Distensão muscular e outros tipos de lesão na virilha

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Distensão muscular e outros tipos de lesão na virilha

Seja uma inflamação, estiramento ou distensão muscular, as lesões ou dores na virilha podem ter causas e diagnósticos variados, que vão desde problemas da pelve relacionados aos intestinos, rim, ginecológicos ou urológicos, até hérnias. Mas também podem estar relacionadas às atividades físicas e esportivas, que é o que vamos explicar aqui.

Lesões na virilha são comuns em praticantes de rúgbi, tênis, beach tênis, corrida, futebol, entre outros esportes. Todavia, esportes que demandam corridas, saltos, arranques, viradas bruscas e abertura extensa das pernas são os mais comuns. Essas lesões podem ser desde uma simples inflamação até o impacto no quadril, passando pelos estiramentos e distensões.

Distensão muscular e estiramento na virilha

A famosa distensão, também conhecida popularmente como estiramento, se caracteriza pelo rompimento, total ou parcial, das fibras que formam os tendões ou músculos da região da virilha.

A causa mais comum é um esforço excessivo que provoca alongamento exagerado, estirando o músculo ou rompendo. Por isso, ao praticar atividade esportiva, se acontecer algo que indique um rompimento muscular, como estalo, fisgada, sensação de distensão ou dor, acompanhados de inchaço, o correto é buscar orientação ortopédica.

O diagnóstico e o tratamento precoce das lesões de grau leve ou moderado diminuem a chance de evolução para um rompimento total das estruturas, que é bem mais grave.

O tratamento adequado tem como objetivo principal permitir a cicatrização mais perfeita possível da estrutura lesionada. Com isso, reduzir o inchaço e a inflamação são fundamentais. Inicialmente, é recomendado uso de compressas e repouso. Posteriormente, esses cuidados são acompanhados pelo uso de analgésicos e anti-inflamatórios, e fisioterapia. O tratamento cirúrgico é indicado com menor frequência, ficando restrito às lesões mais avançadas.

Inflamação na virilha

Os músculos e os tendões são as estruturas da virilha que inflamam mais frequentemente e, por isso, as tendinites são a maior causa de dor nessa região. As tendinites ocorrem pela inflamação ou irritação de um tendão. Ou ainda, na região musculotendínea (ligação entre músculo e tendão), com dor forte e persistente. São um tipo de lesão no futebol, que pode acontecer após traumas de grande impacto.

As principais causas das tendinites são:

  • Sobrecarga e os movimentos repetitivos bastante relacionados a esportes como ciclismo, remo, atletismo, futebol e ginástica
  • Atividades laborais por longas horas e sem descanso adequado
  • Lesão aguda mediante contração exagerada
  • Trauma direto
  • Infecções
  • Má postura corporal
  • Falta de alongamento

O diagnóstico é feito pelo exame clínico e, em casos de maior complexidade, são realizadas também a ultrassonografia e a ressonância magnética. Apesar de frequentes, essas geralmente são as situações mais fáceis de tratar. Habitualmente, as inflamações da virilha são resolvidas com:

  • Repouso relativo
  • Uso de medidas locais (como compressas frias)
  • Medicações específicas por via oral ou local

Em alguns casos que demoram a se resolver com tratamento clínico, é indicada a fisioterapia.

Impacto no quadril

A causa de dor na virilha mais grave é o impacto no quadril. Muitas vezes, essa condição é confundida com tendinites e distensões. Por isso, acaba sendo subtratada e pode evoluir para o desgaste do quadril, conhecido como artrose. O impacto no quadril ocorre quando um contato fora do comum entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril provoca desgaste na região. Isso pode acontecer por:

  • Deformidades ósseas;
  • Atividades esportivas com flexão e/ou rotação repetitiva do quadril, como o futebol

Isso resulta em uma limitação de mobilidade e provoca dor no quadril.

