Infecção urinária: sintomas e causas

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infecção urinária

Uma infecção urinária pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, o que inclui os rins, ureteres, bexiga e uretra. A maioria das infecções envolve o trato urinário inferior – a bexiga e a uretra.

As mulheres correm maior risco de desenvolver infecção urinária do que os homens. Se ela for limitada à bexiga, pode ser dolorosa e irritante. Mas sérios problemas de saúde podem caso a infecção se espalhar para os rins.

O médico geralmente trata as infecções do trato urinário com antibióticos. Você também pode tomar medidas para diminuir a chance de contrair a doença.

Sintomas de infeção urinária

  • Forte vontade de urinar que não desaparece
  • Sensação de queimação ao urinar
  • Urinar frequentemente e passar pequenas quantidades de urina
  • Urina que parece turva
  • Urina que aparece vermelha, rosa brilhante ou cor de cola – sinais de sangue na urina
  • Urina com cheiro forte
  • Dor pélvica, em mulheres – especialmente no centro da pelve e ao redor da área do osso púbico

Em adultos mais velhos, as infecções do trato urinário podem ser negligenciadas ou confundidas com outras condições.

Causas

As infecções geralmente ocorrem quando as bactérias entram no trato urinário através da uretra e começam a se espalhar na bexiga. O sistema urinário é projetado para impedir a entrada de bactérias. Mas as defesas às vezes falham. Quando isso acontece, as bactérias podem se instalar e se transformar em uma infecção completa no trato urinário.

As mais comuns ocorrem principalmente em mulheres e afetam a bexiga e a uretra.

  • Infecção da bexiga. Este tipo geralmente é causado por Escherichia coli (E. coli). E. coli é um tipo de bactéria comumente encontrada no trato gastrointestinal. Mas às vezes outras bactérias são a causa.

Todas as mulheres correm o risco de infecções da bexiga por causa de sua anatomia. Nas mulheres, a uretra fica próxima ao ânus. E a abertura uretral fica perto da bexiga. Isso torna mais fácil para as bactérias ao redor do ânus entrar na uretra e viajar para a bexiga.

  • Infecção da uretra. Esse tipo de ITU pode acontecer quando as bactérias gastrointestinais se espalham do ânus para a uretra. Uma infecção da uretra também pode ser causada por infecções sexualmente transmissíveis. Eles incluem herpes, gonorréia, clamídia e micoplasma. Isso pode acontecer porque as uretras das mulheres estão próximas à vagina.

Complicações

Quando tratadas prontamente e adequadamente, as infecções do trato urinário inferior raramente levam a complicações. Mas, se não forem tratadas, elas podem causar sérios problemas de saúde.

As complicações podem incluir:

  • Infecções repetidas, o que significa que você tem duas ou mais ITUs em seis meses ou três ou mais em um ano. As mulheres são especialmente propensas a ter infecções repetidas.
  • Danos renais permanentes de uma infecção renal devido a uma ITU não tratada.
  • Dar à luz um bebê de baixo peso ou prematuro quando ocorre uma ITU durante a gravidez.
  • Uma uretra estreitada em homens devido a infecções repetidas da uretra.
  • Sepse, uma complicação potencialmente fatal de uma infecção. Isso é um risco, especialmente se a infecção subir pelo trato urinário até os rins.

Prevenção

  • Beba bastante líquido, principalmente água. Beber água ajuda a diluir a urina. Isso leva a urinar com mais frequência – permitindo que as bactérias sejam eliminadas do trato urinário antes que uma infecção possa começar.
  • Limpe da frente para trás. Faça isso depois de urinar e depois de evacuar. Ajuda a prevenir a propagação de bactérias do ânus para a vagina e uretra.
  • Esvazie a bexiga logo após fazer sexo. Beba também um copo cheio de água para ajudar a eliminar as bactérias.
  • Evite produtos femininos potencialmente irritantes. Usá-los na área genital pode irritar a uretra. Esses produtos incluem sprays desodorantes, duchas e pós.
  • Mude seu método de controle de natalidade. Diafragmas, preservativos não lubrificados ou preservativos tratados com espermicida podem contribuir para o crescimento bacteriano.

