Dailus investe em sombras líquidas

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sombras líquidas
Foto: Divulgação

Sempre atenta às principais tendências do mundo da beleza, Dailus apresenta a Eye Paint Velvet & Shine, sua nova linha de sombras líquidas e cremosas que promete transformar qualquer maquiagem. Com cinco opções de cores, a coleção oferece acabamento sofisticado e versatilidade para compor diferentes looks.

Eye Paint Velvet

Com textura aveludada e ultra pigmentação, o Eye Paint Velvet garante um acabamento matte impecável, com cobertura uniforme e resistência à água. Está disponível em três cores marcadas pela sofisticação:

  • Black – Preto intenso
  • Brown – Marrom quente e escuro
  • Cream – Rosa suave

Eye Paint Shine

Para quem ama um efeito luminoso, essa versão traz um acabamento ultra brilhante que realça o olhar com um toque de glamour. Disponível em duas tonalidades:

  • Bronze – Bronze cintilante
  • Cosmetic – Brilho dourado

Sombras líquidas da Dailus têm fórmula inovadora e praticidade

A coleção de sombras líquidas da Dailus é perfeita para quem busca praticidade e longa duração. Fácil de esfumar, oferece uma textura confortável para o dia a dia. Além disso, toda a linha é vegana, cruelty-free, dermatologicamente testada e livre de parabenos, garantindo uma beleza consciente e sem comprometer a saúde da pele.

Distribuição: sistema próprio
Diretor comercial de trade e distribuição: Samir Silva – samir.silva@dailus.com.br

Nova Geração Varejo traz mentoria para farmácias na Abradilan

NOVA GERAÇÃO VAREJOGrupo SPN, Abradilan, NGV, mentoria para farmácias
Segunda turma da imersão NGV | Foto: Divulgação

A NGV – Nova Geração Varejo, empresa do Grupo SPN, estará com um estande na Feira da Abradilan com a meta de apresentar seu programa de imersão voltado para o desenvolvimento do pequeno e médio varejo farmacêutico. A próxima turma se reunirá em março.

A NGV é um ecossistema inovador no varejo farmacêutico, criado para transformar a gestão das farmácias regionais e independentes. “Nosso propósito é desenvolver os empreendedores com conhecimento estratégico, ferramentas e um modelo de negócio moderno para que possam competir de forma inteligente no mercado com base em fatos e dados”, explica Guilherme Strapasson, CEO do Grupo SPN.

Entre os destaques do método está o próprio case de sucesso das Farmácias Unipreço, sua companhia-mãe. “Mostramos como fizemos para sair de um faturamento mensal de R$ 35 mil para R$ 35 milhões por mês, provenientes de 60 filiais distribuídas pela cidade de Curitiba (PR), Região Metropolitana, litoral paranaense e Campos Gerais”, acrescenta.

A imersão traz mais de 20 temas como precificação, gestão de colaboradores e compras, entre outros. Em 2024 foram realizadas duas edições que foram um sucesso de capacitação. Para a próxima turma, o objetivo é disseminar o conhecimento para mais de 100 participantes.

Tópicos aplicados pelo NGV – Nova Geração Varejo

Uma das empresas beneficiadas pelo método desenvolvido pelo NGV – Nova Geração Varejo é a gaúcha UltraMed Popular, que dobrou a venda de vermífugo na loja. Segundo o farmacêutico e gestor Fabiano Marion, a média mensal de vendas desse medicamento girava em torno de R$ 16 mil com um CMV de 33. Após uma campanha temática sob orientação dos mentores do programa, o valor saltou para R$ 29 mil, com CMV de 31.

“O programa também tem a vantagem de estabelecer conexão com outros empresários do setor, na qual há um grande compartilhamento de insights e experiências”, acrescenta Strapasson.

Entre os tópicos que são apresentados na imersão estão:

Cultura forte, negócio imbatível – Como construir um time alinhado e engajado
Inteligência emocional – O caminho para controle, foco e alta performance
Pessoas & Resultados – Como times de alta performance elevam sua farmácia
Sucesso do cliente – Como transformar clientes em fãs da sua marca
Fale, influencie e venda – A comunicação como ferramenta de sucesso
Marketing estratégico, lucro certo – O segredo de uma marca milionária}
Alta performance no digital – Como escalar suas vendas na internet
Farmácia 5.0 – Inteligência artificial como aliada do varejo
Serviços estratégicos na farmácia – Como monetizar além dos produtos
Marca própria – Construa autoridade e aumente seus lucros
Operação que funciona – Como estruturar processos eficientes
Precificação inteligente – Como definir preços que impulsionam seu negócio
Estoque high performance – Da organização à rentabilidade
O poder da compra estratégica – Reduza custos e aumente sua margem
A fórmula do lucro – Estratégias financeiras para maximizar resultados
Do planejamento à execução – Como criar estratégias para crescer com segurança
Expansão inteligente – Estratégias para crescer com segurança