O quadro clínico inicial se assemelha aos quadros menos graves, de tendinites e distensões. Com isso, geralmente, os pacientes sentem dor na virilha após ficarem muito tempo sentados, ao entrar e sair do carro ou realizarem atividades físicas. A dor, muitas vezes, não tem um ponto de identificação e pode ser irradiada para a região lateral ou posterior do quadril.

O diagnóstico é realizado por exame clínico e exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética. O tratamento depende da complexidade da lesão, mas, na maioria das vezes, acaba sendo cirúrgico. Por isso, a importância do diagnóstico precoce.

Outros tipos de lesão na virilha

Como citado na introdução, há outras causas de queixas na região da virilha, como furúnculos, nódulos linfáticos, hérnias, doenças pélvicas, entre tantas. O tratamento para cada caso, depende do diagnóstico correto. A recomendação é que o paciente com queixa na virilha não se automedique ou se trate por conta própria. É importante e mais seguro buscar atendimento médico para descobrir a causa da dor ou inflamação.

Revisão técnica de Rodrigo Guimarães, ortopedista e traumatologista do Einstein, especializado em cirurgia de quadril

Eurofarma tem nova coordenadora

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Eurofarma

A Eurofarma recrutou Isabela Llobet Conterato para ser a nova coordenadora de desenvolvimento de negócios e licenciamento.

A executiva tem mais de dez anos de experiência no setor farmacêutico, com passagens por Abbott e Myralis. Nesta última farmacêutica, atuava até fevereiro deste ano como analista de desenvolvimento de negócios sênior.

Conta com duas graduações, sendo uma em farmácia pela Universidade de Marília e outra em administração pela Universidade Anhembi-Morumbi.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Você sabe o que é a disbiose? Desequilíbrio de bactérias boas é cilada

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disbiose

Você sabia que, nem sempre, as bactérias são vilãs? Por exemplo, em nossa microbiota intestinal, existem várias delas que são positivas. Quando surge um desequilíbrio entre as que fazem bem e as que fazem mal, surge também ela: a disbiose.

A microbiota intestinal é composta por vários microrganismos. Existem aqueles que fazem bem para nosso corpo, e também aqueles que fazem mal. Essas bactérias costumam viver em harmonia, só que as vezes há alguns desiquilíbrios.

Para saber mais sobre esse problema, que não é considerado uma doença, vem com a gente!

O que causa a disbiose?

Várias são as razões que podem causar esse desequilíbrio. Em mais da metade dos casos, a má alimentação é o principal motivo. Alguns nutrientes, se consumidos em excesso, podem prejudicar a microbiota intestinal. São eles:

  • Açúcar simples
  • Carboidratos refinados
  • Gorduras
  • Gorduras saturadas
  • Proteínas

Se a alta ingestão de alguns nutrientes prejudica a microbiota, a baixa também não fica atrás. Outro provável motivo para o desequilíbrio é comer poucas fibras.

Alimentos com agrotóxicos também podem prejudicar o equilíbrio de nossas bactérias intestinais.

Pacientes que fazem um uso muito frequente de medicamentos para a acidez estomacal ou de antibióticos também podem sofrer com a disbiose. Estresse e poluição, combo comum nas cidades grandes, também podem causar o desequilíbrio.

Apesar de estimativas apontarem que esse é o motivo por trás de apenas 12% dos casos, fatores genéticos não devem ser desconsiderados.

Quais os sintomas?

Dentre os principais indícios de que o equilíbrio de sua microbiota intestinal está prejudicado estão:

  • Alergias
  • Azia
  • Candidíase por repetição
  • Cansaço
  • Diarreia
  • Distensão abdominal
  • Distúrbios de humor
  • Dor de cabeça
  • Dores abdominais
  • Gases
  • Náuseas
  • Prisão de ventre
  • Queda de cabelo
  • Unhas mais fracas
  • Vômitos

Caso esse quadro não seja tratado, ele pode aumentar as chances de desenvolver consequências mais graves como:

  • Alzheimer
  • Artrite
  • Câncer no reto
  • Diabetes tipo 2
  • Doença celíaca
  • Intolerância à lactose
  • Lúpus
  • Problemas cardíacos
  • Síndrome do intestino irritável

Como é feito o diagnóstico?

