Automação de ponta a ponta é solução para diminuir ruptura

AUTOMAÇÃO DE PONTA A PONTAAutomação de compras, Procfit, orientação empresarial
Reprodução: Freepik

A automação de ponta a ponta para a gestão de compras surge como uma das principais tendências do varejo em 2025. Quem afirma é Marcos Vinícius Consoli, o Gemada, vice-presidente de serviços da Procfit.

Segundo o executivo, que esteve no NRF 2025, o uso da inteligência artificial com intensa aplicabilidade do machine learning será um grande diferencial para assegurar a escala e a excelência na gestão de compras.

 

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“Essa tecnologia aumentará a acuracidade das soluções, permitindo a extração de melhores resultados. A ruptura é uma das maiores dores do varejo, independentemente do segmento. E a automação de ponta a ponta diminui consideravelmente esse problema”, completa.

O uso da automação possibilita cruzar um amplo volume de dados, que incluem as movimentações da varejista, os indicadores de consultorias como Close-Up International e IQVIA, e informações sobre o nível de estoque e o atendimento dos fornecedores. “Com isso, a farmácia terá um fluxo de reposição mais assertivo, alinhado com a demanda real”, destaca.

Automação de ponta a ponta dinamiza processos e garante benefícios 

Para Gemada, contar com a automação de ponta a ponta é um grande diferencial para as farmácias por dois principais motivos – a dinamização da rotina e os benefícios dos processos de compra recorrentes. “Mesmo em redes com operações mais robustas e capilaridade superior a 300 lojas, por exemplo, é possível centralizar o processo de compras em menos mãos”, ressalta.

Isso não significa, porém, que a atuação dos profissionais de compras se torna dispensável. “Com a automatização, os colaboradores dessas áreas podem direcionar esforços para atividades mais estratégicas, aprimorando a capacidade de negociar com os fornecedores e ganhando tempo para analisar as melhores oportunidades comerciais”, aponta.

As compras automatizadas permitem também um uso mais eficiente do estoque das distribuidoras. “Por meio da ferramenta, a farmácia pode disparar pedidos em diferentes momentos do dia, tática que se adapta melhor à fluidez do estoque do atacado”, avalia.

“Além disso, condições comerciais mais vantajosas podem ser aproveitadas com o disparo de pedidos automáticos, sem que um profissional tenha que ficar imobilizado esperando elas aparecerem”, completa Gemada.

Automação não substitui olhar humano 

A automação traz vários benefícios, principalmente no que diz respeito à queda da ruptura, mas ela não é infalível. Gemada destaca que o olhar estratégico do gestor e comprador segue insubstituível.

“Ás vezes um produto está em falta no mercado e, mesmo com pedidos diluídos, o varejista não consegue realizar a compra. Um gestor com olhar mais apurado identificará essa lacuna, buscará a explicação e soluções para reverter o cenário, como a compra de uma opção alternativa”, finaliza

Marcas próprias da DPSP terão em torno de 100 lançamentos

marcas próprias da DPSP
Foto: Divulgação

Com expectativa de 100 novos produtos, a operação de marcas próprias da DPSP tem como estratégia aumentar a oferta ao consumidor com maior custo-benefício. Segundo reportagem do portal Mercado & Consumo, em 2024 a rede contabilizou 130 lançamentos, com avanço de aproximadamente 30% do faturamento. Já para este ano, a meta é dobrar a participação na receita.

“Em 2025, os lançamentos irão reforçar o nosso papel na jornada de saúde e beleza da vida dos brasileiros. Estamos sempre buscando trazer inovação para o nosso portfólio de marcas próprias, atendendo às necessidades e aos desejos dos nossos clientes, mas sempre com uma boa relação custo-benefício”, revela Adriana Brito, diretora de marketing e marcas próprias do grupo.

Novas categorias de marcas próprias da DPSP

Novas categorias também integram a estratégia de expansão das marcas próprias da DPSP. A varejista entrou em novas categorias, como acetilcisteína (expectorante), sistema digestivo e absorventes femininos. Outros segmentos também tiveram destaque em aumento de participação e receita dentro da companhia, como produtos de cuidado adulto, como absorventes, roupas íntimas e fraldas; suplementos e conveniência

A rede também expandiu o projeto com máquinas de venda automática, disponibilizando acesso ao seu portfólio de marcas próprias de forma rápida e prática.

O projeto foi lançado em 2023, com a instalação da primeira máquina da Drogaria São Paulo na Estação Pinheiros, da linha amarela do Metrô de São Paulo. Já as primeiras vending machines das Drogarias Pacheco foram instaladas em julho de 2024, no Rio de Janeiro, nas estações Jardim Oceânico, General Osório e Jardim de Alah e Carioca.

