A Bayer está em busca de mulheres empreendedoras que atuam com projetos de impacto social para suas comunidades. A farmacêutica quer recrutá-las para o programa Women Empowerment Award, cujas inscrições se encerram no próximo dia 24 de março.
A iniciativa tem a assinatura da Fundação Bayer em parceria com The Unknown Group. Realizado pela primeira vez na América Latina, o programa de inovação social vai premiar a ganhadora com 25 mil euros. A companhia procura empreendedoras que atuam em pelo menos uma de suas três áreas de atuação – incluindo a divisão farmacêutica e de saúde.
“É muito significativo para nós, como companhia, incentivar abordagens e soluções inovadoras para alcançar o empoderamento das mulheres no desenvolvimento de negócios de impacto, fornecendo um espaço global para celebrar e potencializar essas conquistas. É fundamental reconhecermos os talentos da América Latina nesse campo”, enfatiza Andrea Acerbi, diretora global de Inovação Social e Doações Corporativas da Bayer.
A Bayer selecionará cinco projetos finalistas na América Latina. Além da premiação em dinheiro, a vencedora ganhará um processo de coaching personalizado para atingir metas individuais de negócios, além de ter acesso à Fundação Bayer e à rede de especialistas da farmacêutica. Também passam a fazer parte da rede oficial de empreendedoras apoiadas pela Fundação.
Requisitos da Bayer para mulheres empreendedoras
As mulheres empreendedoras podem se inscrever para o programa da Bayer até 24 de março, bastando clicar nesse Link. Por se tratar de uma iniciativa global, a inscrição é formulada em inglês e as participantes precisam ter um mínimo de habilidades que lhes permitam se comunicar e apresentar o projeto no idioma caso sejam pré-selecionadas.
Devem ser mulheres empreendedoras, com uma empresa startup (não em fase de idealização), que já tenha alguns clientes e tenha potencial para crescer, fortalecer-se e escalar com este apoio.
Os projetos, que devem ter um claro componente de inovação, podem ser focados em nutrição personalizada, alimentação infantil, telemedicina e saúde digital, monitoramento sanitário, seguros e acesso à saúde, saúde mental, saúde da mulher, acessibilidade das informações e distribuição de medicamentos.
Nos corredores do Expo Center Norte, palco da 17ª feira da Abradilan, distribuidoras, varejistas e a indústria farmacêutica aproveitaram os três dias de evento para acelerar o fechamento de novos contratos e parcerias, estreitar relacionamentos e apresentar suas novidades e lançamentos para o setor. O volume de expositores também foi o maior de uma edição, totalizando 140 empresas distribuídas em uma área de 25 mil m², incluindo indústrias farmacêuticas e de higiene e beleza, bem como fornecedores de serviços para os PDVs, software houses, consultorias, empresas de contabilidade, treinamento e mobiliário.
Confira algumas empresas participantes da feira da Abradilan
Aché
Companhia 100% brasileira, fundada há 55 anos, o Aché conta com um portfólio com mais de 360 marcas de medicamentos prescritos, genéricos e isentos de prescrição, cobrindo 145 classes terapêuticas e 18 especialidades médicas. Para a farmacêutica, a feira foi uma ocasião importante para estreitar contatos e relacionamentos com os parceiros da distribuição e do varejo.
ApisNutri
A ApisNutri mira farmácias regionais para reforçar as vendas de nutracêuticos e produtos naturais. A fabricante também busca incrementar o volume de negócios por meio de projetos de terceirização, que envolvem em torno de 200 produtos.
Copapharma
Recém-criada por três executivos com ampla experiência na indústria, a Copapharma aproveitou o evento para apresentar o portfólio e os valores da empresa ao mercado. A companhia conta com com 100 SKUs no portfólio inicial nas categorias de não medicamentos e suplementos alimentares. A previsão é, até o fim de 2023, chegar a 200 itens.
Dental Clean
A Dental Clean buscou aproximar ainda mais das redes associativistas e independentes. A empresa, que nos últimos anos vem crescendo na casa de dois dígitos, tem o propósito de ajudar o pequeno a alavancar ainda mais a venda de não medicamentos, segmento que tem mais ajudado nos resultados do canal farma.