O profissional da saúde irá analisar diversas coisas para chegar ao diagnóstico, como exame físico, histórico, sinais e sintomas. Mesmo assim, alguns exames podem ser solicitados.

Os mais comuns são o Indican (presença de Indican na urina), microbioma intestinal (teste genético das bactérias presentes no intestino) e prova do hidrogênio expirado (analisa possíveis gazes produzidos pelas bactérias).

Para identificar a disbiose, o médico pode pedir também, em alguns casos, a biópsia do intestino.

Como manter uma microbiota saudável?

Para proteger seu intestino da disbiose, a maneira mais fácil é manter uma dieta saudável. Existem, inclusive, alguns alimentos conhecidos por ajudar a população de bactérias boas em nosso organismo.

Iogurte, kefir e leite fermentado, por exemplo, não podem faltar na sua alimentação. Fibras, frutas, grãos, legumes e vegetais também devem bater cartão nas suas refeições.

E não se esqueça de se manter hidratado.

Com o acompanhamento de um médico gastroenterologista ou de um nutricionista, você pode combater a disbiose também com o uso de suplementos de probióticos.

Pacientes com infecções intestinais muito frequentes podem ser submetidos ao transplante fecal. O procedimento é uma doação de uma flora intestinal saudável para um paciente que sofre com o desequilíbrio.

Colgate aumentará preços após queda nas vendas

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Colgate

Consumidores de produtos da Colgate-Palmolive já podem se preparar para o aumento de preços. Motivo? As vendas da fabricante estariam sob pressão e não devem crescer neste primeiro trimestre.

A informação partiu do próprio diretor financeiro da companhia, Stan Sutula, em depoimento ao The Wall Street Journal. As informações são da agência Dow Jones e também foram reproduzidas pelo Valor Econômico.

Considerando o quarto trimestre do ano passado, a Colgate-Palmolive registrou queda de 4% no volume de vendas no período em nível global. Mas o estrago na América Latina foi ainda pior – 7%. Foi a região que apresentou o maior recuo percentual.

Inflação e juros comprometem perspectivas da Colgate

Ainda segundo Sutula, a Colgate-Palmolive encontra-se bem posicionada em 2023, mas as perspectivas não são nada claras. Isso graças a altos níveis de inflação e aumento das taxas de juros na América Latina.

Diante disso, a decisão de aumentar os preços é vista como inevitável. “Aumentamos os preços em 2022 e continuaremos a aumentá-los em 2023”, afirmou. O executivo também destaca que os preços das commodities ainda estão em alta e continuam sendo um obstáculo para a empresa.

Em paralelo, a Colgate-Palmolive vai investir em publicidade, marcas e inovação para melhorar as margens. “Não estamos satisfeitos com nossas margens agora”, afirmou.

Bayer lança programa para mulheres empreendedoras

mulheres empreendedoras
Divulgação: Bayer

A Bayer está em busca de mulheres empreendedoras que atuam com projetos de impacto social para suas comunidades. A farmacêutica quer recrutá-las para o programa Women Empowerment Award, cujas inscrições se encerram no próximo dia 24 de março.

A iniciativa tem a assinatura da Fundação Bayer em parceria com The Unknown Group. Realizado pela primeira vez na América Latina, o programa de inovação social vai premiar a ganhadora com 25 mil euros. A companhia procura empreendedoras que atuam em pelo menos uma de suas três áreas de atuação – incluindo a divisão farmacêutica e de saúde.

“É muito significativo para nós, como companhia, incentivar abordagens e soluções inovadoras para alcançar o empoderamento das mulheres no desenvolvimento de negócios de impacto, fornecendo um espaço global para celebrar e potencializar essas conquistas. É fundamental reconhecermos os talentos da América Latina nesse campo”, enfatiza Andrea Acerbi, diretora global de Inovação Social e Doações Corporativas da Bayer.