Elas oferecem produtos próprios que vão desde itens para uso pessoal, como desodorantes, removedor de esmaltes e álcool gel, até itens de primeiros socorros, como curativos, além de balas de gengibre, própolis e vitaminas, entre outros.

Chatbots do WhatsApp são fontes promissoras de receita

CHATBOTS DO WHATSAPPWhatsApp, orientação empresarial
Foto: Canva

Os chatbots do WhatsApp despontam como principais meios de integração do varejo com os usuários do aplicativo. Farmácias que buscam potencializar resultados com suas vendas digitais precisam, cada vez mais, se adaptar a essa plataforma.

Dados divulgados pela empresa de publicidade e propaganda We Are Social revelaram que, em 2023, mais de 93% dos brasileiros entre 16 e 64 anos tinham o aplicativo instalado em seus celulares. O número representa aproximadamente 169 milhões de consumidores.

 

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No varejo, 79% desses usuários já entraram em contato com uma empresa pelo app na tentativa de tirar dúvidas (77%), pedir suporte técnico (67%), contratar um serviço (66%) ou efetuar compras (62%).

Conheça as principais funcionalidades dos chatbots do WhatsApp

O Brasil conta atualmente com 164 mil chatbots do WhatsApp em funcionamento, oferecendo ferramentas como sistemas de CRM, ERP e e-commerce. Tarefas rotineiras como a atualização de boletos, confirmações de pedidos ou mudanças no status de entregas podem ser realizadas sem a mão de obra humana.

“Essas tecnologias integram canais como site e redes sociais – Facebook Messenger e Instagram Direct – ao atendimento via WhatsApp, tornando tudo mais prático e rápido. E ainda realizam o atendimento automaticamente”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital.

Outras funcionalidades incluem a disponibilização de meios de pagamento diretamente na plataforma, simplificando o processo. “O objetivo é proporcionar uma experiência de compra fluida, eliminando barreiras e ampliando as chances de conversão”, complementa o executivo.

É importante ressaltar também que, sempre que possível, é aconselhável a opção por um chatbot que seja oficialmente parceiro do Grupo Meta, possibilitando uma integração mais eficiente e segura ao API oficial do WhatsApp.

“Com o avanço da API Oficial do WhatsApp como plataforma central para vendas, atendimento e marketing, as marcas que aderirem a essas tendências estarão alinhadas às práticas globais de comunicação e inovação em 2025. Isso permitirá a oferta de jornadas de compra diferenciadas e a conquista de uma fatia maior de clientes em um mercado cada vez mais competitivo”, argumenta.

Nove em cada dez shoppers esperam atendimento multicanal

ATENDIMENTO MULTICANALAtendimento, orientação empresarial, farmácia
Foto: Freepik

Se antes o consumidor desejava apenas ser bem recebido na farmácia, hoje o atendimento multicanal tornou-se a mais nova demanda. Segundo a pesquisa Omnicanalidade no Brasil, realizada pela Bornlogic e Opinion Box, nove em cada dez shoppers esperam ser alvos dessa abordagem por parte das redes de varejo.

O estudo entrevistou 2.150 pessoas acima de 16 anos, de distintas localidades do Brasil, classes sociais e que haviam realizado ao menos uma compra online nos 12 meses que antecederam a entrevista. “Tornou-se mandatória a presença das marcas em múltiplos canais, permitindo que o consumidor construa a melhor jornada de compra da maneira e no momento que mais lhe convier”, analisa o diretor de marcas e parcerias da consultoria Uappi, Hygor Roque.

 

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A pesquisa aponta também que 77% dos consumidores já fizeram compras em mais de um canal de vendas de uma mesma empresa. Do total de respondentes, 57% relataram que um vendedor utilizou diferentes canais para solucionar algum entrave na operação. Por fim, o WhatsApp desponta como o meio preferido dos shoppers, com 58% das respostas.

Atendimento multicanal não é única demanda do consumidor

Mas não pense que basta ter uma loja física e um e-commerce que todos os anseios do cliente estarão atendidos. É importante que o atendimento multicanal seja também rápido. No estudo, 71% dos entrevistados responderam que, quando precisam de um atendimento, desejam que ele seja imediato, tanto em uma loja física como em alguma plataforma virtual.

Além disso, outra preferência é a personalização no trato com a equipe de atendimento. Para 53% dos respondentes, a jornada de compra é mais amigável quando os vendedores conhecem suas preferências de consumo.

Integrar atendimento tem seus entraves 

Entretanto, não é fácil garantir que a experiência do consumidor seja similar nos ambientes físico e digital. “Fazer com que todas as tecnologias e canais trabalhem em sinergia é um dos grandes obstáculos das empresas hoje”, destaca Roque.

