Organon negocia aproximação com governo de SP

Organon

As carretas de mamografia são um importante serviço oferecido pelo governo de São Paulo para sua população. E agora esse projeto pode ganhar o apoio de um importante player da saúde feminina: a Organon. As informações são do Pipeline.

A farmacêutica norte-americana se ofereceu para fazer a ponte entre os bancos e o governo paulista para angariar fundos para a ampliação da operação. Com as duas carretas atuais, até aqui, 9,9 mil mulheres puderam fazer o exame neste ano.

“Para manter essas carretas de mamografia tem que ter dinheiro e vemos isso como uma grande oportunidade para buscar terceiros”, analisa Kevin Ali, CEO global da companhia.

Carretas de mamografia não eram “plano A”

Quando a Organon veio a São Paulo para se reunir com o governo estadual, o objetivo da farmacêutica não era servir de ponte para a democratização do acesso ao exame de mamografia.

A história começa em janeiro, quando Ali teve um encontro com Tarcísio de Freitas, governador do estado, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos. Com isso, ficou acertado que o executivo viria ao Brasil em abril.

O objetivo da visita era fechar uma parceria com o poder público para ampliar a distribuição do implante subdérmico contraceptivo no SUS. Mas uma mudança de agenda fez os rumos do trabalho conjunto mudarem também.

Contraceptivo no SUS ainda é objetivo da Organon

Se o projeto das carretas de mamografia surgiu de forma inesperada, a presença de seus implantes contraceptivos no SUS ainda não saiu do radar da multinacional.

Segundo Ali, a companhia procura outros estados e também o governo federal para ampliar a presença do produto na rede pública. Atualmente, 140 municípios já distribuem o implante pelo SUS.

Implantado por médicos, o contraceptivo dura por três anos e é posicionado em uma questão de minutos. O tratamento em clínicas particulares pode superar o preço de R$ 2 mil. Sua eficácia é de 99,8%.

Fabricação de contraceptivos é em Campinas

A produção de contraceptivos feita pela Organon em Campinas, no interior de São Paulo, representa aproximadamente 3% do negócio global da farmacêutica e alimenta o mercado latino.

No 1T23, a farmacêutica teve uma receita da US$ 1,53 bilhão e lucro líquido de US$ 518 milhões. Ambos os números apresentaram queda se comparados com o mesmo período de 2022, respectivamente de 2% e 49%.

Farmacêutica chegou como braço da MSD

Em 2021, a Organon anunciou o início de suas atividades no Brasil. A empresa global de saúde foi formada por meio de um spin-off da MSD, conhecida como Merck nos Estados Unidos e Canadá.

A companhia tem como pilares de atuação a saúde da mulher e biossimilares.

Febrafar tem novo diretor na Região Sul

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Febrafar

Herivelton Ferreira (esquerda) é o novo diretor da Febrafar para a Região Sul do país. “Quero contribuir para fortalecer a federação como principal referência do varejo associativista. Juntos podemos alcançar grandes objetivos”, afirma.

O empresário é CEO da Farma & Farma, rede de Itajaí (SC). Passou por cargos como diretor, diretor de negócios e comercial ao longo de sua trajetória profissional. Bacharel em farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem MBA em gestão financeira, auditoria e controladoria pela Fundação Getulio Vargas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Confira os principais alimentos ricos em cálcio

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cálcio

O cálcio é um mineral essencial para manter os ossos e os dentes fortes. Também é necessário para muitas das funções do corpo, como movimento muscular e coagulação sanguínea.

A quantidade de cálcio necessária para o organismo varia de acordo com a idade e o sexo. Em geral, crianças, mulheres na pós-menopausa e adultos com mais de 70 anos precisam de mais cálcio, uma vez que conforme envelhecemos, o corpo absorve menos cálcio durante as refeições. Para as mulheres, as alterações hormonais durante a menopausa podem drenar o cálcio dos ossos.

O corpo humano trabalha duro para manter um nível estável de cálcio no sangue. Se o nível sanguíneo cair pela ingestão insuficiente de cálcio na dieta, os ossos liberarão cálcio para aumentar o nível.

