Rede de farmácias inova com mix de produtos incomum

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Rede de farmácias
Foto: Divulgação

A rede de farmácias São João resolveu inovar com uma iniciativa um tanto quanto fora do padrão. Por meio de um programa chamado “bombardeio de mix”, a companhia começou a oferecer eletroportáteis e outros produtos em suas lojas. As informações são do Zero Hora.

A iniciativa resultou na reforma de 700 dos 1.065 PDVs do conglomerado farmacêutico, que agora passarão a oferecer, em seu mix de produtos, itens como batedeiras.

Além dos eletroportáteis, a rede também passa a comercializar produtos de limpeza e alimentos, o que resultou em um mix três vezes maior de itens à disposição do consumidor.

“Ao entrar na farmácia, o cliente tem outras necessidades. Por isso, agregar mais produtos a seu dia a dia é importante, ele não precisa ir a outros lugares”, explica o presidente, Pedro Brair.

Rede de farmácias trouxe conceito da Oceania

Segundo o executivo, o insight de oferecer um mix de produtos mais rico veio de uma missão internacional realizada junto à Abrafarma.

Em viagem à Austrália, Brair constatou que os PDVs mais bem-sucedidos ofertavam uma gama de itens mais variada aos consumidores.

O novo mix não estará em todas as lojas, apenas naquelas com mais espaço físico disponível e também um maior fluxo de clientes.

Argumento para os supermercados?

A reportagem perguntou ao presidente se, em sua visão, a migração para um mix mais abrangente reforçaria a demanda dos supermercados de tornar os medicamentos mercadoria, ao que ele respondeu que não.

“Não somos concorrentes dos supermercados, porque a ampliação do mix não envolve volume significativo. É só uma questão de conveniência. É uma forma de prestar serviços à sociedade”, afirma.

Cottonbaby valoriza a diversidade

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Cottonbaby valoriza a diversidade

Preocupada em valorizar a diversidade, a Cottonbaby amplia a marca Snoopy com a linha exclusiva Poder da Melanina, sob medida para bebês de pele negra.

Totalmente seguro para uso desde o primeiro dia de vida, o lançamento é hipoalergênico, livre de parabenos e corantes. Para esse cuidado mais específico, o Poder da Melanina conta com loção hidratante, rico em óleo de amêndoas; e óleo corporal com vitamina E, ótimo para aquela massagem relaxante no bebê.

Distribuição: distribuição própria
Gerente de trade marketing: Marilú Borgonovo – marilu.borgonovo@cottonbaby.com.br

Portaria pode afetar 5,3 milhões no Farmácia Popular

Portaria pode afetar 5,3 milhões no Farmácia Popular

Os usuários do Aqui tem Farmácia Popular podem ter sérios prejuízos com a restrição do expediente no comércio aos domingos e feriados. Uma das principais bandeiras sociais do atual governo, o programa dificultaria mais de 5,3 milhões de atendimentos com a Portaria nº 3.665/23.

A decisão do Ministério do Trabalho e Emprego foi assinada no último dia 13 de novembro pelo titular da pasta, Luiz Marinho (PT-SP). Ela estabelece que os funcionários do comércio só poderão trabalhar nesses dias com autorização negociada em convenção coletiva. No caso do setor farmacêutico, por exemplo, o acordo sindical da categoria não faz menção ao trabalho de profissionais nesses períodos.

Farmácia Popular ficaria inacessível por 61 dias no ano

Hoje, o Farmácia Popular totaliza em torno de 31,9 milhões de atendimentos em 12 meses, média diária de 87,5 mil. Considerando o calendário de 2024, as farmácias seriam obrigadas a fechar as portas por pelo menos 61 dias ao ano. Os dados são da Abrafarma. “Porém, o dano à população seria ainda maior se levarmos em conta os feriados estaduais e municipais nas quase 5,6 mil cidades brasileiras atendidas pelo programa”, reforça Sergio Mena Barreto, CEO da entidade.