Domina Farma
Especializada em nutracêuticos e suplementos alimentares, os produtos da Domina Farma estão presentes em 21,5 mil CNPJs espalhados pelo Brasil, por meio de distribuidoras. A empresa aproveitou a feira para reforçar a presença dos produtos das marcas Eurofito e Geovit nos PDVs. Com 36 SKUs, a linha Geovit é composta por produtos premium. Suas fórmulas são constituídas por ativos que seguem as tendências e inovações mais recentes do mercado. Já a Eurofito apresenta uma proposta low price, composta por multivitamínicos e ômegas. Com 50 SKUs, a marca está passando por um processo de reestilização de layout de embalagem.
Dr. Pentinho
Com o objetivo de ampliar o mix de produtos no PDV, a Dr. Pentinho, especialista em produtos para piolhos e lêndeas, levou à feira um novo portfólio de escovas de cabelo. Os lançamentos – a escova polvo ativadora de cachos e a escova mágica para redução de pontas duplas – já fizeram sucesso entre as participantes do evento. Os produtos começam a chegar nas farmácias no próximo mês.
Eco Diagnóstica
A ECO Diagnóstica aproveitou a feira para estimular a demanda por testes rápidos em farmácias regionais e independentes e intensificar a prospecção de distribuidoras de medicamentos para atuar como pontos de venda para o pequeno e médio varejo. A fabricante acredita no robusto portfólio como trunfo para expandir sua capilaridade. São 180 exames com registro na Anvisa, segmentados em 17 áreas terapêuticas.
Farmacon
Estreante como patrocinadora da feira da Abradilan, a Farmacon aproveitou o evento para estreitar parcerias e fechar negócios. Com sede no Rio de Janeiro e especializada no varejo farmacêutico, a companhia atende mais de 3 mil PDVs, sendo a única empresa de contabilidade homologada pela Febrafar. No primeiro trimestre deste ano, prepara a inauguração de mais duas filiais, sendo a primeira no centro do Rio de Janeiro e a outra em Goiânia (GO). Para o ano de 2023, prevê crescimento de 52%.
Geolab
A Geolab buscou no Abradilan Conexão Farma estreitar o relacionamento com os distribuidores, associações e pontos de venda (PDVs). Com 23 anos de atuação, a companhia conta com um portfólio de mais de 300 SKUs, divididos entre as linhas de genéricos, marca, colírios e linha ginecológica. A unidade de negócios do grupo, dedicada à saúde ocular, a Gbio Farmacêutica, também esteve presente na feira. Para 2023, a empresa projeta uma participação de 10% dos negócios do grupo e almeja figurar entre as top 3 do segmento em até três anos.
Grupo Boticário
O varejo farmacêutico vem ganhando evidência nas vendas da divisão B2B do Grupo Boticário, tanto que já responde por 50% do volume de negócios. Presente em 37 mil farmácias e com portfólio de 400 SKUs, a empresa conta com cinco marcas comercializadas no segmento. As marcas do Grupo Boticário estão presentes em todas as redes associadas à Abrafarma. Mas é no associativismo que a empresa vem registrando o maior crescimento. A companhia mantém relacionamento estreito com a Farmarcas e, inclusive, formou um time específico para atender esses PDVs, com planos de negócios, portfólios e sortimentos adequados para cada perfil de loja.
Hertz
Além de apresentar sua nova identidade visual, a Hertz aproveitou o evento para lançar a nova edição do Guia de Produtos, material que serve de apoio para os representantes de vendas durante o ano todo. A empresa também levou a nova campanha de Resfenol.
Katiguá
A Katiguá levou 10 lançamentos para a feira e também contou com a participação especial do apresentador Marcio Garcia. Além de garoto-propaganda da companhia ele também é sócio. Um dos diferenciais é que a cada R$ 5 mil em compras realizadas pela farmácia, ela ganha um vídeo exclusivo com o apresentador divulgando a loja e a cidade, estratégia que tem ajudado no sell-out da farmácia.
Mate Leão
A feira foi palco para a Leão Alimentos e Bebidas reforçar seu pioneirismo no lançamento de chás vitamínicos, funcionais e de preparo em água gelada. A presença no evento teve o objetivo de fortalecer a estratégia da empresa em ampliar o reconhecimento da marca no segmento de farmácias junto aos consumidores finais. A marca está presente em drogarias das regiões Sul (Santa Catarina, Paraná) e Sudeste (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) do País, e busca ampliar sua presença neste canal de vendas.