Com o tempo, esse processo pode enfraquecer seus ossos e levar a:

  • Osteoporose: Esta condição é mais comum em adultos mais velhos. Envolve uma perda de massa óssea e um risco aumentado de fraturas. A maioria das pessoas não apresenta sintomas de osteoporose até que ocorra uma fratura.
  • Raquitismo: Esta doença infantil causa deformidades esqueléticas e atraso no crescimento. Normalmente, o raquitismo ocorre devido à deficiência de vitamina D, mas também pode resultar de baixo teor de cálcio.

Alimentos ricos em cálcio

Muitos alimentos podem ajudar a aumentar o cálcio em sua dieta, mesmo se você tiver intolerância à lactose ou seguir uma dieta vegana. Tente comer uma variedade desses alimentos para atender às suas necessidades diárias de cálcio:

Lacticínios

Leite e produtos lácteos estão entre as melhores fontes de cálcio. Apenas algumas porções por dia podem fornecer todo o cálcio de que você precisa. Ao escolher laticínios, não se esqueça de observar as calorias, gorduras e sódio, que podem ser elevados em alguns laticínios.

Legumes e sucos de frutas

Folhas verdes e brócolis são excelentes fontes de cálcio. Geralmente, as frutas não são ricas em cálcio, mas alguns sucos são fortificados. Isso significa que o fabricante adicionou cálcio ao produto. Suco de laranja fortificado tem mais cálcio do que um copo de leite.

Alimentos ricos em proteínas

Algumas proteínas, como tofu com sulfato de cálcio adicionado e peixe enlatado com ossos, são ricos em cálcio. Pode ser necessário ler atentamente os rótulos para decifrar quais alimentos podem fornecer sua dose diária de cálcio.

Grãos

Grãos geralmente não são ricos em cálcio, mas são uma parte importante de uma dieta balanceada. Alguns pães e cereais são enriquecidos e podem ser uma ótima opção para aumentar a ingestão de cálcio. Verifique a embalagem e os rótulos para encontrar opções fortificadas que você possa gostar.

Nozes e sementes

Algumas nozes e sementes contêm uma quantidade robusta de cálcio. Tente incorporar sementes de chia ou gergelim em um smoothie, salada ou cereal matinal.

Fundador da Medley morre aos 70 anos

Medley

O fundador da Medley, Alexandre Negrão (Xandy Negrão), faleceu nesta quarta-feira (dia 22), após perder uma longa batalha contra o câncer. Com 70 anos, ele se destacou tanto pelo lado empresarial como pelo sucesso nas pistas de automobilismo.

Segundo informações da família, ele morreu em sua casa em Campinas, cidade onde nasceu. A cremação acontecerá ainda hoje no mesmo município, de acordo com a organização da Stock Car.

Negrão herdou o apreço pelos negócios do avô, que fundou na década de 30 o Instituto de Química Campinas. O laboratório tornou-se referência na região e manteve o fluxo de caixa positivo até metade dos anos 80, quando quase entrou em concordata.

Fundador da Medley fez da empresa líder isolada em genéricos

Foi então que Xandy assumiu a empresa e liderou um processo de recuperação e transformação. Criou a Medley em 1996. A farmacêutica brasileira logo se tornou um dos principais laboratórios do país, mas ganhou impulso de fato a partir da implementação dos medicamentos genéricos, em 1999.

Líder isolada nas vendas da categoria, chegou a ter 17 genéricos na lista dos 20 remédios do gênero mais comercializados nas farmácias. O crescimento médio de 20% ao ano chamou a atenção da francesa Sanofi, que adquiriu o controle da farmacêutica por US$ 1,5 bilhão.

Fundador da Medley também fez história na Stock Car

Dono de um patrimônio de R$ 2,6 bilhões, Negrão chegou ao 126º lugar na lista dos bilionários brasileiros da revista Forbes, em 2022. O empresário administrava atualmente uma fazenda de gado em Goiás e a Aeris, fabricante de pás para turbinas de energia eólica, com sede no Ceará.

Ele também fez história na Stock Car, categoria pela qual pilotou de 1983 a 2003. Totalizou 108 corridas, com 21 vitórias, 59 pódios e 23 poles. Foi quatro vezes vice-campeão da competição, nos anos de 1995, 1996, 1997 e 1999.