“Muitos trabalhadores, por força das suas atividades e de limitações de deslocamento, só conseguem dedicar os domingos e feriados para acessar medicamentos pelo Farmácia Popular, aproveitando a capilaridade da iniciativa privada. Em um país onde o índice de não adesão aos tratamentos chega a 54%, estamos diante de um claro retrocesso, prejudicando notadamente a população mais pobre”, critica.

A associação estuda medidas judiciais para contestar a portaria, amparada em quatro legislações. “Entendemos que a Lei 10.101/2000, que trata do comércio em geral, não se aplica ao varejo farmacêutico, uma vez que a farmácia está enquadrada como estabelecimento de saúde. Além disso, temos as regras especiais previstas no artigo 56 da Lei 5.991/73, Lei 13.021/14 e Lei 7783/89, que reconhece a farmácia como atividade essencial”, complementa.

Enquanto isso, redes do varejo farmacêutico buscam meios para evitar a aplicação imediata da portaria. A Panvel obteve uma liminar junto à 25ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS), que a isenta de autuações e multas pelo prazo de 60 dias em todo o estado do Rio Grande do Sul. No entanto, teve o pedido negado em São Paulo, no Paraná e em Santa Catarina. Os advogados que representam a empresa prometem recorrer.

Já o Sincofarma-SP e a ABCFARMA publicaram um parecer em conjunto em reação à proibição de abertura de farmácia aos domingos e feriados. A nota foi assinada em 17 de novembro por Rafael Oliveira Espinhel, presidente executivo da Abcfarma; e André Bedran, segundo vice-presidente do Sincofarma.

De acordo com ambas as entidades, as farmácias têm especificidades que as distinguem do comércio em geral. “A Lei Federal nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências, define em seu art. 56 que tais estabelecimentos devem manter o atendimento ininterrupto à comunidade”, diz a nota.

“Assim, como parte do sistema de saúde, as farmácias desempenham um papel importante na dispensação e fornecimento de medicamentos, administração de medicamentos, incluindo as vacinas e serviços de saúde ao público, de modo que é imprescindível garantir o exercício contínuo destas atividades.

Congresso Nacional reage contra a medida

O Congresso Nacional já iniciou movimentos para derrubar a portaria, protocolando 16 Projetos de Decreto Legislativo (PDLs), de acordo com informações do portal Poder 360. Um deles foi encabeçado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo, que reuniu assinaturas de 207 deputados e 46 senadores. A Frente de Comércio e Serviços mobilizou 197 parlamentares.

Uma das ideias em curso é propor um requerimento de urgência ao Plenário e conversar sobre o tema com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Entidades ligadas ao comércio interpretaram a portaria como uma surpresa e alegam não terem sido consultadas pelo governo, além de entenderem que a medida trará mais burocracia para as empresas.

Pedbot recruta farmácias independentes

farmácias independentes

Para se aproximar de mais farmácias independentes, a Pedbot, plataforma de chatbot especializada no setor, aproveita a onda da Black Friday e oferece oportunidades exclusivas para os empreendedores.

Por meio da ação Black November de Outro Mundo, a empresa deseja democratizar seu serviço e levar os atendimentos pelo WhatsApp para mais lojistas. No período, ela garantirá 20% de desconto nas mensalidades do serviço.

A Pedbot também está com até 80% de desconto na implantação e treinamento da ferramenta e com condições especiais em seu serviço complementar de “consultoria de relacionamento”, na qual um time especializado em farmácias auxilia na criação de campanhas via WhatsApp para aumentar as vendas. A iniciativa faz parte do comprometimento da empresa em auxiliar o lojista no dia a dia com a ferramenta.

“O WhatsApp é o único canal digital acessado por todas as faixas etárias no Brasil e tem potencial para responder por 35% do faturamento do varejo farmacêutico regional e 85% no caso do segmento de manipulação. Em média, 87% de todos os pedidos de delivery do setor são feitos pelo aplicativo de mensagens ou telefone”, explica o CEO Rudy Tedeschi.

