remover a vesícula biliar
Colecistectomia aberta, onde uma única incisão maior é feita em na barriga para acessar e remover a vesícula
A cirurgia laparoscópica é usada com mais frequência pois permite uma recuperação mais rápida, também deixando cicatrizes menores do que a realizada com um procedimento aberto. Ambas as técnicas são realizadas sob anestesia geral.
Como é a recuperação?
Geralmente, não demora muito para se recuperar de uma cirurgia para remover a vesícula biliar. A maioria das pessoas pode deixar o hospital no mesmo dia ou na manhã seguinte. O paciente pode retornar à maioria de suas atividades normais dentro de duas semanas.
Se for uma cirurgia aberta, é preciso ficar no hospital por três a cinco dias e pode levar de seis a oito semanas antes de o paciente sentir que está de volta ao normal. Algumas pessoas apresentam problemas como inchaço ou diarreia após a cirurgia, embora isso geralmente melhore em algumas semanas.
O estudo Índices de Performance do Varejo (IPV) revela que o fluxo de visitação começa o ano de 2023 com crescimento de 28% para lojas físicas, em relação ao mesmo período do ano passado. Já para lojas físicas de rua e dentro de shopping centers, houve alta de 21% e 17%, respectivamente.
Realizado pela HiPartners a partir dos dados fornecidos pela FX Data Intelligence, F360°, Harmo e chancelados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e 4Intelligence, o levantamento também mostrou que a quantidade de cupons contou com alta de 33% para lojas físicas, na mesma base de comparação. A alta para lojas de rua foi de 39% e para lojistas de shopping 24%. Já pela visão do faturamento, houve crescimento de 32%, 40% e 16%, respectivamente e na mesma base de comparação.
“O contraste de janeiro deste ano versus do ano anterior mostra um crescimento grande, já que em no mesmo período do ano passado vivíamos o pico da variante ômicron, que fechou muitas lojas e afastou os clientes do varejo físico. Percebemos agora em janeiro uma volta definitiva do fluxo nas lojas físicas e que a partir de agora, nossos desafios estão no crédito e na confiança dos consumidores para termos um ano de evolução no varejo brasileiro”, ressalta Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Já a análise do fluxo de visitas x cupons x faturamento revela que as três variáveis apontam para um cenário do varejo mais aquecido em 23 em relação a 22. Parte da intensidade da variação anual pode ser atribuída à base de comparação do ano passado, quando a recuperação da mobilidade urbana ainda estava em progresso, devido a nova variante ômicron. Em relação aos tipos de lojistas, o faturamento apresenta o maior diferencial, chegando a 24p.p..
“Com aumento generalizado em todas as regiões do país, tanto no fluxo como no volume de vendas, o varejo vem crescendo e deve se fortalecer, ainda mais, com a consolidação do novo governo. Dirimidas as dúvidas iniciais sobre a nova gestão, a confiança do consumidor tende a potencializar os resultados em curto e médio prazo”, afirma Ricardo Fioravanti, CEO da FX Data Intelligence.
Lojas físicas de farmácias são destaques
O fluxo de visitação contou com alta em cinco setores dos seis que possuem cobertura, com a queda de 28% concentrada em “equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação”. Parte desse movimento é explicado pela composição da amostra, onde parcela considerável de lojas nesta categoria situam-se no Norte, região que foi afetada pela pandemia em momentos distintos do restante do país. Os destaques positivos foram “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (53%) e “tecidos, vestuário e calçados” (41%).
Tanto a quantidade de boletos quanto o faturamento nominal contaram com alta nos cinco setores que possuem cobertura. Ambos também apresentam, destaque para “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, com crescimento de 42% e 39%. Os três indicadores apontam forte movimento em “farmácias”, fator que pode ter sido influenciado pelas festividades e viagens do fim de ano, aumentando o número de contaminações.
Análise por região segundo o IPV
Em relação ao volume de vendas (cupons), o movimento de alta 33% para o Brasil foi generalizado entre as regiões. O destaque positivo foi o Sul (35%), seguido de perto pelo Sudeste (34%). Já em faturamento nominal, a maior alta foi no Nordeste (42%), seguido pelo Sul (36%).
“Ainda que diante de um início de ano positivo em relação aos dados do IPV, a agenda dos varejistas está cada vez mais voltada para eficiência, visando garantir redução em custos operacionais e aumentar a consolidação da base de clientes já existente. Vemos nitidamente uma retomada, mas que ainda deve ser tratada com cautela diante dos desafios externos”, afirma Flávia Pini, sócia da HiPartners.
A AbbVie anuncia Célia Rodrigues (foto) como nova diretora financeira para o Brasil, após três anos exercendo a mesma função em Portugal. Tem 20 anos de experiência em finanças, com passagens por Daiichi Sankyo, GE Corporate e GE Healthcare.
Fernanda Rombino (foto) assume a direção da unidade de negócios de imunologia. Na empresa há 13 anos, até então ela atuava como diretora comercial de dermatologia para a região intercontinental, sediada em Chicago, nos Estados Unidos.
“Uma das nossas prioridades é fomentar a liderança feminina. Não é só um compromisso meu, mas também um reflexo de uma estratégia global da companhia”, afirma Alex Drevon, gerente geral da afiliada brasileira.
Campeã no tratamento de problemas vasculares, o cipreste é uma planta medicinal que atende por vários nomes: cipreste comum, cipreste italiano, cipreste do mediterrâneo e também cedro-bastardo.
Seu nome em latim significa que suas folhas estão “sempre verdes”. Marcadas por sua longevidade, que pode superar os mil anos, as árvores podem chegar a 45 metros de altura.