Biodiversidade brasileira gera medicamentos inovadores

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Medicamentos inovadores

A biodiversidade brasileira é o motor dos medicamentos inovadores produzidos pela Nintx, biotech fundada em 2021. A empresa acaba de inaugurar o primeiro laboratório privado da América Latina para pesquisas em torno do microbioma intestinal humano em Campinas, no interior de São Paulo. As informações são do NeoFeed.

Com o olhar das tecnologias 4.0, o objetivo da startup é abordar de maneira inédita a fitoterapia. Para isso, a companhia criou uma réplica do sistema digestório humano.

Com o auxílio da máquina, intitulada xGIbiomics, é possível testar a reação dos microrganismos que habitam em nosso sistema digestivo com os medicamentos inovadores.

Além do maquinário, a startup também desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial que indica aos pesquisadores possíveis candidatas naturais para tratar uma determinada doença. Atualmente, essa tecnologia já viabilizou a formação de um acervo de 700 mil moléculas vegetais

Para criar essas tecnologias, a empresa usou parte dos US$ 3 milhões que levantou em agosto do ano passado.

Medicamentos inovadores querem tratar o corpo todo pelo estomago

Pode parecer, em primeiro momento, estranho, mas o objetivo da Nintx é desenvolver fármacos para diversas doenças, mesmo que todos atuem a partir do intestino.

A biotech vê potencial para tratar doenças cardiometábolicas, endócrinas, imunológicas, infecciosas e neurodegenerativas por meio de extratos.

Mercado aquecido

Com o maior conhecimento sobre a flora intestinal, ela se tornou uma “queridinha” das pesquisas para desenvolver medicamentos inovadores.

Em 2022, os medicamentos focados na microbiota do aparelho gastrointestinal movimentaram US$ 390 milhões, valor esse que pode superar os US$ 500 milhões neste ano.

Startup quer licenciar extratos para a indústria

Apesar de se dedicar a descobrir medicamentos inovadores com compostos naturais, a Nintx não prevê fabricá-los, e sim transferir a tecnologia para grandes farmacêuticas.

“Quando entrarmos na fase de pesquisas clínicas em humanos e quando já for possível pensar na manufatura, iniciaremos a conversa com as grandes corporações. A partir daí, ocorre a transferência de tecnologia e a monetização da startup”, explica Miller Freitas, farmacêutico, bioquímico e CEO da biotech.

A estratégia segue uma tendência dentre as companhias conhecidas como big pharma: a descentralização dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos inovadores.

Biotechs vêm atraindo investimentos do mercado tradicional

O mercado de biotechs segue aquecido. O CEO da Abrafarma, Sergio Mena Barreto, passou a ser conselheiro e acionista de uma biotech no último mês de abril. A MKM Biotech é uma empresa de investimentos em venture science e biotecnologia dedicada a apoiar pesquisas científicas de novos medicamentos e tratamentos de saúde.

Os investimentos ocorrem no início da fase pré-clínica e são destinados a avançar os estudos com agilidade, num padrão internacional de qualidade e segurança, para que possam ser adquiridos pela indústria farmacêutica na fase inicial dos testes clínicos.

Atualmente, a startup está selecionando pesquisas de interesse e convidando a indústria nacional a participar desse movimento. “Ao atuar como conselheiro da MKM Biotech, creio estar contribuindo para o fortalecimento do setor”, afirma Barreto.

Ex-Anvisa é o novo presidente executivo da Interfarma

presidente executivo da Interfarma

O novo presidente executivo da Interfarma está definido. Renato Porto assumiu o cargo oficialmente na última segunda-feira, dia 23 de maio.

O executivo é ex-diretor da Anvisa e sucede Eduardo Calderari, que ocupava interinamente a presidência desde outubro do ano passado, quando Elizabeth de Carvalhaes deixou a função.

Ele ingressou na agência em 2005 e, durante oito anos, exerceu posições técnicas e gerenciais. Foi assessor técnico da diretoria colegiada, assessor jurídico da Gerência Geral de Medicamentos e coordenador da Coordenação de Instrução e Análise de Recursos da Gerência Geral de Medicamentos.

Novo presidente executivo da Interfarma já militou no público e privado

Em 2013 tomou posse como diretor da Anvisa, atuando nas diretorias de Regulação Sanitária e de Autorização e Registros Sanitários.