A Bayer selecionará cinco projetos finalistas na América Latina. Além da premiação em dinheiro, a vencedora ganhará um processo de coaching personalizado para atingir metas individuais de negócios, além de ter acesso à Fundação Bayer e à rede de especialistas da farmacêutica. Também passam a fazer parte da rede oficial de empreendedoras apoiadas pela Fundação.

Requisitos da Bayer para mulheres empreendedoras

As mulheres empreendedoras podem se inscrever para o programa da Bayer até 24 de março, bastando clicar nesse Link. Por se tratar de uma iniciativa global, a inscrição é formulada em inglês e as participantes precisam ter um mínimo de habilidades que lhes permitam se comunicar e apresentar o projeto no idioma caso sejam pré-selecionadas.

Devem ser mulheres empreendedoras, com uma empresa startup (não em fase de idealização), que já tenha alguns clientes e tenha potencial para crescer, fortalecer-se e escalar com este apoio.

Os projetos, que devem ter um claro componente de inovação, podem ser focados em nutrição personalizada, alimentação infantil, telemedicina e saúde digital, monitoramento sanitário, seguros e acesso à saúde, saúde mental, saúde da mulher, acessibilidade das informações e distribuição de medicamentos.

Feira da Abradilan estreita relacionamento com varejo

Feira da Abradilan
Foto: Panorama Farmacêutico

Nos corredores do Expo Center Norte, palco da 17ª feira da Abradilan, distribuidoras, varejistas e a indústria farmacêutica aproveitaram os três dias de evento para acelerar o fechamento de novos contratos e parcerias, estreitar relacionamentos e apresentar suas novidades e lançamentos para o setor. O volume de expositores também foi o maior de uma edição, totalizando 140 empresas distribuídas em uma área de 25 mil m²,  incluindo indústrias farmacêuticas e de higiene e beleza, bem como fornecedores de serviços para os PDVs, software houses, consultorias, empresas de contabilidade, treinamento e mobiliário.

Confira algumas empresas participantes da feira da Abradilan

 

Aché

Companhia 100% brasileira, fundada há 55 anos, o Aché conta com um portfólio com mais de  360 marcas de medicamentos prescritos, genéricos e isentos de prescrição, cobrindo 145 classes terapêuticas e 18 especialidades médicas. Para a farmacêutica, a feira foi uma ocasião importante  para estreitar contatos e relacionamentos com os parceiros da distribuição e do varejo.

ApisNutri

A ApisNutri mira farmácias regionais para reforçar as vendas de nutracêuticos e produtos naturais. A fabricante também busca incrementar o volume de negócios por meio de projetos de terceirização, que envolvem em torno de 200 produtos.

Copapharma

Recém-criada por três executivos com ampla experiência na indústria, a Copapharma aproveitou o evento para apresentar o portfólio e os valores da empresa ao mercado. A companhia conta com com 100 SKUs no portfólio inicial nas categorias de não medicamentos e suplementos alimentares. A previsão é, até o fim de 2023, chegar a 200 itens.

Dental Clean

A Dental Clean buscou aproximar ainda mais das redes associativistas e independentes. A empresa, que nos últimos anos vem crescendo na casa de dois dígitos, tem o propósito de ajudar o pequeno a alavancar ainda mais a venda de não medicamentos, segmento que tem mais ajudado nos resultados do canal farma.

Domina Farma

Especializada em nutracêuticos e suplementos alimentares, os produtos da Domina Farma estão presentes em 21,5 mil CNPJs espalhados pelo Brasil, por meio de distribuidoras. A empresa aproveitou a feira para reforçar a presença dos produtos das marcas Eurofito Geovit nos PDVs. Com 36 SKUs, a linha Geovit é composta por produtos premium. Suas fórmulas são constituídas por ativos que seguem as tendências e inovações mais recentes do mercado. Já a Eurofito apresenta uma proposta low price, composta por multivitamínicos e ômegas. Com 50 SKUs, a marca está passando por um processo de reestilização de layout de embalagem.