Nova maquiagem da Vult promete 18 horas de fixação

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Maquiagem da Vult
Foto: Divulgação

A nova maquiagem da Vult, marca líder da categoria no canal farma, chega ao mercado com a garantia de até 18 horas de fixação. A coleção Vult Super Fix foi desenvolvida para acompanhar o ritmo intenso da mulher brasileira, com produtos de alta durabilidade, resistência ao calor e ao suor.

Segundo dados da Circana, empresa global de data tech especializada no comportamento do consumidor, as vendas de sprays e pós fixadores cresceram 63% na Europa entre janeiro e junho de 2024. Já a Spate revelou que esses produtos ultrapassaram 775 milhões de visualizações no TikTok.

De olho nessa tendência, a Vult trouxe para o mercado um portfólio de maquiagens com fixador.

Fixador de maquiagem da Vult Super Fix

Refrescante e resistente ao calor e suor, o fixador de maquiagem da Vult aumenta a durabilidade, deixando o make impacto por muito mais tempo. Sua textura leve, aveludada e secagem rápida proporcionam conforto ao longo do dia

Batom líquido matte Vult Super Fix

De longa duração, o batom líquido não transfere, não derrete e mantém os lábios pigmentados por até 16 horas. Fácil de aplicar, está disponível nas cores Vermelho Profundo, Castanho Natural e Rosa Queimado

Máscara de cílios Vult Super Pix

A máscara promove volume, alongamento e definição por até 18 horas, sem borrar ou transferir. Resistente à água, suor e atrito, possui alta pigmentação e um pincel extragrande em formato espiral, que realça a curvatura dos cílios

Máscara de sobrancelha Vult Super Fix

Permite preenchimento natural e fixação por até 16 horas, sem borrar ou acumular nos fios. Resistente à água, suor e atrito, pode ser encontrada nos tons Marrom Médio e Marrom Escuro

“Mais do que um simples item de beleza, a linha posiciona-se como aliada da nossa consumidora, garantindo confiança e resistência em qualquer situação”, reforça Mirele Martinez, diretora de marketing de maquiagem do Grupo Boticário.

Sistema de distribuição: Grupo Boticário
Especialista em trade marketing no canal farma: Mayra Siqueira – mayra.siqueira@grupoboticario.com.br

Credenciamento do Farmácia Popular chega a 750 cidades

Credenciamento do Farmácia Popular
Entenda como candidatar sua farmácia – Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Uma nova etapa de credenciamento do Farmácia Popular foi anunciada pelo Ministério da Saúde recentemente. O processo seletivo já está disponível no site da pasta, e analisará candidaturas na ordem em que os documentos forem entregues.

A nova rodada de inscrições foi anunciada pela ex-ministra da Saúde Nísia Trindade ainda em fevereiro, junto às mudanças que tornaram todos os fármacos distribuídos pelo programa gratuitos.

A principal meta do credenciamento é ampliar o atendimento do serviço, que já alcança 70 mil beneficiados e se faz presente em grande parte do país. Um levantamento divulgado pelo próprio governo em janeiro revelou que 14% das cidades brasileiras ainda não eram amparadas pelo programa.

Credenciamento do Farmácia Popular: como participar?

Os critérios que possibilitam a inscrição de uma farmácia no programa incluem a existência de uma vaga na cidade (que não pode ter nenhuma farmácia cadastrada ainda) e a regularização da unidade junto à Receita Federal, Junta Comercial, Anvisa, Previdência Social e os demais órgãos de regulação e fiscalização.

Também é necessário ter sistemas eletrônicos adequados e ter um farmacêutico responsável técnico com Certificado de Regularidade Técnica (CRT) válido e emitido pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF) e preencher um formulário.

Confira alguns dos principais documentos exigidos no questionário:

  • Comprovante de CNPJ com CNAE específico (4771701 e 4771702)
  • Registro na junta comercial ou certificação digital
  • Licença sanitária estadual ou municipal
  • Autorização de funcionamento emitida pela Anvisa
  • Certidão de regularidade fiscal junto à Receita Federal
  • Certificado de regularidade técnica emitido pelo CRF
  • Documentação do representante legal e do farmacêutico responsável

Comprovante de conta bancária da empresa

Automação de ponta a ponta é solução para diminuir ruptura

AUTOMAÇÃO DE PONTA A PONTAAutomação de compras, Procfit, orientação empresarial
Reprodução: Freepik

A automação de ponta a ponta para a gestão de compras surge como uma das principais tendências do varejo em 2025. Quem afirma é Marcos Vinícius Consoli, o Gemada, vice-presidente de serviços da Procfit.