Advogado de formação e especializado em Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz, Porto tem pós-graduação no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o que o credencia a atuar em conselhos de administração. Em julho de 2020, decidiu investir na atuação na iniciativa privada e tornou-se diretor de relações institucionais da Abrafarma.

Segundo nota da Interfarma, “sua contratação atende o compromisso da entidade e suas associadas de melhorar o acesso dos brasileiros à saúde e tecnologia, por meio de medicamentos e tratamentos inovadores”.

A associação também reiterou o agradecimento aos serviços prestados por Eduardo Calderari ao longo desse período. “O seu legado enquanto esteve à frente da presidência da Associação ficou marcado. Calderari atuou junto ao setor em busca de maior diálogo entre a indústria, o governo e a sociedade, especialmente em assuntos oncológicos, vacinas e aqueles relacionados ao uso de limiares de custo-efetividade”. Ele continuará à frente da vice-presidência executiva.

Interfarma busca acelerar agenda de inovação

A entidade vem trabalhando para acelerar sua agenda de inovação em prol da indústria farmacêutica. No fim do ano passado, a Interfarma apresentou um conjunto de propostas para aprimorar o ambiente legal, regulatório e operacional, entregues aos candidatos à Presidência da República, governos estaduais, Senado e Câmara dos Deputados.

A agenda contém três pilares, sendo o primeiro voltado à inovação, com ideias para fortalecer o complexo industrial da saúde, estimular mais pesquisa clínicas, assegurar a proteção de dados do dossiê de testes e modernizar o sistema de propriedade intelectual.

O segundo pilar tem a tecnologia como mote e inclui financiamento e sustentabilidade dos sistemas público e privado de saúde no Brasil, a melhoria dos processos de incorporação e dispensação de tecnologias no SUS, novos modelos de financiamento à saúde, programas especializados, acesso a vacinas, melhores condições tributárias e precificação dos medicamentos.

Por fim, a Interfarma propõe o aperfeiçoamento do ambiente de políticas públicas em saúde, com foco no fortalecimento dos espaços de participação social e das agências reguladoras, melhoria da governança e digitalização da saúde.

Aposentados do INSS terão descontos em farmácias

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INSS
Foto: Ministério da Previdência Social

Aposentados, pensionistas e beneficiários de algum auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros e viagens. Trata-se do clube de vantagens do Meu INSS+, lançado nesta segunda-feira, dia 22 por  meio de uma parceria entre o Ministério da Previdência, o INSS e os bancos do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Para ter acesso, basta acessar o aplicativo ou site Meu INSS e clicar no ícone “carteira do beneficiário”, informou o governo. A Portaria que institui a carteira do beneficiário e o Meu INSS+ foi assinada pelo ministro da Previdência Carlos Lupi durante cerimônia de lançamento ocorrida no auditório do INSS, em Brasília.

Segundo Lupi, pelo menos 19 milhões de pessoas terão acesso aos descontos oferecidos pelo clube de vantagens. Além disso, o ministro destacou que bancos privados já mostraram interesse em participar da parceria. “Alguns benefícios na área de farmácia têm desconto de até 70%, de acordo com o medicamento”, destacou o ministro.

Implementado pela Dataprev, o projeto agregou serviços e descontos já consolidados nos bancos públicos federais, que incluem incentivos em cinemas, shows, academias, lojas, viagens e telemedicina.

Benefícios do INSS separados por bancos

De acordo com o ministro, os beneficiários terão acesso aos benefícios que forem oferecidos pelos seus respectivos bancos pagadores da previdência. O Banco do Brasil oferece os benefícios até para quem não é correntista. Já a Caixa está disponibilizando, neste momento, somente para os segurados que recebem seus vencimentos pela instituição financeira.

O ministro destacou, ainda, que o objetivo do governo é fazer mais convênios, nos próximos meses, com as outras instituições financeiras que pagam benefícios do INSS para integrar o clube de vantagens. Por enquanto, outras instituições não estão incluídas no programa.

Segundo Lupi, essas vantagens já estavam disponíveis, antes, para os clientes regulares dos dois bancos, e que apenas serão estendidas para os beneficiários do INSS.