Maxinutri
A Maxinutri levou à feira o seu mais recente lançamento, o Glutezym, que tem como ativo a enzima Tolerase G, que atua na quebra do glúten e evita o desconforto abdominal. A companhia fechou uma parceria com um seleto grupo de distribuidores regionais em cada estado para comercializar o produto com exclusividade.
Montafarma
Especializada em mobiliário para farmácias e drogarias, a MontaFarma contou com dois espaços na feira, que teve como objetivo fechar parcerias principalmente entre o pequeno e médio varejo independente. A empresa preparou um sorteio de três prêmios de R$ 5 mil em mobiliários farmacêuticos. Além de oferecer uma oportunidade de conhecer e conferir de perto todas as linhas de mobiliário, a Montafarma levou condições especiais de pagamento e valores diferenciados para o varejo.
Natulab
A Natulab aproveitou o evento para lançar uma parceria inédita com a NBC Universal, ilustrando linhas de produtos com personagens do estúdio conhecidos mundialmente. Nesta primeira etapa, a turma de Trolls estará nas embalagens de Vitaz Kids, uma linha de suplementos alimentares voltados para o público infantil composta por vitaminas e minerais. A parceria prevê produtos exclusivos para algumas redes de farmácia. Em breve, as drogarias receberão itens inspirados em Shrek e Madagascar. Outros itens já consagrados do portfólio da Natulab tiveram destaque na feira: o calmante natural Seakalm e o analgésico Maxalgina.
Nutriex
Uma das principais fabricantes e licenciadoras de cosméticos infantis do Brasil, a Nutriex apostou na feira da Abradilan para estreitar negócios com o varejo regional. A empresa atende pouco mais de 10 mil PDVs desse segmento no país. A empresa dividiu estande com a Belfar, com a qual mantém parceria, para divulgar também uma linha de medicamentos genéricos e similares
Pharlab
a Pharlab buscou proximar e estreitar relações com a distribuição, clientes potenciais e, principalmente, apresentar o Programa Oceano Azul, que foi remodelado e agora apresenta novos benefícios aos clientes.
Proffer
Integrante do ecossistema de startups da Farma Ventures, a Proffer acaba de conceber uma ferramenta online que monitora valores de venda de mais de 10 mil produtos de farmácias, com foco em lojas físicas. Mais de 300 mil preços são coletados diariamente. Com possibilidade de acesso gratuito, a plataforma ajuda a aliviar uma das principais dores de cabeça dos varejistas independentes – precificar corretamente os produtos no PDV.
Tiaraju
Após quatro anos ausente na feira, o Grupo Tiaraju buscou estreitar os laços e contatos comerciais levando sua nova apresentação e layout. Em novembro, a companhia estrou suas operações no segmento de probióticos por meio da criação da empresa Afra Biotics. A marca foi concebida para viabilizar a produção de probióticos em diferentes formas, como cápsulas moles e duras, stick, versão líquida e em sachê.
Após 15 anos, a marca Modess volta a figurar nas prateleiras do varejo e das farmácias brasileiras. O produto quase centenário, um dos clássicos do varejo, foi o primeiro absorvente higiênico descartável produzido no país. As informações são do Estadão.
O relançamento acontece por meio da Ever Green, fabricante nacional de produtos descartáveis de cuidados pessoais. A companhia terá a Modess como carro-chefe da linha de absorventes premium, que já agrega a Definity e a Naturalmente.
Mas se o produto pertencia à Johnson & Johnson, o que permitiu à Ever Green assumir o domínio da marca? A fabricante informou que, em 2019, solicitou o registro ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e em 2022 passou a ter direito de uso exclusivo no Brasil.
Essa estratégia jurídica é chamada de caducidade, prevista na Lei de Propriedade Industrial. Segundo a legislação, as empresas têm até cinco anos para colocar em uso uma marca após seu registro. Depois desse período, passa a ser obrigada a mantê-la no mercado ininterruptamente. Se não atender a esse requisito, qualquer outra empresa poderá pleitear o direito de uso. A Johnson & Johson emitiu nota para declarar que “não possui a marca Modess em seu portfólio e, atualmente, atua no mercado com a marca Sempre Livre”.