Anvisa é alvo de fake news sobre Bolsonaro

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fake news sobre vacina
Divulgação: Canva

Uma fake news sobre a vacina da Pfizer, que circulou nas redes sociais, colocou em dúvida a atuação da Anvisa no processo eleitoral de 2022. As informações são do UOL.

Em post veiculado no Pinterest, um homem reage a um vídeo do Instagram em que uma moça acusa a agência de prejudicar o então candidato à reeleição à Presidência, Jair Bolsonaro (PL). A Anvisa teria retirado do ar, durante as eleições, um alerta sobre os riscos de miocardite e pericardite após a aplicação do imunizante da Pfizer contra a Covid-19.

Fake news sobre vacina não levou em conta legislação eleitoral

A fake news sobre vacina da Pfizer não levou em conta um fato relevante. Na verdade, a agência tirou a informação do ar por um exigência legal. Desde 1997, a lei estabeleceu o período de defeso eleitoral, para impedir o uso da máquina pública em prol da campanha. Os registros sobre a Pfizer, no entanto, foram mantidos em documento técnico sobre o tema, com data de 2 de julho de 2021. Os casos de miocardite e pericardite teriam sido diagnosticados em alguns pacientes imunizados com a vacina do tipo mRNA.

No dia 1º de julho, a Anvisa publicou um alerta para informar que os conteúdos sairiam do ar durante o período eleitoral. Mas os relatos sobre a Pfizer voltaram a figurar no site da autarquia em 8 de agosto, seguindo uma decisão da área técnica.

Mas o que explica a fake news? Em 7 de dezembro do ano passado, a Anvisa veiculou uma explicação sobre o defeso eleitoral e apresentou justificativas para a exclusão da notícia. Mas essa data deu a entender que a informação só voltou ao ar neste dia, o que induziu a autora do vídeo a repercutir uma falsa acusação.

Fake news recente envolveu também o Farmácia Popular

Outra fake news recente envolveu o Farmácia Popular. A informação no TikTok dizia que o governo Lula “suspendeu o fornecimento gratuito do cloridrato de metformina no Farmácia Popular”.

Segundo a ferramenta de verificação do Estadão, o medicamento para tratamento de diabetes tipo 2 foi incluído no programa por uma Portaria do Ministério da Saúde, em 2007e desde então não houve alteração na oferta do remédio. O cloridrato de metformina foi inserido no Farmácia Popular pela Portaria Nº 2.583, de 10 de outubro de 2007.

Por outro lado, o governo de Jair Bolsonaro cortou 59% da verba do Farmácia Popular quando enviou o projeto do Orçamento 2023 para o Congresso. A tesourada atingiria os remédios para as doenças que mais atingem a população brasileira, como diabetes e hipertensão. Isso não foi uma fake news.

Como não gozar rápido: aprenda a combater a ejaculação precoce

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ejaculação precoceMuitos casais se queixam da ejaculação precoce, também conhecida como ejaculação rápida. Apesar da busca por ajuda médica ser baixa, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que 25% dos brasileiros já sofreram com a condição em algum momento da vida.

Para não gozar rápido, muitos homens apelam para automedicação, ao invés de buscar o auxílio médico especializado. Isso é muito perigoso, além de potencialmente ineficaz.

A primeira dica sobre como não gozar rápido não poderia ser mais simples: procurar um urologista. A partir de análise e com o auxílio dos exames corretos, ele poderá indicar a causa exata e o tratamento mais assertivo para a condição.

O que é a ejaculação precoce?

O paciente que sofre com essa condição é aquele que atinge o orgasmo antes do fim do ato sexual. A baixa procura de médicos para esses casos se deve a intimidade do quadro, o que causa vergonha em muitos homens.

Quais as possíveis causas?

Para determinar a causa do problema, algo a se considerar é a fase da vida do paciente.

Jovens costumam sofrer com a ejaculação precoce por causa da ansiedade. Já o estresse é o principal inimigo da saúde sexual de homens adultos.

No caso dos idosos, ela pode estar associada a disfunção erétil, comum nesta fase da vida.

Dicas sobre como não gozar rápido

Em primeiro lugar é necessário entender uma coisa: os casos de ejaculação rápida só são preocupantes se forem recorrentes. Episódios esporádicos não costumam ser indicativos de que há algo errado.

É classificado um caso da condição quando o homem ejacula antes do momento desejado ou com pouco estímulo sexual, como logo após a penetração, por exemplo.