“A Previdência Social está sendo recuperada para valorizar nossos servidores e cuidar dos nossos segurados”, disse Lupi, ao assinar a portaria que oficializou a implementação do serviço.

Segundo Glauco Wamburg, presidente interino do INSS, é a oportunidade de promover e consolidar direitos. “Nossos segurados poderão, com o novo documento, acessar informações úteis que garantem mais cidadania”.

A presidente da Caixa, Rita Serrano, e a gerente-executiva do Banco do Brasil, Ana Laura Morais mencionaram o compromisso da União com o progresso social. “Atuamos para melhorar o atendimento e investir em tecnologia, pois os cidadãos merecem”, relatou Rita.

“Estamos oferecendo vantagens e facilidades na utilização dos serviços para um público estratégico: os beneficiários do INSS”, concluiu Ana, que foi à cerimônia representando a presidente Tarsiana Medeiro.

 Entre os benefícios citados pelo ministro, estão:

  • Descontos de até 70%, conforme o medicamento, em farmácias;
  • Descontos ou gratuidade em cinemas, peças de teatro e outros eventos;
  • Descontos em passagens aéreas;
  • Vantagens para comprar imóveis;
  • Vantagens para comprar carros.

Com emitir a carteira de beneficiário?

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS;
  2. Na página inicial do aplicativo, clique no item ‘carteira do beneficiário’;
  3. Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
  4. Clique no quadrado informando que está ‘ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code’; em seguida, clique em ‘continuar’;
  5. Pronto, estará disponível a carteira do beneficiário.

Nas próximas vezes que acessar o aplicativo, o comprovante já estará disponível ao clicar no item ‘carteira do beneficiário’ na página inicial do aplicativo.

Para verificar a quais vantagens tem direito, o beneficiário precisa consultar o site do banco pelo qual recebe seus pagamentos.

Depois disso, basta apresentar a carteirinha nos locais e solicitar os benefícios, como os descontos em farmácias e eventos, por exemplo.

MAM lança chupeta carbono neutro

chupeta carbono neutroA MAM Baby lança a primeira chupeta carbono neutro, com bico simétrico em borracha natural e matéria-prima biorrenovável.

O item integra a nova linha MAM Original Borracha Natural, com claro foco na sustentabilidade. A chupeta mantém o padrão tecnológico da marca, com disco côncavo que contém grade-furos para facilitar a ventilação.

A chupeta pode ser encontrada nas cores branca, lilás, rosa e azul e para as seguintes fases – 0-2 meses, 0-6 meses, 6+ meses e 16+ meses. O produto está disponível em embalagens unitária e dupla.

Distribuição: parceria com grandes distribuidoras e distribuidoras regionais
Gerente nacional para o canal farma: Simeão Santos – simeao.santos@mambaby.com.br ou 11/97407-6509

 

Farmácias do Rio de Janeiro destoam no engajamento digital

Farmácias do Rio de Janeiro destoam no engajamento digital

As principais farmácias do Rio de Janeiro apresentam profundas diferenças quando o assunto é engajamento digital. O levantamento da consultoria Zeeng mapeou as três redes mais tradicionais do varejo farmacêutico carioca – a Drogarias Pacheco (Grupo DPSP), a Drogaria Venancio e A Nossa Drogaria – no intervalo de 90 dias entre 19 de fevereiro e 22 de maio.

Nesse período, as três empresas atraíram pouco mais de 2,7 milhões de visualizações para seus canais online. Porém, só a Pacheco respondeu por 80% do tráfego. Foram 2,2 milhões de acessos, contra 444,5 mil da Venancio e 86,5 mil da A Nossa Drogaria.

O ativo da bandeira carioca da DPSP também é maior perante a concorrência, com share de 49% nesse quesito e 430 mil seguidores nas mídias sociais.

“A Pacheco colhe os frutos do reconhecimento de sua marca junto ao consumidor do Rio de Janeiro e do fato de pertencer ao segundo maior player do setor. Mas a rede também vem investindo na otimização de sua exposição digital por meio de tráfego pago, cuja representatividade nos acessos supera 23%”, analisa Eduardo Prange, CEO da Zeeng.