Segundo o executivo, que esteve no NRF 2025, o uso da inteligência artificial com intensa aplicabilidade do machine learning será um grande diferencial para assegurar a escala e a excelência na gestão de compras.

 

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“Essa tecnologia aumentará a acuracidade das soluções, permitindo a extração de melhores resultados. A ruptura é uma das maiores dores do varejo, independentemente do segmento. E a automação de ponta a ponta diminui consideravelmente esse problema”, completa.

O uso da automação possibilita cruzar um amplo volume de dados, que incluem as movimentações da varejista, os indicadores de consultorias como Close-Up International e IQVIA, e informações sobre o nível de estoque e o atendimento dos fornecedores. “Com isso, a farmácia terá um fluxo de reposição mais assertivo, alinhado com a demanda real”, destaca.

Automação de ponta a ponta dinamiza processos e garante benefícios 

Para Gemada, contar com a automação de ponta a ponta é um grande diferencial para as farmácias por dois principais motivos – a dinamização da rotina e os benefícios dos processos de compra recorrentes. “Mesmo em redes com operações mais robustas e capilaridade superior a 300 lojas, por exemplo, é possível centralizar o processo de compras em menos mãos”, ressalta.

Isso não significa, porém, que a atuação dos profissionais de compras se torna dispensável. “Com a automatização, os colaboradores dessas áreas podem direcionar esforços para atividades mais estratégicas, aprimorando a capacidade de negociar com os fornecedores e ganhando tempo para analisar as melhores oportunidades comerciais”, aponta.

As compras automatizadas permitem também um uso mais eficiente do estoque das distribuidoras. “Por meio da ferramenta, a farmácia pode disparar pedidos em diferentes momentos do dia, tática que se adapta melhor à fluidez do estoque do atacado”, avalia.

“Além disso, condições comerciais mais vantajosas podem ser aproveitadas com o disparo de pedidos automáticos, sem que um profissional tenha que ficar imobilizado esperando elas aparecerem”, completa Gemada.

Automação não substitui olhar humano 

A automação traz vários benefícios, principalmente no que diz respeito à queda da ruptura, mas ela não é infalível. Gemada destaca que o olhar estratégico do gestor e comprador segue insubstituível.

“Ás vezes um produto está em falta no mercado e, mesmo com pedidos diluídos, o varejista não consegue realizar a compra. Um gestor com olhar mais apurado identificará essa lacuna, buscará a explicação e soluções para reverter o cenário, como a compra de uma opção alternativa”, finaliza

Marcas próprias da DPSP terão em torno de 100 lançamentos

marcas próprias da DPSP
Foto: Divulgação

Com expectativa de 100 novos produtos, a operação de marcas próprias da DPSP tem como estratégia aumentar a oferta ao consumidor com maior custo-benefício. Segundo reportagem do portal Mercado & Consumo, em 2024 a rede contabilizou 130 lançamentos, com avanço de aproximadamente 30% do faturamento. Já para este ano, a meta é dobrar a participação na receita.

“Em 2025, os lançamentos irão reforçar o nosso papel na jornada de saúde e beleza da vida dos brasileiros. Estamos sempre buscando trazer inovação para o nosso portfólio de marcas próprias, atendendo às necessidades e aos desejos dos nossos clientes, mas sempre com uma boa relação custo-benefício”, revela Adriana Brito, diretora de marketing e marcas próprias do grupo.

Novas categorias de marcas próprias da DPSP

Novas categorias também integram a estratégia de expansão das marcas próprias da DPSP. A varejista entrou em novas categorias, como acetilcisteína (expectorante), sistema digestivo e absorventes femininos. Outros segmentos também tiveram destaque em aumento de participação e receita dentro da companhia, como produtos de cuidado adulto, como absorventes, roupas íntimas e fraldas; suplementos e conveniência

A rede também expandiu o projeto com máquinas de venda automática, disponibilizando acesso ao seu portfólio de marcas próprias de forma rápida e prática.

O projeto foi lançado em 2023, com a instalação da primeira máquina da Drogaria São Paulo na Estação Pinheiros, da linha amarela do Metrô de São Paulo. Já as primeiras vending machines das Drogarias Pacheco foram instaladas em julho de 2024, no Rio de Janeiro, nas estações Jardim Oceânico, General Osório e Jardim de Alah e Carioca.