Outro especialista que concorda com esse ponto de vista é Felipe Castanheira, diretor do Cosmos Pro, plataforma da Procfit. Ele também faz seu alerta sobre a omnicanalidade nas farmácias. “Se eu não oferecer uma jornada sem fricção, qual a chance de o consumidor utilizar essa tecnologia novamente, ainda mais no varejo farmacêutico, que conta com um número elevado de clientes idosos?”, alerta.

Mas o executivo pondera que o setor não deve jogar a toalha. “Quando não se oferecem esses tipos de comodidades, o consumidor passa a ter um olhar mais enviesado, questionando se a empresa realmente é inovadora”, pondera.

Venda da Walgreens pode ser finalizada por R$ 57,7 bilhões

Walgreens 1
Foto: Divulgação

A saga da venda da Walgreens pode estar finalmente perto de uma conclusão. Reportagem do The Wall Street Journal afirma que nesta quinta-feira, dia 6, a negociação entre a varejista e o fundo de private equity norte-americano Sycamore Partners pode ser confirmada.

Detalhes finais do acordo, como o valor pago por cada ação, ainda estão sendo discutidos, mas devem ser definidos entre US$ 11,30 e US$ 11,40 (aproximadamente R$ 65). O pagamento de bônus pelo cumprimento de metas após a transação também está sendo avaliado.

Caso a negociação seja concretizada é esperado que a Sycamore mantenha o núcleo de varejo americano e venda outros segmentos da companhia, de acordo com as fontes “familiarizadas com o negócio”.

Panorama Farmacêutico acompanhou a saga da venda da Walgreens 

A negociação entre as partes se tornou pública ainda em dezembro. Desde então, o acordo que surgiu como “avançado”, passou a ser considerado “improvável” no início de janeiro, voltou a ser “possível” semanas depois e, agora, parece estar se concretizando.

Conexão Farma incentivará profissionalização do setor

CONEXÃO FARMADistribuição de medicamentos, Abradilan, feira da Abradilan
Áreas de convivência transformam-se em espaços para reuniões de negócios | Foto: Panorama Farmacêutico

A organização do Conexão Farma 2025, promovido pela Abradilan, pretende reafirmar a posição do evento como sinalizador do futuro do mercado farmacêutico.

Realizada entre os dias 18 e 20 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), a feira combina capacitação de alto nível oportunidades de negócios e uma ampla vitrine de inovações. Com entrada gratuita, é a oportunidade ideal para profissionais do setor se atualizarem e fortalecerem sua atuação no mercado.

O Brasil conta com mais de 92 mil farmácias, sendo 70% pequenas e médias empresas. Esse cenário apresenta desafios específicos para distribuição, atendimento e gestão. “O Conexão Farma 2025 não apenas quer identifica tendências, mas também oferece soluções práticas para elevar os padrões do setor”, destaca o presidente da Abradilan, Juliano Cunha Vinhal.

Conexão Farma é um provedor de conteúdo essencial

Mais do que um ponto de encontro, o Conexão Farma é reconhecido pela geração de conhecimento aplicável ao cotidiano do varejo. O evento traz 45 horas de conteúdo exclusivo, distribuídas em quatro arenas temáticas – Varejo em Foco, Farma Trends, Gestão 360º e Conecta Farma.

“A profissionalização do mercado farmacêutico envolve uma transformação estrutural que impacta desde a forma como os negócios são geridos até como os consumidores são atendidos. A feira surge como um catalisador dessa mudança ao fornecer ferramentas práticas e um ambiente para troca de experiências entre varejistas, distribuidores e indústrias”, ressalta Vinhal.

“Para pequenos e médios varejistas, é a chance de aprender a adotar soluções tecnológicas que automatizem processos ou entender como personalizar a abordagem ao cliente para aumentar a fidelização”, complementa.

As arenas temáticas abordam essas questões com profundidade, oferecendo insights sobre como implementar tecnologias para otimizar o mix de produtos; criar experiências de compra mais fluídas e atraentes; e adaptar-se às novas exigências regulatórias e de mercado.

“O impacto é direto. Farmácias mais bem gerenciadas tornam-se mais competitivas, distribuições integradas aumentam a eficiência da cadeia de suprimentos e, por fim, o cliente final tem acesso a produtos e serviços de maior qualidade”, acrescenta o executivo.

SERVIÇO
Abradilan Conexão Farma 2025
Data: 18 a 20 de março de 2025
Inscrições: aqui
Horário: 14 às 21h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo (SP)

Grupo NC promove head de marketing

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Foto: Acervo pessoal

O Grupo NC anunciou a nomeação de Danilo Nascimento ao cargo de head de trade marketing merchandising. O executivo foi o fundador do departamento de trade da EMS, parte do conglomerado, e está na empresa desde 2022.

Formado em administração de empresas pelo Centro Universitário Fundação Santo André, conta com oito anos de experiência no segmento. Ele atuou diretamente com grandes marcas de consumo como Dorflex, Novalgina, Dermacyd, Gerovital e Genéricos (EMS, Germed e Medley). Também acumulou passagens por empresas como Porto Seguro, Dow Química e Sanofi.