Modess terá investimentos milionários em produção
Mesmo fora do mercado desde 2008, a Modess é a quarta marca que detém a lembrança das consumidoras de absorventes. Ocupam as três primeiras colocações a Sempre Livre, a Always (P&G) e a Intimus (Kimberly-Clark).
“O recall de Modess é impressionante, existe uma lembrança afetiva muito forte entre as mulheres com mais de 30 anos”, avaliou Amauri Hong, CEO da Ever Green. De acordo com o executivo, a meta é ter 10% de market share no segmento de absorventes higiênicos, que movimenta em torno de R$ 4 bilhões por ano.
Para viabilizar essa retomada, a Ever Green investirá, nos próximos três anos, R$ 35 milhões na ampliação da capacidade produtiva e capacitação de profissionais. A Modess deve ser o destino de um terço desses recursos.
A fabricante mantém três plantas, das quais duas estão em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e a outra em Maracanaú (CE). O objetivo é alcançar R$ 500 milhões de faturamento até 2025, com a “nova” marca respondendo por 10% dessa receita.
A dipirona monoidratada, também conhecida como metamizol, é um medicamento utilizado no tratamento da dor e da febre, indicado para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.
O analgésico pode ser adquirido de forma mais comum em comprimidos de 500mg, 1g ou em gotas. Também pode ser adquirido em associação com outros componentes, como no caso dos antigripais.
Para que serve dipirona monoidratada?
De modo geral, a dipirona serve para tratar as seguintes dores:
Dor de cabeça comum ou enxaqueca
Dor de ouvido
Dor nos dentes
Dor causada por gripe ou resfriado
Dor causada por traumas no corpo
Dor nas articulações
Dor no pós-cirúrgico
Dor oncológica
Redução de febre
Cólicas intestinal, renal ou menstrual
O medicamento também pode ser associado a outros componentes, como a cafeína e maleato de clorfeniramina para tratamento completo de sintomas de gripes e resfriados, que atuam como estimulante e antialérgico, respectivamente.
Como tomar a dipirona monoidratada?
A dipirona pode ser consumida de forma oral ou por meio de soluções injetáveis, a serem aplicadas de forma intravenosa por profissionais capacitados (em casos hospitalares, por exemplo).
Grávida pode tomar dipirona?
Dipirona é contraindicado no primeiro e no último trimestre da gravidez e seu uso durante o segundo trimestre da gravidez só deve ocorrer após cuidadosa avaliação do potencial risco/benefício pelo médico.
Um funcionário da Pague Menos se envolveu em um caso de racismo nesta semana. O caso aconteceu na segunda-feira, dia 13, e o profissional atua em uma farmácia no bairro São Carlos, na região sul de Pouso Alegre (MG). As informações são do portal local Rede Moinho 24.
A rede anunciou a demissão do profissional. O episódio ocorreu com o encarregado de obras Ednaldo Ananias dos Santos, de 32 anos. Ele estava no interior da loja com a esposa, a supervisora pedagógica Cristiane Braz. A intenção era comprar um sabonete para a mãe de Cristiane, que estava em processo de recuperação após passar por um procedimento clínico.
Enquanto permanecia próximo ao caixa da farmácia e aguardava a esposa finalizar a compra, o funcionário o abordou e questionou se ele estaria levando algo, sugerindo se tratar de um furto.
“Meu esposo, ele é preto. É preto, sim. Lá dentro, o funcionário perguntou pra ele se ele estava carregando alguma coisa. Será por que, hein? Será que se fosse um branco ele iria falar alguma coisa”, contestou a esposa.
Após a declaração, o casal decidiu acionar a Polícia Militar para registrar o boletim de ocorrência. Já com a presença dos policiais, o funcionário da Pague Menos teria chamou Ednaldo para a briga e acabou preso em flagrante por ameaça.
BO relatou apenas ameaça de funcionário da Pague Menos
Mesmo com a acusação de injúria racial do funcionário da Pague Menos, a PM registrou o fato apenas como ameaça. O colaborador admitiu a abordagem ao cliente, mas alegou que só o questionou por que supostamente o teria visto colocar um sabonete no bolso. Ele foi liberado após assinar um termo circunstanciado, mas vai responder no Juizado Especial de Pouso Alegre pelo caso de racismo.