 Dr. Pentinho

Com o objetivo de ampliar o mix de produtos no PDV, a Dr. Pentinho, especialista em produtos para piolhos e lêndeas, levou à feira um novo portfólio de escovas de cabelo. Os lançamentos – a escova polvo ativadora de cachos e a escova mágica para redução de pontas duplas – já fizeram sucesso entre as participantes do evento. Os produtos começam a chegar nas farmácias no próximo mês.

Eco Diagnóstica

A ECO Diagnóstica aproveitou a feira para estimular a demanda por testes rápidos em farmácias regionais e independentes e intensificar a prospecção de distribuidoras de medicamentos para atuar como pontos de venda para o pequeno e médio varejo. A fabricante acredita no robusto portfólio como trunfo para expandir sua capilaridade. São 180 exames com registro na Anvisa, segmentados em 17 áreas terapêuticas.

 Farmacon

Estreante como patrocinadora da feira da Abradilan, a Farmacon aproveitou o evento para estreitar parcerias e fechar negócios. Com sede no Rio de Janeiro e especializada no varejo farmacêutico, a companhia atende mais de 3 mil PDVs, sendo a única empresa de contabilidade homologada pela Febrafar. No primeiro trimestre deste ano, prepara a inauguração de mais duas filiais, sendo a primeira no centro do Rio de Janeiro e a outra em Goiânia (GO). Para o ano de 2023, prevê crescimento de 52%.

Geolab

A Geolab buscou no Abradilan Conexão Farma estreitar o relacionamento com os distribuidores, associações e pontos de venda (PDVs). Com 23 anos de atuação, a companhia conta com um portfólio de mais de 300 SKUs, divididos entre as linhas de genéricos, marca, colírios e linha ginecológica. A unidade de negócios do grupo, dedicada à saúde ocular, a Gbio Farmacêutica, também esteve presente na feira. Para 2023, a empresa projeta uma participação de 10% dos negócios do grupo e almeja figurar entre as top 3 do segmento em até três anos.

Grupo Boticário

O varejo farmacêutico vem ganhando evidência nas vendas da divisão B2B do Grupo Boticário, tanto que já responde por 50% do volume de negócios. Presente em 37 mil farmácias e com portfólio de 400 SKUs, a empresa conta com cinco marcas comercializadas no segmento. As marcas do Grupo Boticário estão presentes em todas as redes associadas à Abrafarma. Mas é no associativismo que a empresa vem registrando o maior crescimento. A companhia mantém relacionamento estreito com a Farmarcas e, inclusive, formou um time específico para atender esses PDVs, com planos de negócios, portfólios e sortimentos adequados para cada perfil de loja.

Hertz

Além de apresentar sua nova identidade visual, a Hertz aproveitou o evento para lançar a nova edição do Guia de Produtos, material que serve de apoio para os representantes de vendas durante o ano todo. A empresa também levou a nova campanha de Resfenol.

Katiguá

A Katiguá levou 10 lançamentos para a feira e também contou com a participação especial do apresentador Marcio Garcia. Além de garoto-propaganda da companhia ele também é sócio. Um dos diferenciais é que a cada R$ 5 mil em compras realizadas pela farmácia, ela ganha um vídeo exclusivo com o apresentador divulgando a loja e a cidade, estratégia que tem ajudado no sell-out da farmácia.

Mate Leão

A feira foi palco para a Leão Alimentos e Bebidas reforçar seu pioneirismo no lançamento de chás vitamínicos, funcionais e de preparo em água gelada. A presença no evento teve o objetivo de fortalecer a estratégia da empresa em ampliar o reconhecimento da marca no segmento de farmácias junto aos consumidores finais. A marca está presente em drogarias das regiões Sul (Santa Catarina, Paraná) e Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) do País, e busca ampliar sua presença neste canal de vendas.