Elas oferecem produtos próprios que vão desde itens para uso pessoal, como desodorantes, removedor de esmaltes e álcool gel, até itens de primeiros socorros, como curativos, além de balas de gengibre, própolis e vitaminas, entre outros.

Chatbots do WhatsApp são fontes promissoras de receita

CHATBOTS DO WHATSAPPWhatsApp, orientação empresarial
Foto: Canva

Os chatbots do WhatsApp despontam como principais meios de integração do varejo com os usuários do aplicativo. Farmácias que buscam potencializar resultados com suas vendas digitais precisam, cada vez mais, se adaptar a essa plataforma.

Dados divulgados pela empresa de publicidade e propaganda We Are Social revelaram que, em 2023, mais de 93% dos brasileiros entre 16 e 64 anos tinham o aplicativo instalado em seus celulares. O número representa aproximadamente 169 milhões de consumidores.

 

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No varejo, 79% desses usuários já entraram em contato com uma empresa pelo app na tentativa de tirar dúvidas (77%), pedir suporte técnico (67%), contratar um serviço (66%) ou efetuar compras (62%).

Conheça as principais funcionalidades dos chatbots do WhatsApp

O Brasil conta atualmente com 164 mil chatbots do WhatsApp em funcionamento, oferecendo ferramentas como sistemas de CRM, ERP e e-commerce. Tarefas rotineiras como a atualização de boletos, confirmações de pedidos ou mudanças no status de entregas podem ser realizadas sem a mão de obra humana.

“Essas tecnologias integram canais como site e redes sociais – Facebook Messenger e Instagram Direct – ao atendimento via WhatsApp, tornando tudo mais prático e rápido. E ainda realizam o atendimento automaticamente”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital.

Outras funcionalidades incluem a disponibilização de meios de pagamento diretamente na plataforma, simplificando o processo. “O objetivo é proporcionar uma experiência de compra fluida, eliminando barreiras e ampliando as chances de conversão”, complementa o executivo.

É importante ressaltar também que, sempre que possível, é aconselhável a opção por um chatbot que seja oficialmente parceiro do Grupo Meta, possibilitando uma integração mais eficiente e segura ao API oficial do WhatsApp.

“Com o avanço da API Oficial do WhatsApp como plataforma central para vendas, atendimento e marketing, as marcas que aderirem a essas tendências estarão alinhadas às práticas globais de comunicação e inovação em 2025. Isso permitirá a oferta de jornadas de compra diferenciadas e a conquista de uma fatia maior de clientes em um mercado cada vez mais competitivo”, argumenta.

Nove em cada dez shoppers esperam atendimento multicanal

ATENDIMENTO MULTICANALAtendimento, orientação empresarial, farmácia
Foto: Freepik

Se antes o consumidor desejava apenas ser bem recebido na farmácia, hoje o atendimento multicanal tornou-se a mais nova demanda. Segundo a pesquisa Omnicanalidade no Brasil, realizada pela Bornlogic e Opinion Box, nove em cada dez shoppers esperam ser alvos dessa abordagem por parte das redes de varejo.

O estudo entrevistou 2.150 pessoas acima de 16 anos, de distintas localidades do Brasil, classes sociais e que haviam realizado ao menos uma compra online nos 12 meses que antecederam a entrevista. “Tornou-se mandatória a presença das marcas em múltiplos canais, permitindo que o consumidor construa a melhor jornada de compra da maneira e no momento que mais lhe convier”, analisa o diretor de marcas e parcerias da consultoria Uappi, Hygor Roque.

 

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A pesquisa aponta também que 77% dos consumidores já fizeram compras em mais de um canal de vendas de uma mesma empresa. Do total de respondentes, 57% relataram que um vendedor utilizou diferentes canais para solucionar algum entrave na operação. Por fim, o WhatsApp desponta como o meio preferido dos shoppers, com 58% das respostas.

Atendimento multicanal não é única demanda do consumidor

Mas não pense que basta ter uma loja física e um e-commerce que todos os anseios do cliente estarão atendidos. É importante que o atendimento multicanal seja também rápido. No estudo, 71% dos entrevistados responderam que, quando precisam de um atendimento, desejam que ele seja imediato, tanto em uma loja física como em alguma plataforma virtual.

Além disso, outra preferência é a personalização no trato com a equipe de atendimento. Para 53% dos respondentes, a jornada de compra é mais amigável quando os vendedores conhecem suas preferências de consumo.