Pague Menos se posiciona
A Pague Menos anunciou a demissão do funcionário e emitiu nota para reiterar que está colaborando com as investigações. Confira a declaração na íntegra.
A Pague Menos repudia todo e qualquer ato de violência, discriminação, ação ou omissão que motive um tratamento diferenciado a qualquer pessoa ou grupo de pessoas, em razão da sua etnia, cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, ou outro tipo de diversidade. A empresa reforça que o respeito às pessoas e à diversidade faz parte dos seus valores e está em linha com o seu compromisso junto à sociedade e seus clientes, estando esse discurso presente, inclusive, no Código de Conduta Ética da companhia e em seu Manifesto de Diversidade e Inclusão amplamente divulgados e comunicados a todos os colaboradores e líderes. A Pague Menos informa ainda que está contribuindo com a justiça em relação à apuração do caso e que o profissional não faz mais parte do seu quadro de colaboradores”.
Uma das 20 maiores redes de farmácias do Brasil, a Drogaria Santa Marta acaba de entrar com o pedido de recuperação judicial, além de anunciar o fechamento de lojas e a demissão de 350 colaboradores.
Em apenas três meses de 2023, esta é a segunda crise que envolve uma tradicional representante do varejo farmacêutico regional, depois das turbulências que atingem a Poupafarma.
A Santa Marta fechará 18 unidades em Goiânia (GO) e Brasília (DF), o que acarretará a dispensa de todos os profissionais atuantes nessas lojas. Com esse movimento, encerrará suas operações no Distrito Federal. Outros 45 PDVs em 15 cidades de Goiás, que contam com 540 funcionários e colaboradores, permanecerão em funcionamento.
Segundo comunicado oficial enviado à imprensa, a Santa Marta alega que passou a ter problemas financeiros em razão da pandemia, embora este seja o segundo pedido da recuperação judicial em pouco mais de uma década – o primeiro processo do gênero ocorreu em 2011.
Além disso, diante de um quadro de aumento da inadimplência no varejo farmacêutico, fornecedores estratégicos teriam efetivado cortes de crédito. O resultado foi o desabastecimento de lojas e a redução do nível de faturamento em 30%. A rede informa que trabalhou para superar o déficit de capital de giro, mas sem sucesso. A empresa projeta concluir toda a reestruturação nos próximos 90 dias.
Santa Marta será alvo de protesto de trabalhadores
A crise da Santa Marta motivou uma manifestação dos trabalhadores, prevista para esta sexta-feira, dia 17, a partir das 11h na porta de uma loja na região Setor Oeste de Goiânia. O Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfargo) organiza a manifestação.
A entidade acusa a rede de não pagar as verbas rescisórias de quase 300 colaboradores, desligados recentemente sem justa causa. A Santa Marta vem sendo alvo de denúncias trabalhistas desde o ano passado e, inclusive, teria deixado de depositar o FGTS dos trabalhadores há mais de dez meses.
Em 2021, segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a Santa Marta figurava na lista das 250 maiores varejistas do país e a 18ª maior empresa do varejo farmacêutico nacional. Fundada em 1973, a rede faturava neste período em torno de R$ 514 milhões, com mais de 1,6 mil funcionários e colaboradores.
Não são poucos os motivos que podem causar dor de cabeça na gravidez. Mais comuns no primeiro trimestre da gestação, essas causas vão desde as alterações hormonais naturais nessa fase, a problemas cotidianos, como o estresse.
Como o fundo para esse problema costuma ser hormonal, com o avanço da gravidez, elas se tornam menos corriqueiras. Mas, preste atenção, hein. Se a dor for constante, ou estiver acompanhada de dor no estômago e visão embaçada, ela pode ser provocada pela pressão alta e a pré-eclâmpsia.
Outro ponto de atenção é que, diferente dos demais pacientes, as barrigudinhas não podem sair tomando qualquer remédio para dor de cabeça na gravidez. Por isso, nesse texto iremos elencar aqueles remédios que você pode sim tomar e também maneiras naturais de aliviar a dor. Vamos lá?
Quais remédios usar para dor de cabeça na gravidez?
Como alguns remédios podem ser prejudiciais para as os bebês e para as grávidas, você sempre deve consultar um profissional da saúde e evitar a automedicação.