“Ao conectar o número de celular da loja no Pedbot, a varejista tem acesso a uma série de benefícios. A farmácia pode atender simultaneamente uma diversidade de clientes com o mesmo número de WhatsApp, mandar mensagem para todos os clientes, gerenciar a ruptura e falta de produtos e controlar estoque e vendas sem sair do chat, possibilitando até uma integração com sistema de gestão da loja. Além disso, é possível configurar chatbots para aumentar a precisão no pré-atendimento e direcionamento ao profissional, diminuindo o tempo de espera do consumidor”, complementa.

Por meio de parcerias com as redes associadas como Abrafad, Farmarcas, Febrafar, Anfarmag e Abcfarma a Pedbot já está presente em aproximadamente 1.800 PDVs, espalhados por 24 estados.

O Pedbot é uma empresa do grupo Funcional Health Tech, após ser adquirida em maio desse ano ao identificarem o propósito em comum de revolucionar o setor por meio da tecnologia.

Farmácias independentes podem ampliar vendas com WhatsApp  

Mais próximas de seu consumidor, as farmácias independentes podem explorar todo um novo universo de possibilidades com atendimento via WhatsApp, o que se prova muito lucrativo.

As vendas no WhatsApp estimulam o setor, inclusive, a formar equipes dedicadas a essa operação. É o caso de alguns PDVs licenciados à Inova Farma. Em torno de 50 farmácias da rede associativista utilizam a Pedbot.

“Criamos posições só para atender clientes via WhatsApp, o que fez as vendas digitais crescerem 30% em um ano. Hoje, quase 1/3 do nosso volume de negócios provém dos canais online”, destaca Smaley Roberto Correia, proprietário da Inova Curvelo (MG).

Olhando além do faturamento, o empresário também ressalta a importância da ferramenta para aprimorar o conhecimento sobre os hábitos do consumidor. “A partir da maior interação com o cliente, hoje conseguimos mapear com exatidão os clientes que privilegiam o contato por WhatsApp, telefone ou por meio da loja física”, avalia. “E com a vantagem de termos um suporte ágil pelo time da Pedbot e com resposta humana quando necessário”, acrescenta.

Sistema gerencia o uso do aplicativo 

Mas, simplesmente usar o WhatsApp não significa sucesso imediato para as farmácias independentes. É preciso usar o aplicativo da forma certa e por isso conta com todo apoio do time Pedbot para implantação “O sistema cria uma fila cronológica por ordem de mensagem e prioriza o cliente que chegou primeiro, além de mostrar a quanto tempo ele está esperando”, explica.

Além disso, a ferramenta também auxilia no direcionamento dos chamados para o departamento responsável, fazendo uma triagem que divide os atendimentos de maneira automática. Outras vantagens incluem o envio de mensagens em datas comemorativas, promoções e lembretes de compra recorrente de medicamentos de uso contínuo, a função de salvar o número do telefone do cliente, seguindo as conformidades da LGPD.

As farmácias interessadas em conhecer a Pedbot podem entrar em contato através do WhatsApp  (14) 99129-5361 ou no site www.pedbot.net

Pesquisa indica a melhor farmácia de 2023

melhor farmácia

Em um mercado tomado por gigantes, a independente Good Neighbor Pharmacy, foi escolhida a melhor farmácia de 2023. O estudo, realizado pela J.D. Power and Associates, leva em conta a satisfação dos consumidores. As informações são do Money Talks News.

Apesar de o conglomerado superar redes de renome, como CVS e Walgreens, parecer impressionante, essa é uma realidade comum. Afinal, esse é o sétimo ano seguido que ele ocupa a primeira posição do J.D. Power’s U.S. Pharmacy Study.