Contato: danilo.nascimento@ems.com.br

Vendas do varejo farmacêutico movimentam R$ 158 mi em 2024

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Centro-Oeste é a região que mais cresceu – Foto: Canva

Uma comparação entre os anos de 2023 e 2024, divulgada pela Abafarma, evidenciou um aumento de 11% no faturamento das vendas do varejo farmacêutico. O bom resultado afetou também o volume das transações, estimulados principalmente pelas companhias de distribuição. As informações são da Veja Negócios.

Segundo o balanço da entidade 57% dos negócios realizados no último ano foram de responsabilidade do setor de distribuição, totalizando 4,6 bilhões de unidades no recorte. Em valor, os distribuidores responderam por 55,7%, movimentando aproximadamente R$ 88,3 milhões.

Confira o desempenho das vendas do varejo farmacêutico por região

O relatório da Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil ainda segmentou os números por região. O principal destaque foi o Centro-Oeste, que registrou o maior crescimento no número de unidades movimentadas, com 6,9%, seguido pelo Nordeste (6%), Sudeste (4%), Sul (2,9%) e Norte (2,4%).

Fundador da Hypera articula novo acordo de acionistas

Fundador da Hypera
Foto: Divulgação

Fundador da Hypera, João Alves de Queirós Filho (Junior) segue na jornada para blindar a farmacêutica de ofertas hostis e da ofensiva da EMS. Segundo informações da coluna Broadcast, o empresário articula um novo acordo de acionistas com a participação da holding Votorantim e também do fundo mexicano Maiorem.

Os três acionistas, juntos, detêm 47,1% do controle da Hypera e uniriam esforços no intuito de ampliar essa participação para mais de 50%. Com a fatia majoritária do negócio e um novo acordo, o grupo passaria a votar em bloco matérias de interesse, reduzindo o apetite de potenciais compradores.

Na última semana, Junior já havia elevado sua fatia para 27,3%, por meio de operações com derivativos. O fundo mexicano tem 14,7%, o que seria suficiente para impedir ofertas hostis e indesejadas. No entanto, a adesão da Votorantim a essa estratégia daria mais força aos interesses da Hypera.

Fundador da Hypera espera concretizar estratégia ainda em março

O fundador da Hypera espera que a revisão do acordo de acionistas saia ainda em março, logo após a divulgação do balanço financeiro da companhia – prevista para o próximo dia 20 (quinta-feira).

O preço das ações da farmacêutica vem registrando sucessivas quedas desde o ano passado, com os menores níveis desde 2016. Esse cenário representaria uma porta de acesso para possíveis compradores.

Movimento de Junior teve início em janeiro

Em janeiro deste ano, o fundador da Hypera já havia aumentado sua participação de 21,38% para 26,40%. O movimento foi uma clara reação aos avanços de Carlos Sanchez, CEO da EMS, que uma semana antes havia adquirido 6,02% do controle da concorrente, por meio de um fundo de investimento.

O desentendimento entre as duas farmacêuticas começou em outubro, quando a EMS formalizou uma proposta para unir as operações das duas líderes do setor, que envolveria a compra de 20% das ações por meio de uma oferta pública de aquisição. No negócio, a EMS pagaria R$ 30 por cada ação, o que representa um prêmio de 39% em relação à cotação atual dos papéis. Além disso, 60% a 70% do controle da Hypera ficaria nas mãos da atual concorrente.

A proposta, no entanto, foi rejeitada pelo Conselho de Administração da Hypera. Júnior chegou a definir a oferta como “absolutamente hostil”.

Iridium Labs aposta em creatinas com sabor

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Creatinas com sabor
Foto: Divulgação

Pensando em facilitar a vida dos consumidores, a Iridium Labs apresenta sua linha Juicy, de creatinas com sabor. “Criamos uma experiência diferenciada e alinhada às novas tendências do mercado de suplementação, mostrando que o consumo do produto não precisa ser sem graça. É possível unir saúde e prazer na hora de suplementar”, afirma o diretor comercial, Bruno Beninatto.

Sua fórmula conta com 3 g de creatina monohidratada, 100% pura e sem adição de carboidratos; zero açúcar e zero calorias. A novidade chega em quatro sabores: lichia, limão, melancia e tangerina.

Creatinas com sabor visam atender público mais amplo 

O mercado de suplementos vive um momento de crescimento. Com a chegada de novos consumidores, impulsionados pela maior conscientização sobre saúde e bem-estar, as fabricantes do setor têm focado cada vez mais em palatabilidade.

Distribuição: sistema próprio de distribuição e distribuidores parceiros
Diretor comercial: Bruno Beninatto – (11) 98264-800 – bruno.beninatto@photongroup.com