Como muitas vezes a ejaculação precoce está ligada a saúde mental masculina, o acompanhamento psicológico é um dos primeiros aliados no tratamento.

Além dele, o médico especializado em urologia pode indicar alguns medicamentos.

Fora essas duas práticas, existem também algumas dicas que você pode utilizar para não gozar rápido:

  • A tensão muscular também pode causar a ejaculação rápida. Por isso, coloque na sua rotina exercícios relaxantes, como alongamentos e a ioga;
  • Use a masturbação para “treinar” seu organismo. Leve ao limite próximo do orgasmo, mas interrompa a estimulação, para aumentar seu controle sobre a ejaculação;
  • Dê preferência para posições com menor tensão muscular, ou seja, escolha aquelas em que a parceira ou parceiro se mantém por cima;
  • Fazer algumas práticas de dessensibilização também é uma hipótese. Dentre elas estão se masturbar de uma a duas horas antes da relação sexual e, caso não tenha o costume de utilizar preservativo, usar, pois diminuirá a sensibilidade;
  • Fortaleça os músculos do assoalho pélvico com os exercícios de Kegel, para ter um maior controle da ejaculação;
  • Anestésicos tópicos, desde que com indicação médica, podem ser utilizados, mas a redução da sensibilidade pode também diminuir o prazer sentido pelo homem;

Existe um profissional especializado em ejaculação precoce

Dentro da urologia, existe uma subespecialidade que tem como atuação a saúde masculina, e por consequência, os casos de ejaculação rápida: a andrologia.

Apesar de pouco conhecido, o andrologista é um profissional vital para a saúde dos homens e deveriam participar da vida dos pacientes assim como os ginecologistas no caso das mulheres.

Tem cura?

Sim. Seguindo as dicas listadas nesse texto e com o acompanhamento de multidisciplinar, tanto físico (andrologista e urologista) e psicológico, é possível sim se curar da ejaculação precoce.

Clamed expande atuação no Paraná

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Clamed
Divulgação: Assessoria de Imprensa

A Clamed elegeu o Paraná como principal alvo do seu projeto de expansão. Neste ano, a sexta maior rede do varejo farmacêutico nacional tem como meta a abertura de dez novas lojas no Paraná. Além de importante historicamente para empresa, o estado já é o segundo maior mercado de sua atuação e possui 127 PDVs.

O Alto da XV, um dos endereços mais tradicionais do centro de Curitiba, recebeu uma loja da bandeira Drogaria Catarinense neste mês de junho, a inauguração mais recente da companhia.

Paraná é foco de plano de expansão da Clamed

Para atingir a meta de crescimento de 10% no número de unidades físicas, a varejista irá realizar um aporte superior a R$ 55,9 milhões. E o estado é uma das principais praças para ampliar essa capilaridade.

“Com localização estratégica em relação a nossa sede, (o estado) ainda conta com excelentes índices de qualidade de vida e de desenvolvimento”, destaca Marcelo Augusto Voss, diretor comercial da companhia.

Ampliação da energia renovável também está nos planos

A energia renovável nas farmácias ganhou prioridade na Clamed, que anunciou no começo do mês a ampliação do uso desse recurso em suas filiais. O projeto, iniciado em 2018, já contempla 472 lojas, o que corresponde a 78% da rede.

Ao longo de 2023, as filiais, principalmente as instaladas no Mato Grosso do Sul, passarão a ser abastecidas por energias provenientes de fontes renováveis.

“Ampliar a utilização de energia renovável é uma forma de nos tornarmos ainda mais sustentáveis”, afirma Kathyanni Santos, gerente jurídica, de riscos, compliance e regulatório.

Clamed em números

Atualmente, a rede, que é a sétima maior do varejo farmacêutico, emprega mais de sete mil pessoas, espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

São mais de 600 farmácias que, em 2022, geraram um faturamento na ordem de R$ 3 bilhões.

Walgreens fecha acordo de US$ 500 milhões sobre opioides

Walgreens
Foto: Depositphotos

A Walgreens Boots Alliance concordou em pagar US$ 500 milhões ao Novo México, nos Estados Unidos, para resolver as acusações de que suas farmácias ajudaram a alimentar o vício em opioides no estado ao não interromper a venda ilegal de comprimidos. As informações são do Drugstore News, baseadas em um relatório da Reuters.