Integrar atendimento tem seus entraves 

Entretanto, não é fácil garantir que a experiência do consumidor seja similar nos ambientes físico e digital. “Fazer com que todas as tecnologias e canais trabalhem em sinergia é um dos grandes obstáculos das empresas hoje”, destaca Roque.

Outro especialista que concorda com esse ponto de vista é Felipe Castanheira, diretor do Cosmos Pro, plataforma da Procfit. Ele também faz seu alerta sobre a omnicanalidade nas farmácias. “Se eu não oferecer uma jornada sem fricção, qual a chance de o consumidor utilizar essa tecnologia novamente, ainda mais no varejo farmacêutico, que conta com um número elevado de clientes idosos?”, alerta.

Mas o executivo pondera que o setor não deve jogar a toalha. “Quando não se oferecem esses tipos de comodidades, o consumidor passa a ter um olhar mais enviesado, questionando se a empresa realmente é inovadora”, pondera.

Venda da Walgreens pode ser finalizada por R$ 57,7 bilhões

Walgreens 1
Foto: Divulgação

A saga da venda da Walgreens pode estar finalmente perto de uma conclusão. Reportagem do The Wall Street Journal afirma que nesta quinta-feira, dia 6, a negociação entre a varejista e o fundo de private equity norte-americano Sycamore Partners pode ser confirmada.

Detalhes finais do acordo, como o valor pago por cada ação, ainda estão sendo discutidos, mas devem ser definidos entre US$ 11,30 e US$ 11,40 (aproximadamente R$ 65). O pagamento de bônus pelo cumprimento de metas após a transação também está sendo avaliado.

Caso a negociação seja concretizada é esperado que a Sycamore mantenha o núcleo de varejo americano e venda outros segmentos da companhia, de acordo com as fontes “familiarizadas com o negócio”.

Panorama Farmacêutico acompanhou a saga da venda da Walgreens 

A negociação entre as partes se tornou pública ainda em dezembro. Desde então, o acordo que surgiu como “avançado”, passou a ser considerado “improvável” no início de janeiro, voltou a ser “possível” semanas depois e, agora, parece estar se concretizando.

Conexão Farma incentivará profissionalização do setor

CONEXÃO FARMADistribuição de medicamentos, Abradilan, feira da Abradilan
Áreas de convivência transformam-se em espaços para reuniões de negócios | Foto: Panorama Farmacêutico

A organização do Conexão Farma 2025, promovido pela Abradilan, pretende reafirmar a posição do evento como sinalizador do futuro do mercado farmacêutico.

Realizada entre os dias 18 e 20 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), a feira combina capacitação de alto nível oportunidades de negócios e uma ampla vitrine de inovações. Com entrada gratuita, é a oportunidade ideal para profissionais do setor se atualizarem e fortalecerem sua atuação no mercado.

O Brasil conta com mais de 92 mil farmácias, sendo 70% pequenas e médias empresas. Esse cenário apresenta desafios específicos para distribuição, atendimento e gestão. “O Conexão Farma 2025 não apenas quer identifica tendências, mas também oferece soluções práticas para elevar os padrões do setor”, destaca o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal.

Conexão Farma é um provedor de conteúdo essencial

Mais do que um ponto de encontro, o Conexão Farma é reconhecido pela geração de conhecimento aplicável ao cotidiano do varejo. O evento traz 45 horas de conteúdo exclusivo, distribuídas em quatro arenas temáticas – Varejo em Foco, Farma Trends, Gestão 360º e Conecta Farma.

“A profissionalização do mercado farmacêutico envolve uma transformação estrutural que impacta desde a forma como os negócios são geridos até como os consumidores são atendidos. A feira surge como um catalisador dessa mudança ao fornecer ferramentas práticas e um ambiente para troca de experiências entre varejistas, distribuidores e indústrias”, ressalta Vinhal.

“Para pequenos e médios varejistas, é a chance de aprender a adotar soluções tecnológicas que automatizem processos ou entender como personalizar a abordagem ao cliente para aumentar a fidelização”, complementa.

As arenas temáticas abordam essas questões com profundidade, oferecendo insights sobre como implementar tecnologias para otimizar o mix de produtos; criar experiências de compra mais fluídas e atraentes; e adaptar-se às novas exigências regulatórias e de mercado.

“O impacto é direto. Farmácias mais bem gerenciadas tornam-se mais competitivas, distribuições integradas aumentam a eficiência da cadeia de suprimentos e, por fim, o cliente final tem acesso a produtos e serviços de maior qualidade”, acrescenta o executivo.

SERVIÇO
Abradilan Conexão Farma 2025
Data: 18 a 20 de março de 2025
Inscrições: aqui
Horário: 14 às 21h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)