Na edição de 2023, a rede conquistou uma média de 793 dos 1.000 pontos possíveis, superando o Sam’s Club, que registrou 788 e ficou na segunda colocação.

Para o diretor global de healthcare inteligence da J.D. Power, Christopher Lis, a personalização do atendimento faz toda a diferença. “Os consumidores estão preferindo farmácias que entregam um serviço personalizado, incluindo interações onde a comunicação se dá na base de primeiro nome e onde o farmacêutico está disponível para esclarecer dúvidas”, afirma.

Gigantes longe de serem a melhor farmácia  

Apesar de tradicionais, redes de renome dos Estados Unidos tiveram resultados negativos no estudo. No recorte destinado às farmácias físicas não ligadas a supermercados ou cadeias atacadistas, CVS Pharmacy e Walgreens registraram notas de satisfação abaixo da média. Enquanto a média ficou na casa do 659, essas varejistas registraram, respectivamente 651 e 643 pontos na pesquisa.

Em relação às drogarias que enviam medicamentos pelo correio, a Walgreens, por meio da AllianceRx Walgreens Prime, voltou a ficar abaixo da média – 657 contra 684.

Os PDVs da CVS alocados em lojas da Target, ao lado das farmácias do Walmart, também ficaram abaixo da média de 702 para aquelas que são ligadas a atacadistas: 698 e 675, respectivamente.

Fechamos falando sobre as farmácias ligadas a supermercados, entre os quais a média ficou em 704.

Estudo ouviu 12 mil consumidores 

Para estabelecer os rankings globais e por categoria, a J.D. Powers and Associates consultou 12.396 pacientes que fizeram uso de prescrições nos últimos 12 meses até julho. O estudo é realizado anualmente e esta foi sua 15ª edição.

Pesquisa mostra equilíbrio do varejo farmacêutico no Brasil

Pesquisa mostra equilíbrio do varejo farmacêutico no BrasilO varejo farmacêutico no Brasil é o mais equilibrado da América Latina. É o que aponta o estudo Outlook 2023, realizado pela Close-Up International. De acordo com a pesquisa, o país é o que demonstra maior harmonia entre os diferentes nichos.

Realidade bem diferente vivem mercados como a Argentina, que tem 75% de suas farmácias como independentes. No Equador e Chile, ao contrário, 85% dos PDVs pertencem a redes.

O Brasil é o mais acirrado e comparável apenas com o paraguaio. Por aqui, 48% dos PDVs são independentes, enquanto 52% fazem parte de alguma rede.

Pesquisa mostra equilíbrio do varejo farmacêutico no Brasil

Varejo farmacêutico vendeu mais de US$ 69 bilhões

Outro dado levantado pela Close-Up International diz respeito às vendas no varejo farmacêutico. Nos últimos 12 meses até agosto, o mercado movimentou US$ 69 bilhões (R$ 336 bilhões) na América Latina.

O montante representa um avanço de 11,6% em comparação com o mesmo período de 2022, quando o total comercializado ficou na casa dos US$ 62,2 bilhões, algo em torno de R$ 320 bilhões na cotação da época.

As farmácias de rede seguiram com o protagonismo, centralizando 57% dos negócios, mas perderam 1% de mercado, em comparação com os dados do ano passado.

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Farmácias independentes cresceram mais

O ganho de mercado das farmácias independentes latinas se torna ainda mais sensível quando vemos o crescimento um terço superior que elas tiveram sobre as drogarias de rede.

Enquanto o empreendedorismo viu seu negócio avançar 12,9% no período, os nomes consagrados do mercado cresceram mais timidamente, apenas 8,5%.

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Seguro tem assistência para violência contra a mulher

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Seguro

Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo (Foto: Divulgação)Um seguro de vida com assistência para violência contra a mulher. Esta foi a novidade apresentada no evento em comemoração ao quinto aniversário do Instituto Mulheres do Varejo, composto por 350 executivas ou proprietárias atuantes do ecossistema varejista. A entidade fechou uma parceria com o Clube Infinity para criar um seguro de acidentes pessoais, com 12 assistências e mais de 50 benefícios em um só produto.