Para o consultor, outra vantagem da empresa é ter páginas monitoráveis em uma maior diversidade de mídias sociais. “Mesmo que YouTube e Twitter não façam parte das estratégias de marketing de curto prazo, a simples presença ajuda a trazer relevância para a marca e aumentar a confiabilidade com públicos distintos”, complementa.

Com essa penetração, a rede do Grupo DPSP detém o melhor escore digital entre as varejistas analisadas. A nota atribuída pela consultoria leva em consideração a audiência das postagens nas redes sociais (peso 4), a veiculação de notícias na web (3,5) e o posicionamento no Google Analytics (2,5).

Farmácias do Rio de Janeiro miram o Instagram

As farmácias do Rio de Janeiro que buscam o ativo da Pacheco encontram no Instagram o canal para ganhar representatividade no ambiente online.

“Tanto Venancio como a Nossa Drogaria têm 60% das suas postagens divulgadas no Instagram e o volume total é muito semelhante – 152 e 148, respectivamente. É uma tendência diferente da que testemunhamos na maior parte do setor, que ainda utiliza o Facebook como principal meio de notícias”, explica.

E ambas as redes tiveram os posts com maior percentual de engajamento no período, mesmo com a Pacheco disseminando o maior número de divulgações – 295 – e apostando em temas de alcance populacional, como o preço de medicamentos e o Farmácia Popular.

A Venancio computou 6,67% de engajamento e 9,2 mil comentários no post sobre sorteio de um kit de verão. Já o percentual da A Nossa Drogaria chegou a 4,52% na divulgação sobre seu sorteio em 15 de março, alusivo ao Dia do Consumidor.

Concorrentes também se destacam no site e com notícias

A Nossa Drogaria também vem se destacando em web analytics, com o melhor escore digital nesse quesito. “A rede vem fazendo um trabalho interessante de conversão para seu site oficial, com uma experiência de navegação relativamente mais simples e 100% de foco em ofertas na home page”, argumenta.

Já a Venancio obteve um volume considerável de inserções na imprensa nos últimos 90 dias – 111, contra 71 da Pacheco e 17 da A Nossa Drogaria. “É uma bandeira que se destaca por ações de relacionamento com a comunidade, o que contribui para a maior projeção de mídia e estimula o reconhecimento de marca”, justifica.

Vagas na Anvisa têm déficit de 123 servidores

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Vagas na Anvisa

Para suprir o déficit de vagas na Anvisa, a agência deve solicitar ainda este mês um concurso público ao governo federal.

A agência reguladora tem sofrido com a não realização de seleções nos últimos anos e já acumula 123 vagas desocupadas.

Os cargos vagos são de nível médio (54 vagas) e de nível superior (69 posições). Em fevereiro, o portal Folha Dirigida teve acesso a um documento preparatório para o pedido de concurso, onde a agência apontava a previsão de 126 contratações.

Uma vez que a Anvisa enviar o pedido para realizar um concurso público, o Ministério da Gestão e Inovação terá a responsabilidade de permitir ou vetar a seleção.

A expectativa é que o certame seja liberado e anunciado na segunda leva de anúncios do governo.

Vagas na Anvisa não tem reposição há sete anos

O último concurso promovido pela agência foi em 2016. Na ocasião, foram ofertadas 78 vagas de nível médio na carreira de técnico administrativo. Antes desse certame, o anterior aconteceu em 2013 e colheu profissionais para todas as carreiras da autarquia, totalizando 314 contratações.

Esse concurso, promovido há sete anos atrás, viu sua validade acabar em 2019. De lá para cá, nenhum outro foi autorizado.

Governo de transição queria abertura imediata

Apesar de figurar entre as prioridades do governo de transição, a abertura imediata de concurso para a Anvisa não saiu do papel. A previsão era que o edital fosse lançado ainda em janeiro.

Desde agosto do ano passado, o diretor-presidente da agência, Antônio Braga Torres, lança alerta sobre a necessidade urgente de um novo concurso.

No início de 2022, o número de servidores era de apenas 1.639, total que só não é menor do que o de 1999, ano da fundação do órgão regulador, quando reunia apenas 132 profissionais.

No último mês de julho, Torres informou que iria incorporar trabalhadores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ao quadro funcional para minimizar o impacto.