O relatório observou que o acordo, o maior obtido pelo estado contra uma única empresa sobre opioides, ocorreu após um julgamento sem júri no ano passado no processo contra a empresa.

Walgreens e o vício em opioides

O processo contra a Walgreens foi um dos mais de 3.300 movidos por governos estaduais e locais acusando farmácias e distribuidores de ignorar sinais de alerta de que opioides estavam sendo desviados para o mercado negro e fabricantes de medicamentos de subestimar os riscos dos analgésicos viciantes, de acordo com o relatório.

O litígio resultou em mais de US$ 50 bilhões em acordos, incluindo um acordo nacional de US$ 5,7 bilhões entre os estados e a Walgreens, do qual o Novo México não participou, disse o relatório.

RM Farma prevê 1 mil farmácias ainda este ano

RM Farma prevê 1 mil farmácias ainda este ano

A rede de farmácias mineira RM Farma traçou planos ambiciosos de expansão, com a meta de chegar a 1.200 farmácias até o fim de 2023. A empresa entraria assim para o seleto grupo de cinco empresas do setor com mais de mil PDVs.

Em até 90 dias, a rede também prevê chegar a R$ 2 bilhões de faturamento no acumulado de 12 meses, o que corresponderia a um crescimento de 30% frente ao mesmo período anterior.

A RM Farma trabalha com o modelo de licenciamento de marcas, por meio de ferramentas voltadas à gestão, marketing e compras. Desde 2010, quando iniciou atuação, vem conquistando a adesão de farmácias independentes dispostas a converter bandeira e impulsionar o volume de negócios.

Nos próximos dois meses, com a abertura de mais 38 lojas, chegará a 912 unidades brasileiras em todos os estados brasileiros, exceto o Rio Grande do Norte. Suas operações são respaldadas pelo escritório administrativo em Varginha (MG) e por uma sede em São Paulo (SP), que concentra as atividades comerciais, de marketing e tecnologia.

E é na capital paulista que a companhia realiza a sexta edição do RM Start, o primeiro encontro de negócios da RM Farma com abrangência nacional. O evento ocorrerá nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de junho, no Pro Magno Centro de Eventos. Reunirá cerca de mil profissionais do setor farmacêutico, entre os quais 500 empresários e gestores de farmácias. Uma feira com 55 fornecedores também integra a programação.

“Será uma oportunidade para munir os gestores com indicadores e pesquisas de mercado mais recentes, fundamentais para nortear as estratégias de expansão e também de relacionamento com a indústria e os consumidores”, comenta Thiago Marques, fundador da RM Farma (foto).

A plenária contará com apresentações sobre o cenário atual do país e do segmento varejista, com o economista Ricardo Amorim e Fábio Alguim, diretor de relacionamento com parceiros estratégicos da IQVIA. Também haverá palestras sobre identidade de marca com Paulo Morais, da Espaço Laser; desenvolvimento humano, com Mônica Hauck, CEO e fundadora da Sólides Tecnologia; e marketing digital, com o empreendedor Felipe Titto, da American Life.

Expansão para os sete maiores estados brasileiros

A RM Farma, associada à Febrafar, administra quatro bandeiras –  a rede homônima, a Hiper Popular Drogarias, a RM Farma Popular e a Rede Minas Farma. E o alvo do plano de expansão está muito bem delineado. “Miramos nos sete maiores estados brasileiros – Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo”, explica Marques.

Outro eixo de crescimento da rede se dá pela educação. A companhia é parceira da Universidade da Farmácia, projeto de educação corporativa para farmacêuticos e balconistas de todo o país.

A plataforma tornou-se realidade no início de 2020 e já contempla mais de 100 cursos de EaD. “Queremos ser um ecossistema de treinamento para o setor, uma vez que nossa a farmácia tem um papel importante na vida das pessoas e nossa missão é ampliar o acesso à saúde por todo Brasil, garantindo um tratamento justo e de qualidade”, finaliza o executivo.