O seguro estará disponível a partir de janeiro de 2024 para as mulheres associadas ao grupo e também para os varejistas interessados.  “Jogamos essa tarefa para algumas seguradoras depois de ouvir e vivenciar muitos casos em que a mulher fica desamparada, mesmo sendo diretora ou CEO, pois ela é a responsável pelos cuidados, mas deixa muitas documentações (imóvel, seguro saúde etc) em nome do marido”, afirma Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo.

“Além disso, queríamos algo que pudesse deixar a mulher um pouco mais segura, por isso queríamos assistência jurídica para que elas pudessem tirar dúvidas relacionadas a assédio moral ou sexual”, explica.

Seguro prevê cobertura para violência contra a mulher

O seguro prevê, na cobertura de “assistência violência contra a mulher”, hospedagem em caso de acidente pessoal grave decorrente de crime, envio de taxi em caso de violência física, orientação e apoio psicológico, hospedagem emergencial de até quatro diárias por evento/por dia. Além de outras coberturas, como personal organizer online, assistência funeral para titular, cônjuge, filhos, pai e mãe, assistência pet, assistência mobilidade com serviços diversos, inclusive com troca de pneus, assistência personal fitness, assistência cartão natalidade, lar e segurança, assistência nutricional e assistência jurídica.

Cinco anos de atividades

O Instituto Mulheres do Varejo completou cinco anos num evento no Espaço APAS, com o tema Conexão e Confiança. Este ano, por meio do Instituto Adus (que promove integração de refugiados), os convidados puderam experimentar quitutes feitos por refugiadas do Congo, Síria e Venezuela. O encerramento ainda ficou por conta do grupo “Os escolhidos”, composto por cantores do Congo que emocionaram a plateia.

Entre os convidados palestrantes estavam Márcia Lerinna, CEO da Human Code, criadora da metodologia de Código Humano que falou sobre os cenários de 2024; jovens do projeto SouPaideia, do Instituto de Economia ao Natural que estabeleceram conexões entre gerações num painel liderado por Patrícia Quintiliano, autora do livro O Futuro do Varejo Supermercadista.

Houve também um painel com a participação de Simone Cotta, head de Comunicação do Grupo Pereira, que contou sobre um projeto de inclusão de presidiários em sua operação; Day Souza, CEO da Doce Preço com seu case de ambientação do supermercado para autistas e também Juliana Tabegna Wei, diretora de RH, da Heineken, mostrando o Departamento de Felicidade criado pela empresa; todo painel foi liderado pelo CEO do Enxuto, Samuel Costa Vânio Júnior, que também faz parte do Eles por Elas, do Instituto Mulheres do Varejo. O aniversário da entidade ainda teve a participação da primeira mulher presente na bancada do Jornal Nacional,  Valéria Monteiro, como mestre de cerimônia.

Ceratocone afeta a córnea e pode causar perda importante da visão

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Ceratocone

Você ouviu falar do do ceratocone? O uso de lentes de contato rígidas, o hábito de coçar os olhos com frequência, síndrome de Down e alergias em geral costumam estar associados ao problema, que pode causar uma perda importante da visão. Em 10% dos casos, há histórico familiar da doença.

A prevalência do ceratocone pode variar muito de acordo com a população estudada. Uma meta-análise recente, que incluiu mais de 50 milhões de pessoas de 15 países, determinou que a prevalência global de ceratocone era de 138 casos a cada 100 mil pessoas.

Segundo Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, o ceratocone atinge a córnea causando mudanças em seu formato.
“A doença leva a um afinamento progressivo da córnea que assume a forma de um cone. Costuma ocorrer nos dois olhos e pode causar perda significativa da visão. Também ocasiona distorção das imagens e sensibilidade à luz.