De maneira geral, a planta medicinal pode ser utilizada no tratamento de problemas circulatórios. Além disso, ela também ajuda a abaixar a temperatura corporal em casos de febre, tem ação antimicrobiana, antioxidante, antitussígena e expectorante.
Para que serve o Cipreste?
Essa planta pode ser utilizada em casos de derrames nas pernas, hemorroidas, pernas pesadas, varizes e úlceras varicosas. Só que as veias não são as únicas beneficiadas, podendo ela ser utilizada também no tratamento da colite, diarreia, incontinência urinária e problemas na próstata.
A formulação mais comum em mercados e lojas de produtos naturais é o óleo essencial. Você pode usar o óleo essencial em quadros de:
Vários são os possíveis usos do óleo essencial e vamos detalhar cada um deles. Atenção, ponto importantíssimo: independente do uso, você sempre deve diluir o óleo antes de utilizá-lo.
Compressas
Para realizar as compressas, pegue uma toalha limpa e a umedeça com água fervente com oito gotas do óleo essencial. A compressa deve ser posicionada sobre a barriga e é indicada para conter quadros de menstruação excessiva.
Hidratante
Para fazer um hidratante com a planta medicinal, basta adicionar oito gotas do óleo essencial em 30 ml de creme hidratante ou loção. Uma vez que tiver misturado ambos, basta aplicar sobre as varizes ou edemas.
Inalação
Essa é uma ótima tática para aliviar a congestão nasal. Para fazer a inalação, basta ferver um pouco de água e adicionar de três a cinco gotas do óleo. Lembre-se de fechar os olhos na hora de inalar o vapor.
Chá de Cipreste
Para fazer o chá, é importante destacar uma coisa. Esse é o único uso que não utiliza o óleo essencial, e sim os frutos verdes do Cipreste. Você irá esmagar de 20 a 30 gramas desses frutos e ferver durante dez minutos em um litro de água. O melhor momento para tomar é antes das refeições e o indicado é uma xícara dividida em três porções ao dia.
Outros usos
Atualmente, existem alguns usos que, com o passar dos anos, deixaram de ser utilizados, mas que são dignos de nota:
Banho de casca e folhas
Defumador de casca e folhas secas
Resina
Tintura de folhas e casca
Tem efeito colateral?
Até o momento, ainda não foram descobertos possíveis efeitos colaterais e reações adversas causadas pelo uso da planta medicinal.
Quem não pode usar?
As mulheres grávidas e pessoas alérgicas ao cipreste não devem fazer uso do óleo essencial ou do fruto da planta.
Seis meses após a aquisição do laboratório canadense Exzell Pharma, a Biolab obteve o registro do antiemético Vonau Flash (ondansetrona) na Arábia Saudita. Com isso, a companhia abre caminho para vender o medicamento nos 22 países da Liga Árabe sob a marca Mundell. As informações são do Valor Econômico.
Segundo a reportagem, a empresa já exportava o Vonau para Equador e Colômbia e fornecia outro produto, o Encrise (vasopressina), usado no tratamento do choque séptico, à Arábia Saudita. O próximo passo é levar o Encrise para países da América Central, México (onde a distribuição deve ser feita pela Eurofarma) e Canadá.
Biolab mira mercado dos EUA
Sem considerar a Exzell Pharma, a atuação da Biolab no mercado internacional ainda é tímida, representando cerca de 1% em 2022. A estratégia é usar a capacidade industrial no Brasil para atender aos demais mercados, principalmente os Estados Unidos.
Para o presidente e sócio da Biolab, Cleiton de Castro Marques, a ideia é entrar com produtos menos complexos, mas com algum grau de inovação.
A RaiaDrogasil anuncia o início das operações do novo centro de distribuição em Cuiabá (MT). O complexo recebeu investimentos de R$ 56 milhões e ocupa uma área de 17 mil metros quadrados.
Com essa inauguração, a rede absorve parte importante do aumento da demanda nas regiões Norte e Centro-Oeste. Isso porque o CD pode abastecer até 200 farmácias nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, ampliando a capacidade logística e reduzindo o tempo de entrega de mercadorias.
“Trata-se de uma planta totalmente nova, em linha com as melhores práticas de armazenagem e distribuição. Esse projeto já contempla todas as melhorias que desenvolvemos para o cuidado com o meio ambiente, a saúde e segurança ocupacional do nosso time, práticas adquiridas com a certificação das normas ISO 14.001 e ISO 45.001, que foram grandes conquistas obtidas no ano passado por todos os nossos 11 centros de distribuição e mais este de Cuiabá”, explica Erivelton Oliveira, diretor executivo de Supply Chain da RaiaDrogasil.
RaiaDrogasil abre 120 vagas de emprego com novo CD
O novo CD da RaiaDrogasil está situado no bairro Cidade Industrial e já conta com 116 funcionários em atividade. Mais de 60% são mulheres, sendo mais de 30% em cargos de liderança operacional. Ao longo do ano, o número de funcionários deve chegar a 280 contratados e, em poucos meses, a 400. O novo empreendimento ainda tem mais de 120 vagas abertas e a empresa informa que os interessados podem enviar seus currículos para www.vagas.com.br. Basta digitar no campo busca RaiaDrogasil e clicar no filtro Mato Grosso no campo “Estado”.
“O papel da logística atingiu outro patamar na RD, pois trabalhamos para gerar cada vez mais valor para o nosso cliente. A pandemia nos levou a acelerar algumas transformações, como a digitalização da empresa. As vendas por canais online, que antes representavam menos de 2% da receita, agora superam 10%”, ressalta Oliveira.