Maxinutri

A Maxinutri levou à feira o seu mais recente lançamento, o Glutezym, que tem  como ativo a enzima Tolerase G, que atua na quebra do glúten e evita o desconforto abdominal. A companhia fechou uma parceria com um seleto grupo de distribuidores regionais em cada estado para comercializar o produto com exclusividade.

 Montafarma

Especializada em mobiliário para farmácias e drogarias, a MontaFarma contou com dois espaços na feira, que teve como objetivo fechar parcerias principalmente entre o pequeno e médio varejo independente. A empresa preparou um sorteio de três prêmios de R$ 5 mil em mobiliários farmacêuticos. Além de oferecer uma oportunidade de conhecer e conferir de perto todas as linhas de mobiliário, a Montafarma levou condições especiais de pagamento e valores diferenciados para o varejo.

Natulab

A Natulab aproveitou o evento para lançar uma parceria inédita com a NBC Universal, ilustrando linhas de produtos com personagens do estúdio conhecidos mundialmente. Nesta primeira etapa, a turma de Trolls estará nas embalagens de Vitaz Kids, uma linha de suplementos alimentares voltados para o público infantil composta por vitaminas e minerais. A parceria prevê produtos exclusivos para algumas redes de farmácia. Em breve, as drogarias receberão itens inspirados em Shrek e Madagascar. Outros itens já consagrados do portfólio da Natulab tiveram destaque na feira: o calmante natural Seakalm e o analgésico Maxalgina.

Nutriex

Uma das principais fabricantes e licenciadoras de cosméticos infantis do Brasil, a Nutriex apostou na feira da Abradilan para estreitar negócios com o varejo regional. A empresa atende pouco mais de 10 mil PDVs desse segmento no país. A empresa dividiu estande com a Belfar, com a qual mantém parceria, para divulgar também uma linha de medicamentos genéricos e similares

Pharlab

a Pharlab buscou proximar e estreitar relações com a distribuição, clientes potenciais e, principalmente, apresentar o Programa Oceano Azul, que foi remodelado e agora apresenta novos benefícios aos clientes.

 Proffer

Integrante do ecossistema de startups da Farma Ventures, a Proffer acaba de conceber uma ferramenta online que monitora valores de venda de mais de 10 mil produtos de farmácias, com foco em lojas físicas. Mais de 300 mil preços são coletados diariamente. Com possibilidade de acesso gratuito, a plataforma ajuda a aliviar uma das principais dores de cabeça dos varejistas independentes – precificar corretamente os produtos no PDV.

 Tiaraju

Após quatro anos ausente na feira, o Grupo Tiaraju buscou estreitar os laços e contatos comerciais levando sua nova apresentação e layout.  Em novembro, a companhia estrou suas  operações no segmento de probióticos por meio da criação da empresa Afra Biotics. A marca foi concebida para viabilizar a produção de probióticos em diferentes formas, como cápsulas moles e duras, stick, versão líquida e em sachê.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Marca Modess volta ao varejo após 15 anos

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Modess

Após 15 anos, a marca Modess volta a figurar nas prateleiras do varejo e das farmácias brasileiras. O produto quase centenário, um dos clássicos do varejo, foi o primeiro absorvente higiênico descartável produzido no país. As informações são do Estadão.

O relançamento acontece por meio da Ever Green, fabricante nacional de produtos descartáveis de cuidados pessoais. A companhia terá a Modess como carro-chefe da linha de absorventes premium, que já agrega a Definity e a Naturalmente.

Mas se o produto pertencia à Johnson & Johnson, o que permitiu à Ever Green assumir o domínio da marca? A fabricante informou que, em 2019, solicitou o registro ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e em 2022 passou a ter direito de uso exclusivo no Brasil.

Essa estratégia jurídica é chamada de caducidade, prevista na Lei de Propriedade Industrial. Segundo a legislação, as empresas têm até cinco anos para colocar em uso uma marca após seu registro. Depois desse período, passa a ser obrigada a mantê-la no mercado ininterruptamente. Se não atender a esse requisito, qualquer outra empresa poderá pleitear o direito de uso. A Johnson & Johson emitiu nota para declarar que “não possui a marca Modess em seu portfólio e, atualmente, atua no mercado com a marca Sempre Livre”.