Infelizmente, o ceratocone pode passar despercebido por muitos anos ou até mesmo ser classificado apenas como um astigmatismo irregular”, explica a especialista.

Normalmente, os primeiros sinais do ceratocone costumam ocorrer no final da adolescência ou início da vida adulta, por volta dos 20 anos. A progressão da doença se caracteriza pelo afinamento contínuo da córnea que culmina em sua deformação. Esta progressão ocorre até a terceira ou quarta década de vida.

Fatores de risco para o ceratocone

“A fricção persistente dos olhos pode causar ou agravar o ceratocone. Normalmente, o hábito de coçar os olhos está relacionado a quadros crônicos de alergia. Nestes casos, o processo alérgico libera substâncias inflamatórias que podem alterar o colágeno da córnea, algo que aumenta o risco de deformação. Já o uso de lentes de contato rígidas pode induzir um trauma mecânico na córnea levando à alteração do seu formato”, comenta Maria Beatriz. 

Astigmatismo irregular

O astigmatismo é um erro refrativo extremamente comum na população em geral, sendo facilmente corrigido com óculos ou lentes de contato. A principal característica do astigmatismo é que a córnea é mais alongada e isso impacta na distorção da visão de perto e de longe.

“Já o astigmatismo irregular é aquele em que a deformidade da córnea ocorre em várias direções. Por este motivo, é muito difícil corrigir a visão com lentes comuns. Desta forma, um dos principais sinais de alerta para o ceratocone é quando a troca do grau dos óculos é constante e mesmo assim não é suficiente para melhorar a visão”, ressalta a médica.

 Como é o diagnóstico

Infelizmente, o ceratocone é uma doença que se instala e evolui de forma lenta. E isto pode atrasar o diagnóstico. A troca frequente de óculos, como já falamos, é um sinal de alerta.

Quando a doença já progrediu, a pessoa pode sentir cansaço e desconforto ocular com muita frequência, além de coceira, irritação ocular e sensibilidade à luz. A visão também é afetada. A pessoa vai ter mais dificuldade para enxergar, seja de perto ou de longe”.

Atualmente, a topografia de córnea é a principal ferramenta de diagnóstico para detecção precoce do ceratocone. A paquimetria também é um exame importante que mede a espessura da córnea, sendo o afinamento algo a ser investigado. Ultimamente, o uso da tomografia de coerência óptica (OCT) de segmento anterior tem sido progressivamente utilizado no diagnóstico do ceratocone.

Pacientes com ceratocone podem precisar de transplante de córnea

 
O diagnóstico precoce do ceratocone pode prevenir a necessidade de um transplante de córnea. Entretanto, o tratamento da doença depende da gravidade e da progressão.

Nas fases iniciais são usados tratamentos mais conservadores, como prescrição de óculos e de lentes de contato especiais. Ao longo do tempo é possível usar recursos para estabilizar ou retardar a deformação da córnea.

Hoje, um dos tratamentos mais usados é o crosslink. Trata-se de um procedimento que consiste na aplicação de um dos tipos de vitamina B nos olhos em conjunto com uma luz ultravioleta. O principal objetivo é ligar esta vitamina ao colágeno da córnea para prevenir novas deformações.

“Outro procedimento que pode ser usado é o implante de anel corneano que corrige as alterações de espessura e formato da córnea. Por fim, o tratamento do ceratocone pode evoluir e necessitar de um transplante de córnea para a substituição parcial ou completa da córnea”, acrescenta a oftalmologista.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Venda de cannabis medicinal nas farmácias cresce 122%

cannabis medicinal

As vendas de cannabis medicinal nas farmácias cresceram 122% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram compilados pela Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BRcann), a partir da base da IQVIA.

Em números absolutos foram vendidas 100.653 unidades de produto entre julho a setembro, contra 45.365 unidades em relação ao mesmo período do ano anterior.