RM FARMA

Fundação: 2010
Faturamento: R$ 1,8 bilhão
Bandeiras: 4 – Hiper Popular Drogarias, Rede Minas Farma, RM Farma e RM Farma Popular
Número de lojas: 912 (previsão para os próximos dois meses)
Presença territorial: 25 estados e o Distrito Federal

Operação logística sustenta meta de expansão da Pierre Fabre

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operação logística
Andreani administra movimentação dos CDs de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás Divulgação: Pierre Fabre

A operação logística dá respaldo à meta de expansão da Pierre Fabre, detentora das marcas francesas Avène, Ducray e da marca brasileira Darrow.

A fabricante estipulou a meta de crescer mais de 25% este ano e dobrar de tamanho até 2025. Para isso, reforçou a parceria com a operadora logística Andreani e o uso de tecnologia intensiva no processo de armazenamento e transporte.

A segunda maior fabricante de dermocosméticos do país recrutou a operadora para administrar a movimentação de carga dos centros de distribuição de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. Do volume mensal de produtos transportados, 40% é de responsabilidade da Andreani.

Operação logística da Andreani teve investimentos milionários recentes

A operação logística da Andreani teve investimentos de R$ 10,5 milhões em novas tecnologias. Os recursos contemplaram a capacitação da equipe, atualização de softwares e ampliação da frota.

“Nosso contrato com a Pierre Fabre para armazenagem e adequação dos produtos está em vigor desde 2015. É uma demonstração da solidez da parceria e da excelência da operação no Brasil”, frisa o gerente comercial da operadora, Ramon Peres.

“A Andreani sempre busca inovar e se reinventar para apoiar nosso crescimento e nos ajudar a entregar exatamente o que o cliente precisa. O reflexo disso é a nossa constante melhoria no nível de serviço e o reconhecimento entre os melhores fornecedores do varejo farmacêutico por parte de grandes redes”, afirma Marina Santos, coordenadora de Operações de Transporte e Atendimento ao Cliente do Grupo Pierre Fabre.

A executiva relembra de uma visita que fez à sede da Droga Raia, juntamente com a equipe da Andreani, na qual a rede afirmou que a Pierre Fabre é o parceiro que tem a menor incidência de no-show – falta de carga. “Ouvir isso da maior de todas as redes de farmácia do país atesta a excelência que buscamos ofertar aos nossos clientes”, ressalta Marina.

Conheça os benefícios da calêndula

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calêndula

Comuns em jardins das casas ou espaços públicos, a calêndula é uma planta que precisa de raios solares para ter energia. Suas flores amarelas, laranjas e vermelhas retém a energia do Sol, absorvendo luz e calor. Por isso, no final da primavera e início do verão, a calêndula floresce de forma mais intensa e é colhida para ser usada em tecidos, alimentos, medicamentos e cosméticos.A Weleda, marca suíça de medicamentos antroposóficos e líder mundial em cosméticos orgânicos, listou alguns benefícios que a planta proporciona para a saúde das crianças. Na companhia são colhidas, à mão, cerca de três toneladas de flores e mais 14 toneladas de folhas e caules. Isso porque a calêndula é a base para tinturas e extratos presentes em quase 30 cosméticos e medicamentos.

Dois benefícios da calêndula

Protege a saúde da pele – Muito além da beleza da planta, a calêndula tem propriedades que protegem e defendem as estruturas saudáveis da pele, com efeito calmante e renovador no tecido inflamado, irritado ou seco.

Ajuda no desenvolvimento – A margarida dourada possui alto teor de nutrientes valiosos, como carotenoides, flavonoides e saponinas triterpeno, que tem ação cicatrizante. A planta, com suas propriedades regenerativas e protetoras, ajuda nos cuidados com a pele delicada de recém-nascidos e crianças. É indispensável para o desenvolvimento da pele de crianças.

Atacado farmacêutico: rede nacional chega a 18 estados

atacado farmacêutico

Grupo do atacado farmacêutico que iniciou operações em outubro do ano passado, a Rede Integração Farma segue ritmo acelerado de expansão e já está em 18 estados.

As 18 distribuidoras regionais que integram esse ecossistema atendem atualmente 35% das farmácias do país, distribuídas em 60% dos municípios do Brasil. As empresas somam mais de 55 mil metros quadrados de centros de distribuição e movimentam 108 milhões de unidades, entre medicamentos, produtos de higiene e beleza e produtos para saúde.