Modess terá investimentos milionários em produção

Mesmo fora do mercado desde 2008, a Modess é a quarta marca que detém a lembrança das consumidoras de absorventes. Ocupam as três primeiras colocações a Sempre Livre, a Always (P&G) e a Intimus (Kimberly-Clark).

“O recall de Modess é impressionante, existe uma lembrança afetiva muito forte entre as mulheres com mais de 30 anos”, avaliou Amauri Hong, CEO da Ever Green. De acordo com o executivo, a meta é ter 10% de market share no segmento de absorventes higiênicos, que movimenta em torno de R$ 4 bilhões por ano.

Para viabilizar essa retomada, a Ever Green investirá, nos próximos três anos, R$ 35 milhões na ampliação da capacidade produtiva e capacitação de profissionais. A Modess deve ser o destino de um terço desses recursos.

A fabricante mantém três plantas, das quais duas estão em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e a outra em Maracanaú (CE). O objetivo é alcançar R$ 500 milhões de faturamento até 2025, com a “nova” marca respondendo por 10% dessa receita.

Dipirona, o que é e para que serve?

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DipironaA dipirona monoidratada, também conhecida como metamizol, é um medicamento utilizado no tratamento da dor e da febre, indicado para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

O analgésico pode ser adquirido de forma mais comum em comprimidos de 500mg, 1g ou em gotas. Também pode ser adquirido em associação com outros componentes, como no caso dos antigripais.

Para que serve dipirona monoidratada?  

De modo geral, a dipirona serve para tratar as seguintes dores:

  • Dor de cabeça comum ou enxaqueca
  • Dor de ouvido
  • Dor nos dentes
  • Dor causada por gripe ou resfriado
  • Dor causada por traumas no corpo
  • Dor nas articulações
  • Dor no pós-cirúrgico
  • Dor oncológica
  • Redução de febre
  • Cólicas intestinal, renal ou menstrual

O medicamento também pode ser associado a outros componentes, como a cafeína e maleato de clorfeniramina para tratamento completo de sintomas de gripes e resfriados, que atuam como estimulante e antialérgico, respectivamente.

Como tomar a dipirona monoidratada?  

A dipirona pode ser consumida de forma oral ou por meio de soluções injetáveis, a serem aplicadas de forma intravenosa por profissionais capacitados (em casos hospitalares, por exemplo).

Grávida pode tomar dipirona?

Dipirona é contraindicado no primeiro e no último trimestre da gravidez e seu uso durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico.

Com informações de Benegrip e Novalgina

Funcionário da Pague Menos é acusado de racismo

funcionário da Pague Menos
Divulgação: Pague Menos

Um funcionário da Pague Menos se envolveu em um caso de racismo nesta semana. O caso aconteceu na segunda-feira, dia 13, e o profissional atua em uma farmácia no bairro São Carlos, na região sul de Pouso Alegre (MG). As informações são do portal local Rede Moinho 24.

A rede anunciou a demissão do profissional. O episódio ocorreu com o encarregado de obras Ednaldo Ananias dos Santos, de 32 anos. Ele estava no interior da loja com a esposa, a supervisora pedagógica Cristiane Braz. A intenção era comprar um sabonete para a mãe de Cristiane, que estava em processo de recuperação após passar por um procedimento clínico.

Enquanto permanecia próximo ao caixa da farmácia e aguardava a esposa finalizar a compra, o funcionário o abordou e questionou se ele estaria levando algo, sugerindo se tratar de um furto.

“Meu esposo, ele é preto. É preto, sim. Lá dentro, o funcionário perguntou pra ele se ele estava carregando alguma coisa. Será por que, hein? Será que se fosse um branco ele iria falar alguma coisa”, contestou a esposa.