“O ritmo do crescimento nas vendas do varejo demonstra uma nítida ampliação no acesso aos produtos de cannabis medicinal por este importante canal de distribuição que é o varejo. Neste movimento de buscar seus produtos nas farmácias, há ainda uma migração de pacientes que deixaram de optar pela importação e passaram a adquirir produtos que seguem o marco regulatório local”, afirma a presidente executiva da BRcann, Bruna Rocha.

Indústria de cannabis medicinal em crescimento

O faturamento da indústria de canabinoides no varejo também apresentou crescimento robusto no terceiro trimestre deste ano. As vendas somaram 39,8 milhões de reais no período. No mesmo intervalo do ano passado, o setor movimentou 18 milhões. A evolução foi de 120%.

No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento das vendas em unidades foi de 137%, acima da média registrada no semestre. Foram comercializadas 294.1 mil unidades ante 124 mil entre janeiro a setembro de 2022. “Se mantivermos esse ritmo de crescimento no próximo ano, deveremos atingir a marca histórica de 500 mil unidades vendidas no varejo”, pontua Bruna.

O faturamento do setor também cresceu de forma consistente. As vendas acumuladas entre janeiro a setembro atingiram a marca de 121.2 milhões de reais, enquanto que no mesmo intervalo do ano anterior ficaram em 52,9 milhões, registrando crescimento de 129%.

Preço acessível

O sucesso das vendas de produtos à base de cannabis medicinal nas farmácias se explica em parte pela alta competitividade do setor, que hoje conta com mais de 25 autorizações sanitárias e mais de uma dezena de fabricantes disputando a preferência dos médicos prescritores.

O fenômeno produziu uma redução surpreendente no ticket médio destes produtos de 466% em comparação com os primeiros medicamentos que chegaram ao varejo, ainda em 2019.

Saiba tudo sobre diverticulite

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Diverticulite

A diverticulite é a inflamação de pequenas “bolhas” presentes no intestino grosso, os chamados divertículos. Ela ocorre geralmente em adultos com mais de 40 anos e é mais frequente em pessoas que possuem prisão de ventre crônica ou que fazem uma dieta pobre em fibras.

“A diverticulite ocorre quando uma dessas “bolhas” entope por meio de fragmentos de alimentos ou fezes e cria a condição para que bactérias do bolo fecal se proliferem causando a inflamação e a infecção”, explica Iuri Tamazauskas, cirurgião geral do Hospital Albert Sabin.

Sintomas da diverticulite

Segundo o especialista, o quadro clássico de diverticulite aguda se apresenta com dor abdominal no quadrante inferior esquerdo, contudo, podemos encontrar sintomas associados, como:

  • Náuseas e vômitos
  • Febre
  • Prostração

Diagnóstico

O diagnóstico da doença se dá por meio de anamnese e exame físico dirigidos, associados a exames complementares, nos quais se destacam os laboratoriais (leucograma e proteína C reativa) e os de imagem (tomografia computadorizada de abdome / pelve).

Tratamento

De acordo com o cirurgião, a maioria dos casos se apresentam com quadros leves, necessitando apenas de sintomáticos e antibióticos orais em uso domiciliar. “Casos com sintomas mais proeminentes podem precisar de internação para controle de dor, pausa alimentar e administração de antibióticos endovenosos.

Uma pequena porcentagem dos pacientes pode apresentar complicações como perfuração, necessitando de intervenções invasivas, como uma cirurgia ou punção por radiointervenção.

Uma dúvida muito comum é o fato de a enfermidade acontecer após os 50 anos. O médico explica que com nosso envelhecimento as paredes do intestino perdem seu tônus (condição de flexibilidade e firmeza de um tecido ou órgão), possibilitando a formação das “bolhas” (divertículos). “Uma dieta balanceada, rica em fibras e associada à hidratação adequada diminui os riscos de apresentar a diverticulite”, finaliza Tamazauskas.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.