O paracetamol é o medicamento mais indicado para esses casos, mas, mesmo assim, ele é considerado um último recurso. A ideia inicial é tentar alternativas naturais para aliviar o incômodo.
Alternativas naturais
Existem algumas opções naturais de tratamento que você deve realizar antes de se medicar. São elas:
Colocar uma compressa fria na nuca ou testa
Colocar uma compressa quente no nariz e ao redor dos olhos
Descansar
Fazer escalda-pés
Massagear a testa, base do nariz e nuca
Práticas para evitar a dor
Para evitar que a dor de cabeça na gravidez venha, você pode colocar algumas práticas na sua rotina. Entre elas estão:
Descobrir a razão da dor
Dormir melhor
Fazer alongamento e/ou fisioterapia
Comer várias vezes, mas em pouca quantidade
Se exercitar
Dura toda a gravidez?
Como, na maioria das situações, a causa por trás da dor de cabeça na gravidez é hormonal, ela costuma melhorar a partir do segundo trimestre. Isso porque, nessa fase, o seu corpo já estará acostumado com a nova oferta de hormônios.
Já outro tipo de dor de cabeça comum diz respeito ao desmame da cafeína. Algumas gestantes preferem para de tomar café enquanto estão grávidas. No início, o corpo reclama, vêm as dores de cabeça, mas, depois, ele se acostuma.
Agora, aquelas que sofrem com a dor de cabeça na gravidez com intensidade, ou seja, as enxaquecas, essas podem não ter alívio durante toda a gestação.
Quando devo procurar um médico?
A dor de cabeça na gravidez é comum, mas, nem por isso deve ser ignorada. Relate ao médico obstetra sobre os episódios, pincipalmente se eles vierem acompanhados por:
Considerada um micronutriente, vitamina lipossolúvel e um pré-hormônio, a vitamina D apresenta benefícios para a saúde óssea, força muscular e redução de quedas dos idosos. Já os níveis baixos estão relacionados com o aumento do risco de doenças e da mortalidade em geral.
A hipovitaminose D está associada a alguns grupos e fatores de risco, como idosos, gestantes e lactantes, obesos, pessoas de pele escura, falta de exposição solar, osteoporose, fraturas recorrentes, pós-cirurgia bariátrica, doenças autoimunes. A lista é composta também por doenças crônicas, como diabetes, câncer, doenças renais e intestinais; uso de alguns medicamentos (anticonvulsivantes, glicocorticoides e antiretrovirais), entre outros.
Atingir os níveis de vitamina D recomendados pelos especialistas é fundamental para manter a saúde. Indivíduos saudáveis devem apresentar nível de vitamina D de 20-60 ng/ml. No caso de pessoas incluídas em grupo de risco, a quantidade ideal é entre 30-60 ng/ml. Níveis entre 40-60 ng/ml são favoráveis para ação imunomoduladora da vitamina D, ou seja, ajuda no fortalecimento sistema imunológico, prevenção de doenças respiratórias e melhora das doenças autoimunes.
A maior parte (90%) da vitamina D3 é produzida pela pele após exposição à radiação solar e em pequena quantidade (10%) é obtida de alguns alimentos como, óleo de fígado de bacalhau, peixes gordurosos (salmão, atum, cavala), cogumelos e alimentos fortificados.
“A pouca exposição solar é a principal causa da deficiência deste nutriente. Um exame de sangue pode detectar os níveis da vitamina D e o médico poderá recomendar a suplementação para melhorar a saúde do paciente”, alerta Odair Albano, ginecologista, obstetra e consultor em saúde.
O que fazer para recuperar a vitamina D
Manter hábitos saudáveis principalmente ligados à exposição solar, pelo menos 15 minutos ao dia, entre 10h e 14h de preferência, sem protetor solar, mas sempre reforçando os cuidados com a pele e com o corpo, e o consumo de alimentos – como leite, fígado, peixes gordurosos e gema de ovos – são importantes fontes de vitamina D. Mas nem sempre a dieta equilibrada e a exposição ao sol são suficientes.
Ao ser diagnosticado com a hipovitaminose D, o médico indicará a melhor opção para restaurar os níveis do nutriente. “Não é possível corrigir os níveis de vitamina D apenas por meio da alimentação. Os alimentos são responsáveis por apenas 10% da vitamina D presente no organismo e a suplementação contribui para normalizar os níveis dessa vitamina”, finaliza Albano.