Após a declaração, o casal decidiu acionar a Polícia Militar para registrar o boletim de ocorrência. Já com a presença dos policiais, o funcionário da Pague Menos teria chamou Ednaldo para a briga e acabou preso em flagrante por ameaça.

BO relatou apenas ameaça de funcionário da Pague Menos

Mesmo com a acusação de injúria racial do funcionário da Pague Menos, a PM registrou o fato apenas como ameaça. O colaborador admitiu a abordagem ao cliente, mas alegou que só o questionou por que supostamente o teria visto colocar um sabonete no bolso. Ele foi liberado após assinar um termo circunstanciado, mas vai responder no Juizado Especial de Pouso Alegre pelo caso de racismo.

Pague Menos se posiciona

A Pague Menos anunciou a demissão do funcionário e emitiu nota para reiterar que está colaborando com as investigações. Confira a declaração na íntegra.

A Pague Menos repudia todo e qualquer ato de violência, discriminação, ação ou omissão que motive um tratamento diferenciado a qualquer pessoa ou grupo de pessoas, em razão da sua etnia, cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, ou outro tipo de diversidade. A empresa reforça que o respeito às pessoas e à diversidade faz parte dos seus valores e está em linha com o seu compromisso junto à sociedade e seus clientes, estando esse discurso presente, inclusive, no Código de Conduta Ética da companhia e em seu Manifesto de Diversidade e Inclusão amplamente divulgados e comunicados a todos os colaboradores e líderes. A Pague Menos informa ainda que está contribuindo com a justiça em relação à apuração do caso e que o profissional não faz mais parte do seu quadro de colaboradores”.

Santa Marta anuncia recuperação judicial e 350 demissões

Santa Marta anuncia recuperação judicial e 350 demissões
Crédito: Divulgação Santa Marta

Uma das 20 maiores redes de farmácias do Brasil, a Drogaria Santa Marta acaba de entrar com o pedido de recuperação judicial, além de anunciar o fechamento de lojas e a demissão de 350 colaboradores.

Em apenas três meses de 2023, esta é a segunda crise que envolve uma tradicional representante do varejo farmacêutico regional, depois das turbulências que atingem a Poupafarma.

A Santa Marta fechará 18 unidades em Goiânia (GO) e Brasília (DF), o que acarretará a dispensa de todos os profissionais atuantes nessas lojas. Com esse movimento, encerrará suas operações no Distrito Federal. Outros 45 PDVs em 15 cidades de Goiás, que contam com 540 funcionários e colaboradores, permanecerão em funcionamento.

Segundo comunicado oficial enviado à imprensa, a Santa Marta alega que passou a ter problemas financeiros em razão da pandemia, embora este seja o segundo pedido da recuperação judicial em pouco mais de uma década – o primeiro processo do gênero ocorreu em 2011.

Além disso, diante de um quadro de aumento da inadimplência no varejo farmacêutico, fornecedores estratégicos teriam efetivado cortes de crédito. O resultado foi o desabastecimento de lojas e a redução do nível de faturamento em 30%. A rede informa que trabalhou para superar o déficit de capital de giro, mas sem sucesso. A empresa projeta concluir toda a reestruturação nos próximos 90 dias.

Santa Marta será alvo de protesto de trabalhadores

A crise da Santa Marta motivou uma manifestação dos trabalhadores, prevista para esta sexta-feira, dia 17, a partir das 11h na porta de uma loja na região Setor Oeste de Goiânia. O Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfargo) organiza a manifestação.

A entidade acusa a rede de não pagar as verbas rescisórias de quase 300 colaboradores, desligados recentemente sem justa causa. A Santa Marta vem sendo alvo de denúncias trabalhistas desde o ano passado e, inclusive, teria deixado de depositar o FGTS dos trabalhadores há mais de dez meses.

Em 2021, segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a Santa Marta figurava na lista das 250 maiores varejistas do país e a 18ª maior empresa do varejo farmacêutico nacional. Fundada em 1973, a rede faturava neste período em torno de R$ 514 milhões, com mais de 1,6 mil funcionários e colaboradores.