“O objetivo é promover um ambiente de negócios que favoreça a capacidade de inovação e a competitividade das empresas associadas, por meio de tecnologia, inteligência de mercado e mix de produtos para que eles possam atender cada vez melhor os seus respectivos clientes”, comenta o diretor executivo Geraldo Monteiro. Ele, inclusive, já prevê que a rede avance em mais três ou quatro estados ainda neste semestre.

O tripé tecnologia, inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos dá o tom às operações da Integração Farma, cuja base administrativa está situada na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

“Não temos papel associativo nem o de interface política das distribuidoras. Mas também não queremos limitar a atuação à de uma central de negócios. Nosso propósito é estimular um ambiente de negócios colaborativo e que beneficie a cadeia produtiva que envolve o pequeno e médio varejo”, argumenta Monteiro.

Rede do atacado farmacêutico foca em novas marcas e capacitação

A estratégia do grupo prevê a criação de marcas próprias. A rede também contará com ferramenta própria para produção de relatórios exclusivos atualizados em tempo real. “Relatórios sobre vendas e comportamento de consumo no entorno das regiões de atuação poderão estar ao alcance dessas empresas e ajudarão a nortear decisões estratégicas”, avalia.

A Integração Farma também deu início a um ciclo de treinamentos sobre administradores de negócios para as lideranças das distribuidoras. “Ao dividir novos conhecimentos e tendências de mercado com os gestores, eles estarão aptos a aproveitar as oportunidades disponibilizadas pela nossa central, cultivando uma relação muito mais assertiva com a indústria e com o PDV”, observa Monteiro.

Exclusividade por estado e abertura a novos parceiros

A rede já está prospectando novos integrantes, mas aposta na exclusividade regional. “Nossa prioridade é preencher espaço nos estados onde ainda não operamos. Ter uma única distribuidora em cada localidade vai ao encontro do nosso objetivo de dar mais fôlego e representatividade para a empresa em seu território”, conclui.

Sandoz e Novartis dão mais um passo rumo à separação

Sandoz
Foto: Divulgação Sandoz

A Sandoz, divisão de genéricos da Novartis, anunciou mais uma etapa do processo de separação da sua controladora. Agora é oficial.

A farmacêutica que integra o grupo Novartis revelou a localização de sua futura sede na Suíça, no centro da cidade de Basiléia. O laboratório confirmou ainda que o desmembramento e a sua transformação em empresa independente ocorrerá no segundo semestre de 2023.

O CEO da Sandoz, Richard Saynor, enfatizou: “Este é um marco importante em nosso caminho para nos tornarmos uma companhia independente. Basileia é um centro global para a indústria de ciências da vida, o que nos ajudará a crescer ainda mais e alcançar nossa ambição de ser a empresa líder global no mercado de genéricos e biossimilares.”

A Sandoz Pharmaceuticals AG, a afiliada suíça da Novartis; e a Sandoz Group AG, planejada para ser listada na bolsa de valores suíça SIX, permanecem sediadas em Rotkreuz.

Sandoz: cisão remonta a 2021 e a corte de custos da Novartis

No terceiro trimestre de 2021, a Novartis deu início a uma revisão estratégica da operação de genéricos da Sandoz. Esse processo daria continuidade a um corte de custos que começou em 2019, quando a companhia suíça vendeu a maioria das operações de sua subsidiária nos Estados Unidos. Motivo: as crescentes pressões sobre os preços no mercado de genéricos.

Além disso, se desfazer da Sandoz contribuiria para acelerar a reorganização global da Novartis, que planeja ter uma estrutura mais enxuta com a demissão em massa de 8 mil funcionários. Essa decisão está relacionada à fusão de seus departamentos comerciais de oncologia e farmacêutico em uma unidade de medicamentos inovadores.

Intenção inicial era a venda

A farmacêutica suíça tinha como objetivo inicial vender a Sandoz e estipulou até um valor ideal – US$ 25 bilhões. No entanto, a negociação tornou-se mais improvável por conta da alta da inflação e da guerra na Ucrânia. Com esse panorama, segundo a Bloomberg, os bancos estariam menos dispostos a liberar recursos para grandes aquisições.

Sem nenhuma oferta formal, a cisão transformou-se em um caminho natural, embora a Novartis mantenha uma certa esperança ao dizer que considerará uma eventual oferta “altamente atraente”.