Sergio Innocenzi, da Uniseller: dispenser com entrega de medicamentos por robotização
O modelo de Farmácia do Futuro está ao alcance do pequeno e médio varejo. A Abradilan Conexão Farma destinou um espaço exclusivo para apresentar um modelo de loja inovadora, com uma série de tecnologias e serviços capazes de tornar a jornada de compra mais ágil e intuitiva.
Uma das 140 expositoras da feira e especializada em mobiliários para farmácias e drogarias, a MontaFarma foi responsável por desenvolver a réplica da Farmácia do Futuro. “Um dos diferenciais de layoutização é a inclusão do consultório farmacêutico no projeto, assim como a exploração do fluxo de todos os ambientes corretamente setorizados. “A proposta é fazer com que o consumidor fique o maior tempo possível dentro da loja”, ressalta o diretor comercial Edimilson de Souza.
Edimilson de Souza, da MontaFarma: layoutização para ampliar tempo de permanência no PDV
“Reunimos nessa área ativações aplicáveis imediatamente em qualquer loja e outras que já estão em teste em alguns importantes mercados varejistas mundiais. São soluções direcionadas a um consumidor mais conectado, mas que não abre mão do atendimento humanizado”, observa Vinícius Dall’Ovo, gerente executivo da Abradilan.
Farmácia do Futuro conta com mapa de calor e robotização
Em uma área total de 120 m², o espaço contará com ativações de check-out, tótens de led e um local destinado a fornecedores de produtos, bem como uma parte específica sobre serviços de saúde.
Uma das novidades é a exposição do sistema que gera um mapa de calor, revelando as zonas que mais despertam o interesse do cliente dentro do PDV. A solução foi idealizada pela fabricante chinesa Dahua Technology.
Mapa de calor mede comportamento e fluxo do consumidor na loja
Já a Uniseller também apresenta um dispenser que possibilita o autosserviço e a compra sem necessidade de interação com o atendente, por meio de um robô que entrega os medicamentos ao cliente a partir de bandejas e caneletas. O processo dura apenas dez segundos, com a vantagem de ter controles de temperatura e umidade, reposição automática sem interrupções operacionais e sistemas configurados para leitura dos códigos EAN e DATA MATRIX da Anvisa.
O dispenser tem capacidade de agregar até três racks com 966 SKUs ao todo. É o mesmo conceito de caixa eletrônico, que empregamos ao longo de 30 anos em projetos de automação bancária. Agora apostamos no varejo como canal estratégico”, ressalta o diretor comercial Sergio Innocenzi.
A campanha de vacinação contra a gripe já começou na RaiaDrogasil. As lojas da varejista deram início às imunizações ontem, 15. A rede está aplicando doses da vacina quadrivalente.
Muito procurados por pacientes que estão fora do público-alvo da campanha realizada pelo governo, os PDVs da Droga Raia e da Drogasil aplicam imunizantes em pessoas acima dos seis meses de idade.
São 280 farmácias engajadas na campanha de vacinação, distribuídas por 98 munícipios em 26 estados. De 2018 para cá, o número de pontos oferecendo as vacinas na rede cresceu 35 vezes.
“Queremos que todos os brasileiros possam se vacinar contra a gripe, e que tenham diferentes alternativas para fazer isso da maneira que acharem melhor”, afirma Luis Ratto, diretor de novos negócios da RaiaDrogasil.
RaiaDrogasil planeja dobrar aplicações em 2023
No ano passado, foram aplicadas mais de 140 mil doses de vacinas nas farmácias da rede. A expectativa da RD para 2023 é de dobrar este volume. Em seu portfólio, o conglomerado mantém imunizantes para febre amarela, herpes-zoster, tríplice viral, entre outros.
A campanha de vacinação vai até o paciente
E não tem desculpa para não ficar com a carteirinha de vacinação em dia. A RaiaDrogasil está oferecendo também o serviço em condomínios e empresas.
As doses estão sendo comercializadas por R$ 89,90 a unidade, com a possibilidade de desconto para dois pacientes, por R$ 169,90. É possível fazer o agendamento por meio dos sites da rede.